Seja para trajetos curtos, seja para quilômetros e mais quilômetros de estrada, há muitas e saudáveis opções de comida para viagem!

Sempre que passamos algumas horas em percurso, corremos o risco de bater aquela fome, não é? É por isso que não dá para faltar a comida para viagem! Contudo, não é qualquer opção que irá atender às necessidades nutritivas do organismo, saciar a sua fome e deixar o passageiro ao lado confortável. 

Se o que levar para comer em viagem de ônibus está entre as suas principais dúvidas para se planejar uma viagem, você precisa continuar essa leitura! 

Como saber o que levar de comida para viagem e qual quantidade

Primeiramente, confira quanto tempo levará o trajeto até o seu destino e se haverá paradas pelo caminho. Mas lembre-se: os estabelecimentos localizados na estrada, geralmente, cobram caro por um lanchinho, viu? 

Afinal, a comida para levar em viagem de uma hora não será igual a de uma viagem de um dia ou mais. Faz sentido, certo?

Outro fator que, sem dúvida, faz a diferença é checar se o seu parceiro(a) de viagem tem alguma alergia ou intolerância. Dessa forma, o preparo das comidas para viagem é assertivo no uso de ingredientes, assegurando que ambos não passarão fome e não passarão enjoo durante a viagem devido aos lanches para viagem.   

Dicas de lanches e comidas para viagens longas 

Dicas de lanches para viagens longas

Há alguns itens que podem ser coringas na hora de preparar aquelas comidas práticas para viagem de longa duração, como por exemplo: pães integrais, massa de wrap, frios (queijo minas e peito de peru são os mais nutritivos) e frutas. 

Então, veja algumas opções do que levar para comer na viagem de ônibus: 

  • Wrap de frango desfiado com ricota e legumes, como cenoura e tomate 
  • Pão de forma com cottage, tomate e orégano. Mas lembre-se que o popular lanche natural pode ser feito de acordo com as suas preferências. Ou seja, incremente a receita com o que você preferir. Saladas, como rúcula e alface, também são interessantes. 
  • Salada de frutas: a ideia é misturar as suas prediletas. Exemplo: morango, maçã, banana e melão. Uma dica aqui é espremer um pouco de limão sobre elas com a finalidade de evitar que escureçam ao longo do trajeto. Além disso, leve suas saladas de frutas na bolsa térmica e não esqueça de incluir alguma semente para acompanhar, como a chia ou de girassol 
  • Ovos cozidos: à primeira vista, pode parecer comida de “maromba” rsrs, porém, essa opção de comida para viagem ganha muitos pontos, tendo em vista que ela é rica em proteínas. Portanto, levar ovos cozidos temperados (com azeite, sal e orégano, por exemplo) pode ser uma ótima ideia para fazer o estômago parar de reclamar de fome.
  • As tortas integrais também entram nessa lista de comidas para levar na viagem e deixar o caminho ainda mais agradável! Para isso, aposte em ingredientes, como frutas – que tal uma torta diet de maçã com canela ou de banana com aveia? E, no caso das salgadas, é possível usar a criatividade: experimente uma torta integral de abobrinha com queijo ou torta integral de tomate.   

Dicas de lanchinhos e comida para viagens curtas 

Dicas de lanches para viagens curtas

Diferentemente das opções do que levar para comer na viagem de ônibus longa, o que trazemos nessa categoria são snacks muito mais práticos, apesar dos lanches naturais caírem bem em qualquer situação, por exemplo. 

Decerto, muitos dos itens da lista abaixo, você pode comprar antes da viagem e não precisam ser conservados em lancheiras térmicas, como os alimentos mapeados para viagens longas. Veja abaixo. 

  • Barrinhas de cereais: uma dica para escolher os produtos com maior qualidade nutricional é ler os rótulos com atenção, afinal, lá você encontrará a quantidade de cada componente, como carboidratos, proteínas e vitaminas. A recomendação é escolher as que têm menor teor de açúcares. 
  • Bolos integrais: assim como as tortas, os bolos também podem ser baseados em receitas mais saudáveis, com farinha integral ou de mandioca, por exemplo. E, claro, devem ter como protagonistas os seus ingredientes favoritos, a exemplo de alguma fruta. 
  • Chips: a variedade desse salgadinho saudável é imensa, sendo as versões mais populares as de batata doce, mandioquinha e de abóbora. Contudo, há também os vagem, berinjela e até frutas! Tente as receitas de maçã e coco.  
  • Mix de oleaginosas: castanha do Pará, amêndoas, nozes e avelãs combinadas às frutas secas, como tâmara, ameixa, figo e damasco é uma ótima pedida para um lanchinho na estrada. 

Isso porque os ingredientes são ricos em vitaminas e minerais, contribuído para a eficiência do sistema imunológico e aumentando a sensação de saciedade. Bom demais!  

Hidratação: bebidas para a viagem

Bebidas para levar na viagem

Nada melhor do que levar uma garrafa de água e outras opções de bebidas para acompanhar seus lanchinhos e, principalmente, deixá-lo hidratado durante todo o trajeto! Algumas alternativas além da água são suco de uva integral, chás e água de coco. 

Com tantos bons exemplos de comidas para viagem, não vai chegar no dia de pegar o ônibus e comprar aquele salgadinho industrializado que tem um mau cheiro insuportável e desagrada a todos os passageiros, não é?

Portanto, agora é só selecionar o que levar para comer na viagem de ônibus conforme o seu paladar e ter um percurso para lá de saudável e delicioso. 

Tem alguma sugestão para nos dar? Conte pra gente! Adoramos Sugestões!

Veja também no Tô de Passagem:

Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?
15 Dicas De Como Juntar Dinheiro Para Viajar
Quando Ir A Maceió: Dicas Para Aproveitar Mais
Praias De Ubatuba: Monte O Seu Roteiro Com As Melhores Praias
Florianópolis: Guia Completo | O Que Fazer, Quando Ir E Mais

Escrever um comentário