logo-to-de-passagem

Chapada dos Veadeiros: uma aventura encantadora no cerrado goiano

setastdp

Situada no coração de Goiás, a região é conhecida por abrigar algumas das paisagens mais estonteantes do Cerrado brasileiro. Todo fã de ecoturismo com certeza já ouviu falar em preciosidades como Cachoeira dos Cristais, Poço Encantado, Mirante da Janela e outros tesouros que encantam centenas de milhares de turistas todos os anos. Dona de uma beleza mística, a área que circunda o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros também proporciona experiências incríveis para quem curte turismo de experiência e passeios culturais.

Com tanta coisa para conhecer e vivenciar, é fácil se perder em meio à exuberância da natureza goiana. Por isso, viemos te ajudar a aproveitar esse destino inesquecível da melhor forma possível: aqui, você vai descobrir onde fica a Chapada dos Veadeiros, como chegar a esse paraíso das aventuras e o que fazer para ter uma experiência fantástica.

Fica por aqui para saber:

Roteiro de Viagem: Onde fica e como chegar a Chapada dos Veadeiros? 

Qual a melhor época para explorar a Chapada? 

Momento aventura: O que fazer na Chapada dos Veadeiros? 

Águas Termais da Chapada dos Veadeiros 

Cachoeira do Segredo 

Cachoeira dos Cristais 

Cachoeira dos Macacos 

Catarata dos Couros 

Comunidade Kalunga

Jardim de Maytrea

Mirante da Janela

Poço Encantado

Saltos do Rio Preto 

Vale da Lua 

Vila de São Jorge 

Bônus: outras maravilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Hospedagem: Onde Ficar na Chapada dos Veadeiros – Pousadas e Hotéis de Destaque 

Garanta sua passagem com um Click e aventure-se na Chapada dos Veadeiros!

Roteiro de Viagem: Onde fica e como chegar a Chapada dos Veadeiros? 

A Chapada dos Veadeiros é uma área montanhosa cheia de características únicas que fica na porção noroeste de Goiás.

Além das gigantescas formações de quartzo, nascentes, fontes de águas termais e grutas, a área ostenta uma biodiversidade espetacular, servindo como lar para muitas espécies animais e vegetais nativas do Cerrado. Por isso, é protegida pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma área de preservação ambiental de 240 mil hectares que se estende por oito municípios goianos. 

A infraestrutura turística da região se concentra nos municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. É em Alto Paraíso, cidade situada a 412 quilômetros de Goiânia e 230 quilômetros de Brasília, que fica a famosa Vila de São Jorge, porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Como o aeroporto mais próximo é o de Brasília, quem deseja conhecer o destino precisa cair na estrada.

Para os aventureiros que desejam desbravar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros sem lidar com a complicação de alugar um veículo, a melhor opção é viajar de ônibus. Além de prática, essa alternativa é favorita dos viajantes econômicos por ser bastante acessível. A Rodoviária de Alto Paraíso fica na Rua Pouso Alto, nº 102. No terminal, é fácil encontrar ônibus que percorrem os 35 quilômetros restantes até a Vila de São Jorge.

Para conhecer as melhores opções de rotas para a sua viagem, confira as passagens de ônibus para Alto Paraíso de Goiás que separamos para você.

Qual a melhor época para explorar a Chapada? 

Afinal, quando ir à Chapada dos Veadeiros?

Na verdade, a resposta para essa pergunta varia de acordo com o tipo de experiência que você quer ter. A região pode ser desbravada em qualquer época do ano, mas assim como em como outros destinos do Cerrado, suas paisagens são marcadas por duas estações bem definidas.

A época de seca, que vai de abril a setembro, costuma ser a favorita de quem visita o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Nesse período, a baixa umidade facilita a realização dos passeios ao ar livre e garante que ninguém fique refém do guarda-chuva. Em contrapartida, a estação chuvosa deixa os rios e cachoeiras mais exuberantes e cheios de vida. Essa também é a época de baixa temporada turística na região, o que proporciona preços mais amigáveis nos quesitos hospedagem e passeios.

