Uma coisa é certa: nunca falta o que fazer em Manaus.
Afinal, estamos falando de uma grande metrópole que floresceu no coração de um bioma incomparável: a Amazônia. Cercada pela riqueza natural da maior floresta tropical do mundo, a capital amazonense proporciona muitas experiências únicas aos visitantes. Não é em todo lugar que você consegue nadar com botos, tomar banho de cachoeira, conhecer uma aldeia indígena e assistir a um espetáculo em um teatro renascentista, né?
Pois é, os pontos turísticos Manaus são perfeitos para quem adora contato com a natureza, diversidade cultural e roteiros que fogem do óbvio. E para te ajudar a curtir tudo isso da melhor forma possível, fizemos uma lista de lugares que com certeza merecem estar no seu roteiro quando você for visitar a cidade. Vem com a gente descobrir o que fazer em Manaus!
Aqui, vamos te mostrar:
Onde fica e como chegar em Manaus? Agende o seu bilhete!
Onde ir? Veja os lugares para passear em Manaus:
Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Cachoeiras de Presidente Figueiredo
Melhores Restaurantes, bares e churrascarias típicas de Manaus
Bônus de pontos turísticos de Manaus: 5 experiências inesquecíveis
Passeio de barco pelo Rio Negro
Embarque na aventura: Prepare as malas para conhecer Manaus
Onde fica e como chegar em Manaus? Agende o seu bilhete!
Manaus fica bem no centro do Amazonas, junto à margem esquerda do enorme Rio Negro.
Situada na Bacia do Rio Amazonas, a cidade divide suas fronteiras com seis outros municípios. De todas as capitais estaduais, a mais próxima de Manaus é Boa Vista, em Roraima: as duas são separadas por 660 quilômetros. A próxima na lista é Belém do Pará, que fica a 1290 quilômetros de distância.
Apesar de estar relativamente longe dos outros grandes centros urbanos, Manaus não é difícil de se acessar. Muitos turistas escolhem voar até o Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, mas também há quem prefira cair na estrada: é possível entrar na cidade usando a BR-174 (popularmente chamada de Estrada Manaus-Boa Vista) ou pegando alguns trechos da famosa Rodovia Transamazônica, que interliga a capital amazonense a várias cidades.
Caso você queira fugir dos preços assustadores das passagens aéreas, nossa dica é ir até Manaus viajando de ônibus. Além de econômica, essa é uma opção mais prática do que alugar um veículo e dirigir por conta própria, por exemplo. Como as estradas na região nem sempre são bem sinalizadas, o melhor mesmo é curtir o percurso sem se preocupar com os detalhes do trajeto.
E não precisa ter medo por causa do caminho longo: como existem vários tipo de ônibus, você pode escolher um assento que garanta o seu conforto até durante as viagens mais longas.
Gostou da ideia? Então que tal desenrolar logo as suas passagens de ônibus para Manaus?
Onde ir? Veja os lugares para passear em Manaus:
Você provavelmente já ouviu falar nas preciosidades da natureza manauara, como o aclamadíssimo encontro entre o Rio Negro e o Rio Solimões.
A fama é merecida mesmo: fãs do ecoturismo sempre se apaixonam pelas paisagens estonteantes e pela biodiversidade incrível de Manaus. Mas não acaba por aí! A cidade também conquista facilmente o coração de quem curte turismo cultural, roteiros históricos e arquitetura. Foi por causa da cena cultural agitada e das lindas construções de ares europeus que Manaus recebeu o apelido de “Paris dos Trópicos”.
Com as nossas sugestões sobre o que fazer em Manaus, seu itinerário de passeios pela capital amazonense com certeza ficará super completo!
Encontro das Águas
O Encontro das Águas é um dos maiores cartões-postais de Manaus.
A atração cativa grandes números de turistas todos os dias, e não é à toa: é realmente um fenômeno incrível de se ver. Estamos falando do ponto onde as águas alaranjadas do Rio Solimões se chocam com a imensidão escura do Rio Negro. Por um longo trecho, os rios correm lado a lado, sem se misturar – o que proporciona um visual incrível –. A melhor forma de apreciar o Encontro das Águas é fazendo um passeio de barco para chegar bem pertinho dele. Dá até para colocar a mão na água e sentir a diferença entre as temperaturas dos dois rios.
Aldeias Indígenas
Muito antes de abrigar um destino turístico adorado, a área onde fica Manaus já era a casa dos povos indígenas originários. E assim permanece até hoje!
Para aprender mais sobre os costumes e o precioso repertório cultural das etnias indígenas que vivem nas proximidades de Manaus, você pode visitá-las pessoalmente. Várias comunidades tradicionais da região abrem suas portas para os viajantes que desejam praticar etnoturismo e conhecer de perto o dia a dia nas aldeias. É um tipo de roteiro que proporciona uma imersão cultural incrível e fortalece a economia das comunidades ao mesmo tempo. Fantástico, né?
As opções mais comuns para esse tipo de passeio são os territórios Cipiá, Tatuyo e Tuyuka. Durante a experiência, você terá a oportunidade de mergulhar nas tradições das comunidades, ouvir lendas e histórias passadas de geração em geração, assistir a apresentações de dança e até mesmo degustar os ingredientes culinários usados no cotidiano das aldeias. Na Cipiá e Tatuyo, você também pode pernoitar nos locais. Para chegar, é preciso pegar uma embarcação que sai da Marina do Davi, na Ponta Negra.
Arena da Amazônia
Os fãs de esportes já têm um favorito certo entre os pontos turísticos de Manaus: a Arena da Amazônia.
Construída durante a Copa do Mundo de 2014, a grandiosa estrutura serviu como palco para partidas icônicas, como Itália x Inglaterra e Estados Unidos x Portugal. Atualmente, os gramados da Arena da Amazônia recebem jogos da Copa do Brasil, Copa Verde, Série D, Série B e Campeonato Amazonense. Com um estilo arquitetônico inovador inspirado nos tradicionais cestos de palha indígenas, ela também abre suas portas para eventos culturais e para visitas guiadas. Até para quem não carrega aquela paixão pelo futebol, a experiência de conhecer uma arena padrão FIFA é bem legal.
Mercado Municipal Adolpho Lisboa
O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é imperdível para quem gosta de conhecer mercados municipais.
Além disso, ele é um dos espaços comerciais mais tradicionais da capital amazonense. Construído durante o auge do Ciclo da Borracha, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa tem uma estrutura de metal projetada por Gustave Eiffel (pois é, ele mesmo), o engenheiro francês responsável pela Torre Eiffel de Paris. Tombado como patrimônio histórico, o mercado abriga uma imensa variedade de lojinhas que oferecem todo tipo de produto regional: tem castanhas, farinhas, temperos, peças de artesanato tradicional, cachaças feitas com os frutos amazônicos e muito mais. Pode apostar na cachacinha de jambu – além do sabor doce, ela tem um efeito de dormência na língua que é super interessante –.
Cachoeiras de Presidente Figueiredo
No coração da Amazônia, o calor dura o ano todo. Por isso que as Cachoeiras de Presidente Figueiredo fazem tanto sucesso!
Muita gente não sabe, mas a região onde fica Manaus abriga algumas das mais lindas cachoeiras do Brasil. Em Presidente Figueiredo, município situado a aproximadamente 126 quilômetros da capital amazonense, as exuberantes quedas d’água brotam por todos os lados: até agora, são 140 cascatas documentadas (sim, tudo isso!). A Cachoeira das Araras e a Cachoeira de Iracema, por exemplo, fazem sucesso por causa do fácil acesso e das águas super refrescantes. Também vale a pena conhecer o Circuito Mutum e a Lagoa Cristalina.
Há várias agências turísticas em Manaus que oferecem roteiros prontos para quem deseja desbravar as Cachoeiras de Presidente Figueiredo com mais praticidade. O tempo de estrada é de apenas duas horas, então essa é uma ótima opção de passeio bate e volta.
Centro Histórico
O Centro Histórico de Manaus é uma verdadeira parada obrigatória para quem visita a cidade.
Ele fica ali na área que vai da orla do Rio Negro até os arredores do Largo de São Sebastião. Ao caminhar pelas antigas ruas, você terá a oportunidade de apreciar um impressionante conjunto arquitetônico que conservou sua beleza ao longo dos séculos. As construções mais sofisticadas, como o famoso Teatro Amazonas, são memórias vivas da grande prosperidade econômica trazida pelo Ciclo da Borracha. Pode acreditar: quando você vislumbrar tesouros arquitetônicos como o Palácio Rio Negro e o Palacete Provincial, vai entender imediatamente por que Manaus recebeu o apelido de Paris dos Trópicos.
