Categoria

Blumenau


Blumenau, cidade localizada no estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil, é também uma das mais famosas do país, por seu estilo europeu e arquitetura singular. A cerca de 152 km da capital Florianópolis, Blumenau conta ainda com paisagens encantadoras e eventos que atraem pessoas de toda a parte para aproveitá-los.

Sendo assim, antes de planejar uma viagem à cidade, o ideal é conhecê-la da melhor forma possível, para já saber qual o clima local, sua distância de outros municípios, o que fazer em Blumenau e diversos outros detalhes, como os restaurantes que não podem faltar no seu roteiro.

E, para conferir o guia completo de viagem de Blumenau, basta continuar a leitura a seguir.

Onde fica Blumenau?

Blumenau, como citado, fica em Santa Catarina, a pouco mais de duas horas de viagem terrestre da capital do estado, Florianópolis, uma parada obrigatória para quem tem alguns dias a mais para aproveitar a região. E, outras cidades em suas proximidades incluem Joinville, a cerca de uma hora e meia de estrada, e Balneário Camboriú, a apenas 70 km de distância de Blumenau.

O que fazer em Blumenau

As opções de o que fazer em Blumenau são diversas, variando conforme as diferentes épocas do ano. Porém, alguns passeios merecem destaque, uma vez que são considerados grandes atrativos da cidade. Confira quais são os três passeios imperdíveis em Blumenau.

1. Parque Vila Germânica 

Palco de grandes e famosos eventos na cidade, como o Oktoberfest, o Parque Vila Germânica te leva automaticamente para a Alemanha, com suas construções únicas repletas de história. Aberta todos os dias, esse é um dos pontos turísticos de Blumenau mais famosos, que atrai visitantes durante todo o ano e é um passeio imperdível para pessoas de todas as idades.

2. Parque Ramiro Ruediger Parque Ramiro Ruediger

Anote esta dica: quando ir a Blumenau, inclua o Parque Ramiro Ruediger na lista de lugares para passear. Aconchegante, limpo e perfeito para curtir o dia com as crianças, o local conta com muita área verde, boa infraestrutura, segurança e diferentes quadras de esportes. Para quem gosta de fazer caminhadas, essa é uma excelente opção para se exercitar mesmo enquanto aprecia a paisagem de uma cidade diferente.

3. Museu da Cerveja

E, para os amantes de cerveja, o Museu da Cerveja é uma parada obrigatória em Blumenau. Uma das grandes atrações da cidade, ele proporciona uma experiência memorável para quem aprecia a bebida, uma vez que nele é possível conhecer sua história e algumas máquinas usadas na produção da cerveja. Com entrada gratuita, a visita é muito recomendada por turistas e moradores locais.

Quando ir para Blumenau

Blumenau SC é uma daquelas cidades prontas para receber turistas durante o ano todo. No entanto, a alta temporada na cidade costuma ser caracterizada pelos famosos eventos que a cidade recebe, como em outubro, que o local recebe o Oktoberfest.

E, para quem gosta de aproveitar o inverno no sul do país, a resposta sobre quando ir a Blumenau inclui os meses mais frios do ano, já que o clima faz parecer com que a cidade realmente faz parte da Europa e deixa cada passeio ainda mais especial.

No entanto, é durante o verão que a viagem pode se estender para algumas praias de Santa Catarina, famosas pelas águas limpas, cristalinas e paisagens encantadoras.

Clima de BlumenauClima de Blumenau

O clima em Blumenau é considerado subtropical úmido, e a temperatura média de todo o ano fica na casa dos 20°C. Assim, ainda que o inverno possua mínimas próximas dos 11°C, o verão na cidade é quente, e o outono e a primavera garantem temperaturas mais amenas e agradáveis durante o dia.

E, para ter uma visão melhor sobre as temperaturas médias de Blumenau nas diferentes estações do ano, confira a seguir.

Primavera: máxima 25°C – mínima 16°C

Verão: máxima 28°C – mínima 20°C

Outono: máxima 22°C – mínima 14°C

Inverno: máxima 21°C – mínima 11°C

Pontos Turísticos de Blumenau

Alguns dos pontos turísticos de Santa Catarina mais famosos ficam em Blumenau, em especial para quem gosta de provar diferentes cervejas e aproveitar boas festas. Confira agora quatro deles para curtir os dias da melhor maneira em Blumenau, Santa Catarina:

1. Parque Spitzkopf 

Em alemão, Spitzkopf significa “cabeça pontuda”, assim o Parque Spitzkopf leva esse nome por conta de um de seus morros, que possui cerca de 940 metros de altura, sendo um dos dos pontos mais altos da cidade. Hoje com trilhas em meio a natureza com rica fauna e flora, o parque é ideal para passeios em família, com parceiros românticos, ou mesmo para aproveitar muitas aventuras em sua própria companhia e apreciar uma vista de tirar o fôlego.

2. Rua XV de Novembro 

Repleta de comércios e palco de diversos eventos, a Rua XV de Novembro é a mais movimentada da cidade, seja qual for a temperatura em Blumenau. Nela, é possível encontrar de tudo para comprar, incluindo chaveiros e lembrancinhas. Além disso, caminhar ou andar de bicicleta na Rua XV de Novembro aos domingos é uma experiência marcante, já que a avenida fecha para os carros e pedestres podem aproveitá-la com ainda mais segurança.

3. Prefeitura de Blumenau 

Assim como parte das construções de Blumenau SC, a Prefeitura de Blumenau é um prédio com arquitetura alemã. Localizado no centro da cidade, esse é um dos cartões postais da cidade e vale a visita para tirar boas fotografias, em especial ao lado do letreiro “eu amo Blumenau”, escrito em alemão, em frente ao prédio.

4. Oktoberfest

E, claro, um dos lugares para ir em Blumenau mais famosos de todos, é o Oktoberfest, que ocorre anualmente no mês de outubro, por 19 dias, sendo adiada durante a pandemia da COVID-19. Ainda assim, o evento, que atrai milhares de turistas à cidade, é regado a cervejas e artefatos da cultura alemã, sendo um verdadeiro espetáculo para os amantes de boas festas e chopes.

Restaurantes e Bares de Blumenau

Restaurantes e Bares de Blumenau
Foto Meramente ilustrativa

Ao viajar, seja para qual for o destino, provar das comidas locais e conhecer novos restaurantes é uma das partes mais especiais. Assim, nada melhor do que viajar para Santa Catarina e já saber quais restaurantes em Blumenau você deve ir, então confira três dos mais deliciosos.

1. The Basement English Pub 

Já que os pontos turísticos de Blumenau remetem todos à cultura alemã e europeia, conhecer um pub na cidade é algo indispensável. Clima agradável, boa música e muitas opções de drinks, bebidas e cervejas artesanais, essa é uma boa pedida para aproveitar a noite em Blumenau. 

2. Restaurante Moinho do Vale 

Já uma opção de restaurante com cozinha alemã, o Restaurante Moinho do Vale é um dos mais famosos da cidade. Oferecendo ainda uma bela vista da região, o cardápio conta com frutos do mar, filés, carne suína e muitas outras iguarias alemãs, já para a sobremesa, o Banoffe Desconstruído arranca elogios de todos que o provam. 

3. Âme

Agora uma alternativa para quem gosta de conhecer novas opções, o restaurante Âme oferece opções sem açúcar, sem lactose, sem glúten, sem soja, vegetarianas, veganas e low carb. Com pratos quentes, saladas e sobremesas, eles ainda apoiam o consumo sustentável, contando com uma loja de cosméticos e maquiagens naturais e orgânicas, além de outros produtos como canudos reutilizáveis, ecobags e copos ecológicos.

Como chegar em Blumenau em Santa CatarinaComo chegar em Blumenau

Agora que já descobriu tudo sobre Blumenau, saiba como chegar até lá, umas das melhores opções é viajar de ônibus, a rodoviária de Blumenau conta com 20 plataformas de embarque e desembarque, bem como 11 mil m² que incluem serviços como viagens nacionais e também internacionais.

Responsável pelo transporte de mais de nove mil pessoas todos os dias, a rodoviária de Blumenau trabalha com 10 diferentes empresas de ônibus, que vendem passagens para destinos como Chapecó, Balneário Camboriú, Foz do Iguaçu, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.

Depois de ver o que fazer em Blumenau e também como é o clima em Blumenau, que tal começar a planejar suas próximas férias? E, caso já tenha visitado a cidade, não deixe de nos dizer como foi sua experiência nos comentários!

Veja também no Tô de Passagem:

8 Passeios Incríveis Para Fazer No Interior Do Rio Grande Do Sul
Comidas Típicas Do Sul Do Brasil: Conheça 20 Pratos!
Praias Do Sul Do Brasil: TOP 10 Com Beleza, Surf E Clima Para Relaxar