Praias, restaurantes, bares e passeios encantadores estão entre as opções do que fazer em Maceió, cidade que compõe o Caribe Brasileiro. Confira e aproveite para elaborar seu roteiro!

A capital de Alagoas atrai turistas de todas as partes do Brasil e do mundo por um bom motivo: sua orla que encanta qualquer pessoa.  Mas não é só por isso e a seguir, a partir dessa lista de o que fazer em Maceió, você entenderá por quais outros porquês você deve visitar um dos lugares que compõe o Caribe Brasileira. 

Coisas para fazer em Maceió 

Conforme já mencionamos acima, as praias, sem dúvida, são protagonistas na hora de montar o roteiro turístico em Maceió

Ponta Verde, Pajuçara, do Francês, entre outras, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais adiante, o que permite fazer as escolhas certas para os seus passeios. 

Além disso, também elencamos alguns museus, restaurantes, bares e passeios que podem fazer a diferença para o seu planejamento. 

Então, ansioso por essa viagem que começa neste texto? Nós também estamos! 

O que fazer em Maceió durante o dia: Lugares 

Dicas de praias para visitar em Maceió

Dicas de Praias em Maceió

Nada mais justo do que abrir o tópico: o que fazer em Maceió de dia com sua belíssima e movimentada orla! Mas saiba que posteriormente também ficará por dentro do cenário artístico e gastronômico da capital alagoana. 

  • Ponta Verde

Sabe aquela praia com uma boa infraestrutura e paisagem que traz calma? Pois essa combinação define bem a praia de Ponta Verde, já que, além dos interessantes bares que ali se localizam, como é o caso do Lopana e do Kanoa, a região também é bastante arborizada – aliás, é importante falar que não é qualquer tipo de árvore, mas sim os praianos coqueiros! 

Outras características que certamente conquistarão você são: o pôr-do-Sol que se forma em meio ao mar e céu, criando cenários extremamente fotogênicos. É nesse ambiente agradável que também é possível andar de bicicleta ou fazer uma caminhada no calçadão. Bom demais, hein? 

Ah, e não esqueça de ir com o celular e câmera carregados, pois é nesta praia que fica a placa “Eu amo Maceió”, em letras beeeeem grandes! 

  • Pajuçara

Esta praia pode ser até uma indicação de lugar para você se hospedar e otimizar a logística para curtir a praia com mais praticidade. Contudo, os atrativos dessa faixa de areia não acabam por aí!

Saiba que é dessa praia que partem as jangadas em direção às piscinas naturais, aclamadas pelas águas calmas e cristalinas, cuja vida marinha é rica e pode ser admirada por meio do mergulho de snorkel, por exemplo. Já deu para perceber que compensa demais dar uma passadinha por essa praia, não é?  

  • Jatiúca

Diferentemente das duas primeiras, a praia de Jatiúca possui altas ondas, perfeitas para quem é fã do surf! Por outro lado, de forma semelhante às outras, esta também sedia muitos bares e barracas, o que proporciona maior conforto aos seus visitantes. 

Embora tenha muitos atrativos, esta costuma ser um pouco menos movimentada do que as outras e, para muitos, este também pode ser um ponto positivo e até decisivo para ser a preferida!

Museus em Maceió 

Museus em Maceió
  • MISA – Museu de Imagem e do Som de Alagoas 

Esse espaço cultural reúne um acervo riquíssimo em termos de história do Brasil, tendo entre suas obras: fotografias, fitas VHS, disco de vinil, acervo do radialista Edécio Lopes, composto por cerca de 12 mil itens.

Além disso, esse museu faz parte de outros organogramas de memoriais, como: Museu Palácio Floriano Peixoto, Memorial à República e Memorial Teotônio Vilela. 

Ou seja, esse passeio em Maceió também é uma oportunidade para se jogar na cultura brasileira! 

  • Museu dos Esportes 

Se você é um apaixonado por futebol, esse lugar é praticamente obrigatório na sua lista com o que fazer em Maceió, combinado? Isso porque ele apresenta uma série de objetos, arquivos e material histórico de times e da seleção brasileira. 

Com isso, já dá para imaginar que seus registros são extremamente importantes e merecem atenção especial dos visitantes! 

Portanto, é uma boa alternativa maceioense para as famílias e amigos que não perdem um jogo! 

  • Museu de Tecnologia do Século 20

Esse é um museu que todos deveriam ir pelo menos uma vez, afinal, ele mostra uma linha do tempo sobre a evolução da tecnologia no século passado, fundamental para entendermos como chegamos até os computadores e celulares ultramodernos. 

Lá, você poderá ver computadores, impressora matricial, os primeiros disquetes, máquinas de escrever, bem como a história do primeiro computador! Isso mesmo, conhecerá o ENIAC, criado em 1950, com dimensões capazes – ele era formado por 18 mil válvulas – de ocupar uma sala, cuja área era de 164 metros quadrados.  

Demais, não é? 

O que fazer em Maceió à Noite: Lugares para ir 

O que fazer de noite em Maceió

Chegou a hora de apresentar as opções referentes ao que fazer em Maceió à noite, contemplando renomados restaurantes e descontraídos bares. “Bora”? 

Restaurantes em Maceió

  • Bogeda do Sertão 

Sabe aquela comida nordestina inesquecível? Bom, se não sabe, é na Bodega do Sertão que irá experimentá-la, despertando seu paladar para o que há de melhor nessa gastronomia! 

Ficou curioso para saber o que há no cardápio? Então, confira algumas indicações de pratos: o Arretado, composto por carne de sol acebolada, feijão tropeiro, arroz de queijo coalho e vinagrete; cabrito com angu; e diversas tapiocas. 

Já está salivando? Calma que ainda vamos falar sobre as sobremesas! O Mandacaru é feita com tapioca, queijo coalho, banana e doce de leite com sorvete de tapioca, enquanto a receita da Cartola consiste em combinar banana fritinha, queijo derretido e um toque de canela e açúcar!

  • Picuí 

Mais uma opção para provar pratos com ingredientes típicos da região, o Picuí, sem dúvida, irá deixar você com vontade de dar várias garfadas apenas pelas imagens de suas verdadeiras obras de arte gastronômicas!

Algumas sugestões são: a carne de sol especial empanada com farinha japonesa ao molho gorgonzola, acompanhada de purê de raízes e arroz de castanha; o bacalhau desfiado com natas e azeitonas pretas, bem como arroz de brócolis; e a Paella dos Milagres, basicamente uma “curadoria dos melhores frutos do mar”. 

E para adoçar sua noite em Maceió, no Picuí você encontrará as seguintes opções de doces: sorvetes artesanais na taça, queijo coalho com mel do engenho e um pudim de leite que irá surpreender pela sua maciez! Hummm…

Bares em Maceió

  • Lopana 

A barraca de praia está diferente! Se pensava que este tipo de empreendimento não poderia oferecer sofisticação e luxo, o Lopana chegou para contrariar. 

Pois é, esse espaço localizado nas praias de Pajuçara e Ponta Verde combina o cenário praiano à elegância dos bares de cidades grandes. 

Afinal, já pensou ir em um bar que oferece também passeio de trimarã pelas piscinas naturais maceioenses? Isso mesmo! Você poderá navegar pelas águas cristalinas por duas horas e meia e com toda a infraestrutura necessária para apreciar a paisagem sem desconfortos! 

Já no cardápio, você encontrará itens, como por exemplo: tartar de salmão, arrumadinho de camarão, bolinho de arroz de polvo, entre outras delícias. 

E claro que não poderiam faltar os drinks: que tal um moscow mule ou o inconfundível sunset, que leva gin, morango, tangerina e xarope de pimenta. Ulala! 

  • Kanoa Bar 

Gente bonita, um pôr-do-Sol deslumbrante e opções gastronômicas de dar água na boca, esse seria um bom resumo para o Kanoa Bar, localizado na praia de Ponta Verde. 

Lagosta acebolada, filé na moda, pesteizinhos de carne com azeitona, água de coco e cerveja sempre geladas e muito mais você poderá apreciar nesse ambiente descolado! Aproveite. 

Passeios para fazer em Maceió 

Passeios para fazer em Maceió

Agora, se você tiver um tempinho a mais e estiver buscando, por exemplo, o que fazer em Maceió nas férias, vale a pena fazer um ou os dois passeios abaixo! 

  • Carro Quebrado 

A 40 quilômetros de Maceió, essa é uma alternativa de praia para quem prefere um visual mais rústico e, portanto, há bem menos infraestrutura, sendo ideal para quem deseja relaxar e fugir dos locais mais movimentados. 

Alugue um bugue para usufruir das falésias do lugar ou apenas caminha pela areia, admirando o visual paradisíaco. 

  • Foz do Rio São Francisco 

E que tal ver o encontro do mar com águas doces? Como pode imaginar, esse é um passeio para apreciar a natureza e respirar ar puro. 

Para iniciá-lo, vá, primeiramente, à cidade de Piaçabuçu. De lá irá partir a embarcação em direção a esse fenômeno. Contemple a mata que rodeia as águas, bem como os moradores que pescam nas mesmas. 

Há também duas paradas que são altamente recomendadas e certamente farão a diferença no seu trajeto: um para o mergulho revigorante no rio e outro nas dunas de Piaçabuçu. 

Quanta coisa boa para montar o seu roteiro de o que fazer em Maceió, hein? Fica até difícil escolher o que irá contemplar! Por isso, pode até ser interessante optar por ficar mais dias nessa capital que tem lugares para todos os gostos e objetivos. Agora veja quando ir para Maceió e viva tudo isso!

Tem alguma sugestão para nos dar? Conte pra gente! Adoramos Sugestões! 

Veja também no Tô de Passagem:

Melhores Praias De Alagoas: Conheça As TOP 14!
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
Dicas De Lanches E Comidas Para Levar Na Viagem De Ônibus
Fortaleza: Guia De Viagem Completo

Escrever um comentário