Dicas das cidades do interior do Rio Grande do Sul para visitar e se encantar! 

Certamente, o Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros mais desejados por quem ama viajar para lugares frios, sendo a capital, Porto Alegre, normalmente o destino mais procurado pelos turistas. Os chamarizes são a infraestrutura e cardápio variado de pontos turísticos. 

Porém, há outras cidades na região, menos conhecidas, mas que garantem momentos incríveis, acompanhados de belas paisagens, boa gastronomia, história e cultura. 

Por isso, com a finalidade de organizar quais são as principais cidades do interior do Rio Grande do Sul, preparamos um texto super especial com dicas imperdíveis para quem gosta da combinação entre viagem e tempinho frio. 

Além disso, a seleção dos destinos que quer conhecer é um bom começo para fazer o cálculo de viagem

Quer saber mais? Então, continue lendo sobre as cidades do interior do Rio Grande do Sul.

Gramado 

Primeiramente, não dá para falar da região, sem citar Gramado, que é um dos pontos mais procurados pelos turistas, seja pela arquitetura que segue moldes alemães, seja pelos pontos turísticos ou pela gastronomia refinada. 

Na cidade, destacam-se alguns passeios, como o Museu de Cera, onde há reproduções de personagens e personalidades famosas; Snowland, parque com atrações na neve e o tour de maria fumaça, um convite para uma viagem no tempo. 

Bento Gonçalves 

Bento Gonçalves

Além de Gramado, uma das cidades do interior do Rio Grande do Sul que também costuma atrair bastante é Bento Gonçalves. Isso ocorre graças à forte presença da produção de vinhos.

Muito mais do que apenas apreciar a oferta diversa de bebidas da região, com certeza a melhor parte de conhecer o município é conferir os passeios nas vinícolas belíssimas – há cerca de 30 nos arredores -, que criam uma atmosfera europeia. Incrível não?! 

Caxias do Sul

Assim como Bento Gonçalves, Caxias do Sul faz parte da Rota de Vinho e Uva do Estado, portanto, também é marcada pela produção de vinho e degustação da bebida. Bom demais, né?

Ademais, outro destaque desse local, uma das cidades do interior do Rio Grande do Sul que mais faz sucesso entre os visitantes, é a herança da imigração italiana, responsável, em grande parte, pela história do município. 

Por isso, há pontos turísticos que refletem bem essa influência, como o Monumento Nacional ao Imigrante e a Estrada do Imigrante – um roteiro que refaz os primeiros caminhos dos italianos na Serra Gaúcha rumo à Caxias do Sul. 

São Miguel das Missões 

São Miguel das Missões

Um pouco diferente das dicas citadas anteriormente, São Miguel das Missões é um lugar de muita espiritualidade, independente da religião, isto porque preserva ruínas antigas das primeiras Missões Jesuítas dos Guarani. Portanto, a energia que emanam é bem forte. 

Mas não é só isso, elas também retratam traços arquitetônicos antigos carregados de história e cultura, portanto, é interessante pesquisar sobre elas, antes da visitação. Dessa forma, com certeza o passeio será mais proveitoso. Curioso, não?

Três Coroas 

Ainda no clima de religiosidade, Três Coroas é uma das cidades do interior do Rio Grande do Sul para conhecer, se você deseja mergulhar nas profundezas do seu “eu interior”, silenciar a mente e ter momentos de pura conexão. 

Normalmente, o município recebe turistas encantados pela beleza e significado do Templo Chagdud Gonpa Khadro Ling, uma construção budista grandiosa, em meio à vegetação e montanhas. Pensa em um lugar lindo… 

Pois é, além de convidar os visitantes para a meditação, os arredores do local são encantadores, com muitos jardins coloridos. Também são ótimos espaços para tirar fotos incríveis de viagem. 

Nova Petrópolis 

Nova Petrópolis no Interior do Rio Grande do Sul

Nova Petrópolis salta aos olhos de quem gosta de contato com a natureza, pois é recheada de paisagens naturais espetaculares, verdadeiros presentes divinos. Ou seja, o ecoturismo pulsa nesse destino!

Entre as atrações naturais, estão o Ninho das Águias, um mirante de quase 600 metros de altura onde acontecem pulos de asa delta e também é possível reservar um tempo para observar o pôr do sol; Monte Malakoff, uma formação rochosa que só é possível ser acessada por trilhas; e, é claro, o Parque do Panelão, lugar que dá para aproveitar os dias de sol e ainda mergulhar em um lago da região. Que tal? 

Cambará do Sul 

Assim como Nova Petrópolis, apesar de Cambará do Sul ser pequena, certamente é uma das cidades do interior do Rio Grande do Sul para visitar, caso você curta contemplar vistas espetaculares. Isto porque é uma região marcada pela presença de cânions imponentes. 

Sem dúvida, o mais famoso é Itaimbezinho, cuja extensão tem quase 6 mil metros, ou seja, é gigantesco! Além de proporcionar muita conexão com a natureza, também é um ponto onde dá para tirar fotos “instagramáveis”, afinal, a altura ajuda (e muito) para criar um cenário fabuloso! 

Pelotas

Pelotas

Por fim, mas não menos importante, outra sugestão para conhecer entre as cidades do interior do Rio Grande do Sul é Pelotas, graças ao fato de ser um símbolo histórico. No passado, o município chegou a ser o principal centro econômico do Estado. 

Portanto, é um local que convida os visitantes a voltar no tempo e, consequentemente, conhecer um pouco mais sobre as raízes gaúchas. Logo, se você é do tipo que gosta de enriquecer o seu repertório cultural, é uma boa ideia visitar a cidade. 

Entre os pontos turísticos, vale a pena conhecer o Mercado Público; Catedral Metropolitana São Francisco de Paula; Igreja Anglicana e os casarões do Centro da cidade. Certamente, é um destino que agrega demais, além de ser extremamente encantador 

Bom, como você deve ter notado, há muitas cidades do interior do Rio Grande do Sul interessantes, além da popular Porto Alegre. Com municípios de diferentes perfis – para os amantes de vinho a aqueles que gostam de história e cultura – o cardápio turístico da região atende muito bem. 

Por isso, esperamos ter feito um bom resumo sobre os principais passeios da região. E, independente de qual for a sua escolha de destino, entre tantas possibilidades, desejamos uma ótima viagem.

Aliás, você pode até misturar as cidades do interior com as melhores praias do Rio Grande do Sul! Que tal? Aproveite! 

O que achou das dicas? Sentiu falta de alguma cidade? Conta pra gente!

Escrever um comentário