Um paraíso do litoral catarinense, a charmosa Praia do Rosa mistura calmaria, belas paisagens, gastronomia e boas opções de bares 

Localizada a aproximadamente 80 quilômetros de Florianópolis, a Praia do Rosa é um pequeno e rústico refúgio para quem deseja curtir a natureza, com o pé na areia ou com tênis para percorrer trilhas exuberantes. Ou seja, pode ser um bom destino se você ainda não sabe o que conhecer em Santa Catarina. 

Quer saber mais? Então confira nossas dicas sobre o que fazer na Praia do Rosa.  

O que fazer na Praia do Rosa?

Antes de tudo, saiba que essa linda praia, descoberta na década de 70 por surfistas, é ideal para qualquer tipo turista – grupos de amigos, casais, solo travelers e famílias. Apesar de ser uma pequena vila, a Praia do Rosa oferece ótima infraestrutura para seus visitantes. 

É claro que as águas cristalinas e os sete quilômetros de faixa de areia são os principais atrativos do lugar, mas também reserva espaço para práticas de esporte como surf, jet ski, windsurf e stand up, sem falar das opções de bares e restaurantes good vibes, com clima bem praiano. 

Por isso, pensando na energia única desse achadinho no litoral, nós preparamos um guia completo com muitas informações para você curtir ao máximo esse destino. 

Quando ir para Praia do Rosa?

Melhor época para ir a Praia do Rosa em Santa Catarina

Uma coisa é fato: não tem dia, nem época ideal para aproveitar os encantos da Praia do Rosa, em Santa Catarina. Em qualquer período do ano será um destino agradável, até mesmo no inverno, já que a paisagem composta por montanhas é um verdadeiro convite para curtir trilhas e apreciar um bom vinho. 

Contudo, é no verão que a região fica cheia de gente – recebe não só turistas brasileiros e surfistas, mas também gringos, principalmente os argentinos. Se o objetivo, é agito, chinelo nos pés, óculos de sol, cerveja gelada e brisa do mar, então escolha a época mais quente do ano para visitar a Praia do Rosa (SC). 

Mas, se o fervo não é uma prioridade, pesquise as opções de estadia a partir de março, quando começa a baixa temporada. Além de preços melhores, a região também fica mais sossegada, dá para aproveitar melhor a praia, restaurantes e centrinho. Ah, e se você ama natureza, de junho a novembro baleias-francas costumam aparecer na costa! É lindo demais!

Clima da Praia do Rosa

Segundo dados do site Weather Park,  o verão é morno e opressivo; enquanto o inverno é longo e ameno, na Praia do Rosa. Ao longo do ano, a temperatura varia entre 13 °C a 29 °C e raramente é inferior a 9 °C ou superior a 32 °C.

Ou seja, frio você não vai passar. Só fique atento aos períodos de maior precipitação, janeiro, por exemplo, costuma ser bem quente, mas com alto risco de pancadas de chuva. 

Pontos turísticos – Praia do Rosa

Alguns Pontos turísticos na Praia do Rosa

Dividida entre Praia do Rosa do Norte (mais calma, menos povoada) e Praia do Rosa Sul (mais badalada) também há cantinhos, verdadeiros refúgios para quem quer sair do roteiro óbvio com pé na areia o dia inteiro. Dá uma olhada nas nossas dicas: 

Lagoa do Meio

Que tal relaxar e repousar o corpo em águas tranquilizantes? Localizada entre o Rosa Sul e Rosa Norte, a Lagoa do Meio desemboca no mar e proporciona uma experiência de muita calmaria para os turistas. É perfeita para banho, bem como para a prática de stand up

Ilha das Araras

Pertinho da Praia do Rosa, é uma região de reserva exuberante, perfeita para quem gosta de esportes náuticos e pesca. Também é na Ilha das Araras que é possível curtir uma bela vista do horizonte com embarcações da costa, em um mirante de aproximadamente 11 metros. 

Trilha da Praia do Ouvidor

É um caminho cheio de vegetação que liga a Praia do Ouvidor à Praia do Rosa Norte. No meio do trajeto, além da beleza do verde que caracteriza toda a região, há também uma pequena praia, a Praia Vermelha. Certamente é um ótimo passeio para quem gosta de trilhas simples e fáceis para contemplar a natureza, sem muito esforço físico. 

