Categoria

Jaboatão dos Guararapes

Considerado um dos destinos mais populares de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes tem lindas praias, pontos turísticos marcantes e gastronomia para todos os paladares

Famosa cidade do nordeste brasileiro, Jaboatão dos Guararapes reserva lugares imperdíveis e belos para quem procura passar alguns dias fora do agito urbano, é um encantador refúgio litorâneo. 

Por isso, selecionamos dicas e informações para você montar seu roteiro de viagem. Quer saber mais? Confira a seguir. 

O que fazer em Jaboatão dos Guararapes?

Pertinho da capital pernambucana, Recife, a aproximadamente 16 km e 30 minutos de carro, Jaboatão dos Guararapes destaca-se pela beleza de suas praias e paisagens paradisíacas. 

Contudo, também reserva pontos turísticos ricos em curiosidades, já que a região foi palco de diversas batalhas do período colonial brasileiro, na capitania hereditária de Pernambuco. É o destino perfeito para quem adora natureza, mas não dispensa saber mais sobre a história e cultura do nosso Brasilzão! 

Por isso, pensando na riqueza material e natural desse destino, preparamos um guia detalhado sobre o que fazer em Jaboatão dos Guararapes com a finalidade de tornar sua viagem mais prazerosa e especial! Continue lendo e confira nossas dicas. 

Clima de Jaboatão dos Guararapes

Como é o clima de Jaboatão dos Guararapes

Se você ainda não tem muitas informações sobre a cidade, uma coisa é fato: certamente frio não passará, pois durante o ano inteiro faz calor e não é pouco, viu? Assim como todo nordeste, sol, calor e praia prevalecem na região. Por isso, coloque protetor solar, chinelo, óculos de sol e roupas leves na mala! 

De acordo com informações do site Weather Spark, o verão é longo e quente, com céu encoberto por nuvens; enquanto o inverno é curto, morno e com céu praticamente sem nuvens. Já a temperatura em Jaboatão dos Guararapes anual fica em torno de 22 ºC a 32 ºC, sendo que dificilmente os termômetros ficam abaixo de 20 ºC. 

Quando ir a Jaboatão dos Guararapes?

O ideal é optar pelos períodos mais quentes, com pouca chuva, de julho ao fim de setembro. Nestes meses, a certeza de um bom aproveitamento da viagem é, sem dúvidas, garantida! São as melhores épocas para viajar para Jaboatão dos Guararapes e aproveitar cada segundo na cidade pernambucana. 

No entanto, o destino é sempre bem vindo, já que raramente o frio prejudicará os passeios pelas praias e pontos turísticos da cidade. Mas, na hora de decidir quando ir a Jaboatão dos Guararapes, só fique atento aos períodos de chuva – de março a agosto, a chance de precipitação fica acima de 35% e junho costuma ser o mês mais chuvoso.  

Bom, agora que você já sabe qual é a melhor época, clima e o que a cidade oferece para seus visitantes, detalhamos informações sobre as praias, pontos turísticos e o melhor da gastronomia na região! Leia mais, a seguir.

Praias de Jaboatão dos Guararapes

Dicas de praias de Jaboatão dos Guararapes

As praias de Pernambuco em Jaboatão dos Guararapes são o maior destaque da viagem, afinal, as águas cristalinas combinadas com as paisagens naturais da região certamente  aquecem a alma de qualquer pessoa e nos lembram que a beleza e encanto da vida estão nos pequenos detalhes. 

Praia de Piedade

Inegavelmente, a Praia de Piedade é a mais queridinha na hora de selecionar o que conhecer em Jaboatão dos Guararapes. Sua orla é rodeada por condomínios e toda sua faixa de areia tem muitas opções de barracas para quando a fome bater. 

Ah, e o mar é um verdadeiro espetáculo, com coloração esverdeada que encanta os olhos! Nos períodos de baixa maré, há formações de piscinas naturais perfeitas para relaxar a mente e o corpo. Super zen! 

Praia de Barra de Jangada

A Praia de Barra de Jangada, com água calma, ideal para banho e com opções de esportes náuticos, como jet ski, além de passeios de barco oferecidos nas marinas. Outro ponto de destaque é o encontro do Rio Jaboatão com o mar, que pode ser visto próximo da Ponte do Paiva. 

Praia de Candeias

Outro ponto bem interessante é a Praia de Candeias, ótima para passar o dia com a família, amigos ou sozinho. Assim como a Praia de Barra de Jangada, o mar é calmo, onde é possível banhar-se e também aproveitar as aulas de kitesurf, windsurf ou stand up paddle. Na orla, é possível encontrar restaurantes como o Ponto do Caldinho e Du Maranhão, boas pedidas!

Ilha do Amor

Por fim, vale a pena visitar a Ilha do Amor. Um pouco mais afastada das demais, é ideal para quem busca um refúgio dos centros urbanos e deseja passar um dia tranquilo à beira mar. Porém, tem fácil acesso, uma boa ideia é pegar um barquinho para conhecê-la, o qual certamente deixará sua experiência ainda mais gostosa, graças à brisa fresca e cheirinho de maresia que podem ser sentidos durante o passeio. 

Nada melhor que recarregar as energias com um banho de mar e com os pés na areia, não é mesmo?! Quem não gosta de passar o dia com roupas leves, óculos de sol e um drink ou suco geladíssimo para refrescar o corpo, quando as temperaturas ficam quentes?! Então se jogue e aproveite esses paraísos pernambucanos! São imperdíveis! 

Porém, nem só sol, sombra e água fresca proporcionam momentos deliciosos e únicos nas terras jaboatonenses. Quem visita a cidade, também tem a sorte de saber mais sobre a história e cultura do nosso país. 

Ficou curioso para saber quais são os pontos turísticos de Jaboatão dos Guararapes? Então não pare de ler nosso guia de viagem. 

Pontos Turísticos de Jaboatão dos Guararapes

Dicas de pontos turísticos de Jaboatão dos Guararapes

Apesar das lindas paisagens naturais, há alguns pontos turísticos em Jaboatão dos Guararapes recheados de curiosidades. 

Pontos Turísticos Históricos de Jaboatão dos Guararapes

Na hora de montar seu roteiro, primeiramente, conheça o Parque Nacional do Guararapes, que abrange uma área de aproximadamente 350 hectares e onde fica o Morro dos Guararapes, lugar que marcou as batalhas dos brasileiros contra a invasão holandesa, no período da Insurreição Pernambucana. Conhecer o local é sinônimo de viagem no tempo! 

Além disso, a cidade ainda reserva construções do período colonial presentes nos diversos antigos engenhos, como Engenho Santana, Duas Unas, Macujé e Megaype. Todos preservam traços arquitetônicos do passado, que transportam os visitantes para uma época em que a maior parte dos brasileiros vivia na zona rural e o açúcar ainda era o produto nacional mais importante da nossa economia. 

Ademais, para quem gosta de história, vale reservar um tempinho para conhecer os espaços religiosos que reservam um aurea intensa, de forte espiritualidade, além de cultura e arquitetura. Entre os destaques da cidade estão a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, Igreja Nossa Senhora da Piedade e Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. 

Pontos Turísticos Naturais de Jaboatão dos Guararapes

Ademais, um passeio que não pode faltar no seu checklist  com o que e quando ir a Jaboatão dos Guararapes é a Lagoa Azul, localizada no Engenho do Guarany, entre pedras. É ideal para banho e o local também oferece opções de esportes de aventura. Sem falar que é um lugar encantador, de beleza única, que rende boas fotos e uma conexão profunda com a natureza! 

Pontos Turísticos Culturais de Jaboatão dos Guararapes

Para quem gosta de cultura, Jaboatão dos Guararapes tem alguns espaços artísticos que devem estar no roteiro de viagem, afinal são esses locais que inspiram e trazem novas perspectivas para o presente, passado e futuro, não é? Então, bora inspirar-se! 

Primeiramente, vale destacar o Cineteatro Samuel Campelo, inaugurado em 1947 para receber produções de arte. Contudo, apesar de seu objetivo grandioso, foi fechado por bastante tempo e reaberto recentemente, depois de ter passado por reformas que o deixaram mais moderno. Se tiver interesse, confira a programação. 

Outros destaques na região são as artes visuais, há muitos artistas na cidade que encantam os turistas com a beleza, leveza e cores de suas produções. Há muitos ateliês que podem ser visitados, como o da artista Iara Tenório, Mestre Sauba e Alex Mont’Elberto. Todas as obras são muito encantadoras! 

Por fim, o Mercado das Mangueiras é parada obrigatória para conhecer mais sobre a cultura local. No estilo de mercadão, é um local cheio de frutas e verduras fresquinhas, perfeitas para experimentar durante o passeio. Ah, e também reserva delícias típicas do nordeste, com queijo coalho e manteiga de garrafa. É de dar água na boca! Yhami!

Ficou com fome, né?! Além dos lugares para ir em Jaboatão dos Guararapes para conhecer e aproveitar a cidade, também há boas opções gastronômicas na região. Quer saber mais? 

Restaurantes de Jaboatão dos Guararapes 

Dicas de restaurantes de Jaboatão dos Guararapes
Foto meramente ilustrativa

Há muitos restaurantes em Jaboatão dos Guararapes que agradam todos os tipos de paladares. Contudo, separamos algumas sugestões com boas avaliações com a finalidade de facilitar sua vida e evitar decepções na hora de decidir onde comer, depois de um dia intenso de passeios. 

o Jabá

Primeiramente, que tal começar o tour gastronômico com comida típica do nordeste? 

Entre os destaques, vale a pena conhecer o Jabá, onde há combinações excelentes. Uma boa pedida é a carne seca, com molho de coco, gratinada com queijo coalho e catupiry, acompanhada de arroz e purê de batatas. Para finalizar, peça de sobremesa o queijo com mel do engenho. Humm! Delícia pura! 

Bodega

Porém, se você é do tipo não deixa de lado um peixinho, depois de um dia ensolarado na praia, então conheça o restaurante Bodega. Duas sugestões de pratos que com certeza não vão te decepcionar são o risoto de camarão com queijo e tomate; e também o bacalhau do porto, mergulhado no azeite. Ulala! 

Restaurantes de comida japonesa em Jaboatão dos Guararapes

Já para os amantes de comida japonesa, há dois restaurantes bem avaliados na cidade – o Taysan e o Zen. Ambos oferecem opções saborosas e frescas. São ótimos para quem busca um jantarzinho leve para combinar com o clima quente da região. 

Bares em Jaboatão dos Guararapes

Embora os restaurantes sejam bastante atraentes e apetitosos, em Jaboatão dos Guararapes também há locais interessantes para quem ama cerveja gelada combinada com petiscos e conversa boa. Opções legais são o The Cosmopolitan Pub e O Biriteiro, estes mais arrumadinhos; e o Ponto do Caldinho, mais simples, porém agradável. 

Agora que você já sabe quais são os principais pontos para conhecer em Jaboatão dos Guararapes, fizemos um resumo com as opções de trajeto para você chegar na cidade. Confira nossas dicas a seguir. 

Como ir para Jaboatão dos Guararapes?

Dicas de como ir para Jaboatão dos Guararapes

Devido à proximidade com a capital de Pernambuco, Recife, a uma distância de aproximadamente 16 km entre as duas cidades, ir para Jaboatão é super fácil, com diferentes itinerários que encaixam-se perfeitamente no tempo de viagem e tamanho do bolso do viajante. Quer saber sobre as opções? Então continue lendo. 

Primeiramente, os trajetos mais comuns são pelas avenidas tradicionais Visconde de Jequitinhonha e Domingos Pereira, que servem como vias de acesso para a cidade tanto de carro quanto de ônibus. Inclusive, para quem procura comodidade somada a preços baratos, a rodoviária de Jaboatão dos Guararapes tem uma boa infraestrutura. 

Além disso, é possível pegar um trem que sai de Recife com destino a Jaboatão – é uma opção barata, o custo é de cerca de R$4,00, mas o tempo de viagem é mais longo, de mais ou menos uma hora, sendo que de carro ou ônibus o mesmo percurso é feito em aproximadamente 20 minutos. 

Bom, agora que você já sabe todas as dicas de Jaboatão dos Guararapes e o que fazer na cidade, reserve um tempo para montar seu roteiro de viagem de acordo com seus desejos e perfil. 

Certamente, as terras jaboatonenses têm muito mais que apenas praias e belas paisagens para você conhecer, também é rica em traços que com certeza vão agregar conhecimento e bagagem de vida. 

Afinal, viajar não é só relaxar, mas expandir horizontes, conhecer lugares e pessoas que modificam nosso olhar e perspectivas de vida. Deslocamentos externos também são capazes de nos transformar internamente!

Boa viagem e aproveite!

Veja também no Tô de Passagem:

12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
Viagem Para O Nordeste Com Crianças: Dicas De Destinos!
Recife: O Que Fazer, Quando Ir E Mais
Dicas De Quando Ir A Jericoacoara Para Aproveitar Mais