Em geral, se você não quiser perder nenhuma oportunidade por causa das chuvas, nossa dica é viajar durante a seca. Prefira agendar sua estadia para os meses de abril, maio, junho e julho: essa é a melhor época para visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, já que o verde das paisagens e a força das águas ainda ficam bem presentes nos primeiros meses de estiagem.

Momento aventura: O que fazer na Chapada dos Veadeiros? 

Queda d'água na Chapada dos Veadeiros

Como você deve saber, nosso destino de hoje tem um lugar de destaque merecidíssimo na lista de melhores chapadas do Brasil.

Durante a sua viagem, além de fazer trilhas emocionantes em meio à natureza do Cerrado e apreciar paisagens espetaculares, você terá a oportunidade de se banhar em cachoeiras, curtir a adrenalina de atividades como rapel, conhecer a fascinante herança da Comunidade Kalunga e muito mais.

Ah, vale mencionar: nem todos os lugares da seleção que estamos prestes a te mostrar estão dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Na verdade, a maioria deles fica nas proximidades da unidade de conservação. As únicas atrações situadas no interior do parque que aparecem aqui são o Mirante da Janela, Saltos do Rio Preto, Travessia das Sete Quedas e Cachoeira Cariocas. 

Finalmente, é hora de montar o seu roteiro de viagem perfeito! Vem com a gente descobrir o que tem para fazer no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e arredores.

Águas Termais Chapada dos Veadeiros

A primeira sugestão da nossa lista de coisas para fazer na Chapada dos Veadeiros talvez seja um pouco diferente do que você imaginava.

É que antes de falar sobre as cachoeiras, montanhas e trilhas, queremos te apresentar uma opção de programa perfeito para os dias de descanso: as águas termais da Chapada dos Veadeiros. Conhecidas por suas propriedades medicinais, elas brotam mornas do interior da terra, proporcionando banhos agradáveis e incrivelmente relaxantes.

Ideais para quem deseja recuperar as energias entre uma aventura e outra, as 4 piscinas de águas cristalinas da Pousada do Éden têm temperaturas que ficam sempre entre 28ºC e 32ºC. Situada a 14 quilômetros da Vila de São Jorge, a pousada recebe visitantes no esquema Day Use. Outra excelente opção para curtir as águas termais da Chapada dos Veadeiros é a Fazenda Morro Vermelho, que tem 3 piscinas de águas mornas e funciona até as 21h – se você queria um rolê noturno diferente, fica a sugestão –.

Cachoeira do Segredo

Apesar do nome, a Cachoeira do Segredo é dona de uma beleza muito conhecida.

Com seus impressionantes 100 metros de altura, essa gigantesca queda d’água despenca por um cânion coberto de vegetação verde. Com esse cenário convidativo, é difícil resistir à vontade de dar um mergulho – mesmo que as águas geladas da Cachoeira do Segredo sejam capazes de provocar muitos arrepios –. O melhor de tudo é que o caminho para chegar a esse pedacinho do paraíso já é fantástico por si só: a trilha é repleta de paisagens apaixonantes e rodeada por várias piscinas naturais em que você pode se banhar.

O acesso à Cachoeira do Segredo é fácil e o percurso é bem sinalizado, então os turistas costumam fazer o passeio sem o auxílio de guias. O trajeto tem 9 quilômetros no total (ida e volta).

Cachoeira dos Cristais

Se você pretende viajar com a família, a Cachoeira dos Cristais é sua parada obrigatória na Chapada dos Veadeiros.

Afinal, ela conta com uma infraestrutura super completa, o que permite que os visitantes aproveitem momentos de contato com a natureza sem abrir mão do conforto. Na verdade, a Cachoeira dos Cristais faz parte de um complexo que tem várias cascatas e poços para banho. Cada parada feita ao longo da trilha garante uma experiência única: você vai encontrar desde piscinas naturais tranquilas até quedas d’água maravilhosas. O caminho termina na principal atração do espaço, a Cachoeira Véu da Noiva, que é excelente para banhistas de todas as idades.

O percurso da Cachoeira dos Cristais é simples, curto e acessível. Além disso, o local conta com restaurante, lojinha, sanitários e decks de madeira. Para entrar, a taxa por pessoa é de R$ 40.

Cachoeiras dos Macacos

O caminho que acompanha o curso do Rio Macacão guarda algumas das mais fantásticas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros.

Praticamente intocadas por atividades humanas, as Cachoeiras dos Macacos estão rodeadas por aquela atmosfera mágica de paraíso selvagem. A trilha de 5 quilômetros é difícil, mas recompensadora: durante a caminhada, você vai passar por vários mirantes, cachoeiras, poços cristalinos e até uma tranquila prainha formada pelas águas do rio. Os destaques do passeio são a Cachoeira da Escadaria e a Cachoeira da Catedral. Também é uma ótima oportunidade de conhecer a Aldeia do Macaco, uma comunidade que tem lindas casinhas rústicas com telhado de palha.

Para conhecer as Cachoeiras dos Macacos, você precisará várias bifurcações e subidas íngremes. Por isso, é essencial contar com a orientação de um guia turístico para fazer o passeio.

Catarata dos Couros

Catarata dos Couros, na Chapada dos Veadeiros

Apesar de ser menos conhecida do que muitas das outras atrações da Chapada dos Veadeiros, a Catarata dos Couros com certeza merece um espaço no seu roteiro.

Por enquanto, o ponto ainda é maravilhoso para quem deseja curtir a natureza do Cerrado e fugir da agitação turística ao mesmo tempo. O espetacular complexo de cachoeiras está cercado por cenários dignos de sonho, além de ter ótimos pontos para banhos. É aquele tipo de passeio que dura o dia todo sem se tornar exaustivo: como a trilha é de fácil acesso, a visita à Catarata dos Couros não exige muito esforço físico. Não deixe de parar na Cachoeira das Muralhas e na Cachoeira Almécegas 1000, que rendem excelentes fotos.

No final do trajeto, que acompanha o curso do Rio dos Couros, você ainda poderá apreciar a vista sensacional de um mirante que dá para um vale.

Comunidade Kalunga

Não dá para conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros sem dar uma passadinha na Comunidade Kalunga.

De origem quilombola, o vilarejo permaneceu isolado por mais de 300 anos, tornando-se um verdadeiro tesouro histórico. Hoje, a Comunidade Kalunga recebe os visitantes de braços abertos e mostra sua imensa riqueza cultural de várias formas, como você perceberá ao caminhar pelo centrinho da vila. Aproveite para conhecer as adoráveis lojas de artesanato, experimentar as delícias dos restaurantes tradicionais e, é claro, entender a história fascinante da comunidade.

Jardim de Maytrea

O Jardim de Maytrea é uma das paisagens mais adoradas da Chapada dos Veadeiros. E não é à toa!

A imensa área de campo aberto reúne algumas das belezas mais características do Cerrado brasileiro. O cenário é enfeitado por grandes áreas floridas cheias de chuveirinhos, as simpáticas plantas que são marcas registradas da flora goiana. Os buritis e as veredas rodeadas por montanhas completam o visual encantador do local, que fica aos pés do Morro da Baleia e do Morro do Buracão. Há quem diga que o Jardim de Maytrea guarda até segredos místicos. Não sabemos se essa parte é verdadeira, mas garantimos que o encanto do lugar é realmente mágico (e fica melhor ainda durante o pôr do sol, então deixe esse passeio para o final da tarde!).

Mirante da Janela

O Mirante da Janela é o destino que vai te fazer renovar completamente o seu feed.

Afinal, o visual de tirar o fôlego garante fotos espetaculares. As formações rochosas que se assemelham a uma janela natural no topo de uma montanha garantem a vista panorâmica perfeita para a imensidão do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Situado a 120 metros do chão, o Mirante da Janela emoldura uma paisagem arrebatadora que com certeza ficará na sua memória para sempre.

