Férias em família, com amigos ou carreira solo, o destino não deixa a desejar com praias de águas cristalinas, piscinas naturais, passeios de buggy e jangada   

O que fazer em Porto de Galinhas

Está de malas prontas, mas ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Porto de Galinhas? Então, está no lugar certo. Aqui você encontra dicas do que fazer nessa praia nordestina, que fica no distrito de Ipojuca, em Pernambuco.

Primeiramente, é importante saber que Porto de Galinhas tem cerca de 18 quilômetros de litoral. Portanto, belíssimas e diversificadas praias não vão faltar na viagem. Além da praia da Vila de Porto de Galinhas, localizada na região central, tem outros tantos paraísos de norte a sul.

Ou seja, programe um roteiro para desfrutar de alguns dias mais tranquilos em algumas das praias. Vamos apresentá-las logo mais por aqui. Mas antes vamos para o que fazer dentro de um roteiro turístico em Porto de Galinhas. Preparado? Então, comece a anotar.

O que fazer em Porto de Galinhas de dia: Lugares para ir

  • Passeio pela cidade e as esculturas de galinhas coloridas

Além das praias e dos passeios que vamos apresentar logo mais, vale a pena andar pela cidade, por onde você encontrará várias esculturas de galinhas coloridas, obras de arte do artesão Gilberto Carcará. 

Ele, inclusive, tem um ateliê que pode ser uma boa opção de o que fazer com chuva em Porto de Galinhas, por exemplo. 

  • Feira de Artesanato

Localizada no centro de Porto de Galinhas, a Feira de Artesanato oferece opções de produtos regionais, com preços mais acessíveis do que as lojas. Aqui você encontra várias opções de souvenirs.

  • Museu da Tartaruga

Certamente, aqui você vai aprender mais sobre as tartarugas marinhas, o período de desova e o projeto de conservação. A visita pelo museu é guiada e o local é mantido pela ONG Ecoassociados, instituição que trabalha para a conservação destes animais. 

Lugares para ir em Porto de Galinhas à Noite

Lugares para ir em Porto de Galinhas à Noite

Primeiro, é importante viajar à cidade sem muitas expectativas de vida noturna badalada, porque as atrações por lá não se estendem pela madrugada. 

Mas isso não tira o encanto da cidade à noite. Andar no centrinho, ir à Feirinha de Artesanato e aproveitar para conhecer a culinária local são algumas das opções. Alguns bares, inclusive, possuem música ao vivo para animar a noite nordestina.

Quando se fala em vida noturna, é impossível deixar de lado duas opções da cidade: a Birosca da Cachaça e a Boate Lua Morena, que mudou de nome para Lua Caliente. 

  • Birosca da Cachaça

O bar é bastante concorrido aos finais de semana e frequentado por muitos jovens. Boa opção para beber bons drinks e dançar ao som de música ao vivo e DJ.

  • Boate Lua Morena

É uma casa de show caracterizada pelas bandas de forró e pelo ambiente arejado. Portanto, dá para curtir a música local e se divertir com shows ao vivo

Passeios para fazer em Porto de Galinhas 

  • Jangada às piscinas naturais

Se ainda não está no roteiro, vale a pena incluir o passeio de jangada às piscinas naturais. Elas saem da praia principal, a Vila de Porto de Galinhas, na Praça das Piscinas Naturais, e os horários variam conforme o movimento da maré, pois é importante que estejam baixas. O passeio costuma começar 2 horas antes do nível mínimo da maré. 

Por isso, se atente aos horários. Certamente, essa consulta poderá ser realizada na própria hospedagem, que costuma ter à disposição a tábua da maré. A duração do passeio gira em torno de duas horas no total. 

Aos que curtem mergulhar ou querem ter essa experiência pela primeira vez, há passeios de jangada para isso.

  • Buggy de ponta a ponta

Outro passeio indispensável é o de buggy, que te leva a conhecer as praias de ponta a ponta, do Muro Alto ao Pontal de Maracaípe. Ah, uma dica importante: o passeio não tem fortes emoções, como ocorre nas dunas de Natal, por exemplo. É um trajeto tranquilo, portanto, pode anotar no roteiro de o que fazer com crianças em Porto de galinhas.

Além do trajeto completo, também é possível negociar o passeio apenas para as praias do norte ou do sul. Uma informação importante é que, independente do roteiro escolhido, há alguns anos, não é mais permitido o trajeto pela areia da praia. 

Portanto, quase todo o passeio é realizado pela estrada, o que não tira o encanto das paisagens naturais e não compromete a visita às praias. 

  • Jangada pelo Rio Maracaípe
Dica de o que fazer em Porto de Galinhas- Passeio de Jangada pelo Rio Maracaípe

Por fim, quem se interessar em ver cavalos marinhos, tem a opção do passeio de jangada que saí da Praia de Maracaípe. Durante o passeio pelo rio, o jangadeiro captura cavalos-marinhos para que sejam apreciados pelos turistas e logo depois são devolvidos ao mangue. 