Trilha Praia do Luz

Pertinho da Praia do Rosa também tem a Praia do Luz, outro lugar paradisíaco. A trilha que une as duas regiões é super tranquila, com cerca de 20 minutos de duração e um belo visual. Então, é só preparar o tênis, garrafa de água e o protetor solar! Bora?! 

Observação de Baleias:

Por fim, não dá para falar da Praia do Rosa, sem comentar um fenômeno espetacular que pode ser visto no local. De junho a novembro, baleias-francas passam pela região para alimentar seus filhotes. É um verdadeiro espetáculo da mãe natureza! 

Bom, agora que você já sabe que na Praia do Rosa há muito o que fazer durante o dia, também separamos sugestões agradáveis de restaurantes e bares na região. Está curioso? Então continue a leitura. 

Restaurantes Praia do Rosa

Restaurantes na Praia do Rosa
Foto meramente ilustrativa

Escolher onde comer na Praia do Rosa, em Florianópolis, não é uma tarefa fácil, já que o lugar tem opções de restaurantes deliciosos, que dão água na boca. Mas, fizemos um top 3 de pontos obrigatórios para você colocar no seu checklist: 

Urucum

Com luz baixa e decoração rústica, é um local aconchegante, recheado de opções de pratos tradicionais com sabores da culinária brasileira. Comandado pelo chef Miralha, seu objetivo é elevar o ato de comer ao equilíbrio físico, mental e emocional, a partir de mais de 60 opções que variam entre frutos do mar, massas, risotos, carnes e drinks sensacionais. 

Crepe Georgette

Localizado no meio da trilha Caminho do Rei, oferece uma vista espetacular do alto de uma montanha. É perfeito para comer bem e apreciar o pôr do sol, depois de um dia de praia. No cardápio, há deliciosas opções de crepes doces e salgados. Tudo é uma delícia!

Tigre Asiático

É parada obrigatória para quem gosta de alta gastronomia. O menu oferece pratos típicos do Oriente, com equilíbrio gustativo entre agridoce, sabores picantes e ácidos. Só dá para entender ao provar essas iguarias! Ah, e o ambiente é um teletransporte para as regiões asiáticas. Lugar bonito e delicioso! 

Por fim, depois de praia e comida boa, nada melhor que celebrar a viagem com bons drinks, não é mesmo? Abaixo, deixamos algumas dicas para você aproveitar as noites na Praia do Rosa. 

Bares da Praia do Rosa

Bares na Praia do Rosa
Foto meramente ilustrativa

Aloha Natura

Com clima de praia e música ao vivo, é o melhor lugar na Praia do Rosa para tomar uma caipirinha geladíssima! São mais de 60 opções disponíveis, com combinações comuns – limão, morango e hortelã – à misturas mais exóticas, como banana e maracujá. Mas, uma coisa é fato: todas são excelentes! 

Veja mais aqui: @alohapdr

Beleza Pura Magic Bar:

Sempre com muita gente, é o lugar perfeito para quem quer unir bons drinks, com música e curtição. O espaço tem restaurante, bar e balada. Ou seja, agrada todo mundo. É a aposta certa para conhecer uma galera e divertir-se. Aproveite! 

Por certo, agora você sabe onde fica a Praia do Rosa e o que fazer para aproveitar esse cantinho paradisíaco, em Santa Catarina. Planeja sua viagem para essa prainha cheia de boas vibrações que com certeza não vai te decepcionar. Aloha!

Veja também no Tô de Passagem:

Praias Do Sul Do Brasil: TOP 10 Com Beleza, Surf E Clima Para Relaxar
10 Praias De Florianópolis Que Você Precisa Conhecer!
Praias De Santa Catarina: Conheça O TOP 12 Do Litoral Catarinense
Florianópolis: Guia Completo | O Que Fazer, Quando Ir E Mais
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
15 Melhores Praias De São Paulo | Litoral Norte E Sul

2 Comentários

  1. Rafael Peixoto Zimmer Reply

    Só que na foto da reportagem é a Praia Vermelha

Escrever um comentário