Feira do Parque 10
Um dos fatores que fazem de Manaus um lugar tão único é, com certeza, a culinária.
E para desvendar mais sobre o fascinante universo gastronômico manauara, a melhor pedida é conhecer a Feira do Parque 10. Ela conta com várias barraquinhas que expõem os ingredientes típicos mais utilizados nos pratos locais: é possível comprar desde frutas frescas e legumes até peixes e carnes. Além disso, a Feira do Parque 10 tem um espaço inteiramente dedicado à venda dos deliciosos quitutes amazonenses. Pode ir com fome!
O que fazer em Manaus à noite
Como mencionamos ali em cima, a capital amazonense é dona de uma cena cultural bem animada e de uma gastronomia riquíssima.
Por isso, pode ter certeza de que suas opções de passeio na cidade não se encerram quando o sol se põe. Pelo contrário, sempre há muito o que fazer em Manaus à noite! Abaixo, fizemos uma seleção de programações noturnas que te farão mergulhar ainda mais na atmosfera especial da Paris dos Trópicos.
Teatro Amazonas
Além de ser um dos teatros mais famosos do Brasil, o Teatro Amazonas é um ícone de Manaus.
Símbolo máximo da riqueza que fluiu pela região amazônica durante o Ciclo da Borracha, esse antigo gigante é uma obra de arte a céu aberto. A construção em estilo renascentista foi erguida em 1896 para receber as luxuosas apresentações de companhias estrangeiras que faziam sucesso na Europa. Durante o dia, o Teatro Amazonas oferece passeios guiados pelo interior de sua estrutura. À noite, você pode assistir às muitas exibições maravilhosas que fazem parte da programação: tem números de dança, peças teatrais, recitais de orquestras e vários outros eventos. Muitos deles contam com entrada gratuita!
Para ficar por dentro da agenda e garantir um rolê noturno inesquecível, acompanhe o perfil do Teatro Amazonas no Instagram.
Melhores Restaurantes, bares e churrascarias típicas de Manaus
Você gosta de comer bem? Então vai adorar conhecer os melhores restaurantes de Manaus!
Com uma bagagem gastronômica espetacular, a cidade é um paraíso para quem curte experimentar novos sabores e explorar os temperos marcantes da região amazônica. Sua tour culinária pode começar no café da manhã, com as delícias do Café Regional da Priscila (também conhecido como Café Regional do Turismo), que fica na Avenida do Turismo, nº 1301, Ponta Negra. Não deixe de provar a tapioca com tucumã e queijo coalho!
Para viver uma experiência sofisticada de culinária manauara, almoce ou jante no Restaurante Caxiri (Rua 10 de Julho, nº 495, Centro). O matrinxã recheado é simplesmente divino! Já no Amazônico Peixaria Regional (Avenida Darcy Vargas, nº 226, Parque Dez de Novembro), você terá a chance de se deliciar com os melhores frutos do mar da cidade… Quer dizer, frutos do rio! Quem busca uma opção mais econômica e igualmente saborosa, pode apostar no Tacacá da Gisela (quiosque na Rua José Clemente, Centro).
Também na Rua José Clemente (nº 237), você vai encontrar um dos melhores bares de Manaus, o Bar Caldeira. Outro point sensacional para beber aquela cervejinha no final do dia é o Boteco do Edu (Rua Lobo D’Almada, nº 329, Centro). Se quiser boas churrascarias em Manaus, visite a Churrascaria Coqueiro Verde (Avenida Ramos Ferreira, nº 1920, Praça 14 de Janeiro) ou a La Parrilla Grill (Avenida Desembargador João Machado, nº 63, Alvorada).
Bônus de pontos turísticos de Manaus: 5 lugares inesquecíveis
Já falamos sobre muitos dos pontos turísticos de Manaus que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Mas que tal ir além? Para garantir que você tenha uma experiência completa durante sua estadia, trouxemos mais algumas dicas bônus. Abaixo, você vai encontrar mais passeios e lugares que certamente merecem um espacinho no seu itinerário. Vamos nessa, que a nossa seleção de sugestões sobre o que fazer em Manaus ainda não acabou!
Museu da Amazônia (MUSA)
Que tal visitar um santuário dedicado à fantástica biodiversidade amazônica? Esse é o Museu da Amazônia, ou MUSA.
Inaugurado em 2009, ele é fruto de mais de 60 anos de pesquisas científicas comandadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O MUSA funciona em uma grande área de floresta nativa (são 100 hectares de pura vida), garantindo um contato direto com a natureza e aprendizados valiosos sobre as espécies amazônicas. O espaço conta com orquidário, aquários, lago, viveiros de serpentes, borboletário e muito mais. Também é possível fazer trilhas ecológicas pela floresta e até vê-la de cima: o Museu da Amazônia tem um mirante com 42 metros de altura que proporciona uma vista panorâmica sem igual.
O valor dos ingressos para visitação sem guia é de R$ 30,00 por pessoa. Para fazer trilhas guiadas, a entrada custa R$ 50,00. Estudantes, pessoas idosas e moradores de Manaus pagam meia.
Nado com Botos
Em Manaus, você terá a oportunidade de chegar bem pertinho de um dos moradores mais simpáticos da Amazônia: o boto-cor-de-rosa.
Protagonista de muitas lendas famosas do folclore brasileiro, o animal faz parte da rica fauna amazonense. Para observá-lo em seu habitat natural, você pode contratar um dos vários passeios que têm o nado com botos como atividade no roteiro. Eles são oferecidos por quase todas as agências turísticas da cidade. Amigáveis, os botos brincam ao lado dos visitantes e aceitam até comida.
Se quiser, aproveite a oportunidade para adicionar a cidade de Novo Airão ao seu itinerário. Ela fica perto de Manaus e frequentemente aparece nos passeios que incluem o nado com botos.
Passeio de barco pelo Rio Negro
Quando estiver em Manaus, não deixe de fazer um passeio de barco pelo Rio Negro.
Essa é uma chance espetacular de vislumbrar toda a grandeza das águas amazônicas de um ângulo especial. A maioria dos roteiros turísticos proporciona uma observação bem legal da fauna e da flora, além de passar por comunidades ribeirinhas. Se puder, invista em um cruzeiro fluvial. Esse tipo de grande embarcação costuma oferecer bastante conforto para quem deseja explorar os encantos do Rio Negro durante vários dias. Você não vai se arrepender!
Praia da Ponta Negra
Quem disse que Manaus não tem praia?
Na capital amazonense, as orlas fluviais são sempre agitadas. A Praia de Ponta Negra, por exemplo, é muito adorada por moradores e visitantes que desejam curtir o calor amazonense em grande estilo. Além de se refrescar nas águas do Rio Negro, você pode aproveitar os inúmeros espaços de lazer espalhados ao longo do calçadão. Tem quadras esportivas, palco para shows, quiosques de comida e até mirantes. Para quem deseja viver um dia de passeios em família, a Praia de Ponta Negra é imperdível: por lá, a diversão é garantida para todas as idades.
Shopping Manauara
Esqueceu de levar alguma coisa na mala de viagem?
Relaxa. É só dar uma passadinha no Manauara Shopping, um dos maiores centros comerciais de Manaus. Ele fica na Avenida Mário Ypiranga, em Adrianópolis, e tem muitas lojas ótimas que com certeza podem te salvar de qualquer aperto. Também é um passeio perfeito para quem adora fazer umas comprinhas, claro. Além disso, o Manauara Shopping conta com uma praça de alimentação que quebra o galho quando você quer várias opções de restaurantes em um único lugar.
Embarque na aventura: prepare as malas para conhecer Manaus
Já deu para perceber que não existe espaço para tédio em Manaus, né?
De fato, a capital amazonense é um daqueles destinos que ficam na memória dos visitantes para sempre. A emoção de desbravar as riquezas naturais da floresta amazônica, a imersão cultural, a culinária singular e a variedade incrível de pontos turísticos são apenas alguns fatores que fazem da Paris dos Trópicos um lugar tão único. Com a nossa lista de dicas sobre o que fazer em Manaus, ficou mais fácil se preparar para curtir a viagem mais marcante da sua vida!
Se quiser deixar seu planejamento ainda mais completo, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre quando ir a Manaus. Ah, e dá uma lida nos nossos outros posts aqui no Tô de Passagem! Todos eles são criados especialmente para quem adora viajar pelo Brasil e pela América Latina.