Uma lista com os principais pontos turísticos do estado do Ceará que contempla museus, cidades do interior e praias para você organizar seu roteiro!

A beleza característica, bem como as tradições do Ceará fizeram dos municípios que o compõem destinos cinematográficos. Exemplos disso são os filmes: Praia do Futuro, que se passa no litoral; e Cine Holliúdy, cuja sede foi o interior cearense. Ou seja, vale e muito conhecer os pontos turísticos do Ceará!

Já está certo da sua viagem para esse lugar? Então, o próximo passo é traçar o seu roteiro, contemplando os principais pontos turísticos e praias no Ceará! Para isso, fique com as dicas abaixo.

Principais pontos turísticos do Ceará

Entre praias, paisagens bucólicas e lugares com foco na arte e cultura regionais, estão desde pontos turísticos famosos, a exemplo de Jericoacoara, até locais menos conhecidos, mas tão interessantes quanto, como Guaramiranga.

A ideia da nossa lista é compartilhar os principais pontos turísticos do Ceará. Assim, você se apaixona antes mesmo de fazer a viagem e a organiza com assertividade, segundo as atividades que agradarem mais o seu perfil. 

Guaramiranga

Guaramiranga

Sabe aquelas paisagens bucólicas que mencionamos? É nessa cidadezinha do interior, a 100 quilômetros da capital Fortaleza, que você irá encontrar com o plus de uma arquitetura antiga e um povo acolhedor – ou seja, aqui você encontra a tranquilidade interiorana!

Vale também se refrescar nas cachoeiras da região e se revigorar ao contemplar uma vista privilegiada do alto do Mirante do Pico Alto. Inclua na sua jornada o Mosteiro dos Jesuítas, o Convento dos Capuchinhos e a Igreja Nossa Senhora da Conceição para intensificar seu conhecimento sobre o local.

Arena Castelão

Localizado em Fortaleza, o estádio de futebol Governador Plácido Castelo ou Arena Castelão foi inaugurado em 1973 e foi sede dos jogos da Copa de 2014.

Portanto, se você tem uma paixão por futebol, o passeio guiado por esse lugar ou até mesmo assistir a uma partida se torna um programa quase obrigatório, inclusive deve estar na lista do que fazer em Fortaleza!

Memorial da Cultura Cearense

Também localizado em Fortaleza, capital cearense, esse museu faz jus ao seu nome, tendo em vista as exposições que apresenta, sempre com foco em valorizar e disseminar a cultura cearense. Sem dúvida, esse passeio agregará muito conhecimento à sua viagem!

Monólitos de Quixadá

As condições naturais são os grandes atrativos da cidade de Quixadá. Isso porque quem chega lá logo olha para cima a fim de admirar as formações rochosas únicas chamadas monólitos de Quixadá.

Além disso, se você curte esportes radicais, não pode deixar de praticar voo livre, partindo do Santuário Nossa Senhora Imaculada, que fica a uma altitude de 550 metros e tornou-se queridinho entre os profissionais e praticantes do esporte.

Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte

O turismo religioso prevalece nessa cidade do interior cearense e não é para menos, pois esta teve como morador ninguém menos do que o Padre Cícero – inclusive, um dos seus principais pontos turísticos é uma estátua de grandes proporções da figura emblemática.

Museu da Fotografia

Por se tratar de um destino repleto de belezas, muitos turistas levam suas câmeras fotográficas e alguns são até profissionais. Para quem se interessa pela prática, há uma dica especial: o Museu da Fotografia, com sede em Fortaleza.

A arquitetura do espaço, sobretudo externamente, é bem moderna, e seu amplo acervo de fotos artísticas chama a atenção, mesmo dos leigos no assunto. Outro chamariz são as atividades promovidas, a exemplo de palestras.

Chapada do Araripe

Que tal mais uma dica de ponto turístico do Ceará voltado para paisagens naturais com beleza exuberante? Grutas, fontes e sítios paleontológicos são peças-chave para uma viagem relaxante e com foco no contato intenso com a natureza.

Rota turística de Ibiapaba

Mais um destino para os aventureiros de plantão, essa rota é composta por trilhas, piscinas naturais, parapente e camping, garantindo muita curtição e momentos de conexão com o meio ambiente.

Praias do Ceará

Melhores praias do Ceará

Essa lista de principais pontos turísticos do estado do Ceará não poderia ficar sem um espaço especial para as praias que, certamente, são atrações grandiosas para os turistas. Confira sete delas!

E você ainda pode conhecer outras, pois a lista de melhores praias do Ceará é bem extensa.

Parque Nacional de Jericoacoara

Sabe aquela paisagem emblemática com rede de descanso parcialmente coberta pelas águas cristalinas? Então, é nesse lugar que você poderá usufruir dessa combinação!

Também vale curtir as barracas locais, muito bem paramentadas! Uma das indicações é a famosa Alchymist Beach Club, que facilita o acesso a passeios, a exemplo da volta de bugue.

Praia da Canoa Quebrada

O símbolo de Canoa Quebrada são suas falésias imponentes com tons de laranja marcantes. Uma foto que não pode faltar é do desenho de uma lua e uma estrela cunhado na superfície de uma de suas formações rochosas.

Outras dicas para aproveitar ao máximo essa parte do litoral cearense são passar na barraca Chega Mais e ter momentos de descontração no ambiente descolado e com música ao vivo do estabelecimento que leva o nome de Lazy Days.

Mais uma opção de atividade é contemplar o pôr-do-Sol único, que fica ainda mais lindo com a presença  das falésias, mar verde esmeralda e o céu azul.

Icaraizinho de Amontada

Icaraizinho de Amontada

Essa praia fica no litoral oeste do Ceará e, apesar de ser um destino pouco visitado, tem traços em comum com a praia mais famosa (Jericoacoara) antes de ganhar fama. Ela é rústica e tranquila, ideal para quem busca uma manhã ou dia a sós com a areia e o mar.  

Praia do Futuro

As marcas dessa praia são a infraestrutura e higiene. Ou seja, você pode esperar uma grande variedade de restaurantes e barracas pela sua orla, que oferecem desde serviços luxuosos, como piscina e sauna, e, claro, pratos típicos da região, que vão despertar o seu paladar!

Tatajuba – Praia do Camocim

Areias claras, mar de águas cristalinas e esverdeadas, coqueiros e condições climáticas ideais para a prática de esportes, como o kitesurf. Essa é a definição da praia do Camocim, que por si só já atrai os turistas praianos.

Para completar: o visitante pode fazer um passeio pelas dunas locais de bugue, bem como relaxar completamente nas redes que ficam em contato com o mar.

Praia do Cumbuco – Caucaia

Praia do Cumbuco no Ceará

Nesse trecho do litoral, os destaques vão para o passeio de bugue, que pode ser com ou sem emoção, e o kitesurf, praticado na Lagoa do Cauípe.    

Além disso, bons restaurantes, areia firme e mar calmo esperam os turistas que querem passar um dia inteiro na praia.

Praia de Lagoinha

A cerca de 130 quilômetros de Fortaleza, fica essa praia, cujo charme principal são as lagoas de água doce. E uma dica valiosa é alugar um quadriciclo para ter uma visão global da praia e seus elementos: mar e coqueiros.

E se você não pode ver uma praia que já quer viajar, então as melhores praias do Nordeste são um prato cheio!

Com tantos belíssimos pontos turísticos no Ceará, está esperando o que para marcar a data para colocar o pé na estrada e curtir cada pedacinho desse destino que, de fato, vai te levar a uma viagem cinematográfica?

Sentiu falta de algum ponto turístico do Ceará? Conta pra gente! Adoramos receber sugestões!

Veja também no Tô de Passagem:

O Que É Turismo De Aventura E Como Praticar No Brasil
Viagem Para O Nordeste Com Crianças: Dicas De Destinos!
Comidas Típicas Do Nordeste Do Brasil: Conheça 9 Pratos!
Festas Populares Da Região Nordeste: Planeje A Sua Viagem

Escrever um comentário