  • Bate e volta ao Cabo de Santo Agostinho

Quem for estender a viagem, ainda tem opções de conhecer municípios vizinhos. Como, por exemplo, a cidade de Cabo de Santo Agostinho, onde está localizada a Praia de Calhetas. 

Apesar de ser uma praia pequena, tem estrutura composta por barracas que servem comidas, além de restaurantes. Aos que gostam de esporte, há também a opção de praticar tirolesa no local. 

É possível fechar o passeio com agência de turismo, com roteiros que incluem, além das praias, alguns pontos históricos da cidade. 

  • Bate e volta a Maragogi

Também dá para esticar até Alagoas e conhecer Maragogi, considerado o caribe brasileiro. O trajeto de carro dura cerca de 1h30. Por lá, vale a pena fazer o passeio de lancha para conhecer as piscinas naturais e também praticar mergulho.  

Praias próximas de Porto de Galinhas

Dicas de praias próximas de Porto de Galinhas

Então, depois de conhecer as opções de passeios, que tal conhecer as praias? Elas são excelentes opções de o que fazer durante o dia em Porto de Galinhas. Basta escolher uma que corresponda ao seu gosto e estilo. Vamos lá? 

  • Praia da Vila de Porto de Galinhas

Localizada na região central, essa é a principal praia da cidade. Além de oferecer boa estrutura, com comércio local, restaurantes e barracas, o banho de mar está garantido, principalmente na maré baixa, quando as águas estão mais calmas. É daqui que saem as jangadas para conhecer as piscinas naturais. 

Apesar de ser uma praia mais cheia em comparação com outras, ainda é possível encontrar trechos mais tranquilos. É só caminhar para a direita ou à esquerda da Praça das Piscinas Naturais, áreas mais afastadas de onde ficam as jangadas dos passeios.  

  • Praia Muro Alto

Se estiver com crianças na viagem ou até mesmo estiver procurando por opções de praias menos lotadas, já pode anotar nas dicas do que fazer em Porto de Galinhas: visitar a praia Muro Alto! Ela é mais afastada da vila e a paisagem é incrível. 

A praia tem proteção de arrecifes, ou seja, já pode imaginar que show da natureza, né? Na maré baixa, fica parecida com uma lagoa. É nela que estão localizados alguns resorts e opções de práticas esportivas, como windsurf e stand up paddle. 

  • Praia do Cupe

Primeiramente, aqui é importante saber que se a intenção for banho de mar, é preciso ficar atento aos horários da maré. Na maré alta, as águas são revoltas, com fortes ondas, portanto, o banho não é recomendado, principalmente para crianças. 

No entanto, como a praia tem uma longa extensão, vai aí uma dica preciosa: caminhe até o Pontal do Cupe. Na maré baixa, piscinas naturais se formam por ali. 

  • Praia de Maracaípe

Considerada o paraíso dos surfistas, com mar aberto e formação de ondas, Maracaípe fica ao sul da praia da vila de Porto de Galinhas. É mais deserta e não tem estrutura, por exemplo, de barracas e restaurantes. 

Caminhando para o fim da praia, há o encontro do rio com o mar, na área chamada de Pontal de Maracaípe. É daqui que sai o passeio de jangada. 

Certamente, você vai amar o pôr do Sol na região, caracterizada pelos mangues e águas tranquilas.

  • Praia de Serrambi

Outra opção do que fazer em Porto de Galinhas com criança para anotar na listinha: Serrambi. É uma praia mais afastada da região central, a cerca de 18 quilômetros da praia principal, e excelente para o banho de mar. 

Além de águas cristalinas, o mar é calmo e há formação de piscinas naturais, onde é possível ver peixinhos. Não há estrutura de bares, no entanto, a praia conta com vários ambulantes. 

Muitos turistas passam o dia no local e têm a opção de desfrutar dos serviços do Serrambi Resort. 

  • Praia dos Carneiros
Dica de lugar parra conhecer em Porto de Galinhas: Praia dos Carneiros

Ademais, se tiver mais dias na viagem, vale a pena incluir no roteiro a visita à  Praia dos Carneiros. Fica localizada a 50 quilômetros da praia da vila de Porto de Galinhas e é uma das praias mais bonitas do Brasil

Para desfrutar dessa paisagem incrível, recomenda-se visitar o local quando a maré não estiver nem muito cheia, porque não é possível ver a formação das piscinas naturais, e nem muito baixa, porque o mar fica distante da areia.

Nesta praia, também há a opção de passeio de barco ao redor do mangue. O lugar é tão bonito que muitos turistas acabam optando por passar algumas noites no local, ao invés de fazer apenas um bate e volta. 

Ufa… preparado para o embarque? Essa é apenas uma amostra de o que fazer em Porto de Galinhas. Agora é só planejar um roteiro que contemple o que mais agrada você, ver quando ir a Porto de Galinhas e estar pronto para explorar cada cantinho dessa praia. 

Veja também no Tô de Passagem:

Praias De Pernambuco: Conheça O Top 10 Do Litoral Pernambucano
Viagem Para O Nordeste Com Crianças: Dicas De Destinos!
O Que Fazer Em Capitólio: Dicas Valiosas Para Conhecer A Cidade!

Escrever um comentário