logo-to-de-passagem

Bairros de Fortaleza: onde ficar e quais passeios aproveitar?

setastdp

Não tem jeito: quem tem a oportunidade de conhecer Fortaleza vai embora já pensando em voltar.

A capital cearense é a escolha número um dos viajantes que desejam passar um tempo relaxando à beira-mar e curtindo o solzão do Nordeste. Além das praias fantásticas de “Fortal” (como é carinhosamente conhecida), a cidade também está cheia de atrações para todos os gostos, tipo o Mercado Central e o famoso Beach Park.

Resumindo, são muitos os motivos que fazem a gente nunca se cansar de escrever sobre esse lugar tão especial: para complementar o nosso guia de viagem Fortaleza, temos também um post sobre os pontos turísticos de lá. 

Desta vez, viemos te dar uma forcinha com uma outra parte do seu planejamento de viagem. Para que você consiga se situar com facilidade e escolher onde se hospedar, fizemos um apanhado dos melhores bairros de Fortaleza e vamos te explicar direitinho o que esperar de cada um.

Então continua a leitura que você vai descobrir:

Melhores bairros de Fortaleza para conhecer e se hospedar 

Aldeota 

Meireles 

Guararapes 

Bairro de Fátima 

Dionísio Torres 

Varjota 

Mais bairros famosos de Fortaleza 

Papicu 

Cocó 

Mucuripe 

Iracema 

Dunas 

Alphaville Fortaleza 

Prepare os melhores passeios pelos Bairros de Fortaleza! 

Melhores bairros de Fortaleza para conhecer e se hospedar 

Com seus mais de 2.600.000 habitantes, Fortaleza ocupa o segundo lugar no pódio das maiores cidades do Nordeste, atrás apenas de Salvador

Essa grande metrópole abraçada pelo azul do mar é também um importante polo comercial e econômico para o país. Por isso, além de ser um destino turístico adorado por visitantes de todas as idades, Fortaleza recebe muita gente que está viajando a trabalho e é bastante procurada como local de moradia. 

Independentemente do tempo que você pretende passar na capital cearense – seja um fim de semana, o período de férias ou mesmo uma temporada mais longa –, você vai encontrar bastante coisa para fazer e conhecer durante a estadia. E é claro que circular por uma cidade grande é muito mais fácil quando você tem alguma noção de como ela está dividida. Então pode apertar os cintos, que nossa tour panorâmica pelos bairros de Fortal está prestes a começar!

Mas antes, uma pergunta importante: você já sabe como vai fazer para chegar até Fortaleza? Que tal viajar de ônibus? Essa é a nossa primeira dica valiosa do dia. Afinal, para quem parte de outros estados, esse é o melhor jeito de realizar o trajeto com economia e segurança.

Os pontos de chegada mais comuns para rotas interestaduais e intermunicipais são dois: o Terminal Rodoviário Antônio Bezerra (Rua Hipólito Pamplona, nº 45, bairro de Antônio Bezerra) e o Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé (Avenida Borges de Melo, nº 1630, bairro de Fátima). Se quiser saber mais sobre as alternativas que se encaixam melhor nos seus planos, aproveite para dar uma conferida nessas passagens de ônibus para Fortaleza.

Pronto! Agora que a locomoção não é mais uma preocupação, chegou a melhor parte: é hora de explorar o que os bairros de Fortaleza têm a oferecer.

Aldeota 

Nessa primeira parada do nosso passeio, você vai encontrar o equilíbrio perfeito entre áreas residenciais e estabelecimentos de todos os tipos.

Estamos falando do bairro de Aldeota, considerado por muitos uma das regiões mais nobres da zona norte de Fortaleza. Ele é conhecido pela grande quantidade de moradias e hospedarias de alto padrão e também pela atividade comercial intensa: são vários shoppings, lojas, supermercados, restaurantes, bancos, farmácias e mais uma infinidade de recursos. 

Se quiser garantir boas compras – ou só uma tarde de passeio agradável –, não deixe de visitar o charmoso Shopping Del Paseo (Avenida Santos Dumont, nº 3131). A Praça Luíza Távora, que fica na mesma avenida, é um ótimo espaço para curtir momentos ao ar livre e praticar atividades físicas. Para comer um bom hambúrguer, passe no El Chancho (Rua Leonardo Mota, nº 1477). Se você é mais da turma do cafezinho, não deixe de ir ao Bleecker Café (Rua Silva Paulet, nº 1281).

Meireles 

Praia do Meireles. A foto mostra lateralmente a faixa de areia, que está tomada por guarda-sóis coloridos, e também um trecho do mar, que tem alguns banhistas.

Assim como Aldeota, o bairro de Meireles é a escolha perfeita para quem deseja se hospedar pertinho das melhores praias de Fortaleza.

Delineada pela Avenida Beira Mar, uma das principais vias da cidade, a região de Meireles engloba uma praia de mesmo nome e também a Praia Mansa. Além de condomínios de luxo, hotéis aclamados e uma infraestrutura de serviços bem robusta, esse bairro da zona norte também guarda alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade, como o Jardim Japonês, a Feirinha Beira Mar (ambos na Avenida Beira Mar), e o Museu da Imagem e do Som (Avenida Barão de Studart, nº 410).

A cena gastronômica de Meireles é movimentada por lugares como a churrascaria Santa Grelha (Rua Tibúrcio Cavalcante, nº 790) e o italiano Vignoli (Avenida Senador Virgílio Távora, nº 10), que serve pizzas ótimas.

Guararapes 

O Guararapes é o “caçula” do panteão de bairros nobres de Fortal.

Embora seja relativamente novo, ele tem recebido muitos investimentos por causa da proximidade com o Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, nº 999). É uma região cheia de prédios residenciais modernos, então costuma ser uma ótima pedida para quem deseja se hospedar em apartamentos com bastante conforto. Além disso, Guararapes fica bem perto da UNIFOR (Universidade de Fortaleza), o que faz dele a escolha perfeita para os viajantes que pretendem conhecer o campus ou participar de algum evento acadêmico.

A infraestrutura do bairro se destaca pela presença do Shopping Ouro Verde (Avenida Washington Soares, nº 450) e de um dos restaurantes mais renomados da capital cearense, o Tilápia (Rua Eliseu Uchôa Beco, nº 450).

Fátima 

Na zona sul de Fortaleza, pertinho do Centro, está o bairro de Fátima.

Ele costuma ser a opção preferida de quem deseja se locomover pela capital com o máximo de facilidade, já que é cortado por vias de acesso importantíssimas, como a Avenida dos Expedicionários, a Aguanambi e a Treze de Maio. Se você curte arquitetura, arte sacra e turismo religioso, não deixe de passar no Santuário de Nossa Senhora de Fátima (Avenida Treze de Maio, nº 200), que é uma construção lindíssima.

Se quiser um lugar para comer com opções que vão de pães e bolos até um variado buffet, passe na delicatessen Empório de Fátima (Avenida Deputado Oswaldo Studart, nº 250).

Dionísio Torres 

Considerado por muitos como uma extensão de Aldeota, o bairro de Dionísio Torres é mais um queridinho da zona norte.

Ele tem uma infraestrutura parecida com a dos bairros vizinhos, com muitos estabelecimentos espetaculares, mas se destaca mesmo por sua paisagem diferenciada. Como é uma região mais antiga e tradicional, as ruas estão cheias de lindos casarões seculares que dividem espaço com as construções modernas. Vale super a pena separar um tempinho para caminhar pela área e apreciar de perto o charme dela.

Aproveite para conhecer o Mercadinho Japonês (Avenida Antônio Sales, nº 2435, Loja 1), que tem uma variedade de produtos asiáticos bem legal. Para comer, as opções são muitas: tem o Mauá Bar e Cozinha (Rua Visconde de Mauá, nº 3099), o Amika Coffeehouse (Avenida Desembargador Moreira, nº 2689) e os foodtrucks variados da Imprensa Food Square (Avenida Desembargador Moreira, nº 2355).

Varjota 

Apesar de ser pequeno, o bairro de Varjota é frequentemente apontado como um dos mais badalados de Fortaleza. Se você estava se perguntando aonde ir para curtir o happy hour, aqui está a resposta!

Muito frequentada pelo público jovem, a região tem uma vida noturna fervilhante e é vizinha a outras áreas agitadas como Meireles e Aldeota. É lá que fica o Museu da Fotografia (Rua Frederico Borges, nº 545), um rolê bem legal para quem curte exposições fotográficas. Mas o que dá ao Varjota seu ar descolado e movimentado é o fato de que ele é praticamente o coração gastronômico de Fortaleza. Portanto, se você gosta de ter ótimos restaurantes, bares e pubs por perto, é um bairro que você vai adorar conhecer!

São tantas opções que é até difícil escolher o que mencionar, mas a gente recomenda a Asttore Forneria (Rua 8 de Setembro, nº 149) para os fãs de comida italiana e as delícias açucaradas da confeitaria Dolce Divino (Rua Castro Monte, nº 1087). Tem também o quintal acolhedor com pães deliciosos da Pâine Panificação Artesanal (Rua Castro Monte, nº 899). Se quiser fechar o dia com um drink, vá ao pub House Garden (Rua Doutor José Lino, nº 126).

Mais bairros famosos de Fortaleza 

Parque do Cocó. A foto mostra um trecho de uma trilha de terra rodeada por vegetação densa e verde. No ponto em que o trecho de terra acaba, uma passarela de madeira avança em direção à mata.

A gente sabe que a lista já está boa até aqui. Mas ela ainda nem acabou!

Agora que você já conhece os bairros nobres de Fortaleza que são os queridinhos dos turistas, hora de explorar um pouco mais da cidade. Abaixo, você vai encontrar mais sugestões de áreas que também merecem um tempinho no seu roteiro – ou que podem te ajudar a encontrar a hospedagem perfeita –.

Papicu  

Vizinho a Aldeota, Papicu é um bairro perfeito para quem quer ficar pertinho da praia sem pagar muito caro.

Ele fica a menos de 5 quilômetros da Praia do Futuro, uma das mais populares da cidade. É uma área de desenvolvimento recente, que passou a avançar muito rápido depois da construção do grandioso Shopping RioMar (Rua Desembargador Lauro Nogueira, nº 1500). Além disso, é lá que fica a Lagoa do Papicu, um belo espelho d’água rodeado por um parque com áreas de lazer bem legais, como pista de skate e quadra esportiva. 

Na hora de recarregar as energias, Papicu oferece opções como os pastéis da Pastel Mania (Rua Amélia Benebien, nº 65) e os frutos do mar impecáveis do Casarão da Moqueca (Rua André Dall’Olio).

Cocó 

Você curte estar junto da natureza mesmo na cidade grande? Então vai se apaixonar pelo bairro de Cocó.

É que o grande protagonista de lá é justamente um espaço enorme e cheio de verde, o Parque Estadual do Cocó (Avenida Padre Antônio Tomás, s/nº). É uma área de preservação ecológica que se encarrega de proteger várias espécies da vegetação nativa e da fauna, além de promover ações de educação ambiental e de receber visitantes. Separe um turno inteiro para conhecer o parque: além das várias trilhas, tem também passeios de barco e um anfiteatro.

Depois do passeio, vale a pena tomar um café e comer um pastel de nata na Portugália (Rua Professor Otávio Lobo, nº 755). 

Mucuripe 

Praia de Mucuripe ao entardecer. O mar tem algumas embarcações de pequeno porte. A faixa de areia está vazia e é separada da avenida que contorna a orla por um amontoado de árvores verdes.

Situado na zona leste de Fortaleza, Mucuripe é um bairro cheio de história.

Antigamente, ele era o lar dos pescadores da capital, já que seu território inclui a Praia do Mucuripe e a Praia da Volta da Jurema. Portanto, é o local perfeito para quem quer se hospedar com vista para o mar e contar com a ótima infraestrutura que rodeia a Avenida Beira Mar. O bairro também é atravessado pela Avenida da Abolição, outra via de locomoção bem importante. Para quem adora passeios ao ar livre, além das praias, tem também o sensacional Parque Bisão (Avenida Beira Mar, nº 43), adorado pelos moradores da área. As opções de hospedagem são muitas, de simpáticos hostels até hotéis de rede, e a cereja do bolo é o contraste belíssimo entre as construções antigas e os prédios mais novos.

Se quiser apreciar uma boa refeição enquanto observa a praia, passe no Illa Mare (Avenida Beira Mar, nº 3821). Caso o objetivo seja se refrescar, vá à Toca do Açaí (Avenida Beira Mar, nº 4258).

Iracema 

O nome de Iracema provavelmente não é estranho para você.

É que além de ter sido imortalizado na obra do autor cearense José de Alencar, ele também batiza uma das praias mais bonitas da cidade, a Praia de Iracema. E é dos arredores dela que estamos falando aqui. Essa é, sem dúvidas, a região com maior concentração de pontos turísticos fascinantes (além, é claro, da beleza sensacional da própria praia). Tem o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, nº 81) e seu vizinho, o Museu da Cultura Cearense. De lá para as atrações do Centro, como a Catedral Metropolitana de Fortaleza e o Mercado Central, é um pulo. Por isso, dá para afirmar facilmente que Iracema é uma das áreas mais turísticas de Fortaleza.

Pelo mesmo motivo, essa é a melhor região para quem gosta de aproveitar a noite e conhecer gente nova vinda de vários lugares do mundo. Aliás, não deixe de tomar um coquetel no Pirata Bar (Rua dos Tabajaras, nº 325) ou de curtir a música do JamRock (Rua dos Tabajaras, nº 402).

Dunas 

Por outro lado, se você quer mesmo é fugir um pouquinho da agitação, se hospedar em Dunas pode ser uma boa pedida.

Isso porque essa é uma região composta quase exclusivamente de condomínios fechados e outros espaços residenciais. Portanto, é perfeito para quem prioriza a privacidade e a tranquilidade que podem ser difíceis de encontrar em bairros turísticos ou de atividade comercial mais intensa. Mas não pense que a infraestrutura deixa a desejar: por causa da proximidade com Aldeota e outras regiões agitadas, é bem fácil contar com os estabelecimentos delas. Além disso, Dunas fica juntinho da Praia do Futuro, que tem uma orla cheia de ótimos estabelecimentos.

Alphaville Fortaleza 

Você já deve ter ouvido falar em bairros de nome Alphaville espalhados pelo Brasil.

Presentes em várias cidades, todos eles têm algo em comum: são grandes complexos residenciais de alto padrão cheios de casas lindas. O Alphaville Fortaleza fica na Avenida Litorânea, longe do centro, mas perto de praias lindas e menos famosas como a Praia Abreulândia e a Praia de Sabiaguaba. É também perto da famosa região de Porto das Dunas e quase na metade do caminho para o Beach Park, o maior parque aquático do Brasil. Ele fica em Aquiraz, cidade da região metropolitana de Fortal que também tem outras atrações bem interessantes. Se quiser saber mais, dê uma olhada no nosso conteúdo sobre Aquiraz.

O Alphaville pode trazer boas opções de hospedagem para quem pretende explorar as maravilhas da região metropolitana e para quem não se importa de pagar um pouco mais caro para fugir da agitação urbana.

Prepare os melhores passeios pelos Bairros de Fortaleza! 

Casas da Rua Dragão do Mar. As antigas construções estreitas em estilo holandês estão enfileiradas e têm fachadas bem preservadas, pintadas de cores como amarelo e rosa. Diante delas, está uma praça com algumas árvores.

Ufa! A gente já te mostrou bastante coisa até aqui, e olha que só selecionamos alguns dos bairros mais famosos de Fortaleza.

Imagina como é ter a oportunidade de conhecer a cidade inteira! Entre praias, parques, atrações culturais incríveis e uma bagagem histórica valiosa, Fortaleza mostra suas cores e encanta os visitantes. Ah, e a gente não pode deixar de mencionar os ótimos estabelecimentos que oferecem o melhor da cena gastronômica cearense e, é claro, a simpatia natural dos fortalezenses. Então agora é só arrumar suas malas, caprichar no protetor solar e se preparar para bater perna pelos bairros de Fortaleza que acabamos de apresentar.

Aliás, se você é viajante de carteirinha e gostaria de conhecer outros lugares legais, não deixe de conferir mais dos nossos conteúdos aqui no Tô de Passagem. Temos posts sobre bairros de várias capitais, guias de destino super completos, dicas que podem te ajudar a planejar suas viagens e muito mais!

É só confiar na gente e aproveitar o trajeto. Para você, uma boa viagem!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem