Planejar o roteiro de uma viagem para Santa Catarina pode levar ao questionamento sobre quando ir a Blumenau, afinal, qual a melhor época para aproveitar a cidade? E, já adiantamos, que este é um destino incrível em todas as épocas do ano, lar de alguns dos mais belos pontos turísticos de Santa Catarina.

Então, para saber mais sobre quando ir a Blumenau, qual a alta e baixa temporada da cidade, o clima local e os principais eventos, confira a seguir e anote as principais dicas para não deixar nada passar no roteiro de viagem.

Quando ir para Blumenau

Seja para relaxar em Santa Catarina ou viver novas aventuras, é importante saber quando viajar para o destino escolhido nas férias para que, então, possa ser definido no roteiro o que fazer em Blumenau, o que depende da época do ano escolhida, e dos eventos em determinada estação.

E, outro ponto que vale destacar, é que tanto na alta quanto na baixa temporada, a melhor época para ir a Blumenau varia conforme as preferências de cada um, já que muitas pessoas escolhem conhecer a região sul do país durante o inverno e aproveitar os dias mais frios, enquanto outras preferem curtir o melhor da cidade durante o verão.

Assim, é possível dizer que as semanas de alta temporada em Blumenau ocorrem durantes os meses de férias escolares (dezembro, janeiro e junho) e feriados, no qual as famílias têm mais tempo para programar uma viagem que atenda às suas necessidades, além de outubro, quando a cidade costuma receber o famoso evento do Oktoberfest que tende a lotar os hotéis da região.

Melhor época para conhecer Blumenau

A melhor época para ir a Blumenau varia conforme o desejo de cada viajante, relaxar ou explorar o melhor da região. Assim, para quem não abre mão de uma boa praia e calor, o verão pode ser considerado como a estação ideal para viajar para o sul do país, e também quando ir a Florianópolis. Por outro lado, o inverno nesta região é famoso pelas belas paisagens, além das temperaturas sempre muito baixas, que atraem turistas de todo o país, enquanto a primavera reserva alguns dos melhores eventos de Blumenau.

Temperatura e clima de BlumenauClima de Blumenau

Perfeita para ser visitada durante todo o ano, para quem ainda tem dúvidas sobre qual a melhor época para ir a Blumenau, saber mais sobre as temperaturas e o clima da cidade podem ajudar a definir a data da viagem, sendo elas:

  • Primavera: máxima média 25°C – mínima média 16°C
  • Verão: máxima média 28°C – mínima média 20°C
  • Outono: máxima média 22°C – mínima média 14°C
  • Inverno: máxima média 21°C – mínima média 11°C

Além disso, vale destacar que Blumenau oferece atrações turísticas em todas as estações do ano, assim como a gastronomia local, que garante os melhores pratos durante o ano todo, em especial para os fãs de cervejas.

Eventos em Blumenau 

Para quem gosta de aproveitar eventos e festas, em especial as que envolvem cervejas, a melhor época para ir a Blumenau é outubro, quando ocorre o Oktoberfest (que também possui sua versão para o verão, a Sommerfest), e tem duração média de 19 dias. 

Além disso, é no mês de março que a cidade recebe o Festival Brasileiro da Cerveja, com mais de 600 rótulos diferentes para a degustação do público. E é durante dezembro que Blumenau é tomada pelo evento Magia de Natal, que atrai turistas de toda a parte para ver os shows, desfiles, e a decoração encantadora que a cidade recebe.

Dicas para quando ir a BlumenauDicas para quando ir a Blumenau

Agora que já se sabe qual a melhor época para ir para Blumenau, aproveite para conferir algumas das principais opções de o que fazer na cidade, assim, ao agendar a viagem de férias, será possível ter uma ideia de quais atrações da cidade não podem ficar de fora da programação.

Passear pela Vila Germânica, andar na Rua XV, visitar o Museu da Cerveja e o Museu da Família Colonial, conhecer o Parque Ecológico Spitzkopf, ir ao Parque das Nascentes, apreciar a Feira de Artesanatos e passar a tarde no Parque Ramiro Ruediger são apenas algumas sugestões dentre tantas coisas que podem ser feitas em uma viagem a Blumenau.

Além disso, uma dica valiosa para seguir ao viajar para novos destinos no Brasil, é sempre experimentar a culinária local, uma vez que, ainda que seja no mesmo país, a variação de temperos pelas diferentes regiões do território brasileiro é algo surpreendente, uma vez que até mesmo pratos típicos costumam ter variações em cada estado.

E, para ter mais economia, é válido pesquisar por passagens de ônibus, já que muitos locais que parecem distantes, podem ser facilmente acessados de maneira terrestre, como Florianópolis e Blumenau, que ficam a pouco mais de 3 horas de viagem.

Veja também no Tô de Passagem:

8 Passeios Incríveis Para Fazer No Interior Do Rio Grande Do Sul
16 Passeios Incríveis Para Fazer No Interior De Santa Catarina
22 Patrimônios Da Humanidade Que Ficam No Brasil

Escrever um comentário