Muito além das praias paradisíacas, há muito o que fazer em Jaboatão dos Guararapes – é uma cidade rica em cultura e opções de passeios 

Certamente o ponto alto desse refúgio nordestino é a combinação de praia com verão, que atrai turistas o ano inteiro de todo o Brasil. Porém, o que muita gente não sabe é que Jaboatão dos Guararapes foi palco de muitas batalhas no passado, na época das capitanias hereditárias, quando os holandeses queriam invadir nosso país, portanto é um local recheado de histórias e muita cultura! 

Mas, não é só isso, também há muito o que fazer em Jaboatão dos Guararapes para curtir e conhecer a cidade – passeios, comida típica e bares imperdíveis! Ficou curioso? Então, confira as dicas que preparamos a fim de tornar sua viagem perfeita, para que você possa aproveitar ao máximo cada segundo dessa experiência. 

O que fazer em Jaboatão dos Guararapes

A cidade é, sem dúvidas, ponto de parada para quem adora explorar o nordeste brasileiro. Afinal, quem não se encanta com as belezas naturais brasileiras?!

Contudo, na hora de ir para esse destino, é importante ter em mente que também é possível conhecer pontos turísticos, bares e restaurantes que marcam as características e essência da cidade.

Portanto, defina quais são suas prioridades, de acordo com seu tempo e objetivo de viagem. E, para saber mais sobre o que fazer em Jaboatão dos Guararapes, continue lendo. 

Passeios para fazer em Jaboatão dos Guararapes

Passeios para fazer em Jaboatão dos Guararapes

Antes de mais nada, que tal começar seu roteiro de viagem com os passeios e pontos turísticos que trazem informações sobre a cidade? Como dito anteriormente, Jaboatão dos Guararapes foi uma cidade muito importante no período colonial, logo vale muito a pena conhecer suas características. 

Monte dos Guararapes 

Decerto, o Monte dos Guararapes é um dos locais mais emblemáticos da história local. Foi nessa região que os holandeses foram expulsos das terras brasileiras, na emblemática Batalha dos Guararapes, marcada por dois confrontos — o primeiro em 1648 e o segundo em 1649. Foram episódios decisivos para a Insurreição Pernambucana. Interessante, né? 

Pois é, mas além de muita história, o local é ótimo para tirar fotos. Há dois mirantes com vistas incríveis que valem o clique – Mirante Henrique Dias e Mirante André Vidal de Negreiros. 

Colônia dos Padres Salesianos

Localizada nos limites da zona urbana com a zona rural, é um local com aura bem espiritual, que pulsa religiosidade de seus antigos moradores e de fiéis que ainda visitam suas instalações. 

Além da energia de fé que pode ser sentida ao observar as fotos desse ponto turístico, a construção da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora em cima de uma grande rocha é extremamente surpreendente, bonita de ser contemplada. Ademais, abaixo dessa arquitetura atípica, também vale a pena observar uma espécie de gruta que formou-se abaixo da grande pedra. Diferente, né?! 

Por fim, vale ressaltar que todo seu entorno é repleto de vegetação, com muitas árvores e plantas. Ou seja, perfeito para aproveitar o clima do ambiente e reconectar-se com a espiritualidade, em meio à natureza. 

Engenhos

Por fim, mas não menos importante, são os engenhos que estão por toda a parte em Jaboatão dos Guararapes. 

Como a cidade foi bastante habitada na época do período colonial, ainda reserva muitos traços do período. São tantos, que até fica difícil escolher. Portanto, coloque no seu checklist de viagem algumas destas opções: Engenho Santana, Duas Unas, Macujé e Megaype. 

Lugares para ir em Jaboatão dos Guararapes de dia

Lugares para ir em Jaboatão dos Guararapes de dia

Além dos pontos turísticos, há passeios na cidade que combinam muito bem com dias ensolarados, ideais para quem não dispensa a conexão com a natureza. Quer saber mais? Então, continue lendo. 

Lagoa Azul

Que tal mergulhar em uma deliciosa lagoa com águas cristalinas azul turquesa esverdeado? Local tão maravilhoso que até parece ter saído de um sonho… Mas, a boa notícia é que ela é real e aberta para os turistas aproveitarem! 

Com uma área de 160 hectares, fica localizada na área rural da cidade, entre pedras. Além de ser ideal para banho, também oferece opções para quem não perde uma aventura.  No local, é possível 

praticar mergulho, fazer trilha ecológica ou esportes radicais, como rapel e tirolesa. Ah, e o preço de entrada costuma ser bem acessível, aproximadamente R$10,00. 

Marinas

Não apenas a Lagoa Azul encanta os turistas que querem descobrir o que fazer em Jaboatão dos Guararapes, como também as marinas da cidade. 

Há muitas opções para aproveitar o dia em passeios de barco – Marina Seleta, Marina do Farol e Marina Casa Navio. E o melhor: todas têm ótima infraestrutura para quem deseja terminar a programação com boa comida e bebida. Perfeito, não?! 

Praias de Jaboatão dos Guararapes

Praias de Jaboatão dos Guararapes

Já que estamos no clima de dias ensolarados, típicos do verão, não há nada melhor que aproveitar esses momentos com o pé na areia, água de coco e muita brisa no mar, não é?

Nesse sentido, certamente as terras jaboatonenses não decepcionam – suas praias são verdadeiros presentes paradisíacos da natureza. Não vê a hora de passar horas à beira mar? Então confira abaixo as informações detalhadas sobre as opções praianas da cidade. 

Praia de Piedade 

É a mais famosa entre as opções sobre onde ir e o que fazer em Jaboatão dos Guararapes. Sabe um lugar onde a certeza de agito é garantida? Pois é, a Praia de Piedade dificilmente fica vazia e não é à toa! 

Toda sua faixa de areia é rodeada de barracas que oferecem toda a infraestrutura necessária para os visitantes – petiscos, sucos, água de coco, caipirinhas e bebidas, de acordo com a fome e vontade de cada um. 

Ah, e o mar é uma delícia… Nos períodos de baixa maré, piscinas naturais são formadas e convidam todos os turistas para um mergulho energizante em águas salgadas. Não dá para negar! É irresistível! 

Praia de Barra de Jangada

Assim como a Praia de Piedade, a Praia de Barra de Jangada também tem um mar bem calmo, perfeito para quem deseja relaxar o corpo e a mente. 

Além disso, graças à característica serena de suas águas, é uma região onde a prática de esportes náuticos, como jet ski e stand up é frequente. Outro ponto de destaque é o encontro do Rio Jaboatão com o mar, que pode ser visto próximo da Ponte do Paiva. 

Praia de Candeias 

É outro cantinho bem calmo para curtir o dia com o pé na areia e cabeça nas nuvens para quem está de férias em Jaboatão dos Guararapes e só busca opções bem tranquilas na hora de decidir o que fazer. 

Como as outras praias já citadas, a Praia de Candeias tem boa infraestrutura e mar calmo, no qual é possível banhar-se e também aproveitar as aulas de kitesurf, windsurf ou stand up.

Ilha do Amor

É uma prainha um pouco mais distante da parte urbana da cidade, com acesso feito normalmente de barco. É o tipo de lugar ideal para desligar as notificações do celular e viver o momento presente de conexão com a natureza, afinal a graça da vida está nos pequenos detalhes do dia a dia. 

A Ilha do Amor não é tão conhecida quanto as demais praias e é exatamente por isso que ganha destaque. Não costuma ser tão cheia, portanto é um lugar de paz, um refúgio para quem busca um pouco de ar puro e cheirinho de maresia! Aproveite! 

Lugares para ir em Jaboatão dos Guararapes à Noite

Dicas de Lugares para ir em Jaboatão dos Guararapes à Noite
Foto meramente ilustrativa

Não sabe o que fazer em Jaboatão dos Guararapes à noite? Pois é, não é tarefa fácil. De fato, os principais passeios são para serem feitos durante o dia e as praias são o forte da cidade. Porém, há bares e restaurantes interessantes para fechar as programações diárias de viagem. 

Jabá 

É um restaurante com comida típica nordestina, um local onde há pratos cheios de temperos e combinações que aguçam o paladar de qualquer pessoa. 

Uma boa pedida é a carne seca, com molho de coco, gratinada com queijo coalho e catupiry, acompanhada de arroz e purê de batatas. 

Para finalizar, peça de sobremesa o queijo com mel do engenho. Ulalá!

Restaurante Japonês Zen

Calor combina com comida leve, não é? Por isso, uma boa sugestão para matar a fome depois de um dia inteiro à beira mar ou então batendo perna pelos pontos turísticos de Jaboatão dos Guararapes é optar por comida japonesa. 

Com peixes fresquinhos, o restaurante tem opções fartas que agradam todos os tipos de gosto – salmão, peixe branco, atum, pratos quentes, sobremesas, etc. E, claro, bebidas tradicionais, como saquê para acompanhar o jantar. Hum… 

The Cosmopolitan 

Por fim, nada melhor que escolher um lugar descontraído, depois de um dia cheio de experiências, não é? 

Por isso, leve a família ou amigos para bebericar no The Cosmopolitan. Com estilo de bar mais arrumadinho, tem um ambiente bem agradável para aproveitar as noites bonitas e quentes da cidade. 

Agora que você sabe todos os detalhes sobre o que fazer em Jaboatão dos Guararapes, planeje sua viagem e curta cada momento nesse paraíso do nordeste brasileiro. Sem dúvidas, você não vai se arrepender. 

Boa viagem!

Veja também no Tô de Passagem:

Quando Ir A Jaboatão Dos Guararapes Para Aproveitar Mais
Praias De Pernambuco: Conheça O Top 10 Do Litoral Pernambucano
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
O Que Fazer Em Fortaleza E Dicas De Passeios!
Dicas Do Que Fazer Em Jericoacoara!

Escrever um comentário