De dificuldade alta, a trilha para o Mirante da Janela tem aproximadamente 8 quilômetros (ida e volta) e passa pela linda Cachoeira do Abismo. O percurso começa em um lugar conhecido como Aeroporto dos Discos Voadores. Mas relaxa, você (provavelmente) não vai encontrar nenhuma nave espacial por lá.

Poço Encantado

A estrada entre Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás abriga um tesouro valioso: a Cachoeira Poço Encantado.

Com 38 metros de altura, a sensacional queda d’água se divide em vários pontos ao escorrer pelo grande paredão rochoso. É um verdadeiro espetáculo da natureza que ainda oferece oportunidades maravilhosas para banho, já que a água termina em um poço ideal para mergulhos. Além de aproveitar a calmaria da prainha, você também pode praticar esportes aquáticos na Cachoeira do Poço Encantado – a robusta infraestrutura do local inclui até aluguel de pranchas para stand up paddle –.

Para garantir o conforto dos visitantes, o espaço onde fica a Cachoeira do Poço Encantado também conta com sanitários, lanchonete, restaurante e até uma pousada.

Saltos do Rio Preto

Os Saltos do Rio Preto são verdadeiros astros do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Responsáveis por compor um dos cenários mais arrebatadores da região, eles fazem parte de um caminho chamado Trilha dos Saltos, que inclui também um conjunto de corredeiras. Formados pelo Rio Preto, os saltos são duas enormes quedas d’água que têm 80 metros e 120 metros de altura. Eles podem ser apreciados por meio dos mirantes que fazem parte da trilha, mas também dá para chegar ao poço do Salto de 80 metros e até se banhar nas águas desse imponente gigante. No caminho de volta, as Corredeiras dos Saltos formam pequenas quedas que agregam um efeito relaxante de hidromassagem aos mergulhos.

Situada no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Trilha dos Saltos tem um total de 10 quilômetros. O caminho de dificuldade mediana é bem sinalizado.

Vale da Lua

Visão aérea do Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, com as rochas cinzentas e a água correndo por entre as pedras

Ao avistar o Vale da Lua pela primeira vez, você realmente terá a impressão de estar em outro planeta.

Ele recebeu esse nome por causa do aspecto peculiar de suas formações rochosas, que se tornaram símbolos da Chapada dos Veadeiros. Os caminhos desenhados pelo Rio São Miguel nas pedras brancas e lisas compõem um visual impressionante que lembra mesmo a superfície lunar. Caldeirões, riachos e corredeiras cortam a paisagem do Vale da Lua e formam deliciosas piscinas naturais que convidam os visitantes a banhos despreocupados. Pode se preparar para tirar muitas fotos – o lugar é tão mágico que já serviu como cenário para vários filmes e séries –.

O caminho para chegar ao Vale da Lua é simples e não tem subidas difíceis. Caso decida dar um mergulho, prepare-se: a água geralmente é bem fria!

Vila de São Jorge 

A Vila de São Jorge guarda o acesso oficial do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Parte do município de Alto Paraíso, o charmoso vilarejo conserva a mesma atmosfera rústica que tinha há muitas décadas. O crescimento das cidades vizinhas e o aumento do movimento turístico nunca fizeram São Jorge abandonar o ar de tranquilidade absoluta. Por isso, o local é muito procurado pelos visitantes que desejam aproveitar a calmaria da Chapada dos Veadeiros e pequena (mas encantadora) variedade de lojinhas, restaurantes típicos e pousadas acolhedoras.

Mesmo que você decida se hospedar em outro lugar, a Vila de São Jorge é tão simpática que com certeza merece uma visita.

Bônus: outras maravilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Além dos atrativos que já mostramos, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem opções de passeios incríveis para quem deseja ir além dos pontos turísticos mais famosos.

A Cachoeira Carioca e seus cânions, por exemplo, são menos desbravados do que o Salto do Rio Preto, mas igualmente encantadores. Eles são acessados por meio de uma trilha longa, de dificuldade baixa, que pode ser percorrida em uma caminhada tranquila e agradável. Além de apreciar a impressionante imagem dos corredores rochosos esculpidos pela natureza ao longo de milhões de anos, você poderá se banhar nas piscinas naturais dos cânions e no poço da maravilhosa Cachoeira Carioca.

Caso você seja fã de trilhas longas, vale a pena fazer também a Travessia das Sete Quedas, outro passeio imperdível que fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Esse é um trajeto ideal para os aventureiros mais ousados, que desejam viver uma imersão profunda na natureza vibrante do Cerrado: se quiser percorrer os 23 quilômetros de extensão da Travessia das Sete Quedas, você terá que pernoitar em meio à floresta nativa. É uma experiência de camping absolutamente inesquecível!

Hospedagem: Onde Ficar na Chapada dos Veadeiros – Pousadas e Hotéis de Destaque 

É comum que os viajantes tenham dúvidas sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros. Afinal, antes de reservar sua estadia, você precisa escolher em qual dos pontos de apoio deseja se hospedar. 

O maior município da região é Alto Paraíso de Goiás, onde você vai encontrar uma variedade bem eclética de tipos de hospedagem. Bem localizada, a cidade fica perto de muitas atrações famosas e está a 35 quilômetros da charmosa Vila de São Jorge, por onde é feito o acesso ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Cavalcante, situada a 90 quilômetros de Alto Paraíso, começou a receber turistas recentemente. Por isso, a rede de serviços turísticos ainda é um pouco restrita – nesse caso, vale a pena reservar com bastante antecedência, já que a disponibilidade vai embora rápido –.

Apelidada como “capital do terceiro milênio”, Alto Paraíso é conhecida por exalar diversidade: é um ponto de encontro onde todas as tribos são bem-vindas e todo mundo se diverte. As hospedarias mais famosas por lá são a Pousada Maya (com diárias a partir de R$ 630), a Casa de Shiva (diárias a partir de R$ 550) e a Casa da Lua Pousada (diárias a partir de R$ 575). Quem busca o máximo de custo-benefício sem abrir mão do conforto pode apostar no Hotel Tapindaré, que tem estadias a partir de R$ 260 por noite.

Se você prefere fugir da agitação e curtir o sossego total, vale a pena se hospedar na Vila de São Jorge. Os destaques são a Pousada Caminho das Cachoeiras (diárias a partir de R$ 580) e a Pousada Cristal da Terra (diárias a partir de R$ 450). Para os aventureiros que gostam de bastante contato com a natureza, também existe a opção de passar a noite em campings como o Camping Taiuá e o Camping Aracoara, que têm ótimos recursos de infraestrutura.

Em Cavalcante, a cidade menos popular da Chapada dos Veadeiros, o comércio é menos robusto e não há tantas opções de hospedagem. Justamente por isso, é o lugar onde os preços de diárias são mais acessíveis – e o favorito dos viajantes econômicos –. É possível pernoitar com diárias a partir de R$271 na Pousada Aruanas e R$290 na Pousada Varanda da Serra.

Garanta sua passagem com um Click e aventure-se na Chapada dos Veadeiros!

Pôr do sol na Chapada dos Veadeiros, com a paisagem de cerrado com uma colina ao fundo

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um grande presente da natureza. Não é à toa que tanta gente se apaixona pelo destino: esse é um lugar em que o Cerrado brasileiro mostra toda a sua grandeza espetacular. E agora que você já sabe o que incluir no roteiro de viagem, é só comprar suas passagens e se preparar para uma viagem absolutamente inesquecível. 

Para aproveitar a maioria das atrações que acabamos de te mostrar, nossa recomendação é que você passe pelo menos 5 dias na Chapada dos Veadeiros. Caso sua disponibilidade e orçamento sejam mais flexíveis, pode reservar 10 dias de estadia sem medo – você não vai ter nenhum segundo de tédio –. Se puder, divida o tempo de hospedagem para pernoitar nas três principais localidades da região (Alto Paraíso, Cavalcante e Vila de São Jorge). Assim, você consegue vivenciar o que há de mais especial em cada uma delas.

Por fim, não deixe de acompanhar nossos conteúdos aqui no Tô de Passagem. A gente sempre traz as melhores dicas para quem adora conhecer os lugares incríveis espalhados pelo Brasil!  

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem