Que tal passar um tempo na cidade que tem o melhor índice de bem-estar urbano entre as capitais do país? É assim que a gente te dá as boas-vindas a Vitória, ES.
Além dessa, a capital capixaba tem várias outras posições de destaque em rankings que provam como os vitorienses vivem bem. Até a ONU (Organização das Nações Unidas) já concedeu a Vitória o título de segunda melhor cidade para se morar no Brasil, acredita? Pois é, e um passeio rápido por esse lugar fascinante já é suficiente para entender por que ele é campeão em qualidade de vida.
Dona de um charme único, Vitória é uma metrópole moderna com mais de 470 anos de história que consegue unir a agitação de um centro urbano com a atmosfera acolhedora do interior. Tudo isso ainda está rodeado por alguns dos cenários praianos mais encantadores do Sudeste. Se você já achou essa descrição convincente, espera só até a gente te mostrar os melhores pontos turísticos de Vitória!
Aqui, vamos te levar para conhecer a história dessa capital incrível, compartilhar as melhores sugestões sobre o que fazer em Vitória e passar algumas dicas de ouro que podem te ajudar a aproveitar sua estadia.
Continua lendo para descobrir:
Raízes e evolução: conheça a história de Vitória, ES
Melhor época para visitar Vitória, ES
Teatro Carlos Gomes: cultura e entretenimento no coração de Vitória
Ilha das Caieiras: uma jornada à cultura e gastronomia local
Convento da Penha: santuário e vista panorâmica inesquecível
Curva da Jurema: onde a natureza e a diversão se encontram
Os pontos turísticos de Vitória são inesquecíveis, assim como a sua próxima viagem!
Raízes e evolução: conheça a história de Vitória, ES
A história de Vitória começou a ser registrada logo no início da colonização do Brasil, com a chegada dos navegantes portugueses.
Mas antes disso, a região já era lar de muita gente: os primeiros vitorienses eram os indígenas goitacás, aimorés e tupiniquins, que disputavam entre si pelas terras do litoral capixaba. E assim que os europeus descobriram o potencial daquela área tão rica em recursos naturais, eles entraram na briga também. Afinal, todo mundo queria um pedacinho do paraíso.
Quando o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias, a capitania do Espírito Santo foi cedida ao português Vasco Fernandes Coutinho, que inicialmente havia estabelecido a cidade de Vila Velha como capital. Mas as invasões de franceses, holandeses e indígenas eram tão frequentes que Coutinho achou melhor transferir o centro administrativo da capitania para a Ilha de Santo Antônio. Assim nascia a Vila de Vitória.
O povoado foi crescendo primeiro nas áreas de altitude elevada, já que a capital continuava sendo alvo de ataques mesmo isolada do continente. É por causa dessa estrutura de construção que você vai encontrar tantas ruas estreitas quando estiver caminhando pelo Centro Histórico de Vitória. Em 1823, a vila passou a ser considerada um município autônomo, mas precisava de mais espaço para se desenvolver.
Como o isolamento geográfico estava começando a atrapalhar o processo de urbanização e modernização de Vitória, foram criadas áreas de aterro que expandiam as partes baixas da ilha. Em 1941, vieram o primeiro cais da cidade e a ponte que fazia a conexão com o continente. A partir daí, Vitória cresceu de maneira cada vez mais acelerada – como segue fazendo até hoje –.
Embora seja menos conhecida do que outras metrópoles do Sudeste, como Rio de Janeiro e São Paulo, Vitória recebe um grande número de visitantes todos os anos, acumulando elogios às suas lindas paisagens e à diversidade eclética dos atrativos turísticos. Tem rolê para todo mundo!
Onde fica Vitória?
A essa altura, você já deve estar morrendo de curiosidade para descobrir onde fica Vitória.
E a gente explica: ela está situada no meio do litoral capixaba, entre as águas do Oceano Atlântico e do Rio Santa Maria. A maior parte da cidade – incluindo seu centro administrativo – fica na Ilha de Vitória, ligada ao continente por um sofisticado conjunto de pontes. Essa é, aliás, uma das três únicas ilhas capitais do Brasil (junto com Florianópolis e São Luís).
Matriz de uma região metropolitana habitada por 2 milhões de pessoas, Vitória é a quarta cidade mais populosa do estado. Ela só perde para os três municípios com os quais divide as fronteiras: Serra, Vila Velha e Cariacica. Se puder, aproveite sua estadia para conhecer esses destinos também – são todos fantásticos e ótimos de desbravar em passeios rápidos, do tipo bate e volta –.
Como chegar em Vitória
Apesar de estar situada em uma ilha, Vitória não é uma cidade difícil de se acessar.
