logo-to-de-passagem

Delta do Parnaíba: Guia para Passeios mais do que Completos

setastdp

Se você gosta de viajar, com certeza já sabe que nosso país é cheio de destinos fantásticos. Sabe aqueles lugares que te fazem respirar fundo, olhar em volta e pensar “caramba, o Brasil é mesmo incrível”? Então, o Delta do Parnaíba é um deles.

O lugar marca o ponto de encontro entre o Rio Parnaíba e o Oceano Atlântico, e é cheio de títulos que fazem dele absolutamente único. É o único delta das Américas que deságua em mar aberto e entra no pódio como terceiro maior delta do mundo, perdendo só para o do Rio Nilo, no Egito, e o do Rio MeKong, no Vietnã.

Se isso não é impressionante o suficiente para você, imagine um destino onde você poderá circular por entre dunas, ilhas fluviais com paisagens apaixonantes, praias, lagoas cristalinas, baías e uma rica fauna. Gostou? Então a gente vai te ajudar a montar o roteiro perfeito para a sua viagem pelo Delta do Parnaíba!

Continua a leitura que você vai descobrir:

Onde fica o Delta do Parnaíba? 

Quais barras compõem o Delta do Parnaíba? 

Como chegar no Delta do Parnaíba? 

Melhor época para visitar o Delta do Parnaíba 

Alta temporada 

Baixa temporada 

Passeios no Delta do Parnaíba: destinos famosos 

Porto das Barcas 

Revoada dos Guarás 

Praia da Pedra do Sal

Ilha das Canárias 

Mais pontos para aproveitar o turismo no Delta do Parnaíba 

Praia do Atalaia 

Ilha do Caju 

Lagoa do Portinho 

Casa das Rendeiras 

Cajueiro-Rei 

O que levar ou não levar para os passeios no Delta do Parnaíba? 

Delta do Parnaíba é um destino para se apaixonar por completo! 

Onde fica o Delta do Parnaíba? 

A região do Delta do Parnaíba se estende por dois estados: Maranhão e Piauí. Seus 5 braços fluviais cortam 73 ilhas (sim, isso tudo!), sendo a maior delas a Ilha Grande de Santa Isabel, pertencente aos municípios de Parnaíba e Ilha Grande, no Piauí. Outra bem conhecida é a Ilha das Canárias, em Araioses, parte maranhense.

Parnaíba, cidade considerada porta de entrada para as belezas do Delta, fica a mais ou menos 330 quilômetros de distância da capital piauiense, Teresina. Também está a 436 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão.

Quais barras compõem o Delta do Parnaíba? 

Antes de continuarmos, é importante que você entenda direitinho o que queremos dizer com “delta”. Mas se você não se recorda tão bem das aulas de geografia da escola, não se preocupe, a gente te ajuda a refrescar a memória.

Delta é o nome dado a um tipo de foz, que é o ponto de desaguamento de um rio, a área onde ele flui até um oceano ou lago. No caso de uma foz do tipo delta, o rio se divide em vários canais menores. Entre eles, porções de terra se acumulam e dão origem a ilhas, formando uma espécie de arquipélago de formato mais ou menos triangular.

No caso do Delta do Rio Parnaíba, as saídas para o mar (também chamadas de barras) são cinco: Barra de Igaraçu, das Canárias, do Caju, da Melancieira e do Tutóia. No total, a região tem 2,7 mil quilômetros quadrados de natureza ricamente preservada. E o melhor de tudo é que você pode ver toda essa grandiosidade de perto!

Como chegar no Delta do Parnaíba? 

Para aproveitar as belezas do Delta do Parnaíba, você vai sair do Porto do Tatu, que fica no município de Ilha Grande. Este, por sua vez, fica bem do lado da cidade de Parnaíba. Embora a cidade tenha um pequeno aeroporto, ele não recebe uma variedade muito grande de voos, então a maioria dos turistas que vêm de longe prefere descer em Teresina e depois cair na estrada.

Quem não quiser lidar com a complicação de alugar um veículo e prefere guardar uma graninha para fazer mais passeios no destino, pode optar por viajar de ônibus, já que o trajeto costuma ser bem tranquilo. Várias empresas oferecem rotas até Parnaíba, e as principais são Guanabara, Itapemirim, Rápido Marajó e Boa Esperança. 

Para te ajudar a ter uma noção das distâncias, confira, abaixo, o tempo de estrada até Parnaíba saindo de algumas cidades famosas:

Teresina: 5h30

Fortaleza: 8h

São Luís: 8h30

Brasília: 1 dia e 8h

Você vai descer no Terminal Rodoviário de Parnaíba, que fica na Avenida Deputado Federal Pinheiro Machado, nº 3069, na região central da cidade. A maioria dos turistas prefere se hospedar em Parnaíba mesmo, já que ela tem uma infraestrutura muito boa. Entretanto, se preferir, você também pode ficar em Luís Correia ou Barra Grande.

Agora que você já está por dentro do caminho que vai fazer para curtir o Delta do Parnaíba, que tal garantir umas passagens de ônibus em promoção para Parnaíba?

Melhor época para visitar o Delta do Parnaíba 

Parte do Rio Parnaíba, que está rodeado por dunas de areia clara e por vegetação ciliar. Ao fundo, o céu azul está parcialmente coberto por nuvens

É claro que o Delta do Parnaíba é espetacular durante o ano inteiro. Mas para que você tenha a melhor experiência, é importante planejar a viagem levando em consideração alguns fatores sazonais, como as condições climáticas e o movimento turístico.

Abaixo, a gente te explica como funcionam a alta e a baixa temporada no Delta do Parnaíba.

Alta temporada 

Você já deve imaginar, mas assim como boa parte do Nordeste, o Delta do Parnaíba apresenta temperaturas altas durante o ano todo. O que realmente define a alta temporada do turismo por lá é o índice pluviométrico: se você quiser aproveitar as belas paisagens da região sem pegar muita chuva, faça como a maioria dos turistas e marque sua viagem para o período que vai do final de maio até outubro.

Além do tempo relativamente seco, essa também é uma boa época para quem aprecia agitação e gosta de conhecer gente, já que o Delta do Parnaíba fica repleto de viajantes.

Baixa temporada 

No Delta do Parnaíba, a proximidade do verão traz chuvas: de novembro até o início de maio, o céu tende a fechar com bem mais frequência. Embora isso possa deixar alguns dos passeios mais complicados, definitivamente não é algo que inviabiliza a viagem. Essa é, aliás, uma época ótima para quem deseja curtir as programações com mais exclusividade, já que corresponde à baixa temporada turística.

Ah, esse também é o período em que os passeios e outros serviços ligados ao turismo (como hospedagem) estão mais baratos, por conta da baixa demanda. Por isso, é uma boa pedida para quem prioriza os rolês econômicos.

Passeios no Delta do Parnaíba: destinos famosos 

Um grupo de guarás, pássaros de penugem vermelha, sai de uma mata densa e sobrevoa o Rio Parnaíba

A gente já te contou que o Delta do Parnaíba é uma área enorme, não foi?

Pois bem, agora, você vai conhecer os grandes protagonistas da região, pontos turísticos que são praticamente paradas obrigatórias. Antes que você pergunte: a gente recomenda passar pelo menos três dias no Delta do Parnaíba para conseguir aproveitar bem a região. Se você deseja uma imersão mais profunda, vale super a pena estender a viagem.

Nós garantimos que não vai te faltar coisa para conhecer! Responsáveis por encantar milhares de viajantes todos os anos, os passeios que listamos abaixo são imperdíveis.

Porto das Barcas 

Apesar de ser pequenina, a cidade de Parnaíba é importantíssima para a história do Piauí. E a melhor forma de começar o seu passeio pelo Delta do Parnaíba é conhecendo um pouco mais sobre a trajetória da região. 

No Porto das Barcas, você vai se deparar com grandes armazéns do século passado, antigamente usados para guardar cera de carnaúba e babaçu. Hoje em dia, o espaço é um centro comercial agitado, com excelentes lojas, barraquinhas de artesanato, restaurantes, bares, pousadas e muito mais. Além disso, a área guarda um charme histórico que é lindo de se apreciar!

