Juiz de Fora é uma cidade de Minas Gerais, localizada ao sudeste de Belo Horizonte, a pouco mais de quatro horas de viagem terrestre da capital. E, caso você tenha vontade de conhecer o local, é preciso saber também quando ir a Juiz de Fora para que sua experiência seja ainda melhor e bem aproveitada.

Assim, separamos a seguir algumas informações que podem ajudar no momento de decidir qual a melhor época para ir a Juiz de Fora, para que seu planejamento possa ser feito sem erros, visando dias de muito lazer e descanso, seja nos dias mais frios do inverno ou nos mais quentes de verão. Confira.

Quando ir para Juiz de Fora

Ao se programar para relaxar em Minas Gerais, Juiz de Fora é uma das melhores opções. Com alta variedade de serviços, comércio e paisagens de tirar o fôlego, conhecer bem os pontos da alta e baixa temporada na cidade podem ajudar a definir quando será feita a viagem, até mesmo para saber quando o local é mais movimentado e mais tranquilo.

Então, vale destacar que cada pessoa pode ter uma preferência, variando conforme as temperaturas e objetivo da viagem: descansar e relaxar ou aproveitar eventos e festivais. Assim, por estar a apenas 184 km do Rio de Janeiro, a resposta sobre quando ir a Juiz de Fora depende, basicamente, se desejam curtir o inverno ou verão na cidade.

Além disso, estar de olho no calendário de eventos de Juiz de Fora pode ajudar a definir a data da compra das passagens, uma vez que o Carnaval na cidade é uma das festividades mais aguardadas da região, além de festivais de música que são prestigiados por todo o país.

Temperatura e clima de Juiz de Fora

Como um dos fatores que mais influenciam no momento de decidir quando ir à Uberlândia, Juiz de Fora, ou qualquer outra cidade de Minas Gerais, é o clima, é essencial verificar a temperatura antes de agendar uma viagem, seja qual for o destino.

No verão, a máxima média comumente ultrapassa os 29°C, enquanto a mínima permanece na casa dos 19°C. Já no inverno, as temperaturas normalmente variam entre os 19°C e 24°C, tornando o clima mais agradável para quem prefere o tempo mais frio para passear e provar da culinária mineira, que envolve muitos pratos quentes.

Enquanto isso, no outono a temperatura máxima média pode chegar aos 26°C. Por outro lado, na primavera os termômetros chegam a marcar 30°C, por conta do verão que se aproxima trazendo ondas de calor que chegam com mais intensidade por todo o Brasil.

Dicas para quando ir a Juiz de ForaDicas para quando ir a Juiz de For

Agora que já se sabe que a melhor época para ir a Juiz de Fora pode ser em qualquer momento do ano, é interessante saber o que fazer na cidade quando for agendar suas férias. E, por ser uma região que fez parte da construção e fundação do país, museus e locais históricos não podem ficar de fora do roteiro de viagem, como é o caso do Museu Mariano Procópio (famoso por ser o primeiro de Juiz de Fora e um dos primeiros do Brasil).

Com um acervo que inclui mais de 50 mil peças, o museu foi inaugurado ainda na década de 1920, e abriga artefatos importantes que fizeram parte da história local. Outro museu que também vale a pena a visita, é o Museu do Crédito Real, que fica em um prédio construído em 1929, contando com documentos que demonstram boa parte da história financeira do país.

Já para quem prefere o contato com a natureza, o Parque Halfeld e o Parque da Lajinha são ótimas opções, que permitem tanto atividades como caminhadas, trilhas por cachoeiras, quanto paisagens excelentes para fotos memoráveis e espaços na grama para bons piqueniques em família com as crianças.

Eventos em Juiz de Fora 

Por ser uma cidade que conta com uma universidade federal em seu território, estudantes poderiam dizer qual a melhor época para ir a Juiz de Fora: aquela em que possui mais eventos. Com uma vida noturna agitada, a região oferece diversas atrações para quem viaja até lá.

E, entre os principais eventos que ajudam a definir a melhor época para ir a Juiz de Fora, além do Carnaval, pode-se citar a Feira da Agricultura Familiar, Dia de São Patrício, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que acontece em julho e atrai diversos músicos e cantores de todo o país, e o Miss Brasil Gay, que ocorre normalmente no mês de agosto.

Veja também no Tô de Passagem:

8 Cidades Religiosas Do Brasil Para Conhecer
O Que Fazer Em Capitólio: Dicas Valiosas Para Conhecer A Cidade!
12 Melhores Cachoeiras Em Minas Gerais Para Conhecer E Aproveitar

Escrever um comentário