Guia completo para curtir as belezas naturais das melhores trilhas em Florianópolis

Conhecida pelas exuberantes praias que encantam turistas do Brasil e do mundo, a Ilha da Magia também é o destino certo para os aventureiros de plantão, para quem não dispensa o tênis no pé, garrafa d’água, uma boa caminhada e paisagens de tirar o fôlego. 

Por isso, você precisa ver essa lista caprichada com dicas de trilhas em Florianópolis para você curtir ótimos momentos em meio à natureza. Continue lendo. 

Trilha das Piscinas Naturais da Barra da Lagoa 

Trilha das Piscinas Naturais da Barra da Lagoa

Que tal mergulhar de cabeça em águas azul turquesa, cristalinas e calmas, como em uma piscina? Pois é, em Floripa, as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa são perfeitas para relaxar e aproveitar a vibração única do mar salgado, são locais de muita paz e reenergização. 

Para chegar até esse pequeno paraíso é muito simples, só é preciso pegar uma trilha de aproximadamente 15 minutos com grau de dificuldade leve, ideal para quem gosta de aventura, mas sem grandes desafios. 

Primeiramente, o ponto de partida é a Barra da Lagoa, onde você deve atravessar a Ponte Pênsil a pé, virar no Servidão da Prainha e aproveitar uma caminhada de cerca de 500 metros com muito verde, uma das melhores trilhas de Florianópolis

Depois, é só curtir! A recompensa é uma vista de mar calmo entre rochas. Caía de cabeça e simplesmente relaxe…

Só não esqueça de levar o protetor solar e ficar atento à profundidade das águas, que tem cerca de 3 metros. Fora isso, é só sombra e água fresca. Aproveite! 

Trilha da Lagoinha do Leste em Florianópolis

Trilha da Lagoinha do Leste em Florianópolis

Se você gosta de encarar os limites do próprio corpo, certamente vai gostar das duas opções de trajeto com destino final na Praia Lagoinha do Leste. Ambas estão na lista das mais famosas trilhas para fazer em Florianópolis, apesar da necessidade de condicionamento físico.

Contudo, todo esforço é muito válido: as paisagens com dunas, vegetação, mar e lagoa são incríveis, verdadeiros espetáculos da mãe natureza! Sem dúvida, vale cada gotinha de suor ao longo do caminho. 

Bom, como dito anteriormente, há duas opções de trilhas – Pântano do Sul (mais rápida, porém mais difícil) e Matadeiro (mais longa, contudo mais bonita e tranquila). 

A primeira opção tem duração de 1 hora em meio à vegetação nativa. É uma boa escolha para quem deseja chegar rápido à praia e não curte Sol na cabeça – como a mata é fechada, o caminho tem bastante sombra. Mas, fique atento ao grau de dificuldade: há muitas subidas íngremes, por isso é necessário ter um bom preparo físico. 

Enquanto que a segunda opção é um verdadeiro colírio para os olhos. Ao longo de aproximadamente duas horas e meia, os visitantes entram em contato com uma vegetação muito particular e paisagens deslumbrantes do alto de montanhas. É um trajeto delicioso para prestar atenção nos detalhes da natureza e ainda tirar fotos espetaculares! 

Por fim, o destino final, independente da opção de trilha escolhida, é impressionante: uma praia deserta, onde o barulho do mar agitado e brisa praiana prevalecem. Essas certamente devem fazer parte da lista de trilhas em Florianópolis obrigatórias para você conhecer.

Trilha da Praia do Saquinho

Trilha da Praia do Saquinho

Gosta de tranquilidade, lugar reservado e uma vibe roots? Então, a Praia do Saquinho, localizada no sul da Ilha da Magia, deve fazer parte do seu roteiro de pontos naturais para conhecer em Floripa. 

