7 pratos típicos do Brasil para curtir em uma viagem gastronômica inesquecível

setastdp

Você já fez uma viagem com o intuito de experimentar maravilhas gastronômicas dos lugares mais incríveis do Brasil? Até porque, se o assunto é esse nosso país tão inesquecível em termos de histórias, cores e sabores, experimentar comidas típicas faz parte do rolê.

Além disso, faz alguns anos que o turismo gastronômico vem ganhando forças pelo país todo! Uma coisa é provar um prato típico de outro lugar na sua terra natal. Outra é experimentar um prato típico em seu local de origem! É uma viagem totalmente diferenciada! 

E se por aqui nosso negócio é te levar por passeios virtuais espalhados pelo Brasil, e te despertar ainda mais vontade de cair na estrada, porque não falarmos também sobre turismo gastronômico, né? Assim você já chega no seu próximo destino sabendo o que experimentar.

Então, já fique a vontade para começar a planejar o destino perfeito e confira essas dicas de viagem que separamos especialmente para você!

Arroz Carreteiro, Acarajé, Tacacá… Dá água na boca só de pensar! De Salvador a Belém e de Florianópolis a Manaus, construir uma memória afetiva através de um sabor novo é delicioso!

Ficou curioso para entender melhor sobre viagem gastronômica?! Então explore:

E o que é uma viagem gastronômica?
Razões para você investir nessa jornada
Não perca a oportunidade de viajar e se deliciar com todos estes pratos típicos:
Feijoada no Rio de Janeiro
Arroz Carreteiro no Rio Grande do Sul
Acarajé na Bahia
Baião de Dois no Ceará
Tacacá no Pará
Arroz com Pequi em Goiás
Pato no Tucupi no Amazonas
Curtiu essa ideia? Então embarque com a Clickbus nesta viagem gastronômica!

E o que é uma viagem gastronômica?

Mulher de costas em um mirante com a cidade do Rio de Janeiro ao fundo

Fazer uma viagem gastronômica significa ter a oportunidade de explorar um destino de uma maneira diferente: através do seu paladar!

Se deslocar a um destino diferente para experimentar uma cultura gastronômica pode revolucionar sua viagem, fazendo você desbravar ainda mais cada canto desse novo local.

O que acha de marcar uma viagem e dar um giro pelo nosso Brasil para embarcar numa deliciosa aventura de sabores?! Todos sabemos que nosso país tem uma cultura gastronômica vasta e aquele tempero brasileiro singular e inconfundível!

Mas antes de poder desfrutar de um novo sabor no seu destino escolhido, fazer uma viagem exige fazer um lanchinho, né? Então, que tal olhar essas dicas do que você pode levar de lanche para fazer durante o caminho?!

Razões para você investir nessa jornada

Misturar uma viagem com as experiências gastronômicas novas que determinado local pode te oferecer é transformador!

A gastronomia e seu paladar podem ajudar você a entender melhor sobre a história de um lugar.

Uma comida típica pode abrir sua mente para perceber tradições, cultura e o meio ambiente do destino visitado.

Um sabor marcante tem o poder de fazer você criar uma memória afetiva do lugar que você está visitando. Imagina só pode dizer: “Esse gostinho me lembra aquela orla da praia de Copacabana que visitei quando fomos nas praias do Rio de Janeiro um tempinho atrás!” ou então “Esse cheiro já me recorda daquela vez que passei o verão na Bahia!”. Um máximo, não é?

A alimentação também pode fazer parte da sua viagem de um jeito que você nem imaginava!

Que tal aproveitar para escolher um destino de viagem para suas férias?!

E por falar nisso, você já decidiu como vai viajar quando chegar a hora? Porque se o seu plano for viajar com economia, viajar de ônibus pode ser uma excelente opção. Além do ônibus chegar em lugares onde o avião não chega, ainda sobra uma graninha pra aproveitar ainda mais sabores típicos. 

Não perca a oportunidade de viajar e se deliciar com todos estes pratos típicos:

Já deu pra perceber que fazer uma viagem gastronômica vale super a pena, né? Então que tal ver um pouco mais dos principais pratos típicos dos mais diversos lugares do Brasil?

Bora?!

Feijoada no Rio de Janeiro

Mesa disposta com várias panelas de ferro, recheadas de feijoada, arroz, laranja e outros acompanhamentos

Se existe um prato mais brasieliro, eu desconheço! A feijoada, ou feijuca para os íntimos, é um dos pratos típicos brasileiros mais populares do mundo. 

A feijoada que conhecemos carrega a famosa mitologia de que foi criada nas senzalas com restos de carne que os senhores de engenho não consumiam. 

De acordo com o historiador e sociólogo Câmara Cascudo, tal hipótese é absurda. A feijoada é um prato de técnica europeia, similar aos vários tipos de cozidos de determinados países. A feijoada que conhecemos surgiu em restaurantes cariocas no final do século XIX, já que o que era consumido dentro das senzalas era basicamente farinha com feijão, sem carnes.

Feita tradicionalmente com o feijão preto, mais conhecido como feijão carioca, carne seca e várias partes da carne de porco, a feijoada tornou-se um símbolo da culinária brasileira.

E como dizia Chico Buarque:

Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão
E vamos botar água no feijão!

Deu água na boca, né? Não perca tempo e programe uma viagem à Cidade Maravilhosa, e aproveite pra conferir essas passagens de ônibus para o Rio de Janeiro!

Arroz Carreteiro no Rio Grande do Sul

Tijela de cerâmica com arroz carreteiro e uma colher de madeira ao lado

Nobre cardápio crioulo das primitivas jornadas,
Nascido nas carreteadas do Rio Grande abarbarado,
Por certo nisso inspirado, o xiru velho campeiro
Te batizou de “Carreteiro”, meu velho arroz com guisado.
Não tem mistério o feitio dessa iguaria bagual,
É xarque – arroz – graxa – sal
É água pura em quantidade.
Meta fogo de verdade na panela cascurrenta.
Alho – cebola ou pimenta, isso conforme a vontade

Como já dizia o poeta gaúcho Jaime Caetano Braun, é tudo simples!

Não tem como escolher o Rio Grande do Sul como seu destino e não ter vontade de provar o famosíssimo Arroz Carreteiro! Aliás, fique a vontade para checar essas passagens promocionais para Porto Alegre!

Não tem como começar a falar desse delicioso prato típico gaúcho sem ao menos explicar o que é carreteiro, não é?

Carreteiros são basicamente os caminhoneiros e motoristas de carretas que fazem transporte de encomendas. O termo era mais utilizado antigamente.

O Arroz Carreteiro foi inventado por eles, claro!

Esse prato típico do RS foi criado nos pampas pelos próprios carreteiros, que precisavam de receitas com ingredientes não perecíveis, já que ficavam longos períodos nas estradas.

Atualmente, no Rio Grande do Sul, é comum preparar o Arroz Carreteiro nas segundas-feiras, com as sobras do churrasco de domingo.

Já sobe aquele cheirinho de comidinha caseira, né? Que delícia!

Acarajé na Bahia

Três acarajés enfeitados com pequenas pimentas de cheiro, sobre uma tijela de cerâmica

A palavra “acarajé” vem da cultura Africana Ocidental, dos iorubás, e significa “bola de fogo”. Dá para imaginar que a receita é super apimentada, não é?! Mas não adianta…falar da Bahia é falar de um dos sabores mais deliciosos e importantes para a nossa cultura afro-brasileira. 

A receita dessa delícia nordestina chegou ao Brasil vinda do Golfo do Benim, na África Ocidental, ainda na época da escravidão. Antes disso, os árabes que levaram a ideia da receita até a África durante suas incursões durante os seculos VII e XIX. E digo “ideia” porque o Acarajé originou-se do Falafel arabe, o bolinho frito de grão de bico.

Na África, a receita mudou para ter o feijão fradinho como a iguaria principal.

Para muitos, a receita de um Acarajé raiz é sagrada. Por isso, não poderia ser modificada ou preparada por alguém que não seja as filhas-de-santo.

Se estiver na Bahia e perguntar “Quer o Acarajé quente ou frio?” cuidado! O quente significa extremamente apimentado nesse caso!

Aliás, uma viagem para Salvador cai super bem para as próximas férias, não é? Então confira as melhores dicas para aproveitar sua viagem para a Bahia!

Na sua gamela
Tem molho e cheiroso
Pimenta da costa
Tem acarajé

Ninguém melhor do que a baiana Gal Costa para descrever essa delícia, não é? Ela mesmo dizia que todo mundo gosta de acarajé!

Baião de Dois no Ceará

Panela de ferro com baião de dois e um pequeno pote de pimenta no canto

O Baião de Dois, prato típico do Ceará, é uma comida com sua base feita de arroz e um feijão mais sequinho. A receita original ainda leva queijo coalho e muita carne seca!

Quer saber como esse tesouro gastronômico cearense surgiu? Se acunhe aqui!

Esse clássico nordestino faz parte da cultura gastronômica do nosso país. Sua origem remonta a vida simples que o sertão nordestino precisava levar, onde sua alimentação era composta por ingredientes básicos que forneciam energia para dias intensos de trabalho.

Comer um prato de Baião de Dois no Ceará é se deliciar nessa cultura singular e importantíssima para nosso Brasil. 

Já está aperreado para começar sua programação de viagem até esse estado incrível, não é? A gente te ajuda! Olhe só essas passagens promocionais para Fortaleza, capital cearense. Divirta-se!

De noite um bom baião de dois
Pra que deixar pra depois…

Ah! E antes de preparar suas malas, aqui tem um super conteúdo exclusivo sobre Fortaleza, pra você aproveitar alguns pontos turísticos enquanto experimenta o baião e outros pratos icônicos.

Tacacá no Pará

Tijela de ferro com tacacá, decorado com camarões

Eu vou tomar um tacacá
Dançar, curtir, ficar de boa
Pois quando chego no Pará
Me sinto bem, o tempo voa

Eu sei que você leu o título e já pensou na música da nossa eterna Joelma! Nem tem como não lembrar do hit!

Sendo um caldo de origem indigena, o Tacacá se transformou em símbolo da cultura do estado do Pará, apesar de ser típico da região amazônica.

Terra de Fafá de Belém, Milton Cunha e Billy Blanco, o Pará é um estado riquíssimo em cultura, arte, música, natureza e claro, gastronomia!

O caldo é composto de  tucupi (molho extraído da mandioca), alho, chicória, jambu e camarões, entre outros ingredientes.

Eu sei que você quer dar uma olhadinha nessas passagens de ônibus e viajar até o Pará para descobrir que caldo delicioso é esse que a Joelma tanto fala, não?

Arroz com Pequi em Goiás

Prato de arroz com pequi em uma mesa enfeitada com outras frutas típicas

Tendo uma relação com toda a cultura gastronômica de Goiás, o Arroz com Pequi é uma junção de práticas culinárias estrangeiras. Inclusive, o pequi é um fruto símbolo da força do povo e das características do cerrado. Por isso, quando estiver por lá, pode se preparar pra experimentar muita coisa boa feita com ele. Além do arroz, doces e galinhadas são preparados com muito pequi!

Ela é um pequi aqui, aqui de Goiás

Não é só o funk que anda bombando em terras goianas! O Arroz com Pequi é um prato típico que vale a pena experimentar quando você visitar Goiás.

Feito com a fruta brasileiríssima, esse arroz junta cebola, alho e cheiro verde com o tempero singular da cozinha do cerrado.

Parece uma delícia, né?

E claro, aqui você também confere um guia de Goiânia pra temperar o seu passeio, caso decida começar o rolê pela capital. 

Pato no Tucupi no Amazonas

Prato de cerâmica com uma coxa de pato cozida em um caldo de tucupi

Que o Amazonas possui uma beleza natural deslumbrante você já sabe, não é? E não só pela capital, pelo poderoso rio ou pela nossa maravilhosa floresta tropical.

Você sabia também que a gastronomia amazonense é de tirar suspiros?!

O prato mais típico do estado é o Pato no Tucupi. Feito com a carne de pato selvagem e banhado com o caldo de tucupi, extraído da raiz da mandioca brava, o prato promete um tempero avassalador. Tendo o jambu adicionado posteriormente, o Pato no Tucupi é geralmente acompanhado de arroz branco e farinha d’água de mandioca.

A curiosidade bateu, não é? Já aproveita e veja algumas passagens promocionais para Manaus, capital do Amazonas!

Vou ser livre
Como livre vai correndo o Amazonas
Na canoa deslizando em suas ondas
Vou seguir o seu caminho para o mar…

Curtiu essa ideia? Então embarque com a Clickbus nesta viagem gastronômica!

Fazer uma viagem gastronômica é uma experiência singular que você pode aproveitar não somente de corpo e alma, mas também com seu paladar!

A ClickBus pode te ajudar a construir esse tipo de memória afetiva, e antes de planejar seus passeios pelo país, volte mais vezes aqui no Tô de Passagem! Nossos guias estão sempre cheios de dicas fresquinhas.

Escolha o melhor destino para você aproveitar a tradição culinária de um local!

Tenha uma boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem