O friozinho desperta a vontade dos viajantes em explorar novos lugares. Muitos vão em busca de destinos frios para viver uma experiência mais intensa e sentir o prazer de se esquentar em frente à uma lareira enquanto tomam um vinho. Outras preferem fugir do frio, buscando roteiros quentes para aproveitar praias e piscinas.
A verdade é que, independentemente do motivo, viajar no inverno é sempre uma boa escolha!
O tamanho do Brasil permite, para viajantes como nós, encontrar lugares de acordo com o clima que mais estivermos com vontade de curtir naquele momento. O importante é se organizar para aproveitar a viagem muito bem e sem gastos desnecessários. Como a gente sempre fala por aqui, viajar não precisa ser caro.
Se você sonha em ver neve, saiba que não precisa sair do país para isso. Existem regiões com temperaturas tão baixas que a neve daquelas de cinema costuma acontecer com certa frequência.
Então, já que o inverno está aí batendo na porta, que tal alguns destinos que você não pode deixar fora da sua próxima viagem?
Neste artigo, você vai ver:
Lugares no Brasil para viajar no frio
Lugares para aproveitar o frio no Sul
Bento Gonçalves e a região de Vale dos Vinhedos (RS)
Lugares para aproveitar o frio na região Sudeste
Aproveitando o frio na região Centro-Oeste
O que levar em uma viagem de inverno?
O inverno não é época de ficar dentro de casa!
Lugares para viajar no frio no Brasil
Os destinos mais procurados no inverno costumam ficar cheios durante a estação, ainda mais por junho e julho coincidirem com o período de férias escolares. Portanto, esse é o período de alta temporada em muitas regiões do Brasil.
Se você puder, evite essa alta temporada para economizar em sua viagem. Uma boa dica para isso é não viajar nos finais de semana dos meses de junho e julho, e tentar planejar a sua viagem para maio, final de agosto e até mesmo começo de setembro, que geralmente ainda estão com clima frio dependendo da região.
Caso você não consiga viajar nestes períodos de baixa temporada, outra dica é se hospedar em cidades vizinhas do seu destino para economizar na estadia e ainda conhecer mais de um lugar.
Lugares para aproveitar o frio no Sul
Começando pela região brasileira conhecida pelas baixas temperaturas! Inclusive, é no sul do país onde ficam as cidades conhecidas pela neve, e que todos os anos encantam turistas que procuram por um passeio diferente.
Bento Gonçalves e a região de Vale dos Vinhedos (RS)
Começando a nossa lista com o Rio Grande do Sul, não temos como falar de destinos frios sem mencionar uma das regiões com as mais baixas temperaturas do país.
Bento Gonçalves é conhecida como a capital brasileira do vinho, atraindo milhares de turistas apreciadores da bebida. Umas das atividades mais populares são as tours pelas vinícolas da cidade e do Vale dos Vinhedos, que deixam milhares de pessoas encantadas com a qualidade dos produtos.
As paisagens são lindas e as construções trazem influências da arquitetura italiana, germânica e polonesa.
Mais de 400 mil turistas visitam a cidade todos os anos. Além dos vinhedos e tours para quem gosta ou quer aprender mais sobre essa arte, o “Caminhos de Pedra” é um outro ponto turístico conhecido. É lá onde ficam as construções históricas que contam mais sobre a cidade, desde o tempo da colonização italiana.
Pode confiar: é um belo lugar para passar uns dias de inverno. Por isso, caso você esteja pensando nisso, que tal começar dando uma olhada em algumas passagens de ônibus em promoção para Bento Gonçalves?
Gramado (RS)
Não podemos deixar de fora a pequena cidade gaúcha, conhecida como o maior destino turístico de inverno no Brasil!
Gramado é uma cidade bem popular para os viajantes que amam o clima frio, proporcionando momentos incríveis com uma ótima estrutura e variedade de atividades. De tão aconchegante, Gramado virou especialista em receber visitas, e por isso não faltam restaurantes, bares, lojas de presentes e opções de hospedagem.
Esse destino é preparado para o turismo o ano todo, mas a alta temporada é com certeza durante o inverno, dando aquele charme especial.
Uma dica: Gramado é uma ótima opção para viajar a dois, o clima é super romântico e agradável para proporcionar momentos únicos e inesquecíveis!
É bem fácil de chegar lá viajando de ônibus. A rodoviária da cidade fica bem localizada, próxima da famosa Rua Torta (região central) onde na saída do terminal você já encontra dezenas de opções de comércio.
Pra te ajudar no roteiro, aqui estão algumas passagens em promoção para Gramado!
Canela (RS)
E tem como falar de Gramado sem falar da sua vizinha, Canela?
A cidade gaúcha faz parte do roteiro de quem visita a Serra Gaúcha. O maior ponto turístico é a bela e famosa Catedral de Pedra, uma igreja com estilo gótico, 65 metros de altura e 12 sinos de bronze vindos diretamente da Itália.
Inclusive, a beleza é tão marcante, que em 2010 a catedral foi considerada uma das sete maravilhas do Brasil. Vai perder a oportunidade de ver de pertinho?
Para quem gosta de aventura, o Parque da Ferradura é outra atração incrível. O lugar, além de paisagens de tirar o fôlego, ainda oferece opções de esportes radicais para espantar o frio.
A cidade fica localizada a apenas 7km de Gramado, e por ser um pouco mais barata, muitos turistas se hospedam em Canela para conhecer a cidade vizinha.
Então, já sabe! Não perca a oportunidade de conhecer as duas cidades na mesma viagem. Se você fizer um bom planejamento, consegue economizar e aproveitar muito os dois destinos. Confira essas passagens de ônibus em promoção.
São Joaquim (SC)
Localizada em Santa Catarina, São Joaquim é imperdível para quem quer viver a experiência de ver neve!
Sendo um dos lugares mais procurados pelos turistas no inverno, a cidade pode chegar a menos de 10º.
A cidade, com menos de 20 mil habitantes, é muito acolhedora e reconhecida pela produção de vinhos. A maioria das vinícolas oferece visitas guiadas, e costuma durar cerca de 1h. Ao final, para a alegria dos apaixonados pela bebida, aulas-degustação fazem parte do passeio, e você ainda pode levar garrafas artesanais para dar de presente.
Se você estiver pensando em conhecer, não deixe de ir à Serra do Rio do Rastro, nas proximidades do município. Você não vai se arrepender.
Antes de começar a planejar e colocar bastante roupa quente na mochila, confira essas passagens de ônibus.
Urubici (SC)
A cerca de 3 horas de distância de Florianópolis, Urubici é um destino da Serra Catarinense que disputa o título de região mais fria do Brasil.
Junto a São Joaquim e Urupema, Urubici fica em uma região onde, eventualmente, as temperaturas podem chegar abaixo de zero, trazendo a neve que atrai tantos turistas para aproveitar o frio!
A região é uma opção muito boa para desconectar da correria do dia a dia e se aproximar da natureza enquanto aproveita o clima explorando os principais pontos turísticos como o Morro da Igreja, a Pedra Furada, e a Serra do Rio do Rastro.
Sabe aquela vontade de ver a neve lá fora enquanto bebe um chocolate quente em frente à uma lareira? Urubici é o destino perfeito para isso. E se a vontade já bateu forte, aproveite pra encontrar passagens de ônibus baratas para a próxima viagem.
Curitiba (PR)
“Frio? Aqui em Curitiba está congelando!”
Se você conhece um curitibano, com certeza já deve ter escutado frases como essa. Acontece que, de fato, estamos falando da capital mais fria do Brasil!
Curitiba é um dos principais destinos turísticos para quem busca lugares de inverno marcantes, pois a capital paranaense tem clima frio quase o ano inteiro, com exceção apenas do verão.
A cidade é muito organizada, com um moderno sistema de transporte público e planejamento urbano. Isso, inclusive, ajuda muito aos turistas que gostam de economizar.
As linhas de turismo da cidade são uma atração à parte, e a estrutura para receber visitantes também é muito boa, com hotéis e restaurantes de ótima qualidade, além de museus, parques e pontos turísticos que você não pode deixar de visitar.
Pegue a sua touca, o seu cachecol e vai lá conhecer a linda capital paranaense. Aqui você encontra opções de passagem para chegar até Curitiba.
Lugares para aproveitar o frio na região Sudeste
O Sudeste tem regiões quentes? Claro que tem, inclusive as praias do Rio de Janeiro, por exemplo, são conhecidas em todo canto. Mas, isso não significa que também não tenham aqueles lugarzinhos aconchegantes onde o frio chega de vez em quando.
Petrópolis (RJ)
Uma cidade fria e charmosa no meio de um dos estados mais quentes do país.
Petrópolis, cidade do estado do Rio de Janeiro, atrai muitos visitantes que são amantes do frio, além de ser um ponto turístico conhecido pelo clima romântico.
Você tem várias opções de passeios, atrações em meio à natureza, e a chance de conhecer mais um pouco sobre a história do Brasil. Durante muito tempo, Petrópolis foi o refúgio de verão da corte portuguesa durante o período imperial.
Além do palácio principal, muitas outras construções coloniais foram abrindo espaço pelas ruas da cidade.
O que achou? Para garantir, aqui você encontra passagens de ônibus baratas para Petrópolis.
Holambra (SP)
A famosa “cidade das flores”, Holambra, é um pequeno município localizado a 130 km da capital paulista, com cerca de 15 mil habitantes.
A sua história está ligada com a da Holanda, visto que a cidade recebeu uma colônia de imigrantes do país. Por isso, Holambra tem diversas construções em estilo holandês, além de produzir uma grande quantidade e diversidade de flores.
Inclusive, um dos passeios mais famosos é visitar as várias e imensas plantações florais ao redor da cidade. Em agosto, os visitantes podem conhecer a Expoflora, a maior exposição de flores e plantas da América Latina.
Parece um ótimo destino para casais, não? Visite a cidade das flores e, pra te ajudar, aqui você encontra opções de passagens até Campinas, que fica a 45 minutos de distância. A rodoviária de Campinas tem linhas que levam você até Holambra.
Campos do Jordão (SP)
Conhecida como a Suíça brasileira, Campos do Jordão é um verdadeiro point no inverno, especialmente para os casais que buscam um destino com clima romântico para curtir o friozinho.
A verdade é que a cidade é ideal, também, para viajar com a família, amigos e até mesmo sozinho. Seja para quem busca mais contato com a natureza ou para quem adora fazer passeios culturais, Campos do Jordão é uma excelente opção de destino para o inverno.
O período em que as temperaturas estão mais baixas por lá é o período de alta temporada, que acontece entre junho, julho, agosto e começo de setembro. Para você ter uma ideia, à noite, a temperatura fica abaixo de 5º C, chegando até a ficar negativa nos dias mais gelados.
Ainda, nessa época de alta temporada, a cidade recebe cerca de 134 mil pessoas para o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o maior evento de música clássica da América Latina!
Se preferir viajar em baixa temporada, o clima frio da cidade é presente quase o ano inteiro, exceto no verão quando existe uma alta tendência para chuvas.
Sabe o que é ainda mais legal? O terminal rodoviário da cidade fica localizado no centro, próximo a diversas pousadas, hotéis, restaurantes, bares e diversos pontos turísticos. Encontre passagens de ônibus para Campos do Jordão e planeje a sua viagem agora mesmo!
Domingos Martins (ES)
Seja para os aventureiros ou para casais que buscam um destino aconchegante e romântico, Domingos Martins é um destino com clima de montanha no Espírito Santo.
Localizado a apenas 50 quilômetros de Vitória, o destino tem várias atrações para aproveitar o ecoturismo e chalés para curtir o friozinho em frente à lareira.
O município faz parte das Montanhas Capixabas, cheio de belas paisagens dos picos famosos da região, com aquele clima friozinho para combinar!
Visitar o lugar no inverno é garantir uma experiência deliciosa, recheada de belos cafés, queijos e licores, 3 especialidades da cidade. Se esse for o destino escolhido, aqui estão passagens em promoção para Domingos Martins.
Aproveitando o frio na região Centro-Oeste
Com o clima predominantemente tropical semiúmido, a região Centro-Oeste do Brasil possui duas estações bem definidas: um inverno seco com mínima de 15º C, e um verão quente e chuvoso com máxima de 40º C.
A região é o destino de quem prefere fugir do frio intenso!
Caldas Novas (GO)
Por quase sempre possuir altas temperaturas e um calor tropical típico da região centro-oeste, muitas pessoas escolhem visitar a cidade quente no inverno, em que as temperaturas baixas acabam tornando a experiência mais agradável.
As atrações mais procuradas são as piscinas de águas termais dos hotéis e parques aquáticos, que acabam sendo mais proveitosas nessa época.
Caldas Novas recebe aproximadamente 3 milhões de visitantes todos os anos, e a economia do turismo vive das conhecidas nascentes de águas cristalinas. A cidade é famosa por ser a maior estância hidrotermal do mundo.
Já pensou? Fugir do frio para uma cidade com piscinas de água quente natural? Então dá uma olhada nessas passagens de ônibus para Caldas Novas.
Vantagens de viajar no frio
O frio pode ser muito aconchegante, e uma das maiores vantagens é a gastronomia.
Chocolate quente, vinhos, diferentes tipos de cafés, pratos com bastante molho, caldos saborosos e uma enorme variedade de alimentos que ficam muito mais gostosos no frio, por proporcionar o conforto de comer algo quentinho para esquentar o corpo.
Ainda, dependendo do objetivo da sua viagem de inverno, muitos destinos que têm alta temporada no verão ficam muito mais baratos durante o inverno. Portanto, viajar no frio pode ser mais econômico!
Os passeios turísticos acabam sendo mais agradáveis, tendo em vista o clima ameno e friozinho que o inverno proporciona. Por exemplo, fazer uma trilha no frio acaba sendo menos cansativo do que no verão, não?
As vantagens de viajar no inverno são muitas, e dependem do tipo de viagem que você pretende fazer. Quer visitar lugares mais frios no inverno? Aproveite que no Brasil existem regiões que chegam a nevar! Quer fugir do frio? A baixa temporada dos destinos quentes, mesmo no inverno, deixarão a sua viagem mais barata!
O que levar em uma viagem de inverno?
Nada melhor do que estar preparado para qualquer passeio nos destinos frios da sua viagem de inverno.
Confira o nosso checklist para garantir que a sua experiência seja inesquecível!
Roupas próprias para o inverno
Começando pela cor, escolha levar roupas escuras. Além de ficar mais fácil de diversificar os acessórios, as roupas escuras absorvem o calor do sol com mais facilidade do que outras cores.
Outro detalhe é se atentar ao tecido. Opte pelas roupas com tecidos quentes como lã, cashmere, feltro, preferencialmente impermeáveis e térmicas.
Lembre-se que você irá precisar se vestir em camadas. Então, leve ao menos duas peças de roupas térmicas para a primeira camada, duas para te aquecer na segunda camada, e para a última camada, que é a jaqueta ou casaco pesado de inverno, pode levar apenas 1 peça.
O importante é ter opções das primeiras camadas e acessórios como toucas, cachecóis, luvas, entre outros.
Para as calças, prefira as que são revestidas com tecido interno quentinho e, se você costuma usar, não se esqueça das leggings e meias-calça!
Protetor solar
Não pense que só no verão que você precisa cuidar da pele! O inverno pode ter dias ensolarados, e mesmo que os raios de sol não esquentem muito, eles ainda emitem raios UVA.
Uma outra questão é a hidratação. Cremes podem cumprir o papel quando você está em casa, mas o protetor solar faz isso muito bem durante as atividades externas.
Sendo assim, não esqueça o seu protetor solar de rosto.
Meias quentes
Se não tiver, compre meias grossas de algodão e lã. Você não vai querer sentir os pés gelados enquanto estiver turistando, certo?
Se você ainda não tem tanta experiência com temperaturas mais baixas, pode confiar. O nosso corpo perde calor pelas extremidades e os pés são um exemplo. Impedir que o calor saia por eles, garante que você se mantenha aquecido por mais tempo
Acessórios essenciais
Não se esqueça de levar toucas, luvas e cachecóis. Afinal, como você viu ali em cima, o que o corpo produz sai pelas extremidades. Então se proteja muito bem e aproveite a viagem com muito conforto.
Sapatos adequados
De nada adiantam as meias quentes se o seu sapato não for adequado para o frio.
O ideal é que ele tenha um grosso solado de borracha para ajudar no isolamento, com forro quentinho por dentro e impermeável por fora.
Geralmente, você encontra botas com essa descrição em lojas para esportes radicais.
O inverno não é época de ficar dentro de casa!
Seja para fugir do frio ou para aproveitá-lo ao máximo, viagens de inverno são sempre uma ótima experiência e uma grande oportunidade para conhecer diversos pontos turísticos do Brasil.
Vai se aventurar esse ano? Conta aqui pra gente, nos comentários. Queremos saber se já conhece alguma dessas cidades!
Para curtir melhor a sua viagem, lembre-se de estar muito bem agasalhado e siga as dicas do nosso checklist, principalmente quando falamos sobre economia. A gente quer que você volte pra casa com histórias maravilhosas, mas que não precise pagar caro pra isso.
Boa viagem e esperamos te ver por aqui quando voltar!