Categoria

Aparecida do Norte

Quando ir, o que fazer e onde comer são algumas das perguntas que respondemos neste guia de viagem completo para Aparecida do Norte 

Você está buscando uma viagem com o objetivo de se conectar consigo mesmo ou com a fé? A cidade de Aparecida do Norte certamente irá ajudá-lo a encontrar sua paz interior. É exatamente pelo seu elevado nível de religiosidade que atrai tantos visitantes e fiéis – por ano, mais de 10 milhões de pessoas passam por esse destino.

Se interessou e quer saber mais sobre essa viagem? Confira a seguir informações, como: quando ir, como ir e o que fazer em Aparecida do Norte.

História de Aparecida do Norte

Antes de seguirmos para a parte turística, é interessante conhecer a história dessa cidade que, hoje, é uma grande atração, até a nível mundial. Dito isso, agora você saberá o porquê de Aparecida do Norte ser tão aclamada.

Há quase três séculos, em 1717, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves estavam no rio Paraíba tentando pescar, quando por um verdadeiro milagre capturaram em sua rede o corpo da imagem da santa e logo em seguida encontraram sua cabeça. Tal acontecimento foi marcante a ponto de sinalizar que aquele lugar era sagrado.

Desde então, os fiéis e pessoas que querem alcançar um milagre chamam pela padroeira do Brasil em suas preces e fazem promessas envolvendo o local. Exemplo disso é que muitas pessoas já fizeram o trajeto de sua cidade até Aparecida do Norte andando depois que seu pedido foi atendido.

Quando ir para Aparecida do Norte

A imagem de Aparecida do Norte lotada logo vem à cabeça quando pensamos no número de visitantes que passam por lá! Mas calma, pois é possível sim aproveitar esse lugar com mais tranquilidade. A dica é escolher o dia certo para ir até lá.

Aos finais de semana, feriados e datas religiosas (Semana Santa, Corpus Christi e Dia da Padroeira do Brasil), como já é de se esperar, a sede da Basílica de Nossa Senhora Aparecida fica muito movimentada, até porque muitas pessoas fazem promessas para cumprir nesses dias especiais.

Para evitar filas e aproveitar ao máximo a energia desse lugar, tendo a oportunidade de contemplar os detalhes das imagens, a grandeza das construções e orar em meio a um silêncio catedrático, vá para Aparecida do Norte em dia de semana (segunda a sexta-feira).

O que fazer em Aparecida do Norte – Pontos turísticos

O que fazer em Aparecida do Norte e Pontos Turísticos para conhecer

Se você pensa que a viagem para Aparecida do Norte se resume à Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, é engano seu! Para ter uma experiência completa e ainda mais intensa, veja o que fazer e ver nessa cidade repleta de atrativos com muita história e beleza.

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Com mais de 143 mil m², é o maior templo católico do Brasil e sua importância, bem como imponência atraem aproximadamente 12 milhões de fiéis. As missas e a estátua de Maria são realmente emocionantes e merecem toda atenção do visitante.

E esse lugar ainda vai além, reunindo o Monumento de Nossa Senhora de Fátima, Campanário com 12 sinos, Museu Nossa Senhora Aparecida, Capela da Ressurreição, Casa das Velas e muitas opções para quem deseja fazer uma imersão nesse destino.

Passarela da Fé

Como o nome já diz, a passarela da Fé recebe muitos religiosos, que costumam fazer peregrinações, percorrendo os 392 metros de extensão de joelhos do Santuário de Aparecida até a basílica, a fim de cumprir promessas.

E ela fica ainda mais movimentada em datas próximas ao dia 12 de outubro (homenagem à padroeira do Brasil). Nesse período, a multidão chama a atenção e muitas vezes é até destaque nos noticiários.

Teleférico

Teleférico em Aparecida do Norte

Agora você irá se surpreender! Já imaginou que poderia fazer um passeio de teleférico em Aparecida do Norte? Pois é, com essa alternativa você pode contemplar essa cidade maravilhosa a 115 metros do chão até chegar ao Morro do Cruzeiro.

Morro do Cruzeiro

O ponto final do teleférico apresenta mais uma opção de passeio encantador, principalmente se você gosta de tirar fotos incríveis dos destinos por onda passa. No ponto mais alto do local, com uma vista panorâmica única, se vê o Santuário, cemitério local e a Dutra, além de ter a oportunidade para comprar suvenires religiosos para os familiares e amigos, assim como para comer um lanche.

Porto Itaguaçu

Entre as margens do Rio Paraíba do Sul – o mesmo em que a santa foi encontrada –, o visitante pode fazer um passeio tranquilo, aproveitando o verde, sons e energia boa da natureza que rodeia suas águas.

Mirante da Santa

Esse é mais um milagre realizado pela Padroeira do Brasil, segundo a família que construiu a obra de 17,6 metros de altura em sua homenagem. Esta pode ser vista da rodovia Presidente Dutra, pois o monumento foi erguido em um terreno privado e não são permitidas visitas do público.

A história por trás dessa estátua é muito bonita: a dona do terreno onde a homenagem fica localizada se recuperou de um câncer em 2002, ocasião em que seu pai prometeu que se ela sobrevivesse construiria o monumento. Dito e muito bem feito! A homenagem é linda.

Memorial da Devoção

Esse é um ponto turístico essencial para quem ama os passeios culturais, afinal, o Memorial da Devoção é um complexo turístico formado por cinema, museu e galeria, além de oferecer planos especiais para excursões em grupo.

– Cinema: a capacidade do espaço é para 150 pessoas e tem a finalidade de transmitir por meio de equipamentos modernos – para se ter uma ideia, esse é o primeiro cinema 3D sem óculos do Brasil – a história da Padroeira do Brasil, contada em um curta-metragem de 15 minutos.

– Museu de Cera: esse é o primeiro museu do mundo dedicado exclusivamente à Nossa Senhora Aparecida, que traz a trajetória da padroeira por meio de mais de 70 obras super realistas de cera inspiradas nas pessoas – até o tamanho é real – que fizeram parte da mesma, assim como mais de 20 cenários.

– Exposições: há salas que apresentam obras de arte, como quadros e artesanato, e, claro, também remetem à Padroeira do Brasil.

– Cantinho dos Devotos Mirins: esse espaço é dedicado às crianças! Vale a pena conferir os três cenários em tamanho real que contam com personagens das histórias em quadrinhos da Campanha Família dos Devotos. Lá, você e sua família encontrará muita cor e imagens animadas.

Seminário Bom Jesus

Para começar, é importante dizer que esse seminário hospedou três papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Com uma arquitetura baseada na do Palácio de Versalhes, na França, a estrutura, erguida em 1894, é formada por 74 apartamentos e também opera como hotel para os fiéis.

Se ficou interessado(a) em conhecer de perto essa imponente construção, saiba que sua ala pontifícia é aberta para visitação do público das 9h às 11h e das 14h30 às 16h e o passeio é gratuito.

Restaurantes em Aparecida do Norte

Dicas de restaurantes em Aparecida do Norte
Foto Meramente Ilustrativa

O dia já está cheio de passeios e pontos turísticos para aproveitar, mas e para almoçar e jantar? Afinal, a alimentação é necessária para repor as energias dos turistas, não é? Por isso, a seguir, você confere os principais restaurantes da cidade para fazer uma pausa muito agradável e saborosa em Aparecida do Norte.

  • Galeria Recreio: além da praça de alimentação oferecer diversas opções de comida (caseira, hambúrguer, doces e muito mais), o shopping ainda é composto por 80 lojas variadas, o que certamente irá despertar vontade de comprar algo.

  • Cavs Restaurante e Doceria: esse restaurante é daqueles que prezam pela qualidade e variedade em seu buffet, que funciona por quilo. Além disso, seu forte também são os maravilhosos doces! Se estiver com muita fome, será uma boa pedida.

  • Barzin Chopperia: e se quer uma opção mais despojada, esse estabelecimento é o que você procurava! Escolha uma das mesas no ambiente interno ou externo e peça uma cerveja bem gelada acompanhada de petiscos saborosos, como mandioca, linguiça, onion rings e outras opções.

  • Pizzaria da Ponte: outra ótima forma de terminar um dia repleto de descobertas, caminhadas e emoções, é com uma pizza daquelas bem recheadas! Esse local é destaque entre os restaurantes também pelo seu atendimento exemplar, agilidade e, claro, o sabor.

Como ir para Aparecida do Norte

Se você morar ou estiver de passagem por São Paulo ou Rio de Janeiro, a visita a Aparecida do Norte será ainda melhor, uma vez que existe uma praticidade muito grande quando se as cidades mencionadas são os pontos de partida.

Enquanto a distância da capital paulista é de cerca de 170 km, da capital da cidade do Cristo Redentor, Aparecida do Norte fica a 260 km, uma trajetória que leva, de carro, três horas e meia, mas que vale muito a pena!

Então, se você tem vontade de conhecer a história da Padroeira do Brasil e contemplar de perto todos esses pontos turísticos maravilhosos, fique sabendo que o transporte para chegar até lá pode ser mais um ponto positivo, visto que poderá economizar e ir com tranquilidade de ônibus.

Aparecida do Norte deve estar na sua lista, porque com certeza conquistará o seu coração com toda a sua paz e beleza divina!

Veja também no Tô de Passagem:

Belo Horizonte: Guia De Viagem Para Explorar Tudo Na Capital
15 Dicas E Truques De Como Arrumar A Mala De Viagem
Curitiba: Guia Completo | O Que Fazer, Quando Ir E Mais
Barato E Pertinho: 12 Lugares Baratos Para Viajar Em SP!
Palmas: Guia De Viagem: Dicas
Salvador: Guia Completo | O Que Fazer, Quando Ir E Mais