15 Dicas de como juntar dinheiro para viajar e conhecer o destino dos seus sonhos! 

Muitas vezes, a vontade de conhecer outros destinos é grande. Contudo, há um desafio que precisa ser enfrentado pelos viajantes antes que eles coloquem o pé na estrada: como juntar dinheiro para viajar? 

Caso se identifique com esse questionamento, as próximas linhas deste texto foram escritas especialmente para você, pois a seguir compartilhamos 15 dicas para juntar dinheiro para viajar! 

Escolha o destino e se planeje 

Primeiramente, defina o lugar para onde deseja viajar. Apenas dessa forma poderá mapear os gastos e chegar a um valor aproximado do valor total que irá investir nesse sonho. 

Além do destino, é imprescindível planejar quantos dias e quando fará a viagem. Inclusive, porque o período faz toda a diferença nos gastos com estadia e passagem, já que em altas temporadas eles ficam mais salgados e em baixas, mais acessíveis.

Os passeios, locomoção e quantas pessoas vão também são fatores que influenciam nos gastos da viagem e devem estar dentro do planejamento.  

Quanto maior a riqueza de detalhes sobre a viagem e o que fará durante ela, mais assertivo será o seu cálculo referente ao valor gasto integralmente. Isso ajuda muito na hora de entender quanto e como juntar dinheiro para viajar

Corte as despesas desnecessárias

Dica para economizar: Cortar as despesas desnecessárias

Alguns exemplos de gastos que podem ser desnecessários para você são: pedir comida, trocar de celular, usar exageradamente o carro ou Uber, compras pela internet, entre outros.

Portanto, pense duas vezes antes de gastar com tais atividades! Algumas perguntas que podem dizer se essas despesas são ou não fundamentais: você realmente usa isso (exemplo: canais por assinatura)? É recorrente? Só você usa isso ou outras pessoas também? 

Tenha controle sobre seus gastos 

Bom, para economizar, primeiramente, é necessário saber exatamente quanto e com o que se gasta. Por isso, anote todas as suas compras, independentemente do tamanho e do tipo (dinheiro ou cartão de crédito) em uma planilha. 

Ou administre suas finanças por meio de um aplicativo – essa dica facilita muito, tendo em vista que, geralmente, você sempre está com o celular em mãos. Que tal experimentar uma dessas opções de apps: Mobills, GuiaBolso ou Organizze Finanças? 

Poupança exclusiva para viagens

Poupança exclusiva para viagens

Ao combinar o controle de gastos com um destino certo para as economias que deverão ser gastas com a viagem, você, decerto, ficará mais perto de colocar o pé na estrada! Ou seja, a poupança exclusiva contribui para você aprender como conseguir juntar dinheiro para viajar, visto que o valor reunido nela não será gasto com mais nada!  

Fixe um valor de gastos mensais

Se em um mês você gasta R$ 2.000 e no outro R$ 4.000 fica difícil saber até o mínimo que você consegue gastar por mês e, principalmente, economizar. Portanto, liste as suas contas e gastos irredutíveis, bem como fixos, como por exemplo: aluguel, estudos, mercado, entre outros. 

Então, veja quanto sobraria do seu salário para definir o valor possível para economizar mensalmente. 

Mude alguns hábitos 

Aproveite a dica acima para refletir sobre seus hábitos, identificando aqueles que são benéficos e necessários e os que podem ser alterados, como: ao invés de ir para o trabalho de carro, tentar fazer o trajeto de bicicleta, ou começar a cozinhar suas marmitas para não precisar comer em restaurantes todos os dias. Legal, não é?  

Faça você mesmo e descubra novas habilidades

Faça você mesmo e descubra novas habilidades

Além das marmitas, você também pode fazer outras coisas para economizar. Exemplo disso são os presentes, que podem ser feitos a partir de técnicas artesanais, ou roupas novas com a aplicação de dicas de vídeo nas roupas antigas e assim por diante. Assim, você também pode descobrir novas habilidades! 

A beleza da renda extra 

Uma graninha a mais sempre ajuda a você alcançar mais rápido os seus objetivos. Por isso, esteja disponível para fazer freelas, seja na sua área de trabalho, seja fora, em atividades mais operacionais. 

Mais uma alternativa é vender peças de roupa, enfeites, acessórios e até o que você aprendeu a fazer, a exemplo de marmitas e artesanato a fim de ganhar mais um dinheirinho. 

Elimine as dívidas 

Está pagando uma compra em parcelas ou está com o nome no Serasa? Então, chegou a hora de extinguir essas dívidas e começar do zero! Assim, pode ter certeza do quanto gasta por mês, sem se endividar novamente. 

Evite usar o popular, mas nem sempre tão bom cartão de crédito

Dica para juntar dinheiro: Evite usar cartão de crédito

Os cartões de crédito podem acabar atrapalhando as dicas de como juntar dinheiro para viajar. Isso porque os pagamentos sempre vão ficando para o próximo mês, além de ter potencial para se transformar em uma bola de neve, prejudicando as economias. 

Pense duas vezes antes de comprar algo 

Assim como a avaliação sobre as despesas, a análise antes de comprar algo é parte importante das dicas de como conseguir juntar dinheiro para viajar. 

Para ter certeza ou descartar uma compra, faça as seguintes perguntas a si mesmo: você pode pagar à vista? Precisa comprar esse produto imediatamente ou dá para esperar? Qual é a situação das suas finanças atualmente? O que é mais importante: esse produto ou a sua viagem? 

Ao invés de ir ao bar ou cinema, opte pelo Netflix

Um dos maiores desafios na hora de economizar é abrir mão do lazer fora de casa! Por isso, é extremamente importante organizar seu mês, selecionando os finais de semana que serão usados para sair e os que serão aproveitados em casa, de modo que seja possível guardar um valor! Afinal, sem dúvida, valerá a pena! 

Chame outras pessoas para viajar e se ajudem a alcançar esse objetivo 

Dica para economizar: Viajar em Grupo

Essa dica vale, principalmente, para quem irá viajar com a família, com o namorado(a) ou companheiro(a) ou com os amigos, pois dessa forma todos podem se ajudar na hora de economizar, sendo mais fácil não fazer concessões. 

Determine um prazo para economizar o valor integral para viagem 

Com um prazo definido, você consegue planejar de forma mais palpável as metas financeiras mensais e as chances de procrastinar diminuem! Vamos nessa! 

Viaje de ônibus! 

Por fim, mas não menos importante, uma dica que pode ser essencial até no caso de quem quer saber o caminho de como juntar dinheiro para viajar, é optar pelo ônibus para se locomover até o destino ou entre os destinos! 

Essa opção se torna ainda mais vantajosa quando se trata da ClickBus. Afinal, acompanhando as redes sociais da empresa você pode ter acesso a promoções e cupons especiais na compra de determinadas passagens. 

Alguns exemplos dessas ações que certamente serão úteis para sua economia são: o cupom 30% OFF nas passagens para ir do Rio de Janeiro a Belo Horizonte e vice-versa, bem como de Curitiba a Campinas, além de rotas com até 60% de desconto, a exemplo de Fortaleza para Natal, Porto Alegre para Florianópolis, entre outros trajetos. 

Com essas 15 dicas de como juntar dinheiro para viajar temos certeza de que você irá até o fim, chegando ao seu destino dos sonhos muito mais rápido! E nós vamos adorar participar desse trajeto, então partiu! 

Veja também no Tô de Passagem:

Com Quantos Anos Pode Viajar Sozinho? Veja A Idade Ideal!
Mochilão: O Que É E Como Fazer O Seu!
Como Planejar Uma Viagem Inesquecível!
Praias De Ubatuba: Monte O Seu Roteiro Com As Melhores Praias
Conheça Os 12 Melhores Lugares Baratos Para Viajar No Brasil

Escrever um comentário