Decida quando ir a João Pessoa a partir de três fatores: eventos, maré e clima

Para decidir a data de qualquer viagem é impreterível uma pesquisa prévia sobre clima, eventos, entre outros fatores que podem influenciar no roteiro de viagem. Essa prática também serve responder a dúvida sobre quando ir para João Pessoa.

Afinal, imagine só não conseguir aproveitar o que há de melhor nas praias da capital paraibana ou precisar adiar o passeio para conhecer o centrinho devido a um temporal. Chato, não é? Contudo, são situações previsíveis, ou seja, que acontecem em determinados períodos. 

Portanto, fique de olho nos próximos tópicos para saber exatamente qual a melhor época para ir a João Pessoa!

Quando ir para João Pessoa

Melhor época para viajar a João Pessoa

É fato que, assim como todo bom destino nordestino, a capital paraibana marca altas temperaturas em seus termômetros o ano inteiro, praticamente. Porém, não é apenas o calor que importa, pelo menos, não no caso dessa cidade. 

Um dos períodos que muda toda a dinâmica e até a carinha de João Pessoa é junho, quando acontece uma grande e linda festa, a de São João, que colore as ruas, mobiliza a população, promove apresentações de dança e música e convida todos que estão na cidade para curtir esses momentos. 

Outra alternativa interessante é, especialmente, para quem prefere um Carnaval mais tranquilo, pois esse lugar não oferece tanto agito quanto os outros, favorecendo idas à praia e passeios relaxantes, sem muvuca, apesar de também ter seus bloquinhos de rua, é claro – porém, a atmosfera é mais intimista. 

Mas os eventos são apenas um dos critérios que podem ser usados para escolher qual é o melhor período para ir a João Pessoa. Continue a leitura para saber quais são os outros!

Viajando para João Pessoa

Viajando para João Pessoa

Antes de continuar com os critérios, uma informação é fundamental: uma das principais atividades turísticas na capital paraibana é ir à praia, contemplar o mar e andar ao longo da faixa de areia. 

Cabo Branco, Bessa e Caripibus são alguns exemplos que merecem a visita do turista, bem como sua atenção, uma vez que na hora e datas certas essas praias também apresentam como atrativo as piscinas naturais. 

Mais um ponto turístico memorável da cidade é a Ilha da Areia Vermelha, que só aparece em condições ideais e parecidas com as que viabilizam as piscinas naturais – você verá mais adiante qual é a dica para conseguir pegar esses atrativos quando ir a João Pessoa. 

Além desses passeios, há opções culturais, como o Casarão dos Azulejos, o Centro Cultural de São Francisco e Estação Cabo Branco. 

Temperatura e Clima em João Pessoa

Clima de João Pessoa

Primeiramente, vamos ao que interessa: se você quer evitar as chuvas a qualquer custo, vá entre os meses de setembro e janeiro, marcados pelo tempo seco. 

Agora, se você não se importa em enfrentar desde garoas até chuvas robustas, pode se aventurar em abril, maio, junho e julho. Aqui um dos prós é que, certamente, esses são alguns meses correspondente a época barata para ir para João Pessoa, com exceção de julho, marcado pelas férias escolares. 

É no verão também que as temperaturas sobem mais, marcando dias que giram em torno de 26ºC. 

Por outro lado, é no período de julho a setembro que os aventureiros e esportistas de plantão podem se divertir, praticando o kitesurf e o windsurfe, dadas as condições climáticas propícias, a exemplo do vento mais forte, que marca essa época. 

Resumidamente, as temperaturas da capital paraibana variam entre 23ºC e 31ºC e, geralmente, não ficam mais baixas do que 22ºC e não ultrapassam os 33ºC. 

Ainda assim, há mais dicas para desfrutar ao máximo desse destino! 

Dicas para viajar para João Pessoa

Dicas para viajar para João Pessoa

Agora, você saberá por que batemos tanto na tecla para tentar evitar o período de chuvas, levando em consideração a principal programação do roteiro para esse destino: as praias. 

Ao receber as águas pluviais, o mar deixa de ter aquela cor cristalina esverdeada e azulada, passando a ficar turva e não mais tão fotogênica. 

E lá vai mais uma dica-chave para quem quer mesmo aproveitar as praias, bem como piscinas naturais e a Ilha de Areia Vermelha. O segredo é escolher quando ir para João Pessoa, levando em consideração os dias de lua cheia ou nova – nestes, a maré ocorre na parte da manhã e seca. 

Para ser mais preciso, a recomendação é fazer esses passeios nos 5 dias entre a véspera da entrada da lua cheia ou nova e o terceiro dia depois da entrada da lua cheia ou nova. Interessante, não é? Uma ferramenta que facilita essa análise é a Tábua das Marés, dentro do site do Climatempo. 

Viajar de ônibus para João Pessoa 

Viajar de ônibus para João Pessoa

Para completar seu guia para tomar a melhor decisão de quando ir para João Pessoa, confira as datas disponíveis para viajar de ônibus ao destino e ainda economizar com o percurso, guardando para os passeios e souvenires. 

Afinal, a rodoviária da capital paraibana recebe ônibus de diversos estados e está na cidade desde 1982, sendo tradicionalíssima! 

Com as melhores dicas para decidir quando ir a João Pessoa e até um trunfo sobre como chegar lá economizando, ficou fácil demais organizar essa viagem inesquecível! Só marcar a data e correr para lá. 

Veja também no Tô de Passagem:

Viagem Para O Nordeste Com Crianças: Dicas De Destinos!
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
Aparecida Do Norte: Guia De Viagem
Quando Ir A Recife Para Aproveitar Mais A Viagem

Escrever um comentário