Planejando suas próximas férias mas ainda não sabe quando ir a Paraty? Então esse post foi feito para você, repleto de dicas que vão tornar sua viagem inesquecível.

Afinal, se é uma cidade litorânea, é melhor ir no verão, em alta temporada, ou na primavera com temperaturas levemente mais baixas? E na época de chuvas, como escapar das enchentes? 

Isso e muito mais você confere a seguir, além de conhecer melhor algumas rotas que te levam até Paraty.

Quando ir para Paraty

Paraty, município localizado na região litorânea do Rio de Janeiro atrai turistas o ano todo, pela beleza de suas praias e atrações turísticas que garantem lembranças marcantes para toda a vida.

Porém, a dúvida sobre quando ir a Paraty ainda é presente para muitas pessoas, pois nem sempre a alta temporada pode agradar a todos, devido ao maior número de visitantes.

Então, confira agora mais detalhes sobre viajar para Paraty tanto na alta quanto na baixa temporada e aproveite para checar a data das suas próximas férias.

Alta Temporada em Paraty

Entre o fim de setembro, quando começa a primavera, até meados de março, quando o verão chega ao fim, é considerada a alta temporada para conhecer a cidade e, se você não se incomoda com o maior fluxo de turistas nas praias e restaurantes, essa pode ser a melhor época para ir a Paraty.

Porém, é válido destacar que, mesmo que essas sejam as melhores estações para curtir o dia na praia, ela também é acompanhada da temporada de chuvas que, vez ou outra, acaba por alagar o Centro Histórico e outras ruas da cidade.

Além disso, férias escolares e festivais também costumam causar mais movimento em Paraty, deixando pontos turísticos, passeios e restaurantes mais cheios do que em outros meses.

Baixa temporada em Paraty

Ainda que as temperaturas mais amenas não sejam um empecilho para aproveitar os dias na areia da praia, se você ainda não decidiu sobre quando ir ao Rio de Janeiro, talvez a baixa temporada seja a melhor opção.

O outono e inverno na cidade proporcionam dias mais secos e com menor tendência à chuvas, o que possibilita mais dias de céu azul para sua viagem a Paraty, o que confere até mesmo passeios de escuna mais tranquilos.

E, outro ponto que merece destaque, é que os preços na região costumam ficar menores em relação à alta temporada. Assim, hotéis, pousadas e restaurantes podem oferecer opções de valores que tornam a viagem em família mais segura e confortável.

Melhor época para conhecer Paraty

Depois de saber mais sobre a alta e baixa temporada, você pode estar em dúvida sobre qual a melhor época para ir a Paraty, mas a verdade é que a cidade é encantadora e cheia de charme ao longo de todo o ano.

Mas é sempre válido lembrar que férias escolares e feriados costumam atrair mais turistas para a região, enquanto dias da semana normalmente são mais tranquilos. Além disso, antes de agendar viagem, é interessante conferir o calendário de eventos de Paraty, para ver qual a programação local e se algumas delas lhe chamam mais atenção.

Temperatura e clima de Paraty

Clima em Paraty

Viagem marcada mas, e agora? Quais roupas para viajar precisa levar para Paraty? E a resposta é simples: depois de decidir a época do ano em que será feito o passeio, a recomendação é que roupas de banho e peças leves estejam sempre na mala, mas caso você sinta frio facilmente, o ideal é levar ao menos algumas peças de lã ou moletom.

E isso se dá pois, no verão, a temperatura máxima média pode chegar aos 30°C, enquanto a mínima normalmente atinge a casa dos 20°C. Já no inverno, a máxima é de cerca de 25°C e a mínima é em torno dos 15°C.

Viajar de ônibus para Paraty

Planejar uma viagem com antecedência faz toda a diferença, seja para ser feita com os amigos, família ou em sua própria companhia. Assim, o ideal é sempre avaliar as melhores opções que te levam até o destino desejado.

Inclusive, não custa ressaltar que, muitas vezes, viajar de ônibus pode ter um custo-benefício superior às outras formas de transporte, levando em consideração o tempo de viagem, valor da passagem e facilidade para se locomover a partir da rodoviária.

Partindo de São Paulo, por exemplo, o tempo médio do trajeto terrestre até Paraty leva cerca de 6 horas, enquanto que, partindo da Cidade Maravilhosa, a diferença é de apenas alguns minutos, variando conforme o trânsito e a rodovia escolhida.

Então, afinal, qual a melhor época para ir para Paraty? Aquela que você mais se sentir confortável, seja com as temperaturas mais altas do verão ou nos dias mais frescos de inverno, perfeitos para um vinho no jantar. 

E aí? Já decidiu quando ir ao Rio de Janeiro?

Veja também no Tô de Passagem:

O Que É Turismo De Aventura E Como Praticar No Brasil
14 Passeios Incríveis Para Fazer No Interior Do Rio De Janeiro
Dicas Para Viajar Com Seu Pet Com Tranquilidade

Escrever um comentário