Desde o mês de março de 2020, o turismo mundial passou a sofrer impactos expressivos diante da chegada da Covid-19. No Brasil, os reflexos da pandemia estão sendo sentidos em todas as esferas da sociedade e intensas quedas no setor turístico são contabilizadas a cada mês desde então.
De acordo com dados recentes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as atividades do segmento turístico somam um prejuízo de R$312,6 bilhões desde o início da pandemia. O setor chegou ao mês de março de 2021 operando somente com cerca de 45% da sua capacidade mensal em termos de geração de receitas.
Turismo regional
Ainda em 2020 uma nova tendência foi acompanhada no turismo brasileiro: o aumento na procura de viagens regionais. Com as medidas gerais de segurança sanitárias indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotadas pelos estados como forma de proteção, muitos brasileiros passaram a se sentir mais confortáveis em visitar municípios vizinhos, cidades mais próximas de casa ou até locais mais afastados, com menor quantidade de pessoas.
Conforme um estudo realizado pela ClickBus, em janeiro, a busca por cidades do interior cresceu 13,23% em 2020, quando comparado a 2019, revelando uma nova prioridade por destinos mais tranquilos para garantir a segurança da família.
Retomada do turismo nacional
Todo setor aguarda com grande expectativa a retomada do turismo no Brasil. Com o avanço do programa de vacinação nacional e a queda nas contaminações pelo novo coronavírus, a tendência é que as viagens voltem a fazer parte do dia a dia dos brasileiros que estão há um ano dentro de casa.
Entre os destinos que prometem ser tendência na retomada turística nacional, estão Fortaleza (CE), Teresina (PI) e Recife (PE). Confira o ranking completo, conforme levantamento da ClickBus:
- Fortaleza, CE;
- Teresina, PI;
- São José dos Campos, SP;
- Recife, PE;
- Porto Alegre, RS;
- São Paulo, SP;
- Santos, SP;
- Maceió, AL;
- Rio de Janeiro, RJ;
- Juiz de Fora, MG;
Sem dúvidas, a intenção de grande parte dos brasileiros é voltar a visitar as belezas da região nordeste. Na sequência também se destacam as capitais e região litorânea do sudeste. No entanto, ainda é preciso evidenciar que o pós-pandemia também revela um público que voltará para as capitais a trabalho, e retomarão as viagens a lazer.
E você, quais são suas expectativas para a retomada turística nacional? Já se decidiu para qual destino deseja ir assim que a pandemia acabar? Conte pra gente!
Veja também no Tô de Passagem:
Como Planejar A Sua Viagem Após A Quarentena
15 Dicas De Como Juntar Dinheiro Para Viajar
5 Cuidados Na Praia Em Tempos De Pandemia
Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?