Clima ameno, pontos turísticos relacionados ao ciclo do café e muito ecoturismo é o que você pode esperar dessa lista com as principais cidades do interior do Rio de Janeiro

Muitos conhecem a cidade maravilhosa, porém, a maioria não se atenta às maravilhosas cidades do interior do Rio de Janeiro. É exatamente sobre isso que vamos falar ao longo desse texto!

Dessa forma, na próxima vez que você visitar o Rio de Janeiro, terá ainda mais opções para curtir a região. Além disso, muitas cidades apresentadas aqui podem ser opções de passeios bate e volta no Rio de Janeiro. Interessante, não é? Então, continue a leitura!

Petrópolis

Essa é uma das melhores cidades do interior do Rio de Janeiro para visitar e um dos motivos é curioso: ninguém menos do que Dom Pedro II tinha essa cidade como refúgio para relaxar.

Afinal, o lugar reúne condições propícias para isso: clima ameno, muita natureza e, ainda hoje, construções históricas que deixam a viagem interessante.

É por isso e muito mais que Petrópolis está entre os lugares para relaxar no Rio de Janeiro.

Teresópolis

Teresópolis no Interior do Rio de Janeiro

Sua localização – essa cidade está em um dos pontos mais altos do estado – faz com os termômetros marquem baixas temperaturas. Por esse motivo, ela se tornou sede dos treinos CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Porém, a cidade apresenta muitas outras atrações, como: uma das maiores feiras a céu aberto do país, a Feirarte ou Feirinha do Alto, bem como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, cujas condições são ideais para a prática de esportes de montanha, a exemplo da escalada e rapel, e o Mirante do Soberbo, de onde os visitantes têm uma vista privilegiada.

Motivos não faltam para ela estar entre as cidades do interior do Rio de Janeiro para passear.  

Nova Friburgo

Se gosta de respirar ar puro e contemplar os elementos da natureza, então Nova Friburgo é praticamente obrigatória na lista de cidades do interior do Rio de Janeiro para visitar. Isso porque há paisagens exuberantes, como as corredeiras do Rio Macaé, o Encontro dos Rios e vastas áreas de Mata Atlântica intocadas.

E essa cidade também guarda uma curiosidade: ela reúne muitos estabelecimentos que vendem lingeries a preços excelentes, já que fábricas desse setor se instalaram lá.  

Vassouras

Essa cidade poderia ser considerada um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro graças às marcas do ciclo do café que ainda carrega e fazem dela um prato cheio para os viajantes que priorizam pontos históricos.

As dicas de passeios aqui são: as fazendas que abrem para visitação, como Cachoeira Grande, Santa Eufrásia e Vista Alegre, o Museu Casa da Hera e a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Miguel Pereira

O turismo nessa cidade do interior do Rio de Janeiro consiste, sobretudo, em curtir os fenômenos aquáticos. As cachoeiras das Sete Quedas, do Monte Líbano e das Andorinhas são exemplos disso.

Outro destaque é o morro do Parapente, que permite um voo livre. Radical, não é?

Mas se você realmente prefere águas salgadas e areia, então o ideal é conhecer as praias do Rio de Janeiro!

Rio das Flores

Um dos atrativos da viagem para Rio das Flores são as fazendas abertas para visitação, como a União, que tem como diferencial seu acervo, composto por coleções de arte sacra e peças do século 19 que pertenciam à Imperatriz Leopoldina e a Dom João I.

A Matriz de Santa Teresa D’Ávila também deve estar entre os principais passeios dessa cidade, já que, apesar do tempo e de algumas reformas, seu estilo neogótico foi preservado.

Essa, sem dúvida, é mais uma opção de cidade do interior do estado do Rio de Janeiro para curtir!

Silva Jardim

O grande espetáculo desse destino é a Reserva Biológica de Poço das Antas, onde está protegida a maior população de mico-leão-dourado do país. No habitat natural, ainda vivem outras espécies, a exemplo da preguiça-de-coleira.

Portanto, prepare a máquina fotográfica e faça muitos registros selvagens!

Visconde de Mauá

Cidade de Visconde de Mauá no Rio de Janeiro

Ecoturismo na veia! Esse é o ponto forte de uma das melhores cidades do interior do Rio de Janeiro. Afinal, cachoeiras, montanhas, trilhas e poços compõem as paisagens incríveis desse lugar!

Então, nada mais justo do que listar algumas indicações de pontos para visitar: Pedra Selada para os fãs de trilhas até pontos altos, Cachoeira do Escorrega para quem procura momentos de descontração e banhos refrescantes ou Cachoeira Santa Clara para admiração da queda d’água em uma pedra lisa.

Penedo

De excelentes lugares para comer a passeios em meio à natureza, é isso tudo e muito mais que Penedo proporciona aos visitantes.

Visite as fábricas e lojas de chocolate e não deixe de provar o fondue em um dos restaurantes tradicionais. Além disso, aprecie a paisagem do Poço das Esmeraldas, que leva esse nome também pelas águas em tom de verde da pedra preciosa, e as cachoeiras de Penedo, como a de Deus e das Três Bacias.

Entre os destaques também está a Pequena Finlândia, lugar que reproduz uma charmosa colônia finlandesa. As casas coloridas são super representativas!

Resende

A combinação entre construções históricas e ecoturismo trouxe Resende para nossa lista de cidades do interior do Rio de Janeiro para visitar.

Suas ruas, edifícios e praças ainda possuem traços do passado, mais precisamente do período do clico do ouro e do café. Já em relação aos passeios em meio à natureza, os visitantes podem descobrir os encantos da Cachoeira da Fumaça, uma das maiores do estado, bem como admirar a paisagem nas alturas, no Pico das Agulhas Negras.

Itatiaia

Mais uma alternativa para quem quer se conectar intensamente com a natureza, essa cidade tem como atrativo número um o Parque Nacional do Itatiaia, organizado em parte baixa e parte alta.

Enquanto na primeira, ficam concentradas as trilhas e cachoeiras, na alta, estão os picos e mirantes. É um lugar repleto de paisagens de tirar o fôlego!  

Valença

Assim como no caso de cidades anteriores, Valença tem como principais características as marcas do ciclo do café e os elementos naturais.

Lá, você encontrará o Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia e Estadual da Serra da Concórdia, o Santuário de Vida Silvestre da Serra da Concórdia e a Serra dos Mascates, além de um balneário, o Ronco D’Água.

Também apresenta algumas fazendas abertas para visitação, bem como outros pontos turísticos para rechear o dia do turista:  Casa Léa Pentagna, Catedral de Nossa Senhora da Glória, Praça Visconde do Rio Preto, Praça XV de Novembro, Museu da Arte Sacra da Catedral, Museu Capitão Pitaluga, entre outros fazem parte dessa jornada.

Conservatória

Museus e pontos turísticos que fazem parte da história da cidade são um prato cheio para os turistas que estão em busca de um destino tranquilo e que agregue conhecimento!

Entre as opções de passeios estão o Museu Vicente Celestino e Gilda de Abreu, Casa de Cultura, a Locomotiva 206 – que operou entre 1912 e 1926 – e a antiga estação ferroviária. Praticamente uma viagem no tempo, hein?

Itaperuna

Cidade do interior do Rio de Janeiro: Itaperuna

Mais uma cidade do interior do Rio de Janeiro para você colocar na sua lista de destinos, principalmente se tiver como objetivo se desconectar, conhecendo uma cidade com clima bastante bucólico.

Vale a pena passar algumas horas nesse destino cheio de verde e uma tranquilidade típica de cidades interioranas.

Sem dúvida, você irá se encantar por essas 14 cidades do interior do Rio de Janeiro para passear!

Veja também no Tô de Passagem:

10 Cidades Incríveis Para Conhecer No Interior De São Paulo
Quando Ir Ao Rio De Janeiro: Melhor Época Para Curtir A Cidade
Dicas Para Viajar Com Seu Pet Com Tranquilidade
Pontos Turísticos De Natal: 10 Melhores Lugares Para Conhecer!
Melhores Praias Do Maranhão Para Conhecer E Aproveitar

Escrever um comentário