Revoada dos Guarás 

Oferecida por várias agências de turismo do Delta do Parnaíba, a revoada dos guarás é definitivamente um passeio memorável. Ele acontece nos finais de tarde: pouco antes do sol se pôr, você entrará em uma lancha que vai te conduzir por entre igarapés até a Ilha dos Guarás.

Então, poderá apreciar o espetáculo que é o sobrevoo de centenas de guarás e biguás. Eles fazem sua coreografia diária pelo céu assim que o dia começa a ir embora, formando uma paisagem verdadeiramente inesquecível.

Praia da Pedra do Sal 

Praia da Pedra do Sal, em que banhistas dividem o mar raso com canoas coloridas. Ao fundo, aparecem a linha verde da vegetação nativa e algumas turbinas eólicas

Quem disse que só tem água doce nos passeios pelo Delta do Parnaíba? 

A Praia da Pedra do Sal, localizada na Ilha Grande de Santa Isabel, fica a cerca de 15 quilômetros de Parnaíba. Ela tem uma configuração bastante peculiar, já que é dividida em duas partes por um grande paredão de granito. 

Em uma das metades, predomina o mar bravo, com ondas agitadas perfeitas para a prática de surfe e outros esportes radicais. Do outro lado, você vai encontrar o mar manso: águas tranquilas para quem curte um banho seguro e calmo. É diversão garantida para todos os tipos de viajantes!

Ilha das Canárias 

Na Ilha das Canárias, você vai encontrar a pacatez de uma vila rústica habitada por apenas 1800 pessoas. A área é o lar de quatro povoados: Passarinho, Caiçara, Canárias e Torto. Os habitantes da ilha, que é parte da Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba, vivem da pesca artesanal e da captura de caranguejos.

A Ilha das Canárias é parte do município de Araioses, no Maranhão, e fica a mais ou menos 11 quilômetros de Parnaíba. Ela guarda 17 mil hectares de natureza preservada, o que inclui matas, mangues, dunas e uma grande variedade de praias nas quais você pode passar o dia apreciando a beleza desse cenário exuberante.

Ah, e pega a dica: quando quiser recarregar as energias durante sua ida à Ilha das Canárias, passe na Casa do Caboclo e aprecie algumas delícias típicas. Você dificilmente terá outra chance de comer uma moqueca de frutos do mangue tão maravilhosa.

Mais pontos para aproveitar o turismo no Delta do Parnaíba 

Agora que você já sabe quais são os pontos mais famosos do Delta do Parnaíba, hora de enriquecer ainda mais esse roteiro. Abaixo, vamos recomendar outros lugares e passeios que com certeza merecem um espaço no seu itinerário.

Portanto, se tiver um tempinho, não deixe de conhecer:

Praia do Atalaia 

A Praia do Atalaia é uma das mais frequentadas em todo o litoral do Piauí. Com uma ampla orla plana e águas tranquilas, é uma das queridinhas dos turistas que desejam relaxar na areia e esquecer do mundo. 

Parte do município de Luís Correia, a Praia do Atalaia se destaca por sua excelente infraestrutura. Nela, além de aproveitar o sol e o mar, você contará com o apoio de quiosques variados, banheiros, pontos de acessibilidade e serviços diversos. Você queria uma praia linda para curtir com conforto? Tá na mão!

Ilha do Caju 

Rio de águas esverdeadas rodeado por uma densa vegetação igualmente verde. No canto inferior da imagem, aparece a parte frontal de uma embarcação.

A visita à Ilha do Caju exige um deslocamento um pouco mais longo para quem está em Parnaíba, já que ela fica a cerca de 50 quilômetros da cidade. Mas a gente garante que vale a pena!

Você consegue imaginar uma porção de terra que tenha, ao mesmo tempo, campos, dunas, mangues, matas e alagados de água salgada? Pois tudo isso você encontra na Ilha do Caju! Localizado na divisa entre o Maranhão e o Piauí, esse ponto fantástico se destaca justamente pela diversidade única de ecossistemas, fenômeno que acontece em poucos lugares do mundo. É uma obra de arte da natureza! 

