Categoria

Cabo Frio

Dicas sobre quando conhecer a cidade, principais pontos turísticos, melhores praias da região e muito mais! 

Se você deseja viajar para Cabo Frio, mas não tem muitas informações sobre esse destino, que é um dos mais famosos do Rio de Janeiro, organizamos sugestões para você montar seu roteiro de viagem.

Por isso, se você quer saber os detalhes sobre quando ir, clima, pontos turísticos e opções de vida noturna, confira o texto a seguir! Ele está repleto de recomendações valiosas para aproveitar cada segundo em Cabo Frio.

Onde fica Cabo Frio?

Localizada no Rio de Janeiro, na Região dos Lagos, que é composta por sete municípios, como Búzios, Arraial do Cabo e Saquarema, certamente Cabo Frio faz parte das mais requisitadas desse grupo.

Marcada por belas praias, é um ponto de refúgio para quem não dispensa bons momentos com os pés na areia em meio à brisa do mar.

O que fazer em Cabo Frio?

Contudo, esse município com pouco mais de 200 mil habitantes oferece muito mais que sombra e água fresca, pois há muito o que fazer em Cabo Frio. De pontos turísticos a opções gastronômicas e uma agitada vida noturna, abaixo você irá conferir nossas indicações.

Por isso, com a finalidade de tornar sua viagem para o litoral carioca bem completa, reunimos um compilado de dicas de lugares que, certamente, devem constar na sua programação! Também trazemos informações sobre a melhor época para conhecer a cidade e o clima típico da região de Cabo Frio.

Clima de Cabo Frio

Clima de Cabo Frio

Segundo o site Weather Spark, o clima em Cabo Frio apresenta um verão morno, com chuva e céu bastante encoberto; enquanto o inverno tem características amenas, com ventos fortes e céu com poucas nuvens.

Ademais, ao longo de todo o ano, a temperatura dificilmente é baixa, já que varia de 19°C a 30°C e raramente fica abaixo de 17°C ou acima de 32ºC.

Portanto, vale a pena investir em uma mala com roupas leves e de banho para os momentos na praia, mas é importante deixar um casaco na mala, tendo em vista que a região costuma ter ventos, que podem causar uma sensação térmica de frio.

Ah, e claro, não esqueça de colocar na mochila protetor solar, óculos de Sol e sempre ter consigo uma garrafinha de água para suportar os dias quentes. Afinal, é sempre bom se hidratar e garantir a proteção da pele e olhos contra a potência dos raios ultravioletas, não é mesmo?! Fique atento.

Quando ir para Cabo Frio

Contudo, apesar da temperatura de Cabo Frio ser o principal fator para organizar a programação diária de sua viagem, também há outros elementos importantes, como preços de estadias e fluxo de turistas que visitam a cidade ao longo do ano.

Ainda de acordo com o site Weather Spark, mais precisamente segundo o seu índice de turismo, o melhor período para passar alguns dias nessa região litorânea é do início de abril ao final de junho; e do meio de agosto à primeira quinzena de agosto, pois nessas épocas há pouca possibilidade de chuva. Afinal, ninguém quer perder os dias de descanso sem poder sair de casa em razão dos temporais e garoas, não é mesmo?!

Ademais, durante esses meses, a temperatura em Cabo Frio é extremamente agradável para quem gosta de verão, já que a média dos termômetros fica entre 24°C e 32°C.

Também vale a pena destacar que os meses de dezembro a fevereiro não são muito indicados, visto que há muita procura de turistas e, consequentemente, a cidade fica lotada e com preços de hotéis e pousadas acima do normal. Além disso, devido à grande quantidade de pessoas na região, há risco de falta de água.

Portanto, nossa dica é que você fuja de datas comemorativas e feriados para conhecer a cidade. Certamente, sua viagem será mais tranquila e proveitosa!

Pontos Turísticos de Cabo Frio

Pontos Turísticos de Cabo Frio: Ilha do Japonês

Bom, agora que você já sabe quais são as melhores épocas para decidir quando ir a Cabo Frio, listamos sugestões de lugares para você visitar e aproveitar cada segundo em meio a esse refúgio do litoral carioca. 

Primeiramente, saiba que há duas ilhas pouco afastadas do centro que são verdadeiros “achados” naturais da região: Ilha dos Papagaios e Ilha do Japonês.

Ilha dos Papagaios

Como você pode imaginar, é marcada pela presença forte de maritacas e de uma diversidade de vida marinha, que pode ser vista de pertinho, por meio de atividades de mergulho oferecidas por agências especializadas da região. Já pensou em conferir tartarugas nadando em meio a águas cristalinas? Que tal? 

Ilha do Japonês

A ilha é mais isolada que a dos Papagaios, mas também apresenta como destaque uma riqueza ímpar de espécies da fauna e da flora. Exatamente por sua característica deserta, é perfeita para quem procura minutos de paz e contemplação de paisagens. Certamente, é um refúgio natural que vale a pena ser visitado.

Além disso, há dois pontos turísticos em Cabo Frio que encantam não só por causa de traços históricos, mas também pela beleza de suas características arquitetônicas. São eles: o Forte São Mateus e o Bairro da Passagem.

Forte São Mateus

Uma fortaleza construída em meados de 1600 com a finalidade de proteger a região de invasões piratas que chama a atenção pela robustez de seu tamanho e sua linda vista. Do alto do Forte São Mateus é possível observar uma imensidão azul que banha a praia da região.

Bairro da Passagem

Bairro da Passagem em Cabo Frio

O Bairro da Passagem encanta os turistas pela beleza de sua arquitetura, que tem origem portuguesa e construções com portas de madeira de diferentes cores – azul, verde, amarelo e vermelho, por exemplo. Imagine, são um charme só! Esses pontos também rendem ótimas fotos “conceituais”.

Rua dos Biquínis

Outro ponto bastante famoso em Cabo Frio é a Rua dos Biquínis. Assim como a maior parte das cidades com praias do Rio de Janeiro, o município é conhecido pelas estampas diferentes e vibrantes de roupas de banho. Provavelmente, você encontrará peças únicas para arrasar nos dias de verão e garantir bons closes para os registros de viagem. Invista nisso!

Lençóis do Peró

Mais um passeio bem interessante para ser feito durante a estadia na região é visitar os Lençóis do Peró, local com clima bem good vibes, tendo em vista que é um pouco afastado do centro e encanta por sua beleza natural, somada às piscinas naturais que se formam na região e são perfeitas para relaxar e esfriar (literalmente) a cabeça. Bom demais!

Museu Internacional do Surf,

Por fim, mas não menos importante, um lugar bastante visitado pelos turistas é o Museu Internacional do Surf, uma verdadeira referência na área, pois tem um acervo completo com filmes, fotos, documentos e troféus do esporte.

Praias de Cabo Frio

Praias de Cabo Frio: Praia das Conchas

Como visto acima, há muitos lugares para ir em Cabo Frio, mas é claro que as praias são as queridinhas desse destino caiçara. Portanto, preste atenção nas nossas dicas abaixo com os destaques para curtir dias ensolarados à beira mar.

Praia do Forte

Primeiramente, nossa sugestão é conhecer a Praia do Forte, uma opção urbana e, consequentemente, com boa estrutura de barracas e restaurantes em seu entorno, que garantem momentos com os pés na areia, sem ter que esquentar a cabeça com nada, além de protetor Solar. 

Ademais, vale ressaltar que o mar é agitado ao lado direito da praia, enquanto tem características calmas na região esquerda.

Praia das Dunas

Outra opção bem conhecida é a Praia das Dunas, marcada por grandes dunas de areia branca que compõem sua região. Contudo, apesar da grandiosidade de sua beleza natural ser um grande destaque, o mar não é adequado para o banho, pois é bem agitado, sendo indicado apenas para prática de esportes, como o surf.  

Praia das Conchas

Além disso, a Praia das Conchas em Cabo Frio também é uma ótima dica, já que se destaca das outras. Isso porque tem formato de meia lua e possui um mirante, ponto de onde é possível observar toda a praia do alto.

Restaurantes e Bares em Cabo Frio

Dicas de Restaurantes e Bares em Cabo Frio
Foto Meramente ilustrativa

Além das praias de Cabo Frio, a vida noturna da cidade também é agitada, principalmente no Boulevard Canal e na rua Porto Alegre, onde bares e restaurantes são os protagonistas da noite.

O primeiro se destaca pela presença de um rio que corta toda área desses estabelecimentos, portanto colabora para que a região ganhe traços delicados, que parecem ter saído de gravações de cinema. Enquanto a rua Porto Alegre chama atenção pela diversidade de opções de lugares disponíveis aos seus visitantes.

Picolino

Tendo em vista a alta oferta de bares e restaurantes em Cabo Frio, um clássico da cidade é o Picolino, lugar que de longe atrai olhares, por causa de sua decoração antiga, no formato de casarão. Mas não é só isso; a gastronomia também é de ponta, com um cardápio variado de pratos brasileiros a receitas internacionais. Ulala!

La Gondole

Outra boa pedida para conhecer é o La Gondole, opção para quem gosta de saborear pratos refinados. O espaço é famoso pelos temperos de comida mediterrânea. Por isso, é perfeito para se deliciar com um pedaço generoso de bacalhau com muito azeite e acompanhado de um belo vinho branco. Ficou com água na boca, não é?!

The Duck Pub

Por fim, outra dica (essa é para os cervejeiros natos) é conhecer o The Duck Pub, cantinho com traços ingleses que combina música ao vivo com diferentes opções de cerveja. Que tal terminar o dia sentado em uma mesa, com petiscos saborosos e um bom chope para acompanhar?! Certamente, é uma dica coringa, hein?!

Como chegar em Cabo Frio

Como chegar em Cabo Frio

Agora que você já sabe qual é o clima, melhor época para ir, pontos turísticos e o que fazer de dia e à noite em Cabo Frio, provavelmente deve estar se perguntando como chegar a esse refúgio da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Saiba que a rodoviária de Cabo Frio é bem estruturada para atendimento dos turistas, com serviços de táxi, caixas eletrônicos e sanitários, por exemplo. Além disso, vale ressaltar que há presença de ônibus não só do Rio de Janeiro no local, mas também de outros estados, como São Paulo e Belo Horizonte.

Por fim, agora que você já tem um compilado de dicas em mãos sobre o que fazer e quando ir a Cabo Frio, prepare suas malas e organize sua programação diária. Aproveite e tenha uma ótima viagem!

Acha que ficou faltando falar sobre algum ponto turístico ou restaurante de Cabo Frio? Compartilhe com a gente! Vamos adorar receber a sua sugestão!

Veja também no Tô de Passagem:

Pontos Turísticos Do Rio De Janeiro: 7 Lugares Para Conhecer!
Florianópolis: Guia Completo | O Que Fazer, Quando Ir E Mais
Melhores Restaurantes Do Rio De Janeiro: Não Deixe De Conhecer O Top 5!
Manaus: Guia Completo De Viagem
O Que Fazer Em Porto De Galinhas: Dicas Para Aproveitar Sua Viagem