Se você gosta de frio, cultura europeia e natureza, confira essa lista imperdível com 16 cidades do interior de Santa Catarina para visitar!

Quando pensamos em Santa Catarina, logo vem à mente a famosa Florianópolis, repleta de praias com as condições perfeitas para o surf e cuja noite é bastante badalada. Porém, você precisa conhecer as cidades do interior de Santa Catarina! Afinal, elas também têm seus encantos.

Para facilitar a sua pesquisa, selecionamos 15 cidades do interior de Santa Catarina para visitar e se surpreender! Confira abaixo.

Nova Veneza

As raízes desse destino são 100% italianas, afinal, sua fundação, que ocorreu no século 19 ainda como vila, se deu em função da chegada de famílias de Veneza. Foi apenas no século seguinte que ela se tornou uma cidade independente.

Os grandes atrativos do local, que fica a pouco mais de 200 quilômetros da capital Floripa, são as montanhas que embelezam seu entorno, bem como eventos especiais. É o caso do Carnaval à moda italiana, ou Carnevalle de Venezia, como é chamado. Imagine vestimentas e máscaras que lembram os trajes do teatro renascentista. Muito interessante, não?

Urubici

Que tal se aventurar em meio ao frio da Serra Catarinense? A dica é montar acampamento na cidade de Urubici, que dá acesso a outros destinos igualmente interessantes e cheios de paisagens naturais exuberantes.

Tenha experiências inesquecíveis em lugares, como a Caverna Rio dos Bugres e a Serra do Corvo Branco, além de conferir de perto resquícios de nossos antepassados por meio das inscrições rupestres!

Pomerode

Sinta-se na Alemanha sem sair do Brasil, mais especificamente sem sair do circuito de cidades do interior de Santa Catarina!

Afinal, Pomerode reúne um grande acervo de construções no estilo enxaimel, cujas características principais são as paredes feitas com hastes de madeira e tijolos, dando um toque bucólico e muito charmoso ao lugar.

Mas não é só isso! Nessa cidade, você também poderá ir a museus, a exemplo do Pomerano, onde fará uma imersão na história e tradição locais, bem como à cervejaria Schornstein, que serve as bebidas artesanais – algumas são tipicamente alemãs.

Timbé do Sul

Timbé do Sul em Santa Catarina

Essa é uma das cidades do interior de Santa Catarina para conhecer e se conectar com a natureza! Isso porque o lugar é um refúgio para os adeptos do ecoturismo, tendo em vista a grande quantidade de cachoeiras, montanhas e piscinas naturais que o formam.

Não deixe de visitar o Poço do Caixão e apreciar suas águas cristalinas, por exemplo!  

Piratuba

Ok, sabemos que o frio prevalece no sul do Brasil! Porém, em Piratuba, mesmo com as temperaturas baixas é possível curtir um parque aquático e, sobretudo, relaxar em águas termais!

As Termas de Piratuba recebem suas águas sulfurosas de um poço com mais de 600 metros de profundidade, o que garante a temperatura agradável de aproximadamente 38ºC!

Treze Tílias

O Tirol Brasileiro – apelido dado à cidade em razão de suas origens e tradições cultivadas pelos imigrantes austríacos – é a opção perfeita para quem gosta de bebidas boas: do café à cerveja!

Isso porque você pode aproveitar para praticar o turismo rural, contemplando a visitação a fazendas que oferecem a degustação de cafés coloniais, assim como fazer um tour pela vinícola Kranz, que também dá direito à experimentação de vinhos! Por fim, visite as cervejarias na cidade.

Rancho Queimado

Essa cidade do interior de Santa Catarina merece sua atenção, sobretudo em novembro, quando acontece a Festa do Morango – inclusive, o lugar é considerado a capital catarinense da fruta!

Mas muita calma, pois esse destino não é exclusivo para os apaixonados por morango! Que tal apreciar uma boa comida tropeira, bem como ter uma vista privilegiada do ponto mais alto (que fica a cerca de 1.200 metros de altitude) do Morro da Boa Vista?

Não é para menos que essa cidade também está entre os pontos turísticos de Santa Catarina!

Siderópolis

Mais uma dica de cidade do interior de Santa Catarina para quem é fã de natureza! Um dos principais pontos turísticos é a capela imersa pelas águas do Rio São Bento, que rende fotos incríveis, já que parte de sua estrutura ainda fica na superfície. É quase uma cena de filme!

Para os viajantes que têm como foco os esportes radicais, a visita ao Aguaí Santuário Ecológico é obrigatória! Afinal, lá é possível praticar tirolesa, trekking e até pedalinho para quem prefere uma atividade mais relaxante.

Bom Retiro

Uma das grandes atrações de Bom Retiro são as cachoeiras imponentes, a exemplo da Cachoeira de Barbaquá e a Cachoeira do Papuã. Além de admirar as paisagens, você também poderá se banhar em suas águas transparentes.

Outros destaques são o Caminho das Nuvens, o Mirante do Pai Eterno, o Museu da Memória dos Imigrantes Alemães e outros pontos turísticos que, sem dúvida, fazem dessa cidade do interior de Santa Catarina uma boa pedida!

Joinville

Joinville - SC

Você é apaixonado por espetáculos de dança ou pretende conhecer um pouco mais sobre essa arte belíssima? Então, a viagem para Joinville deve ser marcada para julho, quando acontece um dos maiores festivais de dança do mundo!

Ademais, você também poderá apreciar as construções cujas estruturas são similares às das casas alemães, bem como mergulhar na cultura local por meio da Estação da Memória e do Museu Nacional da Imigração e Colonização.

Lajes

Nessa cidade do interior de Santa Catarina o que prevalece é o turismo rural! As fazendas, caracterizadas pelos muros de pedra, proporcionam experiências típicas, como cavalgada, comida caseira e contemplação da paisagem bucólica.

Biguaçu

O ano era 1845 e ninguém menos do que D. Pedro II estava visitando o município de Biguaçu. Esse fato pode ser imaginado por meio das construções quase completamente conservadas, incluindo a casa do primeiro prefeito, João Nicolau Born.

Resumindo, viaje para Biguaçu e faça uma viagem no tempo!

Blumenau

Essa recomendação vai especialmente para os cervejeiros de plantão! Afinal, Blumenau sedia uma das maiores festas que tem como protagonista a bebida e as tradições alemãs, a Oktoberfest.

Ou seja, o evento é marcado por danças, pratos típicos e muita cerveja! É só alegria!

Corupá

Corupá

Uma Rota de Cachoeiras, composta por 14 quedas d’água, que proporciona trilhas de nível médio a difícil.

Esse, sem dúvida, é um destaque dessa cidade, perfeita para quem gosta de uma aventura daquelas, que demandam roupas leves, tênis, garrafinha de água e até lanche para que o percurso seja feito de forma segura e saudável!

Nesses trajetos e paisagens, certamente você terá momentos que serão revigorantes.

É por tudo isso e muito mais que essa cidade está na lista de lugares para relaxar em Santa Catarina.

Urupema

Paisagens e mais paisagens deslumbrantes resumem a viagem agradável a Urupema!

Exemplos disso são o Morro das Antenas com o céu de fim de tarde, em tons de laranja e azul, perfeito para fotos incríveis, assim como a cascata que congela, cujo cenário é quase cinematográfico.

São Joaquim

Acha que precisa sair do país para ver neve? Negativo! Na cidade de São Joaquim, mais precisamente no período de inverno, há a precipitação, que deixa o cenário diferenciado e, claro, ótimo para fotos.

Além disso, a cidade reúne praças e cachoeiras, proporcionando mais experiências inesquecíveis.

Se você faz mais o estilo praiano confira as praias de Santa Catarina e planeje sua próxima viagem!

O que achou das dicas? Acha que ficou faltando alguma cidade do interior de Santa Catarina? Conta pra gente!

Veja também no Tô de Passagem:

22 Patrimônios Da Humanidade Que Ficam No Brasil
15 Cidades Históricas Do Brasil Para Conhecer
15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!
Cidades Mais Frias Do Brasil: 5 Lugares Para Conhecer E Curtir Esse Clima

Escrever um comentário