logo-to-de-passagem

Pontos Turísticos de Fortaleza: Passeios para Aproveitar

setastdp

 

Fortaleza é conhecida por ser repleta de cultura e paisagens deslumbrantes, e se você chegou até aqui, é porque já bateu aquela vontade de curtir um pouco de tanta coisa linda, não?

A quinta maior capital do Brasil encanta os visitantes pelas belezas naturais e por sua história contada através dos museus, praças, teatros….enfim, é muita coisa pra fazer.

A cidade está entre os destinos mais procurados do Nordeste, e não é à toa… 

Se você está pensando em visitar a capital do Ceará ou já está se planejando para isso, anote esses pontos turísticos de Fortaleza, que vão deixar sua viagem ainda mais inesquecível.

Ah, e para saber mais sobre a história da capital, como chegar ou as melhores épocas pra visitar, aproveite para dar uma olhada no nosso conteúdo exclusivo sobre Fortaleza, ou neste outro aqui, com as praias de Fortaleza que você precisa conhecer.

Aqui você vai ver:

Melhores pontos turísticos de Fortaleza

Mercado Central de Fortaleza

Beach Park

Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

Ponte dos Ingleses

Avenida Beira Mar

Jardim Japonês

Mercado dos Peixes

Ceart

Theatro José de Alencar

Praça José de Alencar

Onde ir em Fortaleza: mais passeios imperdíveis

Espigão de Iracema

Praia do Futuro

Museu da Fotografia

Praia de Meireles e Feirinha da Beira Mar

Museu do Ceará

Praça dos Mártires

Arrume as malas, planeje os passeios e conheça Fortaleza!

Melhores pontos turísticos de Fortaleza

Dependendo da época em que se visita Fortaleza, o clima pode ser mais propício à chuva, então é importante ter na manga alguns locais fechados para curtir.

De programas culturais a happy hours, sessões de cinema ou compras de produtos locais, você vai poder conhecer o município em qualquer época do ano, porque passeios interessantes não faltam. 

A vantagem é que a média anual de temperatura da cidade é entre 23ºc e 32ºc, e como o Sol sempre dá as caras, é bom saber das praias também, né?

Afinal, “já que tá na praia, é pra se molhar”, mesmo que seja com um pouquinho de chuva.

Mercado Central de Fortaleza 

Antigamente chamado de “Cozinha do Povo”, o Mercado Central começou a ser construído em 1908 e foi inaugurado em 1910.

O comércio centenário é o maior do Nordeste, um dos maiores mercados municipais do Brasil e faz parte da história inicial da capital. Localizado próximo a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção e da Catedral de Fortaleza.

Desde seu início, o governo local incentiva o funcionamento do mercado, e os principais itens a venda são dos moradores e produtores locais.

Hoje, com quatro andares e mais de 500 lojas, pode ter certeza de que vai poder passar o dia por lá. Até um passeio rápido vai ser gostoso, pode confiar.

Estandes de artesanato, vestuários, artigos em couro, rendas e bordados, comidas típicas e cachaças artesanais são paradas que vão valer muito sua ida até lá.

O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e aos domingos, das 8h às 13h.

O Mercado Central de Fortaleza fica na Avenida Alberto Nepomuceno, 199, centro. 

Beach Park

Beach Park Fortaleza

 

O Beach Park é o maior parque aquático da América Latina e fica na região metropolitana de Fortaleza. E se você curte esse tipo de rolê, temos um artigo dedicado aos melhores parques aquáticos do Brasil.

O parque é tão grande e tem tantas atrações que alguns visitantes optam por se hospedar nos hotéis e resorts que ficam dentro das instalações mesmo.

Pode apostar que vai querer passar um dia inteiro por lá. Ele é perfeito para todas as idades, tem brinquedos tranquilos para a criançada pequena, brinquedos radicais para os corajosos, e as piscinas estão a disposição para quem quer relaxar a aproveitar o Sol.

Falando em coragem, além de ser o maior parque aquático do nosso continente, o Beach Park também tem a maior atração de todos os outros: o maior toboágua do mundo. 

É um brinquedo com 41 metros, equivalente a um prédio de 14 andares.

Ah! E a Praia Porto das Dunas fica bem na frente de tudo isso, então já sabe! É garantia de passeio em dose dupla.

Crianças de até cinco anos não pagam entrada, e o ingresso é R$55,00 para o restante do público. O parque abre diariamente das 11h às 17h, mas você já pode comprar sua entrada às 10h30.

O endereço é Rua Porto das Dunas, 2734, em Aquiraz, Ceará.

Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar

Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar

 

O Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar é o passeio perfeito em qualquer dia, para qualquer clima em Fortaleza.

O Centro é em homenagem ao pescador e marinheiro Francisco José do Nascimento, que fez parte do movimento abolicionista e foi um dos líderes da Revolta da Chibata (1910), que paralisou o mercado escravista da capital por três dias, se tornando popularmente conhecido como Dragão do Mar.

O local conta com salas de cinema, de teatro,  galerias de arte e planetário. Como se já não fosse o suficiente, esse completo incrível ainda sedia os Museus da Cultura Cearense e o Museu da Arte Contemporânea, com exposições fixas e temporárias.

O espaço externo também é dedicado à arte e recebe peças, apresentações e intervenções artísticas que se adequam ao ambiente aberto.

“O Dragão”, como é carinhosamente conhecido, é o local perfeito para a cena noturna também, já que os bares permanecem abertos no período da noite e você pode curtir o happy hour por lá.

Então já sabe! Se além das praias você quiser conhecer a cena cultural e boêmia de Fortaleza, o Dragão do Mar é uma parada obrigatória.

O espaço funciona de segunda a quinta, das 8h às 22h; sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria de terça a domingo a partir das 14h.

O endereço é Rua Dragão do Mar, 81, na Praia de Iracema. 

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

Anteriormente chamado de Forte Schoonenborch, a Fortaleza é o marco da fundação e desenvolvimento da capital cearense.

Ela começou a ser construída em 1649, durante a segunda invasão holandesa ao Ceará, e se tornou a atual fortificação em 1812, pelos portugueses que a ocuparam.

Hoje, o local abriga a 10ª base do Comando da Região Militar, mas é possível visitar e conhecer algumas partes do forte.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 16h, aos sábados, das 8h às 12h. Ele fica na Avenida Alberto Nepomuceno, s/n, Centro. 

Ponte dos Ingleses

Ponte dos Ingleses, Fortaleza

 

Sabe aquele lugar perfeito para um final de dia, depois de muita bateção de perna por uma das capitais mais maravilhosas do Brasil? Pois aqui está. A Ponte dos Ingleses tem um entardecer de tirar o fôlego.

A construção da atual ponte começou em 1921, mas como um viaduto que serviria de porto para a capital, o que nunca aconteceu.

Só em 1994 que o projeto foi retomado e o viaduto foi recuperado como o atual ponto turístico.

A parada vale a pena, porque é considerada o pôr do Sol mais bonito da cidade, então recebe muitos visitantes que querem admirar a paisagem.

A ponte fica na Rua dos Cariris, Praia de Iracema.

Avenida Beira Mar

Avenida Beira Mar, Fortaleza

 

A Avenida Beira Mar é, com certeza, uma das passarelas mais famosas do Brasil e um dos pontos turísticos de Fortaleza mais aproveitados pelos turistas. 

Ela passa pelos movimentados bairros de Mucuripe, Meireles e Iracema, e conta com vias para skates, bikes, corridas e caminhadas.

Encerrar um dia turistando na Av. Beira Mar é um ótimo programa, já que muitos bares e restaurantes ficam por lá, e oferecem diversas opções de refeições e músicas. Acho que nem precisamos falar sobre os frutos do mar fresquinhos, né?

O calçadão da Avenida também é muito popular, e vale o passeio. Você vai ver que esse é o lugar perfeito para aquela foto pro feed.

Jardim Japonês

O Jardim Japonês se tornou rapidamente um dos xodós dos visitantes e moradores de Fortaleza. O parque de quase dois mil metros quadrados recebe diariamente pessoas que passam boas horas por lá, caminhando ou só se sentando para ler um livro mesmo.

Sua construção é uma homenagem ao primeiro morador da capital de descendência japonesa, o senhor Jusaku Fujita. Durante a Segunda Mundial, outros moradores destruíram seu jardim em atos preconceituosos, mas o espaço foi construído como tentativa de preservar um pouco das memórias do senhor Fujita.

Durante seu passeio pelo refugio, você vai poder observar as mais de 50 espécies diferentes de plantas cultivadas com muito cuidado, e admirar a arquitetura oriental.

 Dá pra aproveitar, também, os programas que a Secretaria de Esporte e prefeitura realizam, tipo as aulas de Tai Chi Chuan, toda terça e quinta-feira, a partir das 17h.

O Jardim Japonês de Fortaleza abre diariamente das 8h à 00h e a entrada é gratuita.

O endereço é Av. Beira Mar, s/n, no bairro Meireles. 

Mercado dos Peixes

Na orla da Praia de Mucuripe, você tem a opção de levar peixes e frutos do mar fresquinhos para uma refeição deliciosa, e ainda fazer uma parada nos bares para relaxar.

Inaugurado nos anos 60, o Mercado dos Peixes foi feito para facilitar o comércio e o trabalho dos pescadores cearenses. 

Dividido em três corredores, os estandes permitem que os produtos sejam expostos de uma maneira mais prática, que as vendas sejam estimuladas e que o mercado em si se torne um ponto turístico.

E você não precisa se preocupar com saber cozinhar o que comprar por lá. Os próprios comerciantes podem fazer essa parte, da forma local e tradicional de preparo.

O mercado abre todos os dias, das 5h às 22h, e o endereço é Avenida Beira Mar, 3998, Praia de Mucuripe.

Ceart

Não só Fortaleza, como todo o estado é referência quando o assunto é artesanato. E o Ceart, Centro de Artesanato do Ceará é um exemplo disso. Estamos falando do lugar perfeito pra levar pra casa as lembrancinhas para os que não puderam te acompanhar no rolê.

O Centro é um local que reúne trabalhos de artesãos locais e busca disseminar seus produtos e peças.

Muitas vezes, inclusive, as artes que você vai encontrar por lá serão exclusivas, como em madeira, palha, cerâmica e rendas: principais destaques das exposições.

Alguns eventos culturais são sediados no Ceart, e junto do artesanato, o espaço disponibiliza pistas de skate, parque infantil e atrações ativas para os visitantes.

O Ceart fica aberto de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 14h30 às 20h30. Av. Santos Dumont, 1589, no bairro Aldeota.

Theatro José de Alencar

Theatro de José de Alencar, Fortaleza

 

Construído em 1910, o teatro se tornou um complexo cultural sem igual! Uma dos passeios mais imperdíveis de Fortaleza, e a prova viva de como a cultura brasileira é tão efervescente. 

Seu primeiro edifício possui três andares, com um auditório principal para 800 pessoas, auditório extra com 120 lugares e um espaço ao ar livre dedicado à apresentações.

O centro de artes ainda conta com um novo anexo, que é sede de salas de estudo de produção cênica, salas de teatro, palco em ambiente aberto, biblioteca, galeria de arte e os Colégios de Dança do Ceará e de Direção Teatral Dragão do Mar.

Inclusive, os jardins do Theatro são um espetáculo à parte, projetados pelo paisagista brasileiro Burle Marx.

O teatro abre para visitas guiadas aos domingos e feriados às 14h, 15h, 16h e 17h. O horário de funcionamento normal é terça a sexta, das 9h às 19h, sábado e domingo das 15h às 19h.

Ele fica localizado na Rua Liberato Barroso, 525, no Centro , e para as peças e atrações, é necessário consultar a programação do Theatro.

Praça José de Alencar

A Praça José de Alencar é uma das mais antigas de Fortaleza, foi inaugurada em 1929, e é uma homenagem ao autor de mesmo nome.

José de Alencar foi um escritor e político Cearense, nascido em Fortaleza, que teve sua literatura reconhecida em todo o Brasil, como os livros Iracema, que também dá nome a uma das praias da capital.

A praça é, até hoje, muito popular e importante pra cidade, recebendo vários visitantes, comerciantes e artistas.

Rua General Sampaio, s/n, Centro. 

Onde ir em Fortaleza: mais passeios imperdíveis

Chegou a hora! Quem acompanha a gente aqui no Tô de Passagem, sabe bem que adoramos um bônus. Por isso, aqui estão mais alguns pontos turísticos de Fortaleza e lugares bem especiais, pra você curtir ainda mais o passeio.

Espigão de Iracema

Espigão de Iracema, Fortaleza

 

Construído na Praia de Iracema, o Espigão de Iracema é um píer com uma beleza especial. Parece coisa de filme, a gente jura que você não vai se arrepender!

Vale a pena separar um tempinho pra contemplar a paisagem e a imensidão do mar e céu azuis no horizonte. Mais uma ótima opção para assistir ao entardecer – ou amanhecer, claro.

O Espigão começou a ser construído em 1969 para proteger a praia de desabamentos e erosões, e, desde então, a passarela agrega no visual da capital cearense.

Ele fica na praia de Iracema, Avenida Beira Mar 

Praia do Futuro

Praia do Futuro, Fortaleza

 

Quer um pouquinho de pé na areia, comida boa e um drink geladinho? A Praia do Futuro é perfeita para diversos perfis de visitantes: grupos de amigos, famílias, viajantes solos, surfistas…Todo mundo se encanta pela beleza desse lugar.

Além das águas cristalinas e mar esverdeado, a praia tem uma faixa de areia extensa e agradável pra relaxar.

A infraestrutura pela orla é equipada com diversos estabelecimentos que atendem bem ao público. Dos restaurantes com a culinária local, até saunas e piscinas para curtir a paisagem de um jeito diferente.

A Praia do Futuro é uma das mais visitadas em Fortaleza, então é bom você se adiantar e chegar meio cedo pra pegar esses guarda-sóis fixos e rústicos que ficam espalhados pela areia.

Museu da Fotografia

O Museu da Fotografia de Fortaleza, MFF, tem um dos mais completos acervos fotográficos de todo o Brasil.

Fundado pelo Instituto Paula e Sílvio Frota, em 2017, o museu tem uma estrutura de cinco pavimentos, com exposições permanentes e temporárias, salas para eventos e oficinas, biblioteca, lojas e café.

As mais de 3.500 obras fazem parte de coleções datam de 1920 para frente, e são de fotógrafos nacionais e estrangeiros, reconhecidos e premiados.

O MFF abre de terça a domingo, das 12h às 17h. Menores de 18 anos e maiores de 60, entram gratuitamente. E, às quartas, a entrada é gratuita para todo o público.

O Museu fica na Rua Frederico Borges, 545, Varjota. 

Praia de Meireles e Feirinha da Beira Mar

A Praia de Meireles também compõe a Avenida Beira Mar, uma das mais frequentadas de toda a cidade.

O mar de Meireles é tranquilo, e alguns banhistas aproveitam as águas calmas para praticar stand-up paddle. O passeio pelo calçadão dessa praia se torna ainda mais especial por causa da Feirinha de Artesanato da Beira Mar que acontece diariamente.

São mais de 800 estandes que expõem trabalhos de artistas e comerciantes locais. É a parada perfeita para comprar alguns presentes, itens para casa ou algumas peças de roupas para o calor.

A feira acontece todos os dias, das 17h às 23h, na Av. Beira Mar, s/n, Meireles. 

Museu do Ceará

O Museu do Ceará é a parada ideal para conhecer mais da história e contexto do estado e cidade que está visitando. Viajantes de carteirinha sabem como é bom conhecer um pouco da história dos destinos desse Brasil.

Inaugurado em 1871, o acervo do museu guarda mais de 13 mil peças, fotografias e cordéis, que fazem parte da trajetória de figuras importantes do Ceará, como o Padre Cícero e o Cangaceiro Lampião.

Uma exposição, em particular, mostra em oito temas diferentes, as diferentes fases que o estado viveu: habitação dos povos originários, poder das armas e colonização, escravidão e abolicionismo.

A entrada é gratuita, e o Museu do Ceará está aberto de terça à sábado, das 9h às 17h.

O endereço é Rua São Paulo, 51, Centro. 

Praça dos Mártires

A Praça dos Mártires é a mais antiga do município, e, graças à vista pro mar, uma das mais bonitas.

Antigamente, em 1864, a praça era dividida em partes correspondentes às classes sociais, e as pessoas só poderiam circular onde eram permitidas.

Hoje, símbolo de democracia e revolução, após ter sido palco de um dos conflitos da Confederação do Equador que deu origem a seu nome, o local também é conhecido como Passeio Público, e recebe programas culturais gratuitos para toda a população.

Ao visitar a praça, aproveite para conhecer o Café do Passeio, onde todo final de semana tem a “feijoada com chorinho” que já virou tradição na capital.

Rua Doutor João Moreira, centro.

Arrume as malas, planeje os passeios e conheça Fortaleza!

Passeio nos Pontos Turísticos de Fortaleza

 

E aí? O que achou de Fortaleza? 

Seja para conhecer as praias deslumbrantes, fazer programas culturais, experimentar a culinária local e conhecer mais da arte nordestina… a capital cearense tem de tudo para fazer do passeio uma viagem inesquecível.

Agora, conta aqui pra gente: você sabia de todos esses pontos turísticos incríveis da cidade? Já foi alguma vez pra lá e deixou passar algum desses lugares?

Se a única coisa que falta pra começar a arrumar suas malas é pensar na ida e volta, seus problemas acabaram! Uma das melhores e mais econômicas formas de chegar em Fortaleza é viajando de ônibus, então que tal aproveitar a jornada até aqui e conferir algumas opções de passagens em promoção?

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem