logo-to-de-passagem

Trilhas em Florianópolis: guia completo pela natureza na Ilha da Magia

setastdp

Quer embarcar em uma jornada emocionante pelas belezas naturais da Ilha da Magia? Então vem conhecer as trilhas de Florianópolis!

Você já deve saber que a gente adora a capital catarinense. É que não faltam motivos para se apaixonar por um lugar tão cativante: conhecida por suas lindas paisagens e pela vida noturna animada, o destino conquista os visitantes sem muito esforço. Para quem curte atividades ao ar livre e muito contato com a natureza, as trilhas de Florianópolis proporcionam aventuras inesquecíveis.

Além de abrigar algumas das melhores praias da região Sul, a exuberância de Floripa ostenta montanhas, matas e vários outros cenários encantadores, como você vai descobrir aqui. Pode separar o protetor solar e os sapatos confortáveis, que vamos te apresentar as melhores trilhas de Florianópolis e passar algumas dicas importantes para que você consiga suas aventuras da melhor forma possível.

Bora passear na Ilha da Magia e desvendar:

Florianópolis: onde fica e como chegar

Confira as 13 melhores trilhas de floripa: Roteiro Imperdível 

Trilha Caminho da Gurita 

Trilha da Barra da Lagoa 

Trilha da Praia do Saquinho 

Trilha da Cachoeira do Bom Jesus/Trilha Caminho do Rei

Trilha da Caverna do Pântano do Sul 

Trilha da Galheta 

Trilha da Lagoinha do Leste 

Trilha do Morro da Coroa 

Trilha de Naufragados 

Trilha do Morro da Tapera 

Trilha do Morro das Aranhas 

Trilha do Morro do Rapa 

Trilha do Rio Vermelho 

Cuidados e preservação nas trilhas de Florianópolis 

Tudo pronto pra aventura? Separe um bom tênis, uma mochila com o essencial e conta com a Clickbus para cair na estrada. 

Florianópolis: onde fica e como chegar

Situada no extremo sudeste do litoral catarinense, Florianópolis é uma das mais belas ilhas do Brasil.

Apesar de estender uma pequena parte de seu território para o continente, a cidade está quase completamente localizada em uma área insular, o que faz dela uma das três ilhas-capitais do Brasil. Floripa fica pertinho de outros destinos catarinenses bem famosos, como Balneário Camboriú (90 quilômetros de distância) e Blumenau (150 quilômetros). Além disso, está a 307 quilômetros de Curitiba (Paraná) e 460 quilômetros de Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

Quem deseja conhecer as trilhas de Florianópolis pode chegar à cidade de várias formas: é possível pegar um voo até o Aeroporto Internacional de Florianópolis ou fazer o trajeto por via terrestre, utilizando a Ponte Pedro Ivo. Para os aventureiros que priorizam a economia e a praticidade, a melhor opção é viajar de ônibus para Florianópolis. Assim, dá para fugir facilmente dos preços assustadores das passagens aéreas e da burocracia necessária para alugar um carro.

O ônibus para Florianópolis já vai te deixar bem no centro da cidade, que é onde fica o Terminal Maria Rita (Avenida Paulo Fontes, nº 1101). Saindo dele, basta caminhar por menos de 10 minutos até o TICEN (Terminal de Integração do Centro), que fica a 500 metros de distância e tem ônibus regulares para todas as partes da capital. Simples, né?

Para descobrir as rotas perfeitas para a sua viagem, confira essas passagens de ônibus para Florianópolis que separamos para você.

Confira as 13 melhores trilhas de Floripa: Roteiro Imperdível 

Escadaria que leva até as piscinas naturais da Barra da Lagoa, em Florianópolis. Os degraus de terra batida estão cercados por vegetação verde. Ao fundo, aparecem o mar azul e as montanhas.

Todo mundo sabe que Florianópolis é uma queridinha dos fãs de ecoturismo.

Cercada por tesouros naturais preservados, a Ilha da Magia é ideal para os aventureiros que desejam curtir cenários praticamente selvagens sem abrir mão do conforto e da infraestrutura de uma grande capital. Abaixo, vamos te mostrar que a cidade tem ótimos programas ecoturísticos para visitantes de todos os perfis, gostos e níveis de experiência.

É hora de conhecer as 15 melhores trilhas de Florianópolis!

Trilha Caminho da Gurita 

A Trilha do Caminho da Gurita é uma opção maravilhosa para quem está começando a desbravar as trilhas de Florianópolis agora.

O trajeto de 4 quilômetros é de dificuldade baixa a moderada e costuma ser percorrido em aproximadamente uma hora e meia. Não há subidas complicadas no caminho, e os trilheiros podem apreciar várias relíquias históricas pelo caminho, como ruínas de antigos engenhos de cana-de-açúcar. A Trilha do Caminho da Gurita é um dos passeios mais populares do Parque Municipal da Lagoa do Peri e leva até a Cachoeira da Gurita, onde você vai encontrar uma excelente infraestrutura que inclui bares e restaurantes.

Trilha da Barra da Lagoa (piscinas naturais)

Talvez você já tenha ouvido falar na linda Praia da Barra da Lagoa, uma das mais adoradas praias de Florianópolis.

A orla é realmente fantástica, mas o passeio se torna ainda mais especial para quem faz a trilha até as piscinas naturais. Formadas por um costão de pedras, elas são parte de uma enseada que se destaca por suas águas cristalinas e tranquilas. O melhor é que você pode chegar até esse paraíso por meio de uma caminhada super tranquila: são apenas 600 metros, que podem ser percorridos em 15 minutos sem grandes dificuldades. Como não há faixa de areia, muita gente pula na água a partir das pedras. Elas não são altas, mas recomendamos tomar bastante cuidado mesmo assim. A trilha para as piscinas naturais da Barra da Lagoa começa na Praia da Barra. Se não quiser mergulhar, a gente garante que a paisagem estonteante já faz a caminhada valer a pena.

Trilha da Praia do Saquinho 

A Trilha da Praia do Saquinho é perfeita para quem deseja conhecer as belezas litorâneas de Floripa sem fazer muito esforço.

Ela leva até uma pequena praia que fica na porção sul da Ilha da Magia, rodeada pelo verde exuberante da vegetação nativa. Muitos catarinenses nem consideram esse percurso como uma trilha, já que ele é feito inteiramente por um caminho concretado com subidas e descidas leves. Andando com tranquilidade, é possível chegar à Praia do Saquinho em 30 minutos. O percurso de 1.7 quilômetro se inicia na Praia da Solidão e continua pelo costão, proporcionando vistas sensacionais a todo momento. No fim, aproveite para se deitar na areia branca e curtir a calmaria!

Trilha da Cachoeira do Bom Jesus/Trilha Caminho do Rei

Quer apreciar vários cenários espetaculares de uma só vez? Então faça a Trilha da Cachoeira do Bom Jesus.

Também conhecida como Trilha Caminho do Rei, ela começa na Praia Brava e tem uma extensão de 7 quilômetros. O trajeto é cheio de mirantes naturais, dos quais é possível apreciar vistas panorâmicas de muitas praias: Canasvieiras, Jurerê, Ponta das Canas e outras. A caminhada é fácil, com exceção dos momentos de subida no Morro da Cachoeira. Apesar do nome, o percurso leva até um bairro praiano chamado Cachoeira do Bom Jesus. No final da trilha, você não vai encontrar uma queda d’água, e sim uma linda faixa de areia e um mar azulado. 

Trilha da Caverna do Pântano do Sul 

A Caverna do Pântano do Sul tem visuais um pouco diferentes do que muita gente imagina quando falamos nas trilhas de Florianópolis.

Os destaques são as fascinantes grutas marítimas que aparecem entre grandes paredões de rocha cinzenta. Elas ficam entre a Lagoinha do Leste e o Pântano do Sul e podem ser apreciadas em uma trilha que tem aproximadamente 2 quilômetros de extensão, passando por trechos de Mata Atlântica densa. Apesar de curto, o percurso é de dificuldade moderada a alta, dependendo do estado das marés, já que é preciso subir e descer o costão rochoso. Por esse motivo, o passeio exige a presença de um guia experiente. No fim, o esforço é recompensado com uma vista sensacional!

Trilha da Galheta 

Você já pensou em visitar uma praia naturista?

Situada no Parque Natural Municipal da Galheta, a Praia da Galheta é conhecida por um motivo curioso: o uso de roupas na faixa de areia é opcional (sim, isso inclui biquínis e sungas de banho). Além de ser um destino super legal para quem se interessa pelo naturismo, o lugar é um verdadeiro paraíso tropical. A trilha que leva até a Praia da Galheta sai da Praia Mole, é de baixa dificuldade e tem apenas 700 metros de extensão. Durante a caminhada, o contraste entre o verde dos cactos e o azul do mar garante fotos maravilhosas.

Trilha da Lagoinha do Leste 

Turista de pé em uma pedra suspensa alta, no Morro da Coroa. Ela contempla o mar claro da Praia da Lagoinha do Leste, que aparece embaixo, e as montanhas verdes.

A Trilha da Lagoinha do Leste é provavelmente a mais famosa de todas as trilhas de Florianópolis.

Afinal, ela leva até a adorada Praia da Lagoinha do Leste, que pode ser acessada de duas formas: saindo da Praia do Matadeiro ou do Pântano do Sul. O caminho que parte da Praia do Matadeiro costuma ser mais rápido, apesar de envolver muitas subidas e descidas intensas ao longo de seus 2.3 quilômetros. Indo pelo Pântano do Sul, você precisará caminhar por mais tempo – são 4.3 quilômetros de trajeto –, mas as vistas panorâmicas são de cair o queixo. Se quiser aproveitar as duas experiências em um único passeio, escolha uma das trilhas na ida e volte pela outra.

Trilha do Morro da Coroa

Que tal deixar sua visita à Praia da Lagoinha do Leste ainda mais inesquecível?

É só estender o passeio e fazer também a Trilha do Morro da Coroa (ou Pedra da Coroa). Ela fica próxima ao acesso do Pântano Sul e costuma ser encarada pelos aventureiros mais ousados: apesar de ter apenas 600 metros, o caminho é tão íngreme que é quase uma escalada! Mas ao chegar no topo do morro, você vai esquecer do cansaço na hora. Há quem diga que essa é a vista mais incrível da cidade – não à toa, ela serve como cenário para muitas fotos –. Não deixe de fazer aquele registro clássico nas pedras suspensas, com a paisagem da praia ao fundo!

Trilha de Naufragados 

Assim como a Trilha da Lagoinha do Leste, a Trilha de Naufragados é bem conhecida entre os aventureiros de Floripa.

Essa é uma opção bem mais fácil: o percurso é simples e tem apenas 2.5 quilômetros de extensão, sem muitos declives. O ponto de chegada é a maravilhosa Praia dos Naufragados, que fica no extremo sul da Ilha da Magia, em meio a uma área encantadora de Mata Atlântica preservada. A Trilha dos Naufragados começa bem no fim da Rodovia Baldicero Filomeno e pode ser completada em cerca de 40 minutos. Se quiser, caminhe por mais 1.5 quilômetro para conhecer o Farol dos Naufragados.

Trilha do Morro da Tapera 

O gigantesco Morro da Tapera é responsável por desenhar as lindas paisagens montanhosas da parte sul de Florianópolis.

Para se aventurar por ele, você pode fazer uma trilha partindo da Praia da Solidão. Ao longo dos 5.5 quilômetros de subida, você terá a oportunidade de apreciar vários cenários fantásticos que vão de amplos campos abertos até trechos de mata impecavelmente preservada. Assim como todas as trilhas que sobem o Morro da Tapera, esse percurso é de dificuldade alta e exige os equipamentos certos, como botas específicas para hiking. No final do caminho, você vai encontrar uma pequena queda d’água.

Trilha do Morro das Aranhas 

A Trilha do Morro das Aranhas impressiona desde os primeiros minutos de caminhada.

Situada na parte norte da ilha, ela é acessada pelo Costão da Praia do Santinho. Já no início da caminhada, as grandes rochas que cercam o percurso surpreendem os trilheiros com os intrigantes desenhos rupestres. O resto do caminho é feito pela costa do morro, bem ao lado da imensidão encantadora do mar. A paisagem certamente compensa o esforço das 2 horas de trilha difícil. O destino final é a Praia de Moçambique, um refúgio deserto de tranquilidade absoluta, onde você poderá descansar antes de pegar o caminho de volta.

Trilha do Morro do Rapa 

A Trilha do Morro do Rapa é outro passeio localizado no norte de Florianópolis que com certeza merece um espacinho no seu roteiro.

