Você sempre teve vontade de viajar sozinho(a), mas nunca soube por onde começar e quais precauções tomar? Confira essa lista com 17 dicas!

Viajar sozinho(a) pode ser um grande desafio, no entanto, além disso, é também uma experiência intensa de autoconhecimento, em que é possível aprender muito sobre você mesmo: do que gosta, o que quer para o futuro, como está aproveitando o presente e muito mais.  

Para você se preparar e aproveitar ao máximo essa jornada, a seguir terá acesso a dicas para viajar sozinho. 

Por que viajar sozinho 

Viajar sozinho: motivos para viajar sozinho

Como já foi dito anteriormente, viajar sozinho permite que a pessoa se conheça melhor, refletindo sobre suas escolhas, medos e conquistas, por exemplo. Inclusive, o fato de viajar sozinho pode estar entre elas. 

Outro aspecto positivo dessa prática é estar aberto(a) para conhecer gente nova no destino, afinal, somos seres completamente sociáveis e nessas condições pode ser ainda mais natural esse processo. 

Além disso, como você planejará a viagem inteira poderá fazer exatamente o que quiser de forma independente, sem precisar abrir concessões, o que poderia acontecer se viajasse acompanhado. 

Viajar sozinho também te convida a mergulhar no destino, o que significa inclusive mudar a rota no meio do caminho, se considerar interessante. Afinal, é só você que está à frente da sua viagem! 

6 Dicas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez 

Viajar sozinho: Dicas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez

Com essas dicas chave você saberá como viajar sozinho!

  1. Pense no seu objetivo: por que está viajando sozinho? A ideia é de fato conhecer um destino de forma solo e apreciar a sua própria companhia, se inspirar a fim de voltar revigorado para o trabalho ou o que quer mesmo é fazer novos amigos e explorar a cidade com essas pessoas? O que não faltam são atividades para se divertir sozinho! 
  2. Depois de pensar no objetivo, o restante fica mais fácil e bem direcionado! Por exemplo: se o seu foco é conhecer uma galera, certamente deverá se hospedar em um hotel animado! 
  3. Faça um planejamento financeiro assertivo e leve mais dinheiro do que havia planejado, pois imprevistos podem acontecer e uma pessoa precavida vale por duas! 
  4. Tenha seus documentos sempre em mãos – para isso, pode ser útil fazer cópias dos mesmos e distribuí-los entre as bolsas e carteiras que pretende usar durante a viagem. 
  5. Atenção à sua bagagem! É muito importante saber onde elas estão e sempre mantê-las bem protegidas, com identificação e cadeado, por exemplo. 
  6. Preze pela sua segurança. Mas como fazer isso? Com práticas simples, como: enviar sua localização e informar sobre sua programação do dia para amigos e familiares pode fazer toda a diferença. 

Dicas para viajar de ônibus sozinho 

Viajar sozinho: Dicas para viajar de ônibus sozinho
  • Otimize seu tempo, comprando a passagem de ônibus pela internet e não esqueça de chegar à rodoviária com certa antecedência com documentos em mãos. 
  • Conforto é tudo durante a locomoção até o destino, portanto sempre pense em roupas confortáveis para esse momento. Ah, e lembre de levar um casaco ou moletom para o caso do ar-condicionado estar forte. 
  • Leve o que for necessário na bagagem de mão! Ou seja, tente fazer com que ela fique o mais leve possível, pois dessa forma você consegue se locomover mais facilmente. 
  • Lembre-se de levar água e algo leve para comer na mochila, de acordo com o tempo de viagem. 

Dicas para viajar sozinha

Para as mulheres, viajar sozinha pode ser um desafio ainda maior, levando em consideração as problemáticas de segurança. Mas ainda assim deve ser algo que todas possam fazer um dia, visto que é uma atividade feita para todos os gêneros e idades! 

A fim de esclarecer dúvidas e deixar esse planejamento, bem como experiência mais prática, que tal algumas dicas para viajar sozinha

Viajar sozinho: Dicas para viajar sozinha

As dicas dos outros tópicos valem para esse também, ok? 

  • Pesquise sobre o destino, inclusive sobre a segurança local. É sempre bom dar um google e verificar fontes confiáveis sobre o destino para o qual está pensando em viajar. 
  • Anote no celular telefones úteis e de emergência do local, como da polícia e ambulância. 
  • Trace um roteiro e tenha em mãos o mapa da cidade para tentar não se perder, porém, se isso acontecer, calma! Afinal, “quem tem boca vai à Roma”, então, pergunte e volte para o caminho certo. 
  • Se achar que em algum momento pode se sentir solitária, leve com você bons companheiros: livros e o fone de ouvido são exemplos deles. 
  • Apesar de ficar sempre atenta à segurança, não deixe que alguns medos impeçam você de viver essa jornada 100%! Conheça pessoas novas e explore o destino ao máximo.
  • Ir para lugares com praias no verão, por exemplo, está entre as dicas para viajar sozinha no Brasil. Isso porque nessas épocas do ano, esses lugares, normalmente atraem muitos turistas, o que traz um pouco mais de segurança e pode ser uma excelente oportunidade para fazer amizades.  

Com tantos bons motivos e conselhos preciosos para viajar sozinho, agora só pode ser para valer aquele sonho que você tanto queria realizar, mas sempre encontrava um empecilho! Então, é só escolher o destino, pesquisar, planejar e colocar o pé na estrada. 

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
10 Dicas Sobre Como Planejar Uma Viagem Com Antecedência
20 Acessórios De Viagem Para Facilitar O Seu Passeio

Escrever um comentário