Se você está pensando em viajar para o Rio de Janeiro e colocou o Cadeg em seu roteiro de viagem mas não sabe muito bem como aproveitar o local, esse guia é para você!
Ainda, caso você não tenha considerado conhecer o famoso e incrível Mercado Municipal do Rio de Janeiro, que tal conhecer mais da importância que ele tem pra cidade do Rio de Janeiro e como tudo começou?
Esse tipo de mercado é tradicional em todo o Brasil, justamente por ter a característica de reunir em um único lugar, um pouquinho da efervescência cultural que a cidade tem pra oferecer. E é claro que no Rio de Janeiro, uma cidade histórica tão icônica para o Brasil, não poderia ficar de fora, certo?
Inclusive, se você é como a gente, que ama conhecer os mercados tradicionais dos destinos que visita, a gente tem um conteúdo exclusivo sobre os maiores mercados municipais do Brasil.
O Cadeg conta com dezenas de lojas, que vão desde as famosíssimas e procuradas lojas de flores, até as barraquinhas de frutas exóticas, restaurantes e um monte de outros lugares, daqueles que valem muito o passeio.
Vamos lá? Então, neste conteúdo você vai ver:
Aproveitar para comprar vinhos com melhores preços
Restaurantes locais são parada obrigatória!
Música portuguesa aos fins de semana
Festival Gastronômico ou Festival do Bacalhau
Tênis e roupas confortáveis para conhecer o ambiente
Double check no horário de funcionamento
Aproveite a cultura carioca no Cadeg!
Cadeg: História
Como sempre fazemos por aqui, vamos começar pela história do local, para você entender a riqueza cultural garantida ao conhecer um lugar de grande importância para a cidade.
Primeiramente, Cadeg é uma sigla para Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara. Porque assim como na maioria dos demais mercados espalhados pelo país, o Cadeg começou como um centro importante de armazenamento e distribuição de suprimentos para a população local, em uma época em que a centralização desses produtos facilitava a entrega e a proteção.
O Cadeg tem um passado diretamente ligado às memórias de inovação da Cidade Maravilhosa. Isso porque, durante a gestão do prefeito Pereira Passos, a cidade do Rio de Janeiro se desenvolveu bastante.
O crescimento da região ocasionou na necessidade de um grande centro comercial para que a população pudesse fazer compras com mais opções de produtos. Foi então que, em 1907, surgiu o Mercado Municipal da Praça XV.
Quem administrava o local era a Companhia do Mercado, que junto aos comerciantes, tinha um contrato de 50 anos com a prefeitura com o objetivo de solicitar melhorias nas condições de trabalho. No entanto, a resposta não era a esperada, causando uma tensão entre os comerciantes e a prefeitura.
Para solucionar o problema, uma assembleia formada por Antônio Afonso Nunes Martins, David Moreira da Silva, José Antônio Cristóvão e Carlos Vieira da Silva, decidiu que os comerciantes deveriam procurar um novo local para o Mercado Municipal.
O novo local é o mesmo até hoje: localizado na Rua Capitão Félix Nº 110. O espaço era de uma antiga fábrica de cigarros, contando com 100.000 metros quadrados. Bastante espaço, não é mesmo?
Depois de comprado, o terreno passou por obras seguindo o projeto arquitetônico de Vigor Artese e Moacyr Gomes da Costa. Na época (1957 – 1962), a obra foi considerada a terceira maior do Brasil em concreto armado, ficando atrás apenas do Maracanã e da Hidrelétrica de Furnas.
Em 1962, quando as obras foram concluídas, o até então Estado da Guanabara era governado por Carlos Lacerda, que colaborou com a nova iniciativa e direcionou o abastecimento do Rio de Janeiro para o novo local.
Onde fica o Cadeg?
Essa é uma pergunta bastante comum, já que a maioria das pessoas acha que o Cadeg fica localizado no bairro São Cristóvão, mas não é verdade.
O Cadeg fica no bairro Benfica, e vale a pena separar um dia todo do seu roteiro de viagem para aproveitar bastante. Com o passar do tempo, quando o Mercado Municipal passou a ser considerado um ponto turístico do Rio de Janeiro, novas iniciativas começaram a surgir, como apresentações artísticas que estão sempre acontecendo na praça de alimentação dos restaurantes portugueses.
O endereço completo é: Rua Capitão Félix, 110 – Benfica.
Como chegar ao Cadeg?
Se você estiver saindo da rodoviária Novo Rio, o melhor trajeto é de ônibus. Basta ir até a Rua General Luís Mendes de Morais, próximo ao 300, e pegar o ônibus 311 com destino a Engenheiro Leal.
Depois de 10 paradas, você vai descer na Rua São Luiz Gonzaga e caminhar por apenas 2 minutos até o mercado.
Agora, caso a ideia não seja visitar o mercado partindo direto da rodoviária, fique tranquilo! A região ao redor é cercada de linhas de transporte público que facilitam o seu passeio.
E por falar em viajar de ônibus, caso você esteja pensando em economizar no transporte e aproveitar mais passeios na capital carioca, que tal aproveitar e dar uma olhada nessas passagens de ônibus em promoção para o Rio de Janeiro?
O que fazer no Cadeg?
O Cadeg é perfeito para aqueles dias que você quer turistar e conhecer mais da cultura local, e o melhor é que caso esteja chovendo, você pode ir fazer esse passeio sem preocupações!
Por lá, você vai ver que o mercado é um lugar bem diversificado, com dezenas de opções de atividades para fazer durante o dia. Há quem diga que entrar no Cadeg é como entrar em um universo próprio, cheio de cores, cheiros e sabores que se misturam.
As ruas dentro do Cadeg são numeradas, com corredores extensos e uma alta quantidade de produtos para você levar embora aquela lembrancinha que não pode faltar.
Dependendo da época que você viajar para o Rio, vai encontrar cariocas fazendo suas compras de Natal, Páscoa e demais datas comemorativas, porque os preços são mais em conta do que outras lojas da cidade.
Separamos alguns dos lugares que você precisa conhecer quando estiver por lá, confira!
Mercado das Flores
E a gente já começa com um dos queridinhos dos moradores. Várias pessoas vão até o Cadeg apenas pelo Mercado das Flores, e é um verdadeiro espetáculo!
O local tem uma grande variedade de flores e plantas, de todos os tipos e tamanhos que você imaginar.
Ainda, é possível encontrar utensílios para jardinagem mais baratos, como adubos, fertilizantes, ferramentas, entre outros.
Os comerciantes do Mercado das Flores começam a montar o show de cores e tipos de plantas já bem cedinho, por volta das 2h! Logo no momento de abertura do Cadeg, você vai ver uma multidão de pessoas que passam para visitar, mas principalmente, para aproveitar as centenas de flores de corte, ainda fresquinhas.
O horário de funcionamento do Mercado de Flores é das 2h às 12h, de segunda a sábado.
Hortifruti
Se você está planejando passar uns dias no Rio economizando na estadia e na alimentação, vale muito a pena passar na área Hortifruti do Cadeg para comprar frutas, legumes, verduras e demais alimentos orgânicos para preparar em casa, ainda mais se você estiver escolhido algumas das várias opções de hospedagens baratas do Rio de Janeiro.
Os preços são bem mais baixos do que os das redes de mercado que você encontra pela cidade, e como a circulação de pessoas e produtos costuma ser bem intensa, visitar os comerciantes locais é garantia de encontrar produtos frescos e uma variedade bem grande.
Anote essa dica, ein!
Aproveitar para comprar vinhos com melhores preços
Se você sair perguntando pelo Rio, boa parte dos cariocas irá te dizer que o Cadeg é um dos melhores lugares para comprar a bebida na cidade. É quase uma tradição.
Acontece que lá você encontra várias lojas especializadas em vinhos e bebidas em geral, com preços mais acessíveis do que outras lojas. São muitos anos de relacionamento entre os comerciantes e os fornecedores. Então, além dos preços, você encontra rótulos de qualidade, tanto internacionais, como boas safras locais para você conhecer.
Por falar em vinho brasileiro, se engana quem pensa que o Brasil fica pra trás na arte de produzir a bebida mais antiga do mundo. Quer apostar? Dá uma olhada nesse nosso artigo exclusivo sobre as melhores vinícolas do Brasil, ou ainda nesse, sobre o maravilhoso Vale dos Vinhedos!
Inclusive, caso queira saber mais, os outros lugares mais indicados para comprar vinho no Rio de Janeiro são os supermercados Prezunic, da Ilha do Governador e as promoções do Pão de Açúcar.
Restaurantes locais são parada obrigatória!
Entre uma compra e outra, você vai sentir fome em algum momento, não é mesmo?
Para a sua sorte, o Cadeg não vai te deixar na mão!
A fama dos restaurantes aumenta a cada ano que passa, com sabores únicos e preços muito acessíveis. E como a gente por aqui gosta muito de falar em aproveitar com economia, o Mercado Municipal do Rio de Janeiro é o nosso lugar!
Muitos cariocas vão ao mercado apenas pelos restaurantes, que são um dos carros chefe na cena gastronômica da cidade.
Quando estiver por lá, experimente o famoso arroz de brócolis e os bolinhos de bacalhau dos tradicionais restaurantes portugueses, não vai se arrepender!
Já que gastronomia é um dos pontos essenciais em qualquer viagem, a gente preparou para você dois ótimos guias, caso você esteja no Rio e queira conhecer mais um pouco dessa riqueza toda: os melhores restaurantes do Rio de Janeiro e bares cariocas pra você aproveitar bastante.
Música portuguesa aos fins de semana
Aos sábados, o bar e restaurante O Cantinho das Concertinas reúne os cariocas para uma animada festa portuguesa. Isso já acontece há quase 20 anos! É sinal de que funciona, não?
Ele é um verdadeiro point turístico gastronômico do local, recebendo vários visitantes a partir das 13h para a festa regada a muito bolinho de bacalhau e música ao vivo.
Se você adora a culinária e cultura portuguesa, não deixe de conhecer o local!
Festivais no Cadeg
Lembra que lá no começo nós falamos que com o tempo, o Cadeg passou a oferecer muito mais do que comércio local? Pois então, esse é um ponto de atenção: o mercado é palco de inúmeros festivais durante todo o ano. Fique de olho na programação através do site oficial para saber se você vai ter a sorte de presenciar um deles!
Entre os principais estão o festival gastronômico, festival do bacalhau, festival de inverno e o festival mesa santa.
O povo carioca adora fazer uma festa bem grande, animada e com muita comida e bebida!
Festival Gastronômico ou Festival do Bacalhau
Esses são os eventos mais esperados do Cadeg!
Repleto de opções de comida, os festivais geralmente acontecem em outubro e novembro (mas confira a programação na página oficial do evento ou do Cadeg).
A riqueza gastronômica junta pratos de diferentes nacionalidades. Coma um pouquinho de cada para conseguir aproveitar bastante!
Além dos pratos, você encontrará promoções especiais de vinhos, massas, azeites e cestas de produtos natalinos.
Geralmente, acontecem workshops com chefs de cozinha explicando sobre as formas de preparo do bacalhau, os melhores vinhos para harmonização com os pratos e os diferentes tipos de origens do bacalhau.
São eventos que você sai de barriga cheia e com conhecimentos culinários exclusivos. Vai perder?
Festival de Inverno
O festival de Inverno no Cadeg é um acontecimento incrível que une gastronomia e cultura para “esquentar” as ruas do Mercado Municipal do Rio.
Normalmente, o festival acontece entre julho e agosto, mas é preciso conferir as datas nos sites oficiais.
Os restaurantes escolhidos para participar do festival oferecem cardápios exclusivos, com desafios intrigantes como usar ingredientes surpresa, definidos pelos organizadores. Tudo é sempre uma grande surpresa. Todas bem gostosas, inclusive.
Em 2022, por exemplo, o festival contou com uma novidade: Roteiro do Vinho, onde os clientes pagaram um valor popular por cada dose para experimentar os mais variados rótulos em diversos empórios e restaurantes dentro do Cadeg.
Se você for viajar para o Rio durante o inverno, participe do festival!
Dicas para aproveitar o Cadeg
Para garantir que a sua experiência no Cadeg seja divertida e não um perrengue desses que acontecem as viagens, confira as dicas que separamos para te ajudar!
Tênis e roupas confortáveis para conhecer o ambiente
Essa é uma dica de ouro para todos os lugares que você for turistar batendo perna.
Lembrando que o Rio, normalmente, é mais quente do que outras cidades. Então use roupas leves, confortáveis e que não farão você suar a cada 10 passos dentro do Cadeg.
O mercado é enorme (100.000 m², lembra?), então esteja preparado para que o passeio não seja cansativo e desconfortável!
Double check no horário de funcionamento
Isso é essencial, viu?
O próprio Cadeg fica aberto 24 horas por dia, porém, o horário de funcionamento das lojas pode variar. Em geral, elas podem ficar abertas até às 22h de segunda a sexta, e não abrem aos domingos.
Se o seu objetivo é fazer compras nas diversas lojas do mercado, confira antes se elas estão funcionando no dia.
Tenha em mente que as lojas funcionam de forma independente, então cada uma abre e fecha em horários próprios.
Aproveite a cultura carioca no Cadeg!
Nada melhor do que um grande Mercado Municipal para conhecer a cultura local de uma cidade!
Não deixe de colocar o Cadeg em seu roteiro de viagem, vale muito a pena explorar as lojinhas de artesanato, produtos exclusivos da região, lembrancinhas para os seus amigos e familiares, como aqueles imãs de geladeira que a galera adora.
Esperamos que tenha curtido esse artigo, e queremos te ver mais vezes aqui no Tô de Passagem. A gente garante que não vão faltar guias e dicas pra os melhores destinos do Brasil! E não esquece de contar pra gente a sua experiência no Mercado Municipal do Rio de Janeiro, e o que mais não pode faltar em um passeio por lá.
Ah, e como falamos bastante sobre viajar de ônibus e economizar para mais rolês, aproveita pra conhecer o Click Oferta! São 136 rotas selecionadas, com passagens de ônibus com até 65%OFF, incluindo o Rio de Janeiro.
Boa viagem e até a próxima!