Curtir o calorzão nas praias ou economizar e fazer passeios culturais em dias de chuva? Confira quando ir a Fortaleza, segundo seus objetivos de viagem!

Alguns destinos são conhecidos pelos dias de Sol e praias convidativas, porém, para aproveitar tais momentos é primordial escolher as datas certas. Isso se encaixa perfeitamente se você estiver prestes a decidir quando ir a Fortaleza.

Primeiramente, confira quais informações coletar para selecionar as melhores datas, segundo seus objetivos, como por exemplo: se quer economizar, o ideal é saber qual a época barata para ir para fortaleza.

Agora, se a ideia é curtir “pé na areia, a caipirinha, água de coco, a cervejinha”, como no hit do Diogo Nogueira, entenda o clima do destino.  

Quando ir a Fortaleza?

Melhor época para ir a Fortaleza

Apesar do clima de Fortaleza ser, na maior parte do tempo, quente, ainda assim é necessário ficar de olho, principalmente nas temporadas de chuva! De fevereiro a maio é o período em que as precipitações aumentam consideravelmente. 

Portanto, caso opte por uma data compreendida por esses meses, não deixe de incluir pontos turísticos e passeios culturais, além das praias de Fortaleza, no roteiro! Assim, quando o tempo fechar, também terá como se divertir e conhecer esse destino incrível. 

Já para quem faz questão de curtir a capital cearense no estilo mais verão, com tudo o que tem direito: biquíni, chinelo e óculos de sol, os meses de agosto a dezembro serão ideais, ganhando notoriedade na hora de escolher quando ir a Fortaleza.

Afinal, é nessa época o clima fica mais seco e as temperaturas altíssimas, propícias para o turista pegar aquele bronze. 

Contudo, há também o outro lado da moeda ao selecionar as datas em que o calor se destaca, visto que esse período é considerado de alta temporada e, portanto, assim como as temperaturas, os preços vão lá no alto! 

Ou seja, pode ser interessante considerar outros meses do ano, afinal não existe apenas uma resposta para qual a melhor época para ir a fortaleza. Isso porque sempre irá depender do que você quer priorizar durante a sua viagem.  

Temperatura e Clima de Fortaleza

Clima em Fortaleza

Segundo o site Weather Spark, o verão é curto, quente, seco e de céu aberto; enquanto o inverno também é curto, morno e de céu com poucas nuvens. Outro dado: a média anual de temperatura em Fortaleza varia entre 24 °C a 31 °C, não superando 32 °C, nem ficando abaixo de 23ºC.

O mesmo portal traz referências para quem busca uma resposta para qual o melhor período para ir a Fortaleza “turistar” ou dar aquele mergulho reenergizante no mar. 

Por exemplo: o índice de turismo indica os períodos em que os dias são pouco encobertos e sem chuva, com termômetros que giram em torno de 18 °C e 27 °C.

Ele revela que a melhor época do ano para atividades turísticas ao ar livre na capital cearense é do início de julho ao meio de setembro. 

Mas olha só que bacana tem também o índice de praia/piscina, que também dá preferência a dias pouco encobertos e sem chuva, porém leva em consideração os dias com temperaturas mais elevadas exatamente porque esses são os melhores para ir à praia ou relaxar na piscina do hotel. 

Esse índice indica que a melhor época do ano, considerando temperaturas entre 24 °C e 32 °C, é do fim de junho ao início de outubro.

Bom demais ter essas dicas como guia para decidir quando ir a Fortaleza, hein? Agora sim, sem dúvida, você será assertivo na escolha da data. 

Viajando para Fortaleza 

Viajando para Fortaleza

E depois de falar tanto sobre o clima e opções de meses para você conhecer essa cidade repleta de atrativos, nada melhor do que pontuar alguns passeios apenas para a vontade de marcar logo a viagem ficar ainda maior! 

É fato que as praias chamam a atenção de todos, principalmente por sua beleza e diversidade.

Afinal, há trechos em que o movimento e a gama de quiosques é maior, enquanto em outros a paz e a infraestrutura mais rústica prevalecem. É o caso de Jericoacoara e Canoa Quebrada, respectivamente. 

Agora, vamos às alternativas para dias de chuvas. Algumas delas são: caminhada pelo centro histórico, que rende boas fotos e experimentações de pratos típicos, ou visitar o Centro de Artesanato do Ceará. 

Viajar de ônibus para Fortaleza

Viajar de ônibus para Fortaleza

E abe aquele papo de economizar? Então, isso não vale apenas para quando ir a Fortaleza, mas também para qual passagem irá comprar: avião ou busão? Bom, se você realmente quer guardar uma grana para os passeios e restaurantes, uma dica valiosa é ir de ônibus. 

Sim, é possível viajar de ônibus para Fortaleza e de diversas cidades do Brasil, até as mais afastadas, como: São Paulo e Rio de Janeiro. Essa trajetória pode ser feita pelas rodoviárias e agências de ônibus que atuam nessa locomoção.

Com essas informações e dicas, a decisão sobre quando ir a Fortaleza certamente se tornará mais simples e, assim, pode dedicar mais tempo ao roteiro! Vá em frente e aproveite ao máximo essa capital brasileira apaixonante. 

Veja também no Tô de Passagem:

5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil Para Visitar
Pontos Turísticos De Fortaleza: 5 Lugares Para Conhecer

Escrever um comentário