Você com certeza já ouviu falar no calor que faz em Pernambuco e nas sensacionais praias de Recife.
Mas sabia que as belezas litorâneas não são as únicas que o estado tem a oferecer? Na verdade, ele guarda até um destino perfeito para quem deseja curtir um friozinho no aconchego interiorano. Sim, estamos falando de Triunfo, o “Oásis do Sertão”.
Além de ser famoso pelo clima agradável, o município de Triunfo também é dono de vários pontos turísticos fascinantes e de uma agenda cultural rica que atrai milhares de turistas durante a alta temporada. E se você está pensando em dar um pulo por lá, chegou ao texto certo! Aqui, vamos te apresentar algumas das melhores atrações de Triunfo e passar algumas dicas que vão te ajudar a organizar sua viagem.
Continua a leitura que você vai descobrir:
Melhor época para visitar Triunfo
O que fazer em Triunfo: pontos turísticos e passeios
Igreja Nossa Senhora das Dores
Cruzeiro do Mirante do Alto da Boa Vista
Passeios para aproveitar ainda mais em Triunfo
Não tem como não se apaixonar por Triunfo!
Onde fica Triunfo?
Nosso destino de hoje está localizado na porção norte de Pernambuco, juntinho da divisa com a Paraíba. Situada a aproximadamente 405 quilômetros da capital, Recife, Triunfo é parte de uma microrregião chamada de Pajeú, no sertão do estado. Para entender melhor, você pode conferir o mapa que deixamos aqui em cima.
Vale mencionar que Triunfo se diferencia dos outros municípios sertanejos que o rodeiam, como Flores e Calumbi, por causa de uma característica bem especial: ela fica bem no topo da Serra da Baixa Verde, ganhando o título de cidade mais alta de Pernambuco. E é claro que isso influencia bastante no clima – mas a gente vai falar mais sobre isso daqui a pouquinho.
Como chegar em Triunfo?
Se você quiser visitar Triunfo, vai precisar cair na estrada. Afinal, o aeroporto mais próximo da cidade é o de Recife, então é necessário completar o trajeto por via terrestre. Se quiser, você também pode aterrissar em Maceió ou em João Pessoa, que ficam a 416 e 481 quilômetros do destino, respectivamente.
Partindo de Recife, a maior parte da rota consiste em seguir pela BR-232, geralmente com paradas em Serra Talhada ou em Flores. E quem acompanha a gente por aqui, sabe bem que nosso negócio é falar de economia na hora de passear. Por isso, viajar de ônibus é a forma mais prática e econômica de realizar esse trajeto. Assim, além de se locomover gastando menos, você também evita toda a burocracia envolvida no aluguel de um veículo.
Para te ajudar a ter uma noção melhor das distâncias, confira abaixo o tempo de estrada até Triunfo saindo de algumas cidades famosas:
Caruaru: 5h35
Recife: 6h30
Maceió: 7h
João Pessoa: 7h30
Ao chegar, você vai desembarcar no Terminal Rodoviário de Triunfo. Ele fica na PE-365, no trecho situado entre a Rua da Saudade e a Rua Elias Alves. Como a cidade não é muito grande, você verá que é fácil circular por ela e chegar a todos os pontos turísticos que vamos te mostrar já já.
Mas antes, que tal providenciar logo as suas passagens de ônibus para Triunfo? Se quiser passar na capital antes, confira também essas passagens para Recife.
Clima em Triunfo
Agora sim, hora de falarmos sobre uma das principais razões que fazem de Triunfo um destino turístico tão famoso: o clima.
Por estar a mais de mil metros acima do nível do mar, a cidade tem um clima ameno e úmido, diferente do semiárido que domina o resto do sertão. Mas isso não quer dizer que sempre faz frio: durante a estação morna, que vai do final de novembro até março, as temperaturas chegam aos 30ºC facilmente.
Na temporada mais fresca, em contrapartida, não é raro que os termômetros marquem entre 11ºC e 17ºC. Em julho, que é o mês mais frio, a temperatura média é de 14ºC. Pois é, se você já foi a Pernambuco alguma vez… com certeza sabe que esse frio não é comum em outras partes do estado.
Melhor época para visitar Triunfo
A boa notícia é que você pode conhecer Triunfo em qualquer época do ano.
Entretanto, por causa do fator climático, a maioria dos turistas prefere agendar a viagem para o período entre o final de maio e o início de setembro. Afinal, essa é a temporada em que as temperaturas estão mais amenas, o que confere uma atmosfera ainda mais aconchegante ao destino.
Em Triunfo, o mês mais badalado de todos (em termos de movimento turístico) é julho: além de representar o auge do inverno, o mês também traz eventos importantes para a vida cultural da cidade. É quando ocorre a tradicional Festa dos Estudantes de Triunfo, realizada desde 1958, que enche a cidade de shows e outras exibições artísticas. Julho é também o mês do renomado Festival de Cinema de Triunfo, que concede o troféu Caretas a algumas das melhores produções da cena audiovisual brasileira.
O que fazer em Triunfo: pontos turísticos e passeios
Pronto, você já sabe algumas das informações essenciais para começar a organizar sua viagem para Triunfo.
Agora, é hora de conhecer mais sobre as atrações incríveis que te aguardam por lá. Abaixo, fizemos uma lista de pontos turísticos de Triunfo que são considerados essenciais, verdadeiras paradas obrigatórias para todo viajante que visita a cidade.
E aí, já tirou os agasalhos do armário?
Cine Theatro Guarany
Nenhum prédio se destaca na paisagem de Triunfo como o do Cine Theatro Guarany.
Essa bela construção de três andares conserva a beleza arquitetônica da época em que foi inaugurada, nos anos 1920. Até hoje, a fachada amarela com portas e janelas azuis é um verdadeiro cartão-postal da cidade. Além dessa importância histórica, o Cine Theatro Guarany também recebe peças, shows musicais e outros espetáculos sensacionais, como o Festival de Cinema de Triunfo.
O Cine Theatro Guarany fica na Rua Manoel Pereira Lima, nº 265, próximo à Praça Carolino Campos.
Igreja Nossa Senhora das Dores
Não dá para passar por Triunfo sem conhecer a bela matriz da cidade, a Igreja Nossa Senhora das Dores.
A história do templo remonta à época da colonização, pois ele foi erguido inicialmente para catequizar os indígenas que habitavam a serra. Desde então, a igreja passou por várias reformas e adaptações, e a versão que você vai visitar foi inaugurada em 1928. A arquitetura inspirada no estilo gótico faz com que esse seja um ponto turístico adorado por quem aprecia história da arte e turismo religioso.
Para conhecer a Igreja Nossa Senhora das Dores, vá até a Praça José Veríssimo Júnior. Aliás, se você curte praças bonitas, se liga no próximo item da nossa lista!
Praça Artur Leal Diniz
Assim que terminar sua visita à Igreja de Nossa Senhora das Dores, aproveite a oportunidade para conhecer o ponto que fica por trás dela, a Praça Artur Leal Diniz.
Ela é conhecida por abrigar o primeiro gerador de energia que chegou na cidade, um motor a óleo que ganhou o apelido carinhoso de Andorinha. Triunfo, aliás, foi um dos municípios pioneiros no uso de luz elétrica em todo o estado de Pernambuco. Além de conferir essa importante relíquia, tire um tempinho para se sentar em um dos bancos da praça, relaxar um pouco e observar o movimento da cidade.
Engenho São Pedro
Por muito tempo, a economia de Pernambuco foi movida principalmente pelo cultivo da cana-de-açúcar e pela produção de seus derivados.
Em alguns lugares, essas tradições ainda se mantêm vivas, como ocorre no Engenho São Pedro. Durante a visita guiada, que custa a pequena taxa de R$ 5,00 por pessoa, você terá a oportunidade de conhecer as várias etapas entre a plantação da cana e sua transformação em rapaduras, cachaças e outros produtos artesanais. A tour, é claro, envolve momentos de degustação e uma passadinha na loja da Cachaçaria Triumpho, que tem uma variedade de rótulos incrível. A gente recomenda que você experimente a cachaça envelhecida.
O Engenho São Pedro fica na Rua Manoel Paiva dos Santos, nº 114.
Lago João Sitônio Barbosa
Assim que chegar ao centro de Triunfo, você vai reparar na beleza do Lago João Sitônio Barbosa.
Às margens dele, os triunfenses realizam muitas de suas atividades diárias: você vai se deparar com uma galera que vai lá para correr, casais andando de pedalinho, grupos de estudantes, famílias passeando e muitos outros perfis. Dando a volta completa no lago, você vai passar por muitos dos pontos turísticos mais importantes da cidade, como o letreiro de Triunfo e o teleférico, que pode te levar da parte baixa da cidade até a parte alta.
Rota dos Museus de Triunfo
Se você curte rolês culturais e históricos, Triunfo tem tudo para se tornar um dos seus destinos nacionais favoritos.
Afinal, a cidade tem 4 museus com acervos interessantíssimos e taxas muito acessíveis: a entrada de cada um deles custa a bagatela de R$ 4,00. Se você quiser visitar todos, dá para comprar um passaporte único que concede os quatro acessos de uma vez. Comece a Rota dos Museus pelo Museu da Cidade, que conta a história de Triunfo por meio de antigos objetos doados por famílias tradicionais da região.
Em seguida, confira a coleção do Museu do Cangaço, onde você vai aprender mais sobre as marcas que a atividade dos cangaceiros deixou no interior do Nordeste. A casinha que abriga o museu, aliás, já serviu de esconderijo para Lampião. Visite também o Museu Elezier Xavier, que se dedica a preservar a história e a obra do artista visual de mesmo nome. Nele, além de apreciar alguns dos quadros que levaram Xavier a ser reconhecido mundialmente, você também conhecerá detalhes da vida do artista.
Por fim, não deixe de conhecer a Casa do Careta, que fica bem pertinho da Praça Artur Leal Diniz. É a sua chance de descobrir mais sobre as origens de uma antiga tradição carnavalesca que é triunfense por excelência: o desfile dos caretas. Quem sabe você até encontra um desses personagens mascarados e coloridos que saem estalando seus chicotes pela cidade durante a festa de Momo (às vezes eles dão um rolêzinho fora de época para encantar os visitantes).
Ah! E se você curte esse tipo de passeio e decidir começar ou terminar sua viagem passando pela capital, aproveita pra dar uma olhada nesse conteúdo exclusivo sobre os museus de Recife.
Mirante do Alto da Boa Vista
Se você quiser ver Triunfo de um ângulo verdadeiramente inesquecível, visite o Mirante do Alto da Boa Vista.
Ele fica na parte alta da cidade, onde você pode chegar a pé. A caminhada é um pouco cansativa para algumas pessoas, mas a gente garante que vale a pena: a vista lá de cima é mesmo de tirar o fôlego. Além de vislumbrar a cidade inteira, também dá para ver uma boa parte da Serra da Baixa Verde. É uma paisagem e tanto!
Passeios para aproveitar ainda mais em Triunfo
E aí, o roteiro da sua viagem para Triunfo já está ficando arretado?
Então vamos deixá-lo ainda melhor. Você acabou de conhecer alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade, mas a gente ainda tem algumas coisas para te mostrar. Se tiver tempo suficiente durante a sua estadia, aqui vão algumas sugestões de passeios que também merecem um espacinho na sua programação.
Águas Parque
Embora a alta temporada do turismo em Triunfo ocorra durante o inverno, a cidade também tem algumas atrações interessantes para quem a visita nas épocas de calor.
Se esse for o seu caso, não deixe de passar o Águas Parque. É um parque aquático cheio de piscinas e brinquedos que são a forma perfeita de se refrescar quando o sol do sertão dá aquela apertada. Se você está viajando com crianças, pode confiar que esse passeio é sucesso na certa.
O Águas Parque fica na Avenida Manoel Paiva (s/nº), no Centro.
Fábrica de Criação Popular
Graças a uma iniciativa do SESC, o prédio onde ficava a antiga cadeia pública de Triunfo ganhou um novo propósito.
Desde 2012, ele abriga a Fábrica de Criação Popular, espaço dedicado à difusão da arte e do artesanato local. A programação inclui aulas, oficinas, palestras e, é claro, exposições super legais. E o melhor é que é tudo de graça! Quem sabe você não se interessa por algum workshop e aproveita a viagem para aprender uma técnica artística nova? Para saber mais sobre a agenda do espaço, vá até o website do Sesc Pernambuco e acesse a página de notícias.
A Fábrica de Criação Popular fica na Praça Doutor Arthur Viana Ribeiro.
Casa Grande das Almas
Aqui está mais um rolê perfeito para os fãs de história.
Afinal, esse tipo de bagagem você vai encontrar aos montes na Casa Grande das Almas. No século passado, essa imensa construção antiga era moradia de uma família rica de Triunfo cujo patriarca era um coronel. E não é que esse militar tinha uma simpatia pessoal por Lampião?
Dizem que foi por isso que Triunfo, diferente das cidades vizinhas, nunca foi saqueada pelo bando do famoso cangaceiro: quando ele passava pelo município, se hospedava amigavelmente na Casa Grande do coronel e não interferia nas vidas dos outros triunfenses.
Esse é apenas um dos “causos” sobre os quais você poderá aprender durante a visita à Casa Grande das Almas: hoje em dia, ela abriga um museu que inclui antigas peças de família, livros, armas e outras relíquias históricas. Ah, o lugar também produz licores artesanais muito bons. Não deixe de experimentar!
Tour na zona rural de Triunfo
Além de conhecer as atrações do Centro de Triunfo, vale super a pena fazer um passeio pela zona rural do município.
Você pode contratar esse tipo de tour em qualquer agência de turismo da cidade. É difícil ter a experiência completa se você for por conta própria, já que a rota envolve bastante locomoção – geralmente, as agências já oferecem o veículo 4×4 e o serviço de motorista –. Em geral, o passeio todo custa entre R$ 50,00 e R$ 200,00, dependendo da empresa e da modalidade que você escolher.
Entre as belezas da zona rural de Triunfo estão a Furna dos Holandeses, a Cacimba de João Neco e o Pico dos Holandeses, que ostenta o título de segundo maior pico de Pernambuco, com seus 1185 metros. Pode se preparar para apreciar paisagens lindíssimas e aprender mais sobre a trajetória da cidade de um jeito único!
Cachoeira da Pinga
A Cachoeira do Pinga é mais um tesouro “escondido” na zona rural de Triunfo.
Esse ponto não faz parte da tour clássica, mas com certeza merece um pouquinho do seu tempo. Parte de uma propriedade privada de fácil acesso – não precisa de um 4×4 para esse passeio –, esse circuito de quedas d’água fica entre trechos de mata nativa preservada. É um cenário encantador!
Além de se refrescar nos poços e desfrutar da natureza vibrante que rodeia a cachoeira, você contará com uma boa infraestrutura que inclui banheiros, um restaurante e várias pontes que facilitam o acesso entre as áreas da propriedade.
Não tem como não se apaixonar por Triunfo!
Se até pouco tempo atrás você ainda achava que o Sertão Pernambucano era composto apenas por regiões áridas e quase desertas… com certeza já deu para mudar de ideia!
Afinal, em Triunfo, você vai encontrar o cenário perfeito para curtir o frio enquanto desfruta de um bom licor e aprecia as belas paisagens da Serra da Baixa Verde. Isso, é claro, sem mencionar os vários passeios carregados de bagagem cultural e histórica e aquela atmosfera acolhedora de cidade interiorana. Pode admitir: só com este texto, você já se apaixonou por Triunfo, não foi?
Se quiser se encantar com mais destinos fantásticos do Brasil e da América Latina, não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem. Todos eles estão cheios de dicas de viagem pensadas especialmente para deixar suas aventuras pelas estradas ainda mais emocionantes.
Boa viagem e até a próxima!