Pequenina, preservada e limpa, é um cantinho que surpreende pela beleza natural. E o melhor: a trilha é muito simples, com duração de meia hora e todo trajeto de concreto, feito para facilitar a chegada de mantimentos para as casas locais e, consequentemente, a vida dos turistas. É uma das trilhas mais fáceis de Florianópolis

Além de simples, o percurso é muito bonito – com direito à vista de um mirante, de onde é possível ver praias do sul da cidade; uma cachoeira com queda d’água geladíssima e muito energética; sem falar do charme das pequenas moradias de pescadores. É um passeio bem caiçara…

Por fim, ao final de toda caminhada, vale a pena curtir a praia e comer um peixe fresquinho, bem caseiro, no Bar do Quirino. Nada melhor que unir praia, atividade física, belas paisagens, bem como uma comida deliciosa, não é mesmo?! Coloque essa opção no seu radar! 

Trilha Canto dos Araçás para Costa da Lagoa

Trilha do Canto dos Araçás para Costa da Lagoa

Com cerca de três horas de duração, é um passeio para quem gosta do contato com a natureza, mas não deixa de lado o valor da cultura e história de uma região. É uma das trilhas em Florianópolis que traz aprendizado social e ambiental. União boa, não?

A Trilha do Canto dos Araçás para Costa da Lagoa é composta por moradias de pescadores, além de antigas construções de engenho e casas construídas por escravos. É um caminho que proporciona uma verdadeira viagem no tempo. 

A região, além de chamar atenção pela arquitetura antiga, também tem muitos animais selvagens, como ´por exemplo macaco-prego e serpentes. Por isso, fique sempre atento ao trajeto e, de preferência, use botas específicas para trilhas. 

Ao final do longo percurso, vale a pena escolher um dos bares e restaurantes (são muitos) para desfrutar deliciosos frutos do mar, acompanhados de suco ou drinks geladinhos. Hmmm… 

Trilha do Rio Vermelho 

Trilha do Rio Vermelho em Florianópolis

É uma ótima opção para quem procura trilhas ecológicas em Florianópolis, assim como é ideal para quem planeja uma viagem em família, com as crianças. 

Curtinha, com cerca de apenas 1 km, é organizada pelos monitores da ONG R3 Animal. O percurso é moradia de cerca de 150 animais silvestres, de 35 espécies que encantam os visitantes amantes de bichos. 

Ao longo do trajeto, é possível ver jabutis, macacos, tucanos, entre outros. Um passeio simples, gostoso e com muita beleza natural para quem procura fugir da agitação de grandes cidades. 

Mas, preste atenção às políticas de visitação (costuma ter número restrito diário de visitantes). Mais informações em: trilha@fatma.sc.gov.br.

Bom, agora que você já sabe quais são as trilhas em Florianópolis que valem a pena, prepare seu kit de aventureiro – tênis, protetor solar, boné, óculos de sol, garrafa d’água e lanchinhos – para aproveitar os trajetos escolhidos. 

Sem dúvida, esses cantinhos em Floripa vão proporcionar momentos inesquecíveis de muito contato com a natureza.

Trilha do Santinho

Trilha do Santinho

Uma recomendação de nossos leitores, a trilha do Santinho é um passeio muito agradável para aqueles que admiram natureza, registros históricos e paisagens incríveis. Essa trilha conta com diversos pontos com vista para o mar, que são de tirar o folego, além de pinturas rupestres de civilizações muito antigas, para os entusiastas em história e natureza, essa é uma ótima trilha para relaxar.

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

O Que Fazer Em Florianópolis: 16 Atrações Imperdíveis
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
Pontos Turísticos Em Florianópolis: 5 Lugares Para Conhecer E Praias Para Visitar

2 Comentários

  1. Thiago Cesar Busarello Reply

    Uma das trilhas que mais gostei em Floripa foi a do Santinho que oferece além das lindas paisagens também pinturas rupestres. Vale a pena incluir na viagem.

    • Fala Thiago, tudo bem? Agradecemos a indicação, Já adicionamos a nossa lista! Se tiver mais algum conteúdo que queira ver por aqui, conta pra gente, sugestões são sempre bem-vindas!

Escrever um comentário