Lagoa do Portinho 

Um belo cenário de dunas brancas que tocam o rio, o mar e a cidade: essa é a beleza do passeio até a Lagoa do Portinho, em Luís Correia. O melhor rolê é o tour de quadriciclo pelos Lençóis Piauienses! Os veículos podem ser alugados por meio das agências locais e a gente garante que o toque de adrenalina torna o lugar ainda mais marcante.

Para fechar a programação com chave de ouro, não deixe de tomar um refrescante banho nas águas da Lagoa do Portinho. Se você for radical mesmo, ainda pode aproveitar para fazer passeios de lancha ou jet-ski.

Casa das Rendeiras 

No municipio de Ilha Grande (onde fica o Porto dos Tatus), está a Associação das Rendeiras dos Morros da Mariana. Conhecido carinhosamente como Casa das Rendeiras, o espaço foi fundado em 1992 com o objetivo especial de preservar e perpetuar a tradição da renda artesanal. 

A Casa das Rendeiras conta com o trabalho dedicado de mais de 60 mulheres que passam a arte de geração em geração, e é uma atração fascinante para quem se interessa por conhecer os aspectos culturais da região. 

Cajueiro-Rei 

Você já deve ter ouvido boatos sobre um pé de caju que começou a crescer descontroladamente e se tornou o maior cajueiro do mundo.

A gente só não sabe se a versão que você escutou é a dos capixabas ou a dos piauienses. É que tanto em Natal, capital do Rio Grande do Norte, quanto no município de Cajueiro da Praia, no Piauí, há árvores que disputam o título de maior cajueiro do mundo. 

É difícil definir qual dos dois lugares vence a disputa, mas quando você estiver no Delta do Parnaíba, não deixe de dar um pulinho em Cajueiro da Praia para conhecer o Cajueiro-Rei. A extensão da planta, que parece formar um pequeno bosque com seus galhos, é realmente impressionante! Ah, e não deixe de experimentar a cajuína sensacional do restaurante Caju Rei.

O que levar ou não levar para os passeios no Delta do Parnaíba? 

Como você deve ter percebido, as opções de passeios pelo Delta do Parnaíba são muitas, e várias delas envolvem o ecoturismo. Por isso, é importante se precaver e caprichar na checklist de bagagem para não esquecer de nada. Se você quiser uma viagem segura e agradável, leve consigo os itens que listamos abaixo.

  • Filtro solar, viseira ou boné e roupas com proteção contra raios solares;
  • Repelente;
  • Óculos escuros;
  • Garrafinha d’água;
  • Roupas de banho e cangas;
  • Sandália de dedo e tênis;
  • Sacolas plásticas, para recolher os resíduos que você produzir durante os passeios.

Como faz calor no Delta do Parnaíba, nossa dica é encher as malas com roupas fresquinhas, como regatas e bermudas. Prefira tecidos que secam rápido, já que você vai se molhar várias vezes. Por fim, lembre-se de caprichar na hidratação!

Delta do Parnaíba é um destino para se apaixonar por completo! 

Céu alaranjado do final de tarde. No centro da foto está o sol, que se põe. Na parte inferior, aparecem o rio e a silhueta da mata. Na parte superior, estão algumas nuvens e as silhuetas dos pássaros que sobrevoam o rio.

Pode admitir: você já está se imaginando em um barquinho rodeado pelas belezas do Delta do Parnaíba, não é mesmo?

De fato, a viagem até esse destino inesquecível é capaz de proporcionar vivências que você dificilmente vai encontrar em qualquer outro lugar do mundo. A natureza do Delta do Parnaíba é de uma riqueza sem igual, que se manifesta na infinidade de paisagens que com certeza ficarão marcadas na sua memória – e no coração –. 

E aí, está esperando o que para ter essa experiência?

Se você gostou da leitura, não deixe de conferir nossos outros posts aqui no Tô de Passagem. Todos eles estão cheios de dicas de viagem e sugestões de destinos que vão deixar suas aventuras pelo Brasil ainda mais emocionantes!

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem