Você curte ecoturismo? Então que tal visitar um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul? Conheça, então, o Parque Estadual de Terra Ronca.
Se você é fã de um contato bem próximo com a natureza, a gente garante que você vai se apaixonar pelo Parque Estadual de Terra Ronca, em Goiás. Lá, o que não faltam são áreas de mata nativa e outras amostras de natureza preservada pelas quais você poderá se aventurar. O lugar ficou especialmente famoso por seu rico mundo subterrâneo, cheio de cavernas grandiosas.
Esse é o destino perfeito para os amantes do ecoturismo, e a gente sabe que você já está se imaginando em meio às trilhas fantásticas e as paisagens cinematográficas de lá. Então montamos este conteúdo para te ajudar a planejar sua viagem para Terra Ronca e escolher o que visitar nessa reserva encantadora.
Continua a leitura que vamos te mostrar:
O que levar para conhecer as cavernas da Terra Ronca?
As belezas naturais inesquecíveis de Terra Ronca te esperam!
Onde fica Terra Ronca?
O Parque Estadual de Terra Ronca ocupa uma área de 57.000 hectares que engloba dois municípios: São Domingos e Guarani de Goiás. Essa imensa área de preservação ambiental está localizada a mais ou menos 610 quilômetros da capital do estado, Goiânia, e a 410 quilômetros de Brasília.
Muitos dos passeios realizados no parque saem de São João, um simpático povoado que é parte do Município de São Domingos, então é por lá que os viajantes costumam se hospedar.
Como a maior parte do estado de Goiás, a região de Terra Ronca é de clima tropical, o que significa que os invernos são secos e os verões são chuvosos. Para aproveitar melhor os passeios, o ideal é escapar do período de chuvas intensas. Por isso, se puder, tente programar sua viagem para que ela fique na janela entre os meses de abril e outubro.
Como chegar em Terra Ronca?
Como o Parque Estadual de Terra Ronca é relativamente distante da capital do estado, o aeroporto mais próximo de lá é o Aeroporto Internacional de Brasília (Presidente Juscelino Kubitschek). Portanto, mesmo se você aterrissar em Brasília, o único jeito de chegar ao parque é por via terrestre.
Felizmente, as estradas até lá costumam ser tranquilas, já que a rota é preparada para o grande fluxo de turistas que visitam o parque diariamente. Se você não quiser a trabalheira de dirigir essa distância toda, a melhor opção é fazer o trajeto de ônibus, o que também pode baratear seus custos de viagem. Como a gente sempre diz por aqui: viajar não precisa ser caro. E você ainda pode usar a economia para curtir mais rolês no destino.
A viação responsável pela maioria das linhas que levam até o município de São Domingos é a Rápido Federal, e o trajeto que sai de Brasília costuma levar cerca de oito horas. A Rodoviária de São Domingos fica bem no centro, na Rua Abraão. É bem perto da principal via da cidade, a Avenida Presidente Vargas.
Se você mal pode esperar para conhecer as belezas de Terra Ronca, aproveite para garantir as melhores passagens de ônibus para São Domingos.
Para te ajudar a ter uma ideia de distância, aqui está o tempo de viagem de São Domingos até algumas outras cidades:
Goiânia: 8h50
Brasília: 5h50
Palmas: 7h
Uberlândia: 10h30
O que visitar em Terra Ronca?
O Parque Estadual de Terra Ronca é um paraíso sem fim para quem curte se aventurar em meio à natureza.
Lá, você vai encontrar uma infinidade de trilhas, rios, cachoeiras, áreas de mata virgem e, é claro, as grutas que deixaram o parque famoso. São mais de 250 cavernas catalogadas, incluindo as trinta maiores do país, e cinco delas estão abertas a visitação.
As trilhas são de dificuldades variadas: algumas têm um acesso mais fácil e outras são só para quem gosta de desafios. A recomendação é sempre ter um guia turístico por perto, para garantir que todo mundo curta o passeio em segurança.
Agora sim, tudo pronto para conhecer as belezas desse grandioso parque?
Terra Ronca I e II
A grandeza da Caverna Terra Ronca pode ser vista desde sua gigantesca entrada, que tem 96 metros de altura e 120 de largura. A imponência é de arrepiar! A caverna se divide em duas partes, repartidas por uma dolina (depressão similar a um cânion) chamada Oco das Araras, onde as aves se abrigam. A gente avisa logo: para acessar a parte II, é preciso passar por dentro das águas do Rio da Lapa. E vale muito a pena!
Com rochas dolomíticas em sua formação, a Caverna Terra Ronca I e II é a atração mais visitada do parque. E não é à toa: os grandes salões cheios de formações rochosas ricas em detalhes são mesmo impressionantes.
Caverna Angélica
A Caverna Angélica é de uma beleza fantástica que parece ter saído de uma cena de filme.
Com dezessete quilômetros de extensão, ela é composta por dez salões cortados por um rio. Lá dentro, as estalactites e estalagmites nascidas da sedimentação de minerais constroem formas que se juntam com as águas cristalinas do rio para criar um cenário fantástico.
Como a Caverna Angélica é muito ampla, não dá para conhecê-la sem tirar um bom tempo só para isso. Tem gente que até dorme lá dentro! Que tal acampar dentro de uma caverna dessas?
Caverna São Bernardo
A visita à Caverna São Bernardo pode ser considerada um tanto desafiadora. Isso porque a entrada tem um solo bem íngreme e muitos trechos exigem que o visitante passe por dentro da água, geralmente bem gelada, vinda dos rios São Bernardo e Palmeira.
Mas uma coisa é certa: o esforço para entrar lá vale demais! Os salões do interior, que se estendem por doze quilômetros, têm formações geológicas com tantos detalhes que parecem feitas à mão por um artesão. O grande astro é o Salão das Pérolas, um lugar de tirar o fôlego.
Caverna São Mateus
Você não pode deixar de visitar a maior gruta do Parque Estadual de Terra Ronca, a São Mateus. Ela também está no pódio a nível nacional: é simplesmente a segunda maior caverna do Brasil, com seus nada modestos 24 quilômetros de extensão.
Tudo isso é coberto por uma beleza impressionante das formações rochosas que se assemelham a cristais, com destaque para o Salão dos Travertinos Gigantes.
Vale mencionar que visitar a Caverna São Mateus é para quem gosta de aventura de verdade. A única entrada existente é por uma fenda bem estreita e inclinada, por onde você descerá de corda. Perfeito para os fãs de adrenalina!
Caverna São Vicente
Aqui está mais uma opção de passeio para os aventureiros. A única forma de acessar a Caverna São Vicente é por rapel, descendo um paredão de aproximadamente quarenta metros.
As paisagens do interior da caverna são recompensadoras! Muitas delas ficam por conta do Rio São Vicente, que passa pela gruta e forma doze cachoeiras, espalhadas pelo interior dela. A gente garante: ver essas quedas d’água de perto é uma experiência verdadeiramente mágica.
Lapa do Bezerra
O passeio pela Lapa do Bezerra não é tão comum nos roteiros turísticos, mas a gente super recomenda que você a inclua no itinerário durante a sua visita ao Parque Terra Ronca.
A Lapa do Bezerra se destaca pela belíssima ornamentação que suas formações rochosas proporcionam. São aproximadamente oito quilômetros de cenários incríveis nos vários salões. Alguns deles, como o salão Floresta Branca, se destacam pelo material clarinho do qual são formados.
Não deixe essa gruta impressionante de fora do seu roteiro!
Festa do Bom Jesus da Lapa
Durante os primeiros dias de agosto, o município de São Domingos ganha um movimento diferenciado. É nessa época que rola a festa do Bom Jesus da Lapa, em homenagem ao padroeiro da cidade.
Se você estiver por lá nesse período, vai poder acompanhar as várias celebrações religiosas que dominam a região, com missas, apresentações artísticas e uma grande variedade de quitutes deliciosos. Pode preparar a barriga!
Um dos rituais mais importantes da Festa do Bom Jesus da Lapa é realizado no interior da Caverna Terra Ronca I, que mencionamos ali em cima, e ela tem um altar voltado especialmente para isso.
O que levar para conhecer as cavernas da Terra Ronca?
Agora que você já sabe o que não pode faltar no roteiro da sua viagem a São Domingos e ao Parque Estadual de Terra Ronca, é hora de conferir a bagagem. Como os passeios costumam envolver algum esforço físico, o ideal é que você não leve uma bolsa muito grande.
Entretanto, alguns itens essenciais devem te acompanhar na viagem, para que você possa desfrutar de tudo com segurança e tranquilidade. Pode ir montando sua checklist! A gente recomenda que você leve:
- Lanterna com bom foco e cordão para pendurar na bolsa;
- Tênis com boa aderência nas solas ou sapato para trekking;
- Repelente;
- Protetor solar, óculos escuros e viseira ou boné, para as trilhas diurnas;
- Cantil ou garrafa com água;
- Lanches leves, como frutas e barras de cereal;
- Roupas que protejam as pernas e os braços, além de meias altas;
- Trajes de banho;
- Sacos plásticos, para levar de volta o lixo produzido durante os passeios;
Além desses itens, a gente recomenda que você providencie um kit de primeiros socorros para caso sofra algum machucado leve durante a viagem e uma farmacinha com os remédios que costuma usar com mais frequência.
Se esse seu rolê por solo, não esqueça de andar sempre com identificação e contatos de emergência com você. E tenha o costume de deixar avisado sobre o seu roteiro. Prevenir nunca é demais. Não é mesmo?
E por último, se resolver seguir nossas dicas e pegar a estrada de ônibus, não esqueça de viajar com roupas confortáveis, aquele bom e velho travesseirinho de viagem, e uma coberta para caso faça frio no ar condicionado. Aproveite para montar aquela playlist que combina com as paisagens que vai ver na viagem.
Ah, e é claro, não se esqueça de levar muita empolgação para curtir a viagem!
Terra Ronca te espera, aproveite belezas naturais inesquecíveis!
Não é exagero dizer que poucos destinos têm uma natureza tão exuberante quanto a que você descobrirá no Parque Estadual de Terra Ronca!
A grandiosidade das cavernas que você vai conhecer, juntamente com a infinidade de trilhas e cachoeiras que formam o parque, vai te proporcionar memórias inesquecíveis. Pode preparar a câmera ou o celular, porque as paisagens fascinantes de Terra Ronca com certeza vão render fotos incríveis.
E aí, tudo pronto para se aventurar?
Aliás, se você é fã de aventuras, não deixe de acompanhar a gente aqui no Tô de Passagem! Temos conteúdos sobre vários outros destinos espetaculares, que vão te encantar tanto quanto Terra Ronca.
E se você chegou até aqui, aproveite para continuar sua jornada, pesquisando as passagens de ônibus para São Domingos e muitos outros destinos, partindo de centenas de cidades diferentes!
Uma boa viagem e até a próxima!