15 salgados e 5 doces para você passar vontade com as comidas típicas da região sul do Brasil!

O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná têm em sua culinária traços dos países fronteiriços, como Argentina, Uruguai e Paraguai, bem como da Europa (Alemanha e Portugal) e dos povos indígenas. Haja referências e muito sabor nas comidas típicas da região sul do Brasil!

E para saber o que você irá encontrar no cardápio quando viajar para essa região, abaixo você ficará por dentro dos principais pratos típicos do sul. Prepara-se para passar vontade e até para tentar se aventurar na própria cozinha com uma das receitas.

15 comidas típicas da região sul salgadas

Arroz carreteiro

Comida típica do sul: Arroz Carreteiro

Esse prato teve influência direta dos tropeiros, responsáveis pelo transporte do charque e carnes de boi. Por onde passaram deixaram como lembrança um prato simples e que tem como ingrediente chave a carne seca dessalgada. 

O formato mais clássico leva arroz e charque, combinação similar ao risoto. No entanto, hoje, já há variadas versões do carreteiro, a exemplo do que também tem seu sabor intensificado com pimenta e coentro. 

Matambre recheado

Esse é um bom exemplo de como as comidas da região sul são marcadas pelos países vizinhos. Nesse prato, a grande estrela é uma carne peculiar, retirada entre a pele e a costela do boi. 

Para o recheio, são usados queijo, cebola e linguiça. Então, é só levar ao forno. Uma receita interessante, não é? 

Churrasco

Comida típica do Sul: Churrasco

Pensou que esse item tradicionalíssimo fosse ficar de fora? Jamais! O churrasco pode ser considerado a comida típica do sul mais popular entre os brasileiros. 

Nessa região, há algumas particularidades no preparo do churras, como usar apenas o sal grosso e ter extrema atenção na hora de selecionar os cortes das carnes. 

Exemplo de como isso se aplica é a “costela de chão”, em que a carne é assada em fogo feito no chão, ou seja, sem churrasqueira. Entre os cortes mais pedidos pelos gaúchos, estão o contrafilé, a picanha e a costela. Ao ir para um dos estados sulistas, não deixe de provar essas maravilhas! 

Pinhão

Proveniente da pinha, essa semente está bem presente no cardápio de comidas do sul em receitas, como: a paçoca de pinhão, feita com o pinhão e vários tipos de carnes picadas – lombo de porco, bacon e carne bovina podem ser misturadas com ele. 

Tainha escalada

Na culinária da região ainda há a forte presença dos pescados! No caso da tainha escalada, o peixe é aberto, salgado e exposto ao Sol. Posteriormente, é assado na brasa – ele também pode ser feito na folha de bananeira e no bambu – e servido. 

Para quem gosta de frutos do mar no geral, é uma ótima pedida! 

Pirão 

Comida típica do Sul: Pirão

O pirão não poderia ficar de fora da lista de pratos típicos da região sul brasileira, visto que ele teve influência da população indígena e, portanto, leva o DNA dos nossos antepassados!

Esse prato é feito com farinha de mandioca, peixe, água e tempero. Simples e extremamente delicioso. 

Galeto

Essa uma das tantas comidas típicas da região sul que tem como origem um país europeu, no caso a Itália, pois ela foi disseminada pelas colônias italianas que ali se instalaram. 

O galeto nada mais é do que o nosso querido frango assado em pedaços. Só de pensar nele quentinho e douradinho, já dá água na boca!   

Marreco recheado 

Primeiramente, é bom explicar do que se trata o marreco. Ele é uma ave e o seu diferencial é o sabor intenso, apesar da carne dura exigir um tratamento diferenciado. Já o recheio consiste na utilização dos miúdos da ave bem temperados. 

Xis gaúcho

Mais uma das comidas típicas da região sul do Brasil que certamente irá agradar a todos os paladares! Sabe aquele hambúrguer que mata a fome e, principalmente, a vontade? 

Então, o Xis Gaúcho é exatamente isso! O pão com um tamanho aproximado de 20 centímetros é prensado com diversas carnes: que tal costela, coração de galinha, picanha, carne desfiada ou cordeiro?   

A vontade é se teletransportar para um dos restaurantes sulistas que oferece esse Xis bur… Gaúcho!

Barreado 

Da culinária do sul também nasceu o barreado, cujo nome vem de um dos equipamentos usados: a panela de barro. Ela é vedada com massa à base de farinha de mandioca e recebe a carne bovina bem temperada que, nestas condições, cozinha lentamente, se desmanchando. 

Então, o prato é servido com farinha de mandioca e banana da terra. Incrivelmente delicioso e pode ser considerada uma comfort food

Joelho de porco

Comida típica do Sul: Joelho de porco

Vamos combinar que o joelho do porco não é a parte pela qual os integrantes da família disputam, porém é um dos pratos típicos do sul que merece ser conhecido e, sobretudo, experimentado. 

Ele é cozido por horas e servido com conserva de repolho (ou chucrute, o que remete a uma tradição da Alemanha). Que tal tentar preparar esse prato do Sul na sua cozinha, independente da onde estiver no Brasil?

Polenta com rabada ao vinho 

Essa comida típica da região sul leva duas iguarias populares no Brasil: a polenta e o rabo do boi cozinho com temperos e vinho. É indiscutível o seu sabor característico, mas também é preciso dizer que ele fica muito bonito!  

Frutos do mar 

Entre as comidas típicas da região sul também estão os frutos do mar, especialmente quando se trata do litoral. Então, ao viajar para lá, pode esperar muito camarão e peixes diferenciados!

Chimarrão 

Comida típica do Sul: Chimarrão

Ok, ok, o chimarrão é uma bebida… Por outro lado, é impossível falar sobre a culinária da região sul sem tocar nesse nome! 

Ele é uma espécie de chá feito com a erva-mate, servido na cuia e bebidos com um canudo metálico, chamado de bomba. Ir para lá e não experimentar essa bebida é quase o mesmo que não ter ido. 

Espeto corrido 

Como você já pode imaginar, nesse prato típico da região sul as protagonistas são as carnes! É aquele rodízio, ideal para quem está com fome e muita vontade de… churrasco. 

Doces típicos da região sul 

Arroz doce

Leite, arroz branco, açúcar, canela em pau, leite condensado… Tem como esse doce dar errado? Com certeza esse prato também irá fazer você recordar de festas juninas ou de quando estava com a sua avó. Feche os olhos e saboreie!  

Ambrosia 

Comida típica do Sul: Ambrosia

De origem portuguesa, a ambrosia conquistou o paladar e coração da população do Sul e certamente conquistará você também! 

Embora à primeira vista talvez o nome seja estranho, os ingredientes são muito conhecidos. A receita tradicional leva apenas leite, açúcar e ovos. Ela ainda pode ser apreciada em versões de chocolate, limão, maracujá e outras. 

Sagú de vinho

Para começo de conversa, o que é o sagú? Ele é uma fécula proveniente de plantas e tem aparência de uma bolinha de farinha. E agora que tudo ficou mais claro, a receita parece ser simples, certo? É isso mesmo!

Esse é um dos doces da região sul mais fáceis de fazer: sagú, vinho tinto, açúcar e água. 

Cuca

Comida típica do Sul: Cuca

Um prato que deve ser saboreado junto a uma boa xícara de café ou de chá, a cuca é similar a um bolo com camada crocante. 

Para a massa, são combinados os seguintes ingredientes: farinha de trigo, açúcar, leite, essência de baunilha, manteiga, fermento em pó, claras em neve e gemas, enquanto para a cobertura são usados canela em pó, essência de baunilha, banana nanica e suco de limão. 

Ela também é ideal para aquecer qualquer um no frio, levando em consideração que estamos na região sul do Brasil. 

Assim como o churrasco e a tainha, a cuca é uma comida típica do Rio Grande do Sul! Então, se ficou com gostinho de quero mais, confira a lista completa de pratos típicos desse estado. 

Chimia

Semelhante a uma geleia, a chimia vem do alemão Shmier que, em português, significa algo pastoso. E como as próprias geleias, pode ser feita de diversas frutas. 

No Brasil, as mais comuns são de goiaba, abacaxi e outras frutas tropicais e claro que passadas no pão fresquinho se transformam em uma delícia que faz do morador local que cresceu com essa tradição até o turista fazer aquele som típico de quem saboreia algo gostoso: hummmm… 

É, as comidas típicas da região sul dão novos motivos para qualquer um querer colocar o pé na estrada rumo a um dos estados mencionados! 

Agora, faça o seu roteiro turístico, pensando nessas iguarias e aproveite para mapear os principais restaurantes da cidade para a qual está pensando em viajar. Lembre-se: experiências turísticas e gastronômicas se complementam. 

LEIA MAIS NO TÔ DE PASSAGEM:

Comidas Típicas Do Nordeste Do Brasil: Conheça 9 Pratos!
Comidas Típicas Do Norte Do Brasil: Conheça 10 Pratos!
Porto Alegre: Guia De Viagem Para Explorar A Capital Gaúcha

Escrever um comentário