logo-to-de-passagem

10 destinos com maior chance de retomada do turismo no Brasil

setastdp

Desde o mês de março de 2020, o turismo mundial passou a sofrer impactos expressivos diante da chegada da Covid-19. No Brasil, os reflexos da pandemia estão sendo sentidos em todas as esferas da sociedade e intensas quedas no setor turístico são contabilizadas a cada mês desde então.

De acordo com dados recentes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as atividades do segmento turístico somam um prejuízo de R$312,6 bilhões desde o início da pandemia. O setor chegou ao mês de março de 2021 operando somente com cerca de 45% da sua capacidade mensal em termos de geração de receitas.

Turismo regional

Ainda em 2020 uma nova tendência foi acompanhada no turismo brasileiro: o aumento na procura de viagens regionais. Com as medidas gerais de segurança sanitárias indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotadas pelos estados como forma de proteção, muitos brasileiros passaram a se sentir mais confortáveis em visitar municípios vizinhos, cidades mais próximas de casa ou até locais mais afastados, com menor quantidade de pessoas. 

Conforme um estudo realizado pela ClickBus, em janeiro, a busca por cidades do interior cresceu 13,23% em 2020, quando comparado a 2019, revelando uma nova prioridade por destinos mais tranquilos para garantir a segurança da família. 

Retomada do turismo nacional

Retomada do turismo nacional

Todo setor aguarda com grande expectativa a retomada do turismo no Brasil. Com o avanço do programa de vacinação nacional e a queda nas contaminações pelo novo coronavírus, a tendência é que as viagens voltem a fazer parte do dia a dia dos brasileiros que estão há um ano dentro de casa.

Entre os destinos que prometem ser tendência na retomada turística nacional, estão Fortaleza (CE), Teresina (PI) e Recife (PE). Confira o ranking completo, conforme levantamento da ClickBus:

  • Fortaleza, CE;
  • Teresina, PI;
  • São José dos Campos, SP;
  • Recife, PE;
  • Porto Alegre, RS;
  • São Paulo, SP;
  • Santos, SP;
  • Maceió, AL;
  • Rio de Janeiro, RJ;
  • Juiz de Fora, MG;

Sem dúvidas, a intenção de grande parte dos brasileiros é voltar a visitar as belezas da região nordeste. Na sequência também se destacam as capitais e região litorânea do sudeste. No entanto, ainda é preciso evidenciar que o pós-pandemia também revela um público que voltará para as capitais a trabalho, e retomarão as viagens a lazer. 

E você, quais são suas expectativas para a retomada turística nacional? Já se decidiu para qual destino deseja ir assim que a pandemia acabar? Conte pra gente!

Veja também no Tô de Passagem:

Como Planejar A Sua Viagem Após A Quarentena
15 Dicas De Como Juntar Dinheiro Para Viajar
5 Cuidados Na Praia Em Tempos De Pandemia
Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem