Parques nacionais na Região Sul: 9 opções inesquecíveis para a sua próxima viagem 

setastdp

Se você adora contato com a natureza, nenhum programa é mais revigorante do que passar o dia em um parque nacional.

E para a sorte dos aventureiros e aventureiras que vivem no Brasil, nosso país é repleto de tesouros naturais que rendem passeios inesquecíveis, como os que você poderá visitar nos parques nacionais da Região Sul. Conhecida pelo friozinho gostoso do inverno, essa é uma área que abriga florestas, montanhas, rios, cachoeiras, montanhas, mirantes e muitos outros encantos.

Apesar de ser a menor das regiões brasileiras, o Sul esbanja beleza quando os assuntos são visuais extraordinários, lugares para relaxar, diversão e adrenalina. Quer descobrir essa magia toda? Então vem com a gente, que hoje vamos desbravar Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná em busca dos melhores parques nacionais da região Sul!

Prepare-se para desvendar:

Mas afinal de contas, o que é um Parque Nacional? 

Conheça os encantos dos parques no Paraná 

Parque Nacional do Iguaçu 

Parque Nacional de Ilha Grande 

Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange 

Parque Nacional Guaricana 

Se surpreenda com a natureza nos parques em Santa Catarina 

Parque Nacional de São Joaquim 

Parque Nacional da Serra Geral 

Parque Nacional da Serra do Itajaí 

Separe um tempo especial para visitar os parques no Rio Grande do Sul 

Parque Nacional Aparados da Serra 

Parque Nacional da Lagoa do Peixe 

Curta os parques nacionais da região sul com um click!

Mas afinal de contas, o que é um Parque Nacional? 

Muitas vezes, mesmo pessoas que já visitaram vários parques ao longo da vida ainda não conhecem as diferentes classificações que esses espaços recebem. O que é, exatamente, um parque nacional?

A gente explica: tanto no Brasil quanto em outros países, existem áreas que reúnem recursos naturais tão valiosos que elas precisam de uma proteção especial. Estamos falando de grandes territórios ricos em biodiversidade transformados em Unidades de Conservação (UCs) e protegidos pelo Governo.

Além de parque nacional, uma UC também pode ser classificada como parque estadual ou municipal, reserva biológica, estação ecológica, refúgio da vida silvestre e outras categorias, dependendo dos critérios técnicos determinados por especialistas. Quer mais uma curiosidade sobre o assunto? O primeiro lugar do mundo a receber o status de parque nacional foi o Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos. No Brasil, o pioneiro foi o Parque Nacional de Itatiaia, situado na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Criados para conservar a fauna e a flora nativas da região Sul, os parques nacionais que listamos abaixo são verdadeiros paraísos para quem curte ecoturismo. Eles são perfeitos para a prática de escalada, trekking, mergulho, rapel, camping e outras atividades radicais – mas também não faltam oportunidades de repousar em meio à natureza e aproveitar as paisagens cênicas –.

Massa, né? Mas pode ficar ainda melhor. Se você é do tipo que preza por um cálculo de viagem enxuto, vai adorar saber que muitos parques nacionais do Sul podem ser visitados em passeios econômicos e acessíveis. Você pode até desbravá-los sem depender sem depender das passagens aéreas, viajando de ônibus pelos três estados.

Sem mais demora, vamos nessa, que tem muito parque nacional incrível no nosso roteiro de hoje!

Conheça os encantos dos parques no Paraná 

O Paraná tem um charme que vai muito além do clima europeu de Curitiba.

Com um grande número de parques nacionais espalhados por toda a sua extensão, o estado é dono de grandes monumentos naturais conhecidos no mundo todo. Não tem erro: o interior do Paraná é capaz de encantar viajantes dos mais diversos perfis. E para quem vem de longe, as passagens de ônibus para Curitiba são a forma mais prática de chegar nas terras paranaenses. 

Parque Nacional do Iguaçu 

Quedas d’água do Parque Nacional do Iguaçu. Elas caem de paredões cobertos por vegetação rasteira e verde. Ao fundo, o céu azul aparece com poucas nuvens.

Nossa lista de parques nacionais da região Sul começa com uma celebridade internacional: quem nunca ouviu falar no Parque Nacional do Iguaçu?

Lar das famosas Cataratas do Iguaçu, essa Unidade de Conservação paranaense tem vários títulos importantes e é considerada um Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. As gigantescas cascatas que se tornaram símbolo do parque são formadas pelo Rio Iguaçu, que marca a divisão entre o Brasil e a Argentina. Por isso, a área protegida é compartilhada: uma parte dela pertence ao território brasileiro e a outra fica no lado dos nossos hermanos.

Com toda a modéstia, os atrativos da porção brasileira do Parque Nacional do Iguaçu são todas de tirar o fôlego. Caminhando pelos 1200 metros da Trilha das Cataratas, você poderá contemplar a imensidão impressionante das quedas d’água que têm entre 40 e 80 metros de altura. Os mais corajosos podem até caminhar nas passarelas de vidro que passam bem pertinho das cachoeiras. É uma sensação indescritível!

Para viver essa experiência única, o primeiro passo é comprar suas passagens de ônibus para Foz do Iguaçu.

Parque Nacional de Ilha Grande 

Se você pensou logo de primeira na Ilha Grande do Rio de Janeiro, pode esquecer: aqui, estamos falando do arquipélago fluvial de Ilha Grande, no Paraná.

Assim como o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque Nacional de Ilha Grande fica em uma área de fronteira – nesse caso, estadual –. Ele está bem na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, abrangendo um total de 9 municípios com seu grande território. São mais de 78 mil hectares de uma biodiversidade vibrante que floresce nos entornos do Rio Paraná.

Composto por 180 ilhas e ilhotas, o Parque Nacional de Ilha Grande preserva milhares de espécies nativas, como os pássaros que colorem as paisagens das tranquilas praias fluviais. Além de se refrescar nas águas do rio, desbravar o verde das matas em trilhas ecológicas e passear de barco, não deixe de visitar o Paredão das Araras para observar os simpáticos animais.

Um dos pontos de acesso para o Parque Nacional de Ilha Grande é a cidade de Guaíra, à qual você pode chegar facilmente com essas passagens para Guaíra.

Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange 

Sabia que o litoral do Paraná também tem parques nacionais espetaculares? O melhor exemplo disso é o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.

O nome diferente é uma homenagem dupla dedicada ao naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire e ao biólogo paranaense Roberto Ribas Lange, dois apaixonados pela natureza da região Sul. É fácil compreender esse amor: a área protegida pelo parque inclui alguns dos trechos de Mata Atlântica mais conservados de todo o país.

Situado a 40 quilômetros da charmosa cidade de Paranaguá, o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange abriga desde florestas densas no nível do mar até as grandiosas montanhas da Serra da Prata, que podem chegar aos 1.400 metros de altitude. Para ver uma parte disso de um ângulo privilegiado, você pode subir no Morro do Cabaraquara ou no Morro do Escalvado por meio de trilhas ecológicas. Em ambos os passeios, a vista para a Baía de Guaratuba é de tirar o fôlego.

Dono de algumas das mais lindas cachoeiras do Brasil, o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange também tem ótimos pontos para mergulhos relaxantes, como as Cachoeiras da Quintilha. Já a Cachoeira do Rio das Pontas merece uma visita por causa do visual.

Como de costume, para facilitar seu planejamento, já separamos as passagens de ônibus para Paranaguá.

Parque Nacional Guaricana 

Extensa planície com gramado verde no Parque Nacional Guaricana. Ao fundo, aparecem desfiladeiros de montanhas

Já deu para perceber que o Paraná leva seus ecossistemas nativos muito a sério, né? Em meio a tantas opções de parques nacionais distribuídos pelo estado, o Parque Nacional Guaricana com certeza merece uma menção especial.

Apesar de ser muito jovem, essa Unidade de Conservação nascida em 2014 já ficou marcada nos corações de muitos visitantes. Menos famoso do que os outros espaços de que falamos aqui – mas não menos encantador –, o Parque Nacional de Guaricana passa pelos municípios de Guaratuba, Morretes e São José dos Pinhais. Suas paisagens incluem principalmente grandes matas de araucárias, árvores bem características da região Sul.

Entre os atrativos mais procurados pelos aventureiros, estão o Pico Primeiro de Maio – que pode ser acessado por meio de uma trilha –, o Poço Encantado, o Salto Cantagalo e a Cachoeira dos Ciganos. Embora sejam maravilhosos, a visita a esses pontos é recomendada para quem já tem certa experiência com atividades de ecoturismo. Afinal, o Parque Nacional Guaricana não tem estrutura de apoio para visitantes: as trilhas não são sinalizadas e muitas vezes passam por trechos de mata fechada.

Se você pretende encarar esse desafio, garantimos que a beleza do parque vale o esforço. A gente recomenda que você se prepare bem para o passeio, leia sobre as experiências de outros visitantes na internet e garanta logo as passagens para São José dos Pinhais.

Se surpreenda com a natureza nos parques em Santa Catarina 

Ao falar na natureza de Santa Catarina, talvez você imagine imediatamente as belas praias de Florianópolis.

E elas são fantásticas mesmo! Mas pode acreditar quando dizemos que os melhores pontos turísticos de Santa Catarina vão muito além de sua badalada capital. Não é à toa que a Serra Catarinense é tão famosa: o interior de Santa Catarina tem paisagens que parecem saídas de contos de fadas, como você descobrirá já já.

Para começar o seu planejamento de viagem, que tal garantir as passagens de ônibus para Florianópolis?

Parque Nacional de São Joaquim 

Ah, a Serra Catarinense! Como não suspirar diante dos desfiladeiros e montanhas que estendem sua imensidão até o horizonte no coração de Santa Catarina?

Distribuído entre as cidades de Bom Jardim da Serra, Grão-Pará, Lauro Müller, Orleans e Urubici, o Parque Nacional de São Joaquim é um dos espaços mais adorados da região Sul. Os 49 mil hectares de área preservada se destacam pelas grandiosas formações rochosas com mais de 130 milhões de anos. Isso inclui monumentos naturais como a Pedra Furada, uma rocha que parece esculpida à mão. Ela pode ser vista do Mirante do Morro da Igreja.

As opções de trilhas são inúmeras: a Trilha da Goiabinha, que leva à cachoeira do Xaxim, é de dificuldade fácil e tem apenas 2 quilômetros de extensão total. Quem prefere opções mais radicais pode gostar da Trilha do Morro Comprido e da Trilha da Serra do Engenheiro, que exigem mais preparo físico.

Seja qual for a sua vibe, o Parque Nacional de São Joaquim com certeza tem um passeio para você. Quer descobrir mais? Então compre logo suas passagens de ônibus para Orleans.

Parque Nacional da Serra Geral 

Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral. Ele é formado por chapadões de rocha branca coloridos pelo verde da vegetação nativa

Situado na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Parque Nacional da Serra Geral fica bem ao lado do Parque Nacional Aparados da Serra, que você vai conhecer já já.

Ele abrange os municípios catarinenses de Jacinto Machado e Praia Grande, além do gaúcho Cambará do Sul. Entre os maiores atrativos encontrados nos 23 hectares de território protegido, estão os espetaculares cânions. As paisagens cinematográficas do Parque Nacional da Serra Geral são formadas por 63 escarpas que incluem cânions como o Faxinalzinho, o Malacara, o Churriado e muitos outros.

Durante sua visita, não deixe de fazer a trilha para conhecer o Cânion Fortaleza e a Pedra do Segredo. Mas o protagonista mesmo é o Cânion Itaimbezinho, conhecido por seus paredões que chegam aos 700 metros de altura. É de cair o queixo!

Parque Nacional da Serra do Itajaí

Desde 2004, o Parque Nacional da Serra do Itajaí carrega o importante papel de preservar a maior área contínua de Mata Atlântica existente em Santa Catarina.

Com uma área total de 57 hectares, essa Unidade de Conservação é um imenso oásis de florestas impecavelmente conservadas e habitadas pela rica fauna silvestre. Durante sua visita, você pode se deparar com alguns moradores nativos da região, como o papagaio-de-peito-roxo e o gato-maracujá. Além disso, o Parque Nacional da Serra do Itajaí serve como berço para muitas nascentes que dão origem a importantes cursos d’água pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí.

