Clima, temperatura e chuvas impactam diretamente na sua viagem, portanto é fundamental saber das informações sobre as condições climáticas para decidir quando ir para Belém!

Você já colocou na sua lista de destinos a capital do Pará, pois quer conhecer essa cidade dinâmica e repleta de atrativos turísticos, mas ainda não sabe quando ir para Belém? 

A seguir você terá acesso a todas as informações necessárias para tirar as suas próprias conclusões sobre a melhor época para ir a Belém

Clima de Belém 

Clima em Belém

O clima de Belém é o Equatorial Quente e Úmido e tem como principais condições: calor e precipitações marcando o ano inteiro. 

E assim como o nome diz, ele é característico de regiões próximas à linha do Equador, que recebem um índice grande de luz solar, explicando as elevadas temperaturas, bem como a reduzida variação das mesmas – mesmo com a mudança de estações. 

É bom saber de tais condições climáticas, pois o seu roteiro pode sofrer alterações com as chuvas, por exemplo. Afinal, Belém é uma das capitais brasileiras onde há mais chuvas no Brasil! 

Uma curiosidade é que essas chuvas também são decorrentes da presença da Floresta Amazônica, responsável pelo processo de evapotranspiração. 

Temperatura e chuvas em Belém 

Conforme já foi mencionado anteriormente, Belém é uma cidade cujas condições climáticas são bastante particulares: calor e chuvas o ano inteiro.

Porém, há meses em que essas duas características se intensificam, o que certamente pode impactar nos seus passeios. 

No geral, as temperaturas ficam entre 24ºC e 32ºC e as chuvas ocorrem ao longo do ano, sendo que o maior nível se concentra entre os meses de dezembro e abril – em março, acontecem os grandes temporais, então fique atento – e, o menor, de junho a novembro, com destaque para outubro. 

Quando ir a Belém  

Melhor época para ir a Belém

Agora, é hora de ver o que realmente interessa! Se está se fazendo perguntas, como por exemplo: quais são os meses ideias para curtir o banho nos rios de Belém ou praticar atividades turísticas ao ar livre, fique ligado nas próximas informações!

Certamente, elas serão cruciais para você decidir quando ir para Belém

Segundo o levantamento do portal especializado em climatologia Weather Spark, há meses específicos para “turistar” na capital do Pará com condições climáticas mais agradáveis. 

O índice de turismo, por exemplo, indica os meses em que os dias são pouco encobertos, as chances de chuvas são relativamente baixas e as temperaturas giram em torno de 18ºC e 27ºC. 

No caso de Belém, o período em que esses dias ideais acontecem é do fim de junho ao início de outubro. Interessante, não é mesmo? 

Já para quem pretende curtir as praias de águas doces desse destino, o índice de praia/piscina é extremamente pertinente.

Do fim de junho até meados de outubro, são registradas temperaturas, que ultrapassam os 30ºC e geralmente não ficam abaixo dos 24ºC.

Essas condições pedem um mergulho nas águas da Baía do Marajó, hein? 

Com tais índices, poderá selecionar a data da sua viagem com mais segurança com relação ao clima propício ao seu roteiro! Por falar nisso, caso ainda não conheça os atrativos de Belém, siga em frente para saber um pouco sobre essa cidade tão dinâmica e turística. 

Viajando para Belém

Viajando para Belém

Depois de reunir todos esses dados para determinar quando ir para Belém, é chagado o momento de saber como poderá curtir o melhor período! 

A capital do Pará é um prato cheio para os mais diversos objetivos de turismo, seja para conhecer as praias feitas a partir da Baía do Marajó e fazer um passeio de barco, seja para mergulhar na cultura da região, andando pela cidade, visitando museus, fazendo um tour gastronômico e conhecendo o ritmo desse lugar. 

Outra dica é a relação que pode ser estabelecida com o meio ambiente! Em Belém, você pode ter uma prévia da beleza e diversidade abrigada pela Floresta Amazônica, se aventurando em trilhas e outros esportes radicais praticados em meio à natureza, a exemplo da tirolesa. 

E para finalizar, todo turista gosta de levar uma recordação do destino, certo? No Mercado Ver-o-Peso sem dúvida haverá algum objeto (o artesanato à base de capim dourado é uma das lindas opções) ou até mesmo algumas ervas especiais para banho para você levar para casa e recordar da experiência intensa na “Cidade das Mangueiras”. 

Viajar de ônibus para Belém 

Viajar de ônibus para Belém

Agora que sabe quando ir para Belém e o que fazer, você ficará surpreso com uma das opções de como ir para esse município que fica no norte do país. 

Sim, é possível ir de ônibus! Por mais que a estrada seja longa, às vezes tal alternativa compensa pelo fato de você poder descansar durante o trajeto e economizar demais na passagem, o que pode proporcionar a você uma estadia melhor ou um roteiro com mais passeios. Pense bem! 

A vontade para fazer essa viagem ficou ainda maior, não é mesmo? Pois é, não há mais motivo para adiá-la! Então, é resolver quando ir para Belém, construir seu planejamento e comprar a passagem de ônibus. Está fácil demais ir para esse destino exótico e simplesmente incrível! Aproveite. 

Veja Também no Tô de Passagem:

Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
Comidas Típicas Do Norte Do Brasil: Conheça 10 Pratos!

Escrever um comentário