Muitos visitantes escolhem chegar por meio do Aeroporto Eurico Salles de Aguiar (VIX), que recebe voos domésticos variados e fica a 12 quilômetros do Centro. Mas essa não é uma opção acessível para todo mundo – frequentemente, as passagens aéreas para a capital capixaba podem ter valores um pouco salgados –.
Por isso, os viajantes que priorizam a economia geralmente preferem viajar de ônibus para Vitória. Essa costuma ser a alternativa mais prática para quem deseja se deslocar sem apertar o orçamento e sem as preocupações envolvidas no aluguel de um veículo. Para te ajudar a ter uma noção das distâncias, listamos abaixo os tempos de estrada até Vitória saindo de algumas outras cidades famosas:
Rio de Janeiro: 8h
Belo Horizonte: 8h
Juiz de Fora: 10h30
São Paulo: 14h10
São vários os tipos de ônibus que circulam pela região: você pode escolher os assentos ideais para o seu trajeto, o que garante o conforto até durante as viagens longas. O ônibus para Vitória vai te deixar no Terminal Rodoviário Carlos Alberto Vivácqua Campos, que recebe rotas de empresas como Águia Branca, Kaissara, Rio Doce e União. O endereço é
Avenida Alexandre Buaiz, nº 350, Ilha do Príncipe.
Agora que você já não precisa se preocupar com o transporte, que tal conferir algumas passagens de ônibus para Vitória?
Clima de Vitória
Com muitos dias de calor e sol, Vitória é uma cidade que permanece deslumbrante em todas as estações.
A média de temperatura anual é de 25ºC, e podemos dizer que o clima em Vitória é relativamente estável – os termômetros dificilmente marcam menos de 18ºC ou mais de 30ºC na cidade –. A temporada mais quente vai de dezembro a março, enquanto os meses mais frios são junho, julho, agosto e setembro.
Mas e as chuvas? Bem, em Vitória, elas caem principalmente no período entre outubro e março. De maio a setembro, por outro lado, a cidade enfrenta momentos de seca que acompanham as temperaturas mais amenas.
Melhor época para visitar Vitória, ES
Se você ainda está na dúvida em relação à melhor época para visitar Vitória, a notícia é boa: na verdade, é possível curtir boas programações na cidade em qualquer momento do ano.
Entretanto, se você deseja visitar a maioria dos melhores pontos turísticos de Vitória, o nosso conselho é fugir dos meses de chuva mais intensa. Assim, você consegue fazer todos os passeios ao ar livre que vamos te mostrar sem ficar refém do guarda-chuva. Para aproveitar sua estadia ao máximo, nossa sugestão é evitar os meses de novembro e dezembro.
O que fazer em Vitória?
Agora que você já tem todas as informações essenciais para planejar a sua viagem, é hora de descobrir por que Vitória é uma campeã nacional quando o assunto é qualidade de vida.
Quando tiver a chance de caminhar pelas encantadoras ruas da cidade, você vai perceber que as antigas construções guardam oportunidades incríveis para quem se interessa por turismo cultural. Além disso, as praias de Vitória se unem com os parques e as praias em um espetáculo paisagístico deslumbrante, como vamos te mostrar abaixo.
Vem com a gente desbravar alguns dos mais famosos pontos turísticos de Vitória!
Teatro Carlos Gomes: cultura e entretenimento no coração de Vitória
Nossa tour pelos pontos turísticos de Vitória começa por um dos mais belos teatros do Brasil o Teatro Carlos Gomes.
Erguido em 1927, ele chama a atenção de todo mundo que passa pelo Centro Histórico de Vitória com a sofisticação de sua fachada. Além de ter uma beleza arquitetônica única, o prédio já foi palco de muitas exibições que marcaram para sempre a vida cultural da cidade, como a peça “Liberdade Liberdade”, em 1969. Depois de apreciar os ricos detalhes da construção, aproveite para conferir a agenda – pode ser a sua chance de assistir a um espetáculo nesse espaço tão simbólico –.
O Teatro Carlos Gomes fica na Praça Costa Pereira, outro atrativo que merece uma visita atenciosa.
Parque Pedra da Cebola
O Parque Pedra da Cebola é um importante cartão-postal de Vitória e um ótimo lugar para passeios em família.
São mais de 100 mil metros quadrados de área verde com uma diversidade encantadora de flora nativa: tem trechos de Mata Atlântica, restinga e vegetação rupestre, além de lagos e um jardim oriental. Para os pequenos, a diversão é garantida nos playgrounds. O nome do parque é uma homenagem a um de seus atrativos mais interessantes, a peculiar Pedra da Cebola. O mais incrível é que essa formação rochosa milenar se parece mesmo com uma cebola gigantesca!