Apesar de proporcionar atrativos para todos os gostos, o Parque Nacional da Serra do Itajaí é particularmente querido pelos fãs de esportes de aventura: os cenários e a estrutura de apoio são ideais para práticas como voo livre, rafting, cicloturismo, rapel e exploração de cavernas. O Setor Nascentes é a parte da Unidade que oferece mais possibilidades de roteiro, incluindo as trilhas da Chuva e do Morro do Sapo

Para chegar ao Parque Nacional da Serra do Itajaí, você pode ir até as cidades de Apiúna, Ascurra, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu, Vidal Ramos ou Blumenau, sendo esta última a mais popular entre os turistas. Aproveite as passagens para Blumenau para conhecer também os pontos turísticos desse charmoso destino!

Separe um tempo especial para visitar os parques no Rio Grande do Sul 

Vinho de primeira, gastronomia espetacular e a atmosfera romântica de Gramado são alguns dos muitos motivos que atraem tantos viajantes para o interior do Rio Grande do Sul.

De fato, a lista de boas razões para visitar a Terra do Chimarrão nunca acaba. E se você deseja fugir um pouquinho da agitação metropolitana de Porto Alegre, os parques nacionais do RS vão ganhar seu coração! Caso você realmente queira fazer uma parada na capital, aqui estão as suas passagens para Porto Alegre

Parque Nacional Aparados da Serra 

Cachoeira no Parque Nacional de Aparados da Serra. A queda d’água é formada por pedras escuras e está rodeada pela Mata Atlântica

Como mencionamos, o Parque Nacional de Aparados da Serra divide suas fronteiras com um irmão catarinense, o Parque Nacional da Serra Geral.

Ele é outra opção excelente para quem deseja desbravar as belezas serranas da região Sul. Com paisagens marcadas por campos, penhascos, áreas de Mata Atlântica e florestas de araucárias, o Parque Nacional de Aparados da Serra tem tudo que você precisa para curtir um dia de caminhadas ao ar livre, banhos de rio e até passeios de bicicleta. 

Os trilheiros de plantão podem se animar: há oito trilhas principais na Unidade de Conservação. Os destaques são a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo, que levam a chapadões e planaltos impressionantes. Na Trilha do Rio do Boi e na Trilha das Piscinas Malacara, é possível mergulhar nas águas revigorantes do parque.

O acesso ao Parque Nacional de Aparados da Serra é feito por meio da cidade de Cambará do Sul.

Parque Nacional da Lagoa do Peixe 

Se você está a fim de conhecer um cenário um pouco diferente das muitas serras, cânions e montanhas que te mostramos até aqui, vai curtir o Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Nele, as paisagens são litorâneas: essa Unidade de Conservação fica em uma extensa faixa de terra plana que separa a Lagoa dos Patos do Oceano Atlântico. Sem a presença das gigantescas araucárias, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe mostra uma outra face da Mata Atlântica, coberta por trechos de restinga, dunas, praias e lagoas.

Ao caminhar pelas orlas – tanto a fluvial quanto a marítima –, você poderá avistar relíquias históricas como o Farol de Mostardas e o Farol da Solidão. O espaço também é perfeito para quem curte observação de aves, já que serve como lar para 275 espécies incluindo flamingos, gaivotas, biguás e cisnes-de-pescoço-preto.

Abraçando os municípios de Tavares, São José do Norte e Mostardas, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe fica a pouco mais de 200 quilômetros de Porto Alegre.

Curta os parques nacionais da região sul com um click!  

Cânion com superfícies dominadas pelas árvores nativas da Mata Atlântica. As araucárias, típicas da região Sul do Brasil, aparecem em destaque

De ponta a ponta do seu território, a região Sul é um verdadeiro espetáculo da natureza.

As serras, florestas, cachoeiras e muitas outras joias nativas que você terá a oportunidade de conhecer ao passear pelos três estados sulistas parecem saídas de sonhos. Ainda bem que existem tantos parques nacionais para proteger tudo isso, né? Depois da nossa lista de favoritos, você já conhece os cenários estonteantes que vão fazer parte das suas próximas memórias de férias. Agora é só terminar de planejar sua viagem e partir para as melhores aventuras da sua vida nos parques nacionais da região Sul!

Se quiser conhecer mais destinos fantásticos nessa e em outras partes do Brasil, não deixe de conferir nossos conteúdos aqui no Tô de Passagem. Todos eles são pensados para deixar suas aventuras pelas estradas do país ainda mais memoráveis.

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem