Confira nosso guia repleto de informações sobre as 18 melhores praias do Ceará

A programação para uma viagem ao nordeste brasileiro deve caminhar de mãos dadas com a lista de praias do Ceará. Afinal, vale a pena conferir as belezas litorâneas desse estado abençoado pela mãe natureza, que criou cenários paradisíacos, com direito a águas cristalinas e formações rochosas que dão um toque rústico.

Por isso, continue a leitura e saiba mais sobre esses lugares lindos com nosso TOP 18 melhores praias do Ceará

Tatajuba – Camocim

Tatajuba reúne todas as características que uma praia perfeita poderia ter: areias claras, mar de águas cristalinas e esverdeadas, coqueiros e condições climáticas ideais para a prática de esportes, como o kitesurf. 

Para completar, o visitante pode fazer um passeio pelas dunas locais com um bugue, além de relaxar completamente nas redes que ficam espalhadas pela praia e ficam em contato com o mar.

Então, já deu para perceber que não é à toa que Tatajuba está entre as melhores praias do Ceará, não é?

Praia de Canoa Quebrada – Aracati

Praia de Canoa Quebrada no Ceará

O símbolo de Canoa Quebrada, que pode ser considerada uma das praias mais bonitas do Ceará, é uma formação rochosa com o desenho de uma lua e uma estrela cunhado em sua superfície.

Porém, os atrativos desse lugar não se resumem às falésias imponentes. Duas dicas valiosas para curtir esse cenário praiano são: usufruir da estrutura da barraca Chega Mais e passar um tempo super gostoso na barraca Lazy Days, cujo ambiente é descolado e conta até com música ao vivo.

Outra opção é admirar o pôr-do-Sol, enfeitado pelos paredões em tons de laranja, mar verdinho e o céu azul – sim, é quase uma pintura!

Praia de Morro Branco – Beberibe

A distância da capital cearense de aproximadamente 85 quilômetros favorece o passeio à Praia de Morro Branco, que tem muitos encantos, sendo um deles a variedade de cores de suas falésias, cuja areia é usada até para fazer artesanato!

Outras características que marcam o lugar são as águas calmas e as formações rochosas, que deram origem, inclusive, a um espaço conhecido como labirinto – ao chegar lá, não deixe de tirar belíssimas fotos.

Praia do Futuro – Fortaleza

Praia do Futuro

Essa praia pode ser considerada uma das melhores praias do Ceará pela sua infraestrutura e limpeza. Os estabelecimentos são bem diversificados, atendendo dos desejos mais luxuosos, como apreciar a paisagem em uma piscina ou curtir uma sauna, até aquela vontade de degustar os pratos típicos da culinária local.

É por isso que o público que frequenta essa faixa de areia também é composto por muitos perfis: surfistas, família, galera jovem, entre outros.

Lagoinha – Paraipaba

Mais uma praia do Ceará privilegiada pela proximidade com Fortaleza (ela fica a uma distância de cerca de 130 quilômetros), a Lagoinha se destaca nessa lista pelo fato de possuir, ao longo de sua areia, lagoas de água doce. Que charme, não é?     

Para deixar a passagem por essa praia ainda mais interessante, que tal alugar um quadriciclo e ter uma visão mais vasta sobre a beleza das areias, mar e coqueiros que também fazer parte de Lagoinha?

Lagoa do Paraíso – Jijoca de Jericoacoara

Lagoa do Paraíso no Ceará

Sem dúvida você já viu redes dentro da água, mas e mesas e cadeiras para curtir uma refeição deliciosa? Na Lagoa do Paraíso você poderá ter essa experiência única!

Vale aproveitar a beleza do local em barracas, como a famosa Alchymist Beach Club, muito bem paramentada e que facilita o acesso a passeios, a exemplo da volta de bugue.

Praia de Jericoacoara – Jijoca de Jericoacoara

Sabe aquele cenário digno de filmagens praticamente intocado pelo ser humano? Sim, essa praia é quase um paraíso em razão de sua preservação e história como vila de pescadores.

As águas cristalinas, a areia fofa e a infraestrutura mais rústica formam um ambiente que fazem qualquer um relaxar! É por isso e muito mais que essa é uma das melhores praias do Ceará, principalmente para casais e famílias.   

Praia das Fontes – Beberibe

Praia das Fontes no Ceará

Mais uma praia do Ceará que oferece uma paisagem admirável aos seus visitantes. Um dos diferenciais são as falésias com múltiplas cores que, sem dúvida, dão um toque especial à paisagem.

Além disso, o nome “Praia das Fontes” tem um porquê! Em meio às formações rochosas, os visitantes podem se deparar com fontes de água doce – muitas delas, inclusive, foram direcionadas para o lazer e relaxamento dos transeuntes. Interessante, hein?

Praia de Cumbuco – Caucaia

Essa dica de orla vai especialmente para quem almeja passar o dia fora de Fortaleza de modo que seja possível otimizar sua logística – afinal, essa praia fica a apenas 30 quilômetros da capital.

Então, tenha a certeza de que essa locomoção vale a pena, tendo em vista a infraestrutura que recebe os visitantes com bons restaurantes, combinada à praia de areia firme, mar com poucas ondas e opções de atividades até para quem curte aventura!

Estamos falando do passeio de bugue, que pode ser com ou sem emoção, bem como do kitesurf, geralmente praticado na Lagoa do Cauípe. Bacana, não é?   

Praia de Meireles – Fortaleza

Praia de Meireles em Fortaleza no Ceará

E se, nesse caso especificamente, a praia não fosse o maior atrativo? Claro que ela deixa tudo mais bonito e dá mais motivos para os visitantes irem até essa região, mas saiba que por lá você irá encontrar muitas outras opções do que fazer.

Isso porque pertinho dessa praia do Ceará, há quadras adequadas para a prática de esportes, feirinhas de artesanato, muitos restaurantes e o queridinho Jardim Japonês. Portanto, vá a essa praia com tempo e aproveite desde cedo até o jantar, se considerar interessante para sua programação.

Porto das Dunas – Aquiraz

Que tal uma praia que alia tranquilidade à diversão? Porto das Dunas não é uma orla como as demais, já que ela sedia o popular Beach Park! Esse é nada menos do que um complexo turístico, cuja estrutura engloba parque aquático – com brinquedos e atividades para os públicos de todas as faixas etárias –, rede de hotéis, barraca na praia e muito mais!

Então, está esperando o que para passar alguns dias acomodado nesse lugar completíssimo? 

Prainha – Aquiraz

Prainha em Aquiraz

Se você está buscando uma opção com ares rústicos e pertinho de Fortaleza, a Prainha deve fazer parte da sua rota de viagem! A infraestrutura não chama atenção, deixando o protagonista para as piscinas naturais que se formam na maré baixa. Por isso, consulte a tábua de marés e aproveita essa fase na Prainha. 

Guajiru – Trairi

O nome dessa praia do Ceará tem origem em uma fruta exótica da região e a principal atividade dos moradores locais é a pesca. Para os turistas, o lugar reserva águas cristalinas e areias claras, bem como as condições climáticas que rendem à Guajiru o título de um dos melhores lugares do mundo para a prática do kitesurf.

Vale a pena conferir toda essa atmosfera de pertinho!

Flecheiras – Trairi

Praia de Flecheiras no Ceará

Uma opção de praia vazia e onde a tranquilidade prevalece, Flecheiras tem uma localização estratégica entre as dunas de Mundaú e Lagoinha, ou seja, o visitante tem a oportunidade de explorar o que há de melhor nessas três orlas.

Além de relaxar na areia – e poder escolher o lugar que quiser –, você também poderá, em dias de maré baixa, mergulhar nas águas de uma piscina natural. Nada melhor do que algumas horas nesse marasmo que faz bem para o corpo e alma, não é mesmo?

Praia de Ponta Grossa – Icapuí

Uma das praias mais bonitas do Ceará tem como cartão postal as falésias que formam uma paisagem singular! Os tons de laranja e vermelho se destacam meio ao azul límpido do céu e o verde cristalino das águas do mar.

Os encantos da Praia de Ponta Grossa não param por aí, considerando o plus das piscinas naturais que aparecem nos períodos de maré baixa.

Praia de Mundaú – Trairi

Praia de Mundaú no Ceará

A dica mais valiosa para descobrir as belezas dessa praia do Ceará é fazer um passeio de barco pelas águas doces e salgadas. Sim, pois é nessa orla onde há o encontro entre o mar e o rio que leva o nome da praia.

O ecossistema pleno também chama atenção, portanto, concentre-se aos animais marinhos, a cor saudável das águas e à vegetação que vai além dos coqueiros, contando também com manguezal e cajueiros. Lindo de se viver!  

Praia de Águas Belas – Cascavel

Céu azul, mar com águas verdes e uma boa infraestrutura fazem dessa praia uma ótima opção, sobretudo para quem irá visitá-la em dias de semana, visto que nesse período ela fica mais vazia.

Já para quem prefere agitação, aos finais de semana e feriados, essa praia reúne uma galera e tem até música para completar o ambiente despojado.

Praia do Mangue Seco – Jijoca de Jericoacoara

Exótica, essa é a palavra que melhor define essa praia que rende fotos únicas e de alto impacto! Só por isso já vale a pena o passeio.

Porém, há muitos outros atrativos que motivam a visita a essa praia, como por exemplo os cavalos-marinhos que podem ser vistos de perto em alguns passeios de barco, bem como a vegetação combinada à areia clara que chega a remeter à neve. Bem interessante, não é mesmo?

Entre as árvores de galhos secos, há redes para que o turista possa apreciar de diferentes formas o cenário. Apenas vá!

Com essas 18 opções de praias do Ceará, sem dúvida, você terá bons momentos em meio ao cenário do litoral desse estado que ganha o coração de tantos turistas e certamente ganhará o seu também!

Acha que ficou faltando alguma praia do Ceará? Compartilhe com a gente para podermos falar sobre ela!

Veja também no Tô de Passagem:

Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil Para Visitar
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
Melhores Praias De Alagoas: Conheça As TOP 14!
10 Praias De Florianópolis Que Você Precisa Conhecer!

Escrever um comentário