Categoria

Guarapari

Dicas imperdíveis de praias, passeios, quando e como ir para esse famoso destino capixaba

Onde fica Guarapari?

Localizada no Espírito Santo, é um dos destinos favoritos dos capixabas, mas também costuma atrair turistas de outras regiões, como Minas Gerais. Isso porque possui uma grande variedade de opções de praias para aproveitar os dias de Sol.

Contudo, não é só isso que faz Guarapari ser considerada um ponto de turismo da região. Afinal, a cidade também oferece passeios culturais, históricos, em meio à natureza e opções de bares e restaurantes.

Com a finalidade de tornar sua viagem bem organizada, reunimos informações, como o que fazer em Guarapari, melhor época para visitar, temperatura média e outras. Elas, certamente, ajudarão a montar sua programação. Ficou curioso e quer saber mais? Então, continue lendo a seguir.

Clima de Guarapari

Primeiramente, é sempre importante saber as características climáticas do destino de viagem. Afinal, uma mala bem preparada e organizada, sem dúvida, facilita a vida de todos os turistas, não é mesmo?!

Portanto, saiba que, segundo o site Weather Spark, a temperatura de Guarapari tem média de 19°C a 32°C e dificilmente atinge marcas inferiores a 17°C ou acima de 34°C. Ou seja, o calor é predominante na cidade.

Ademais, o verão costuma ser bem quente, com chuva e céu quase encoberto, enquanto o inverno é abafado, com ventos fortes e céu límpido. Por isso, vale a pena colocar roupas leves e de banho na mochila. Mas sempre tenha um casaco por perto, pois o clima de Guarapari pode virar rapidamente ou então apresentar ventos intensos.

Quando ir para Guarapari

Quando ir para Guarapari

De acordo com o Weather Spark, já citado acima, a melhor época para marcar quando ir a Guarapari, certamente é do fim de maio ao final de setembro. Nesse período há pouca possibilidade de chuva e a temperatura média é de 24°C a 32°C. Afinal, ninguém quer perder os dias de folga, por causa do nível elevado de precipitação, não é?

Além disso, recomenda-se fugir de meses de alta temporada, como de dezembro a fevereiro, quando normalmente muitos turistas procuram por Guarapari. Nesse período, os preços de hospedagem sobem e ficam bem salgados e dificilmente a cidade estará vazia.

Ademais, datas comemorativas e feriados, assim como o período de férias escolares de junho, também podem movimentar o destino capixaba, favorecendo a formação de filas, por exemplo.

Agora que você já sabe quando ir a Guarapari para aproveitar os dias de férias, reunimos sugestões de lugares para visitar durante a estadia na cidade.

Pontos Turísticos de Guarapari

Orla do canal de Guarapari

Com extensão de aproximadamente 700 metros, o espaço em meio a pequenas embarcações de pesca revelam os traços caiçaras da cidade capixaba, cujas características são semelhantes a de outros locais do Brasil, onde a pesca é uma atividade econômica presente.

Atualmente, com reforma recente, a orla do canal de Guarapari tem um calçadão e ciclovia, que são ótimas opções para ver a tarde caindo. Certamente, essa visita renderá ótimas fotos do pôr do Sol. Anote aí.

Mirante do Ipiranga

Localizado na Praia da Areia Preta, conhecida pelas características terapêuticas para tratamento de artrite e reumatismo, o que chama atenção de cima do mirante são as águas cristalinas em cor esmeralda do mar ao redor.

Sem dúvida, é um programa em Guarapari para prestar atenção no movimento das ondas, linhas do horizonte e cheirinho de maresia. Com certeza é um ponto de relaxamento e conexão com a natureza.

Além disso, o Mirante do Ipiranga é perfeito para tirar fotos de diferentes ângulos da linda paisagem para guardar como registro de viagem. Certamente, é um dos locais mais encantadores de Guarapari.

Poço dos Jesuítas

Com características históricas, criado no século 16, tem o formato de cúpula e chama atenção dos visitantes não só pelos anos de construção, mas também pelos elementos que o formam – conchas trituradas e óleo de baleia misturados com argamassa. Curioso, não?!

Além disso, outra característica interessante é que no passado as águas que preenchem cerca de 40 metros de profundidade serviam de abastecimento para a população, em casos de desabastecimento.

Parque Morro da Pescaria

É um ponto turístico de Guarapari que, assim como o Mirante do Ipiranga, encanta os turistas pela beleza natural de todo seu espaço, tendo em vista que é uma unidade de conservação ambiental com aproximadamente mais de 70 hectares de Mata Atlântica.

Portanto, a diversidade de fauna e flora no Parque Morro da Pescaria é riquíssima, onde é possível ver saguis, raposas, esquilos e até macacos-prego. Legal, não é?

Praias de Guarapari

Praias de Guarapari

Sem dúvida, as praias de Guarapari são as queridinhas entre os locais e visitantes da cidade. Isso porque há muitas opções para curtir os dias de Sol com os pés na areia. Por isso, organizamos um compilado de dicas sobre as melhores opções de orla que devem constar no seu roteiro de viagem. Leia mais, a seguir.

Praia do Morro

Certamente, é uma das mais famosas da região, já que é uma praia urbana e, portanto, tem uma boa infraestrutura com bares, restaurantes, quiosques e um extenso calçadão, perfeito para caminhadas ou até a prática de corrida.

Em relação ao mar, vale ressaltar que há um trecho com ondas bem agitadas, normalmente escolhido pelos surfistas e partes com águas mais calmas, frequentadas por famílias e pessoas que procuram mais tranquilidade. Ou seja, agrada todo mundo.

Ademais, durante a noite, o local costuma ficar bem agitado, portanto, é uma boa sugestão de passeio para ser feito depois do entardecer em Guarapari.

Praia dos Namorados

Pensa em um cantinho cheio de charme e onde o clima romântico prevalece. Pois é, na Praia dos Namorados provavelmente você encontrará casais apaixonados.

Isso acontece por causa de uma lenda sobre um casal que visitou a região no passado e se encantou pelas belezas de corais e conchas da região. Por isso, hoje, ela tem o nome de “namorados”. Fofo, né?

Praia da Areia Preta

Provavelmente é a praia de Guarapari mais exótica, tendo em vista que se acredita que ela possui poderes naturais de cura física.

A água do mar da Praia da Areia Preta tem processos terapêuticos que são capazes de auxiliar no tratamento de problemas de saúde, como artrite e reumatismo. Por isso, o local costuma ser frequentado por pessoas idosas.

Contudo, jovens também visitam o local, principalmente aos finais de semana, quando a faixa de areia fica mais agitada.

Praia das Castanheiras

Praia das Castanheiras em Guarapari

Com mar bem calmo, costuma ser uma das mais favoritas não só entre os turistas, mas também entre os capixabas.  

Além disso, em alguns locais da Praia das Castanheiras, há formações de piscinas naturais perfeitas para um banho relaxante. Delícia, não? 

Praia das Conchas

Com clima deserto, pouco frequentada por turistas, a Praia das Conchas é um verdadeiro refúgio natural, perfeita para quem busca calmaria e opções clássicas do roteiro de viagem capixaba.

Além de super tranquila também agrada os mais aventureiros, já que pode ser acessada por meio de trilhas.

Praia das Pelotas

Assim como a Praia das Conchas, é uma sugestão para quem prefere lugares calmos, com clima bem good vibes, onde o tempo e barulho da natureza organizam a rotina.

Portanto, é perfeita para ir sozinho ou com companhias que gostam desse tipo de ambiente de conexão e fora dos padrões dos relógios urbanos.

Além disso, outra curiosidade é que muitas conchas fazem parte de sua faixa de areia, de modo a atrair as crianças que visitam o local e também artesãos que transformam essas belezas naturais em acessórios e peças cheios de energia praiana.

Como chegar em Guarapari

Como chegar em Guarapari

Bom, agora eu você já sabe todos os detalhes sobre a melhor época para visitar a cidade e seus pontos turísticos, certamente deve querer saber como chegar em Guarapari.

A boa notícia é que por ser um local de intenso turismo capixaba, o acesso de chegada a esse destino é bem simples e pode ser feito de diversas formas, com isso, uma sugestão é optar por comprar uma passagem de ônibus com ponto final na rodoviária de Guarapari, tendo em vista que os valores oferecidos pelas empresas de viação são justos e o turista não precisa se preocupar com os detalhes do percurso da viagem.

Ademais, vale ressaltar que o local foi inaugurado em 2015, portanto tem uma estrutura relativamente nova, há boa oferta de horários e datas para os turistas e a rodoviário de Guarapari recebe ônibus de diversos lugares do Brasil.

Então, agora que você já tem diferentes informações para montar seu roteiro completo de viagem e decidir quando ir para Guarapari, não esqueça de fazer um planejamento completo! Afinal, organização é o segredo para aproveitar bem um destino.

Feito isso, arrume suas malas e curta os encantos desse destino. Boa viagem!

E, caso tenha mais sugestões de lugares para conhecer e outras dicas de viagem para Guarapari, não se esqueça de compartilhar com a gente! Basta fazer um comentário, combinado? 

Veja também no Tô de Passagem:

São Paulo: Guia De Viagem Completo Para Conhecer A Cidade
Rio De Janeiro: Guia De Viagem Da Cidade Maravilhosa
Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil Para Visitar
Como Tirar Fotos Na Praia: Dicas E Ideias Para Arrasar Em Destinos Litorâneos
18 Melhores Praias Do Ceará Para Visitar