Que tal passar as férias na tranquilidade de uma cidadezinha do interior, com direito a lindas praias e vários passeios culturais? Se você curtiu a ideia, está na hora de planejar sua viagem para São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro.
Esse município de charme único é o casamento perfeito entre contato com a natureza e imersão na história do Brasil. Diante das muitas construções seculares e paisagens encantadoras, é difícil não se apaixonar por esse destino que tem conquistado os corações de viajantes vindos de todo o país, mas ainda mais que isso. Quem já morou em São Pedro, mas precisou sair de lá, guarda com carinho cada pedacinho dessa cidade incrível.
São Pedro da Aldeia é, além disso, referência em infraestrutura turística, sem perder o ar sossegado que é tão fascinante.
Para te ajudar a conhecer as belezas desse paraíso, dedicamos um conteúdo inteiro a ele. Aqui, você vai ler sobre:
Onde fica São Pedro da Aldeia?
Como Chegar em São Pedro da Aldeia?
Qual a melhor época para visitar São Pedro da Aldeia?
O que mais conhecer em São Pedro da Aldeia?
O que levar para São Pedro da Aldeia?
Aproveite esse cantinho menos badalado do Rio de Janeiro!
Onde fica São Pedro da Aldeia?
São Pedro da Aldeia é uma das cidades que compõem a famosa Região dos Lagos, localizada no litoral do Rio de Janeiro. Essa área guarda outros destinos turísticos aclamados, como Búzios e Cabo Frio, e é muito conhecida pela natureza de tirar o fôlego.
A mais ou menos 150 quilômetros da capital do estado, a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia baseia sua economia no turismo, na pesca e no comércio local. A simpatia de seus 106.000 habitantes, os aldeenses, é o toque final que faz do lugar o queridinho dos viajantes.
Como Chegar em São Pedro da Aldeia?
Para curtir as maravilhas de São Pedro da Aldeia, você provavelmente vai precisar pegar a estrada: o melhor jeito de chegar lá é por via terrestre. Os trajetos de carro e de ônibus costumam ser tranquilos e as rotas contam com uma boa estrutura em toda a Região dos Lagos.
Para quem deseja economizar e não quer lidar com todas as preocupações envolvidas no aluguel de um carro, a melhor opção é sempre viajar de ônibus. O percurso é feito pela Viação 1001 e pode partir de várias cidades. Se você for sair da capital, seu trajeto vai começar no Terminal Rodoviário Novo Rio, que fica na Avenida Francisco Bicalho, nº 1, no bairro de Santo Cristo.
Se quiser ter uma noção melhor das distâncias, confira o tempo de viagem de ônibus até São Pedro da Aldeia partindo de algumas cidades famosas:
Rio de Janeiro (capital): 2h30
Campos dos Goytacazes: 3h40
Nova Iguaçu: 4h45
São Paulo: 10h20
Ao chegar a São Pedro, você vai descer na rodoviária que fica na Rua Rodrigues Dos Santos, nº 271, bairro de Estação. É bem pertinho da praia de Araruama e do Cais de São Pedro. Se quiser garantir uma viagem tranquila, aproveite para conferir essas passagens de ônibus para São Pedro da Aldeia.
Qual a melhor época para visitar São Pedro da Aldeia?
A melhor resposta é: depende!
Como São Pedro da Aldeia é bonita durante o ano todo, a melhor época para visitar depende de qual é a sua vibe de viagem. Por causa das belas praias, a temporada mais agitada da cidade é o alto verão, período que vai de dezembro até o início de março. Nesses meses, o fluxo de turistas é bem intenso, então toda a Região dos Lagos fica super animada, perfeita para quem gosta de conhecer gente nova.
Mas não esqueça que durante as altas temporadas os preços costumam subir! Por isso, se viajar com economia for o objetivo do seu rolê, opções de hospedagens baratas são sempre uma excelente ideia.
Se você prefere viagens tranquilas e quer curtir o lado mais pacato da cidade, nossa recomendação é visitar São Pedro da Aldeia no outono, que vai de março a junho, ou na primavera, que é de setembro ao início de dezembro. Vale pontuar que no outono, entretanto, é possível que as águas das praias estejam mais frias.
Praias de São Pedro da Aldeia
Entre as várias atrações que São Pedro da Aldeia oferece, estão as praias que fazem da cidade um verdadeiro refúgio tropical. Já pode ir separando o protetor solar e a canga para relaxar na areia! Abaixo, listamos as praias de São Pedro da Aldeia que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.
Praia Linda
Pode acreditar: a Praia Linda faz jus ao nome.
Perfeita para os passeios em família, essa praia se destaca por sua tranquilidade sem igual. Você vai poder esquecer do mundo enquanto aproveita o mar cristalino e a areia branquinha! Ah, as águas da Praia Linda também costumam ser mornas, o que torna o banho bem agradável.
Bem perto da orla, há uma praça cheia de brinquedos, onde os pequenos podem se divertir livremente.
Praia do Sol
Quer assistir a um pôr do sol inesquecível?
Não deixe de encerrar alguma tarde nas areias macias da Praia do Sol. Aliás, a gente recomenda é que você separe um dia inteiro para aproveitá-la! Como as muitas árvores da orla proporcionam vários pontos de sombra, o lugar é perfeito para quem quer deitar na areia, respirar fundo e relaxar sem se preocupar com a hora… Por aí já bateu a vontade, não foi?
Praia da Baleia
Que tal tomar uma cervejinha enquanto admira uma paisagem cinematográfica e observa os pescadores de São Pedro da Aldeia?
Na Praia da Baleia, conhecida por ser um point de pescaria, você terá a oportunidade de se deliciar com pratos incríveis à base de frutos do mar. A variedade de quiosques, bares e restaurantes é bem diversa, então pode ir preparado para comer bem! A Praia da Baleia também recebe a Festa do Peixe, dedicada a celebrar a atividade da pesca, que é um pilar importante da economia aldeense.
O que mais conhecer em São Pedro da Aldeia?
Tudo bem, a gente entende que sua vontade é de nunca mais deixar as praias de São Pedro da Aldeia. Mas não vá achando que elas são tudo que a cidade tem a oferecer! Além de outros tesouros naturais, o lugar tem também uma bagagem histórica que faz dele um destino perfeito para quem aprecia o turismo cultural.
Os monumentos e relíquias que você vai encontrar em São Pedro são recortes incríveis da história do Rio de Janeiro e do Brasil. É como voltar no tempo!
Museu da Aviação Naval
Além de todas as atrações de que falamos até agora, São Pedro da Aldeia tem mais um ponto forte: um museu que é o único de seu tipo no país inteiro!
Estamos falando do Museu da Aviação Naval, que conta com um acervo interessantíssimo de memórias ligadas às quatro fases históricas da aviação brasileira. Tem fotos, maquetes, documentos, homenagens aos grandes aviadores e até aeronaves! O museu é parte da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, sede nacional da Força Aeronaval da Marinha.
Esse ponto turístico cheio de aprendizados enriquecedores fica na Rua Comandante Ituriel, sem número, e a entrada para visitação é gratuita.
Casa dos Azulejos
Erguida em 1847, a Casa dos Azulejos costumava ser a residência da família de um fazendeiro português. A beleza colonial do imóvel chama atenção: com sua fachada cheia de azulejos azuis ricamente detalhados, a construção lembra uma antiga casa de veraneio do interior de Portugal.
Além do charme exterior da casa, você também pode visitá-la para conhecer a parte de dentro. Hoje em dia, a Casa dos Azulejos abriga um pólo artístico, que oferece aulas de dança e artes cênicas.
Ela fica no Centro, mais especificamente na Avenida São Pedro, nº 159.
Casa da Flor
Ao visitar a Casa da Flor, você vai se sentir passeando por um conto de fadas.
Por sua estrutura arquitetônica peculiar, a construção ganhou o título de patrimônio e foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Agora, ela encanta os viajantes com suas paredes de taipa e a icônica decoração feita com objetos reutilizados.
É com certeza um ponto turístico único, que parece obra de algum grande arquiteto espanhol. Mas o mais legal é que ele foi feito por um trabalhador comum da região, chamado Gabriel Joaquim dos Santos.
A Casa da Flor fica na Estrada dos Passageiros, nº 232, no bairro de Parque Estoril. A visita guiada custa R$5 e é conduzida pelo sobrinho do próprio Gabriel Joaquim. Vai dizer que não é incrível?
Serra da Sapiatiba
Você é do tipo que gosta de dar uma boa caminhada para relaxar?
Então aproveite a chance de subir a Serra da Sapiatiba quando estiver em São Pedro da Aldeia. A proposta desse ponto turístico é simples, mas fascinante: andar em meio às belas paisagens serranas e aproveitar a natureza durante o percurso de um quilômetro. No fim do trajeto, a vista maravilhosa fecha o passeio com chave de ouro, então não esquece de levar a câmera. Esse é o tipo de lugar certo pra quem curte atualizar o feed.
Xodó da Praia
Chegou a hora do tradicional bônus do Tô de Passagem. Que tal fazer um lanche daqueles enquanto escuta as ondas do mar quebrando?
Pois é, o Restaurante e Quiosque Xodó da Praia é o ponto perfeito para quem quer aproveitar o melhor da comida de praia. Com muitas opções de aperitivos, pastéis espetaculares e uma cervejinha sempre gelada, o quiosque é um anexo da Pousada Xodó da Praia. Não deixe de provar o sensacional pastel de camarão, hein?
Ah! e aqui vai nossa dica: o local não é xodó só da praia, mas também dos moradores. Por isso, recomendamos que você chegue cedo, principalmente aos finais de semana. Assim você garante sua cadeira e guarda-sol perto da água.
Localizado bem na beira-mar, o estabelecimento distribui suas mesas na areia da Praia do Sudoeste. O endereço exato é Estrada do Boqueirão, nº 4321.
O que levar para São Pedro da Aldeia?
A gente sabe que, depois da nossa lista, sua ansiedade para visitar São Pedro da Aldeia está maior do que nunca. Mas antes de partir para a diversão, é importante planejar atentamente a sua bagagem para não esquecer de nada.
Assim como todos os roteiros litorâneos, a viagem para São Pedro da Aldeia exige que você separe aquele kit básico de praia:
- Protetor solar potente;
- Boné ou viseira;
- Sandália de dedo;
- Roupa de banho;
- Garrafinha d’água para se hidratar;
- Cangas para estender na areia;
- Toalha de praia;
- Se estiver com a criançada na praia, não esqueça das famosas pulseirinhas de contato;
- E se o rolê for solo, é sempre bom andar com contatos de emergência, e avisar as pessoas sobre o seu roteiro.
Além disso, há quem goste de acrescentar à bagagem uma camisa com proteção UV. É que o sol em São Pedro é maravilhoso para pegar um bronze, mas pede alguns cuidados. Afinal, é melhor se prevenir para que seu roteiro não seja atrapalhado por uma insolação!
Por desencargo de consciência, você pode levar também um daqueles cremes hidratantes que aliviam o desconforto das queimaduras de sol.
Por fim, a gente recomenda que você reserve um bom espaço no armazenamento do seu celular ou câmera fotográfica, porque São Pedro da Aldeia rende fotos incríveis!
Aproveite esse cantinho menos badalado do Rio de Janeiro!
Depois de tudo que falamos sobre São Pedro da Aldeia, fica a certeza de que há duas palavras capazes de definir esse destino: único e inesquecível!
Nessa cidade fascinante, a natureza é a grande estrela, mas a riqueza cultural e histórica da região não fica para trás. Como São Pedro foi um ponto importante na trajetória de formação do Rio de Janeiro, ela guarda atrações que você não vai encontrar em nenhum outro lugar do mundo. É, sem dúvidas, um dos maiores tesouros do litoral fluminense.
E se você gosta de conhecer os destinos incríveis que o Brasil guarda, não deixe de acompanhar nossos conteúdos aqui no Tô de Passagem. A gente tem dicas de viagem, guias de destino, listas temáticas e muitos outros materiais que podem te ajudar a viver experiências marcantes durante as suas aventuras.
Não esquece de comentar aqui embaixo, quais lugares você conhece de São Pedro, e quais não podem ficar de fora de um bom roteiro de férias!
Boa viagem e nos vemos na próxima!