Para quem pretende viajar com crianças, o Parque Pedra da Cebola é uma parada obrigatória. O endereço é Rua Ana Vieira Mafra, s/nº, Mata da Praia.
Parque Moscoso
O Parque Moscoso é outro ponto turístico de Vitória que precisa estar no seu itinerário de visita ao Centro Histórico.
Afinal, estamos falando do parque mais antigo da cidade, inaugurado em 1912. Até hoje, ele está entre os espaços de lazer favoritos dos vitorienses: sua atmosfera tranquila é um respiro em meio à agitação urbana da capital. O paisagismo encantador inclui um grande lago com duas ilhas e muitos peixinhos, além da famosa concha acústica. É lá que ocorrem muitos dos eventos culturais gratuitos de Vitória, como shows musicais e apresentações de dança. Caso você planeje passar o fim de ano na cidade, não deixe de prestigiar a linda decoração de Natal que enche o Parque Moscoso de luzes e cores.
Para conferir, vá até a Avenida Cleto Nunes.
Palácio Anchieta
Dono de uma bagagem histórica de peso, o Palácio Anchieta já serviu a muitos propósitos.
Ele começou a ser construído em 1551, consagrando-se como um dos prédios mais antigos do estado. Inicialmente, o palácio abrigava a Igreja de São Tiago e um grande colégio. Hoje, após inúmeras reconstruções, essa obra de arte a céu aberto funciona como sede do Governo do Estado e tem um acervo museológico espetacular. A coleção exposta inclui obras de arte e relíquias arqueológicas que vão te levar em um passeio cativante pela longa história de Vitória. Nos fins de semana, até o Palácio do Governador fica aberto para visitação.
O Palácio Anchieta fica na Praça João Clímaco, s/nº.
Ilha das Caieiras: uma jornada à cultura e gastronomia local
Moqueca capixaba, prato típico do Espírito Santo. É uma espécie de ensopado de frutos do mar feito com peixes, mariscos e vegetais, servido em uma tradicional panela de barro.
Em Vitória, você terá a chance de descobrir os temperos da apaixonante culinária capixaba. Para fazer refeições memoráveis, vá até a Ilha das Caieiras.
Esse tesouro situado entre as águas do Rio Santa Maria guarda um polo gastronômico cheio de sabores marcantes. A ilha é conhecida justamente por abrigar muitos restaurantes tradicionais, que servem o melhor da comida típica caseira. Ao visitá-la, você vai entender por que os vitorienses têm tanto orgulho de pratos como a moqueca e a torta capixaba. Tem até um ditado: “moqueca só a capixaba, o resto é peixada”.
Se você gosta de comer bem, não se esqueça de reservar um momento só para um delicioso passeio na Ilha das Caieiras! É pra ir com fome, hein?
Praça dos Namorados
As várias praças de Vitória são parte da magia que torna as caminhadas pela cidade tão agradáveis.
Quem não gosta de curtir um passeio à beira-mar com direito a muitos espaços arborizados e infraestrutura de primeira? Essa é a proposta da Praça dos Namorados, o lugar perfeito para dar um rolê de bicicleta, aproveitar o calor do verão capixaba ou assistir ao pôr do sol. Situada em frente à Praia do Canto, a praça também recebe uma feirinha popular que acontece a partir das 18h nos finais de semana e reúne expositores de produtos artesanais. As barraquinhas de comida de rua, é claro, deixam o programa ainda mais delicioso.
Depois de conhecer a Praça dos Namorados, dê um pulinho na Praça dos Desejos e na Praça da Ciência, que ficam a menos de um quilômetro de distância e podem complementar seu passeio.
Convento da Penha
Nossa lista de dicas sobre o que fazer em Vitória precisava incluir o monumento mais famoso do Espírito Santo, o Convento da Penha.
Construído no topo de um penhasco, a 154 do chão, o convento faz parte de uma paisagem cinematográfica. Apesar de receber muitos visitantes todos os dias, ele fica especialmente agitado em abril – é quando ocorre a Festa da Penha, uma das maiores festividades religiosas do Brasil –. É um ponto turístico que esbanja beleza arquitetônica e proporciona vistas de tirar o fôlego. Você só precisa ter disposição para subir as escadarias!
O Convento da Penha fica em Vila Velha, município da Região Metropolitana de Vitória, a somente 10 quilômetros do centro da capital. Para chegar, você vai precisar atravessar a 3ª ponte, trajeto que pode ser feito com facilidade só com transporte público. Basta embarcar em qualquer ônibus que vá para o Terminal de Vila Velha e, de lá, pegar a linha 635 – Prainha.