Com mais ou menos 3 quilômetros de extensão, o trajeto rende 1h30 de caminhada leve por um trecho de terra batida que passa por dentro da mata. Os destaques do passeio são a espetacular vista panorâmica da Praia Brava e um portal de pedras que rende ótimas fotos. Tem também outras formações geológicas interessantes, como a grande pedra que lembra o formato de um rosto humano. Para acessar a trilha, vá até o Mirante da Praia Brava e caminhe no sentido da praia. Você vai ver uma placa com o nome da trilha à sua esquerda. O percurso é super bem sinalizado e fácil de se percorrer.

Trilha do Rio Vermelho 

Se você gosta de observar animais selvagens, a Trilha Ecológica do Rio Vermelho vai se tornar a sua favorita!

Famoso atrativo do Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE), o passeio é parte de uma iniciativa de educação ambiental bem interessante. A trilha é guiada por monitores especializados da Associação Eco Paerve, que explicam fatos científicos e curiosidades super legais ao longo do trajeto de 1.3 quilômetro. Os protagonistas do percurso são os simpáticos habitantes das lindas paisagens catarinenses: você terá a oportunidade de se aproximar de 35 espécies de animais silvestres, incluindo jabutis, macacos, tucanos e muitos outros. 

A Trilha Ecológica do Rio Vermelho é adequada para trilheiros de todas as idades e tem recursos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Se quiser agendar sua visita, envie um e-mail para trilha@fatma.sc.gov.br.

Cuidados e preservação nas trilhas de Florianópolis 

A vontade de se jogar nas trilhas de Florianópolis está grande, né? Mas calma! 

Antes de partir para a aventura, é essencial que você se atente a algumas orientações importantes. São cuidados que vão garantir a sua segurança e também a preservação dos lugares incríveis pelos quais você passará. Quando estiver desbravando as belezas de Floripa, lembre-se dessas recomendações:

  • Não deixe nenhum tipo de resíduo pelo caminho durante as trilhas, nem mesmo resíduos orgânicos (cascas de fruta, restos de comida etc). Guarde direitinho o lixo produzido no passeio e descarte apenas em locais adequados. Nossa dica é levar algumas sacolas plásticas na bolsa para facilitar sua vida nessas situações.
  • Prefira fazer as trilhas em grupo, a não ser que você tenha bastante experiência com esse tipo de programa. O rolê se torna mais seguro quando você pode contar com boas companhias.
  • Caso pretenda se aventurar por conta própria, sem companhia, lembre-se de deixar alguma pessoa de confiança de sobreaviso. Informe o trajeto que você vai fazer, o dia e os horários estimados de partida e retorno.
  • Se encontrar frutas, legumes ou fungos pelo caminho, não coma. Mesmo que algumas coisas pareçam comestíveis e até apetitosas, elas podem causar danos graves à sua saúde.
  • Não se aproxime dos animais silvestres e nem tente tocá-los. É melhor tirar fotos e observar de longe! Ah, e observe a rica fauna da região sem alimentar os animais, ok? Eles já têm uma dieta própria, que é bem diferente da nossa.

Resumindo, não se esqueça daquela antiga máxima: quando estiver explorando as maravilhas naturais de Floripa, não tire nada além de fotos e não deixe nada além de pegadas. A preservação desse destino tão precioso também depende dos visitantes, então curta a natureza com consciência! 

Tudo pronto pra aventura? Separe um bom tênis, uma mochila com o essencial e conta com a Clickbus para cair na estrada. 

Praia dos Naufragados, em Florianópolis. O mar de coloração azul intensa forma ondas muito leves e quebra em uma fina faixa de areia. Ao fundo, aparecem montanhas com vegetação densa e verde.

Não é à toa que as trilhas de Florianópolis fazem sucesso no país inteiro.

Como você percebeu, um dos diferenciais do destino é a diversidade incrível de opções quando o assunto é ecoturismo. Em outras palavras, Floripa tem diversão para todos os aventureiros! Com as sugestões fantásticas que acabamos de te mostrar, você com certeza já sabe como montar um planejamento perfeito para aquela viagem com os amigos que vai ficar guardada na memória. 
Se estiver a fim de diversificar o roteiro, aproveite para conferir nosso conteúdo especial sobre os pontos turísticos de Florianópolis. Aqui no Tô de Passagem, nós sempre postamos dicas de viagem valiosas e outros conteúdos super úteis para quem adora cair na estrada. Acompanha a gente!

Relacionados

2 respostas

  1. Uma das trilhas que mais gostei em Floripa foi a do Santinho que oferece além das lindas paisagens também pinturas rupestres. Vale a pena incluir na viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem