“Todo tempo quanto houver pra mim é pouco
Pra dançar com bem benzinho numa sala de reboco…”
Se só de ler esse trecho da icônica canção de Luiz Gonzaga você já ouviu o som do triângulo e da zabumba… pode comemorar: você está no texto certo.
A proximidade do mês de junho enche as cidades do Nordeste de um calor especial. Afinal, a animação para a época de São João vai se formando aos poucos, feito as chamas pegando na fogueira de um arraiá. Entre os festejos juninos mais emblemáticos do país está o São João de Caruaru, cidade pernambucana conhecida como “Capital do Forró”.
Estamos falando de um evento grandioso, que espalha uma alegria vibrante pelas ruas e casas decoradas e sai levando todo mundo no embalo, de locais a turistas. E se você tem interesse em curtir essa festa arretada – que tem até a fama de ser a maior e melhor do mundo –, a gente te ajuda: aqui, vamos te passar as informações mais importantes sobre o São João de Caruaru e algumas dicas preciosas para que você aproveite o melhor dessa celebração única.
Então liga o som, pega lá um milho assado e continua a leitura, que estamos prestes a te ensinar sobre:
História do São João de Caruaru
Onde fica e como chegar em Caruaru?
Quando começa o São João de Caruaru?
Atrações do São João de Caruaru
Serão quantos dias de Festa de São João de Caruaru?
Dicas para curtir o São João de Caruaru e viajar em segurança
São João de Caruaru te convida para celebrar por muitos dias!
História do São João de Caruaru
É difícil apontar com precisão quando o São João de Caruaru nasceu.
Afinal, dá para dizer que as comemorações juninas são parte essencial da própria formação de muitas cidades do Nordeste brasileiro. E Caruaru é uma delas: quando o município ainda era uma vila, já existiam celebrações familiares que giravam em torno do dia de São João. Elas aconteciam nas propriedades de áreas rurais desde o início do século 19. Faz tempo, hein?
Até meados da década de 1950, entretanto, as festas mantiveram esse pique: eram realizadas no interior de fazendas, sítios e granjas. Nessa época, os arraiás já tinham muitos dos elementos que conhecemos hoje, como fogueiras, bandeirolas e balões coloridos, quadrilhas e música ao vivo. Na década seguinte, os moradores de Caruaru já tinham o costume de enfeitar as ruas da cidade com símbolos juninos.
Mas foi só a partir dos anos 1980, após perceber o potencial turístico da festa, que a prefeitura de Caruaru começou a centralizar as comemorações e promover um São João de grande porte, aberto ao público. Depois disso, as celebrações foram ficando cada vez maiores e atraindo gente de todos os cantos do Brasil.
E o resto, como diz o ditado, é história.
Onde fica e como chegar em Caruaru?
Para entender direitinho onde fica Caruaru, é interessante que você saiba como Pernambuco é dividido. Tenha em mente que é um estado de formato achatado: ele é comprido no sentido longitudinal (leste/oeste) e “baixinho”, como mostra o mapa que colocamos aqui em cima.
Caruaru está localizada a mais ou menos 130 quilômetros da capital estadual, Recife, em uma área chamada Agreste. É parte da microrregião do Vale do Ipojuca, onde ficam também cidades como Pesqueira e a famosa Gravatá.
Embora o município tenha um aeroporto (chamado Oscar Laranjeira), ele não opera voos comerciais. Por isso, quem escolhe voar geralmente aterrissa em Recife e depois pega a estrada para completar o caminho. A rota dura aproximadamente 2 horas e é toda pela BR-232, que é uma grande linha reta.
E quem acompanha a gente por aqui, sabe que adoramos falar de economia na hora de pegar a estrada. Por isso, viajar de ônibus é sempre a melhor opção. Inclusive, é uma escolha popular entre os turistas que vêm de outros estados e não querem gastar com passagens aéreas.
Para te ajudar a ter uma noção melhor das distâncias, listamos o tempo de estrada até Caruaru partindo de algumas cidades famosas. Confira:
Maceió: 3h30
Natal: 7h40
Fortaleza: 15h30
Teresina: 16h40
Ao chegar, você vai descer no terminal rodoviário da cidade, que fica na Avenida Mestre Vitalino, nº 1, bairro de Agamenon Magalhães.
E aí, deu pra entender? Se quiser facilitar o planejamento da sua viagem, aproveite para garantir logo as suas passagens de ônibus para Caruaru. Caso deseje dar um pulo na capital pernambucana antes ou depois de curtir o São João, confira também as passagens para Recife.
Quando começa o São João de Caruaru?
Se você estava se preparando para aproveitar o São João de Caruaru só a partir de junho, se enganou (e muito!).
Na verdade, isso foi o que aconteceu nos outros anos: a tradição é que a celebração comece na primeira semana de junho e vá até o início de julho. Em 2023, entretanto, o evento ficou ainda maior: a abertura foi bem antecipada, programada para o dia 28 de abril, e a festança deve durar até julho.
Isso porque a edição de 2022 da festa junina trouxe recordes significativos. Ela foi responsável por trazer 3,2 milhões de visitantes à cidade, movimentando mais de 558 milhões de reais. Dessa vez, a prefeitura resolveu ampliar o potencial do São João de Caruaru. Melhor para você, né?
Atrações do São João de Caruaru
Mas, afinal, o que rola no maior e melhor arraiá do mundo?
O São João de Caruaru acontece em vários polos organizados pela prefeitura em vários pontos da cidade – em 2022, foram 24 pontos com atrações diárias –. Os maiores shows acontecem no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, um espaço fechado que conta com uma megaestrutura dividida em vários ambientes. Ele fica em uma área bem central da cidade, na Rua Agnelo Dias Vidal, bairro de Nossa Sra. das Dores. É o lugar que recebe as atrações mais badaladas: em 2023, por exemplo, é onde vai rolar o show da cantora Joelma.
Na Praça Silva Filho, que fica a poucos metros do Pátio Luiz Gonzaga, a festa acontece na rua mesmo, com uma pegada super democrática.
Também merece destaque a área conhecida como Alto do Moura, localizada a 5,5 quilômetros do centro da cidade. Ela tem dois polos super movimentados: o Mestre Vitalino e o Coreto Alto do Moura. Esse é o point para quem quer festejar o dia todo, afinal, os shows começam desde o turno da manhã, se estendendo até a noite. No Alto do Moura, você vai encontrar o melhor da música nordestina “raiz”: forró pé de serra, xote, baião e outros gêneros tradicionais que são ótimos para quem quer dançar até “gastar a sola da percata”.
Para conferir de perto outras manifestações culturais encantadoras, você pode visitar também o Polo do Repente, que tem como foco a declamação da poesia de repente, modalidade muito expressiva no interior de Pernambuco. Quer assistir às coloridas apresentações de dança que marcam as festas juninas? Também tem um ponto só para isso, o Polo da Quadrilha. Por fim, se você curte uma vibe mais alternativa e quer uma programação eclética, com ritmos que vão além do forró (passando até pela MPB e pelo rock), seu rolê é no Polo Azulão.
Em todos esses lugares, além de aproveitar as atrações musicais, você também terá a oportunidade de provar as iguarias típicas do São João de Caruaru. Ah, uma curiosidade: o evento é conhecido por suas “comidas gigantes”, quitutes produzidos e dispostos em quantidades enormes nos polos da festa. É mungunzá, pipoca, pé-de-moleque, broa de milho, canjica, arroz doce e – é claro – bolo de rolo. Se você fechar os olhos agora, até dá para sentir o cheirinho de comida caseira no ar.
Serão quantos dias de Festa de São João de Caruaru?
Como mencionamos, o comum é que o São João de Caruaru se estenda por aproximadamente um mês.
Mas a programação de 2023 está bem maior: dessa vez, serão mais de dois meses de festa. É isso mesmo! O evento está programado para durar por 65 dias. Ele será inaugurado com o projeto São João na Roça, que tem como objetivo levar os artistas para os polos localizados nas áreas mais rurais, como o de Vila do Juá. Mas a programação no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, o maior dos polos, deve começar a partir de 3 de junho.
As datas e horários estão sendo confirmadas aos pouquinhos, então vale a pena ficar ligado no perfil oficial da festa nas redes sociais, além de no site da Prefeitura de Caruaru!
Dicas para curtir o São João de Caruaru e viajar em segurança
Bem, depois de tudo isso, você já entendeu mais ou menos o que te espera no São João de Caruaru: música e dança até altas horas, comida boa e muita cultura!
Para aproveitar tudo isso da melhor forma, a gente recomenda que você confira a programação com antecedência para decidir quais atrações você deseja assistir. Além disso, chegue cedo aos pólos para achar um lugar confortável e curtir os shows desde o início.
Também vale a pena olhar os endereços de cada pólo e examinar os arredores no Google Maps antes de sair da hospedagem, para se situar pela cidade. Por questão de segurança, tome aquela precaução que é a mais básica para todo evento que envolve grandes multidões: evite levar bolsas volumosas e pertences de valor muito elevado.
Caso deseje turistar pela cidade durante o dia ou aproveitar as atrações diurnas do São João, lembre-se de levar também o seu protetor solar. À noite, como a temperatura pode cair um pouco, é interessante levar um casaquinho quando for sair. Por fim, não se esqueça de vestir roupas confortáveis, se alimentar bem e beber água, afinal, você provavelmente vai dançar muito e passar bastante tempo em pé.
São João de Caruaru te convida para celebrar por muitos dias!
Eita, festa boa danada!
Se você estiver preparado para ter uma das experiências mais inesquecíveis da sua vida, vai se apaixonar pelo São João de Caruaru. Nele, a tradição encontra a modernidade em uma celebração inclusiva, colorida e repleta de animação. Mesmo que você não dance forró ou que nem tenha familiaridade com o ritmo, vai querer arriscar uns passinhos. Difícil mesmo é ficar parado durante os shows fantásticos desse grande festejo.
Já pode ir planejando a bagagem e providenciando suas passagens, que a gente garante que vai ser só alegria: no São João de Caruaru, só quem chora é o fole da sanfona.
Quer conhecer outras festas incríveis e destinos marcantes? Confira os nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem. Eles estão cheios de dicas valiosas para quem adora se aventurar pelas estradas do Brasil e da América Latina.