Conheça o clima e principais eventos, bem como outros fatores para decidir quando ir a Macapá

Para decidir de forma assertiva quando ir a Macapá é preciso ter em mente que um dos principais passeios acontece ao ar livre – estamos falando sobre a visita à Fortaleza de São José do Macapá e potencias caminhadas pelo Parque do Forte, de onde também é possível apreciar o rio Amazonas.

Ou seja, o clima, sem dúvida, fará a diferença para você aproveitar ao máximo essa viagem. Se está buscando as informações para chegar à melhor época para ir a Macapá, então continue a leitura!

Quando ir para Macapá

Conforme já mencionamos, as condições climáticas, certamente, direcionam a escolha sobre quando ir a Macapá, mas esse não é o único fator!

Os eventos tradicionais também podem contribuir para essa decisão, afinal, eles são grandes atrativos e movimentam a capital amapaense. Mais adiante compartilharemos detalhes sobre eles.

Ademais, os períodos de alta e baixa temporadas fazem parte da escolha da data, levando em consideração que, dependendo do perfil do viajante, um ou outro pode ser mais interessante.

Alta Temporada em Macapá

Se a ideia é conhecer gente e ir em lugares animados, então os feriados e as datas dos eventos tradicionais da região serão ótimas opções! Isso porque eles atraem mais turistas.

Portanto, veja o calendário e confira os dias que podem ser mais propícios para conhecer a cidade com mais agito.   

Baixa temporada em Macapá

Assim como em todos os outros destinos, a chuva pode atrapalhar bastante qualquer viagem! Não é diferente em Macapá, por isso, saiba quais são os meses que, geralmente, são marcados por um maior nível de precipitação.

Apesar de chover ao longo de todo o ano na capital do Amapá, há um período que concentra um volume maior, sendo os 31 dias ao redor de 11 de abril – a acumulação total média supera os 300 milímetros.

Já o mínimo de chuvas ocorre por volta de 29 de setembro, com acumulação total média de cerca de 20 milímetros.

Melhor época para conhecer Macapá

Agora, que tal informações certeiras sobre qual a melhor época para ir a Macapá, segundo o site Weather Spark, especializado em climatologia?

Enquanto o índice de turismo prioriza dias com céu aberto e sem chuva, com sensação de temperatura entre 18 °C e 27 °C, o índice de praia e piscina apresenta indicações de datas baseadas em temperaturas mais elevados – de 24ºC a 32ºC.

Ambos os índices recomendam a viagem do fim de junho ao início de outubro, com o índice máximo na segunda semana de agosto. Ou seja, nesse período, você poderá praticar atividades turísticas ao ar livre sem se preocupar com o clima.

Temperatura e clima de Macapá

Temperatura e clima de Macapá

Um dos grandes diferenciais é a localização do Macapá, que, juntamente com o estado Amapá, é cortado pela Linha do Equador. Em razão disso, o clima predominante é o equatoriano.

Portanto, é comum que as temperaturas sempre estejam elevadas na região, bem como a sensação de umidade. Além disso, os termômetros oscilam pouco – as temperaturas máximas giram em torno de 31ºC e 34ºC, enquanto as mínimas transitam entre 24ºC e 25ºC.

Sabendo disso, prepare-se para levar uma mala repleta de peças leves e confortáveis. Aliás, é importante saber escolher as roupas para viajar!

No que diz respeito às chuvas, elas acontecem em períodos específicos: de janeiro a junho elas são mais frequentes, variando, mensalmente, entre 80mm e 177mm. Entre agosto e novembro, as precipitações são pouco incidentes, com índices que variam entre 2mm e 23mm. Julho e dezembro podem ser considerados intermediários, com marcas de 47mm e 37mm, respectivamente.

Eventos em Macapá

Ciclo do Marabaixo

A festa, patrimônio cultural imaterial do Brasil, é realizada tradicionalmente por famílias e grupos dos bairros Santa Rita e Laguinho em homenagem à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo. O movimento vem atraindo adeptos de todo o Amapá.

Capoeira, batuque das rodas de marabaixo, canções e danças, além de um passeio ciclístico, compõem as atividades promovidas durante o evento, que também tem grande importância no que se refere à valorização e preservação das referências histórias e culturais afroamapaenses.

Festival Quebramar

Essa dica vai, especialmente, para quem ama arte! E, sem dúvida, influenciará na tomada de decisão sobre quando ir a Macapá.

Afinal, uma vez por ano, o palco dessa cidade recebe cantores e bandas do país inteiro. Além disso, geralmente, promove debates e palestras sobre temas relevantes, como meio ambiente, assim como cursos e oficinas de arte.

O que achou das dicas? Acha que faltou algo? Conte pra gente! Adoramos suas recomendações!

Veja também no Tô de Passagem:

Quando Ir A Belém Para Aproveitar Mais
Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?
Comidas Típicas Do Norte Do Brasil: Conheça 10 Pratos!
8 Cidades Religiosas Do Brasil Para Conhecer

Escrever um comentário