Parque Botânico Vale
A diversão e a educação ambiental se conectam de uma maneira única no Parque Botânico da Vale.
Se você deseja desbravar a rica biodiversidade das terras capixabas, vai adorar essa reserva composta por 33 hectares de Mata Atlântica preservada. Ela serve como lar para mais de 140 espécies animais e vegetais que podem ser observados nas várias trilhas ecológicas disponíveis no parque. Tem também orquidário, playground infantil e até um jardim sensorial, que vai te proporcionar uma experiência capaz de mexer com todos os sentidos. Para se aprofundar na ciência por trás da riqueza natural de Vitória, não deixe de visitar também o Vagão do Conhecimento.
O Parque Botânico Vale fica na Avenida dos Expedicionários, s/nº, Jardim Camburi.
As belas praias de Vitória
Até aqui, já te apresentamos muitos atrativos sensacionais. Mas é claro que a gente não poderia terminar o roteiro sem falar das famosas praias de Vitória.
Em uma cidade cercada pelas águas, não faltam oportunidades de passar o dia com os pés na areia e o sol na pele. Não é à toa que a capital capixaba atrai tantos praieiros de carteirinha: os cenários tropicais espalhados por ela são mesmo cativantes. Quer uma prova? Então vem com a gente desbravar as melhores praias de Vitória. Só não esquece do protetor solar!
Praia Curva da Jurema: onde a natureza e diversão se encontram
A Curva da Jurema é, sem dúvidas, a mais badalada entre as praias de Vitória.
E não é de se surpreender, afinal, ela tem tudo que você pode querer em uma orla urbana. A longa faixa de areia é enfeitada por gramados e pela agradável sombra dos coqueirais. A infraestrutura robusta conta com barraquinhas e quiosques que oferecem mesas, cadeiras e guarda-sóis, além de servir uma enorme variedade de petiscos e bebidas. Se quiser ainda mais opções, é só passar no Shopping Vitória, que fica pertinho. Resumindo, a Curva da Jurema é a favorita dos turistas que desejam curtir o mar sem abrir mão do conforto.
Praia de Camburi
Para quem gosta de orlas animadas, a Praia de Camburi é uma ótima pedida.
O agito por lá é sempre garantido por causa da estrutura diferenciada do calçadão. Adorada principalmente pelos esportistas, a Praia de Camburi conta com uma ciclofaixa que divide espaço com gramados, canteiros e pistas de skate. Ao longo dos 6 quilômetros de orla, você também vai se deparar com bares e restaurantes excelentes, situados nos vários quiosques. Caminhe até as proximidades da Ponte de Camburi para conhecer o Píer de Iemanjá, que tem uma estátua da Rainha do Mar. Esse é o ponto em que o Rio Santa Maria se encontra com o oceano, formando um cenário arrebatador.
Praia do Canto
Situada entre os bairros nobres de Vitória, a Praia do Canto tem um tamanho discreto que é compensado pela beleza de sua paisagem.
A pequena faixa de areia é de uma tranquilidade impressionante e proporciona uma vista fantástica dos morros que cortam a cidade. Embora não seja apropriada para banho, a Praia do Canto tem um visual que vale a visita. Além disso, ela fica na região apelidada de Triângulo das Bermudas (área em torno da Rua João da Cruz), o maior point da vida noturna. Não faltam boas opções de bares e pubs, então se você estava se perguntando o que fazer em Vitória à noite, a dúvida acabou. É só dar um rolê nas imediações da Praia do Canto que a curtição é garantida!
Os pontos turísticos de Vitória no Espírito Santo são inesquecíveis, assim como a sua próxima viagem!
E aí, deu para entender por que Vitória é a dona do pódio quando o assunto é qualidade de vida?
De fato, é um privilégio morar em uma cidade onde a exuberância da natureza divide espaço com tesouros históricos seculares e áreas de lazer pensadas para abraçar todo mundo. Aliás, o grande charme de Vitória é justamente a diversidade quase infinita de atrativos: a capital capixaba é capaz de conquistar visitantes dos mais diversos perfis. A gente garante que você vai adorar também. Talvez a sua única dificuldade seja o momento de ir embora desse lugar sensacional – não é à toa que muitos turistas se tornam moradores de Vitória depois de algumas viagens –.
Se você curtiu o passeio de hoje, não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem. Nós sempre trazemos as melhores dicas de viagem, sugestões de roteiro e guias de destino, tudo com a mesma riqueza de informações deste post aqui. Cola na gente que as suas aventuras vão ficar cada vez mais inesquecíveis!
Boa viagem e até a próxima!