Já ouviu falar na “Cidade de Teresa”? A homenagem pode nem ser assim tão comum aos ouvidos, mas Teresópolis a gente aposta que você já ouviu falar, pelo menos uma vez.
Mas enfim, antes de a gente começar esse artigo, saiba que a cidade ganhou o nome oficial depois que a Imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II e uma peça fundamental para o processo de desenvolvimento da cultura brasileira, se encantou por esse pedacinho da Serra Fluminense.
É claro que hoje, não estamos mais falando daquela pequena cidade de descanso e férias da família imperial, ainda que os motivos do encanto permaneçam: as belezas naturais, o clima serrano e a paz interiorana. Essas são apenas algumas das maravilhas pra curtir em um rolê em Teresópolis.
Ao longo dos anos, com o desenvolvimento da cidade, uma vasta rede hoteleira surgiu para receber visitantes. A natureza atraiu o ecoturismo, um centro histórico incrível resgatou a cultura colonial e, então, Teresópolis se consolidou como um dos destinos mais gostosos e atrativos para quem quer descansar, mas também viver um pouco de aventura.
Se é isso mesmo que você está procurando por aqui, continue com a gente! Esse artigo é exclusivo sobre não apenas uma Teresópolis, mas muitas! Depende do que você quer fazer nas suas próximas férias.
Neste artigo, você vai ver:
O que fazer em Teresópolis: pontos turísticos para visitar
Centro Histórico de Teresópolis
Casa da Memória Arthur Dalmasso
Parque Estadual dos Três Picos
O que aproveitar no Parque Nacional da Serra dos Órgãos?
O que levar para praticar ecoturismo em Teresópolis
Teresópolis te convida para uma aventura daquelas!
Onde fica Teresópolis?
Teresópolis fica bem pertinho da capital Rio de Janeiro. Inclusive, esse é um dos motivos que facilitava as constantes idas e vindas de Teresa Cristina. A subida tem, aproximadamente, 90 quilômetros de distância, a depender de que região do Rio você esteja.
Ela fica localizada na Serra Fluminense, e pertence a uma área conhecida como Região Geográfica de Petrópolis, junto com a própria Petrópolis, mas também a São José do Vale do Rio Preto e Areal.
Como chegar em Teresópolis?
Agora chegamos em um ponto importante! Se você é daquelas pessoas que curte cair na estrada, mas também não abre mão de economizar, Teresópolis é a cidade perfeita pra viajar de ônibus. A estrada além de tranquila é linda. Afinal, estamos falando da Região Serrana do Rio de Janeiro.
Partindo da capital (Rodoviária Novo Rio), por exemplo, a viagem dura uma média de 1h30. Muito pertinho, não? A empresa responsável por esse transporte é a Viação Teresópolis, e os ônibus saem de hora em hora.
Isso significa que esse passeio também é perfeito para um bate volta. Sem contar que se estiver pensando em esticar até a Cidade Maravilhosa, pode aproveitar para curtir os melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro e, claro, praias incríveis.
Caso você venha de outro lugar, aqui estão as distâncias entre Teresópolis e algumas cidades de origem, pra te dar uma noção de tempo:
Nova Friburgo: 1h45
Volta Redonda: 2h30
Belo Horizonte: 6h
São Paulo: 6h20
Vitória: 7h30
Já tá curtindo? Caso queira começar seu planejamento com antecedência, que tal dar uma olhada nessas passagens de ônibus em promoção para Teresópolis?
Clima em Teresópolis
Teresópolis fica a 900 metros acima do nível do mar. Ainda assim, mesmo com boas variações, o clima é quente e temperado, característico deste tipo de geografia.
A temperatura média anual costuma ficar na casa dos 18 graus. Mesmo nos meses mais secos, a média de chuva costuma ser acima do normal, de acordo com institutos meteorológicos.
Épocas mais quentes
Pretende ir no verão? Ok, mas leve um agasalho leve mesmo assim, porque as noites podem esfriar. E como é comum para um país tropical como o nosso, as chuvas tendem a vir em maior quantidade, então não esqueça da capa ou do guarda-chuva. Pra que estragar o rolê, não?
Épocas mais frias
Os meses de junho e julho são considerados alta temporada, justamente porque é o friozinho de Teresópolis que as pessoas procuram, principalmente os cariocas.
As temperaturas costumam variar entre 10 e 28 graus. Em casos específicos elas podem chegar a 5 ou 6 graus.
Quer uma dica? Se for na alta temporada, evite idas e voltas nas sextas-feiras a tarde. Como a cidade fica bem pertinho do Rio, é bem comum encontrar trânsito nesse período.
O que fazer em Teresópolis: pontos turísticos para visitar
Agora que já conseguimos explorar um pouco das características principais de Teresópolis, chegou a hora do que interessa. A gente vai te mostrar os melhores pontos turísticos e mais algumas coisas para você fazer quando estiver por lá.
Mirante do Soberbo
O Mirante do Soberbo, ou Mirante da Vista soberba, é um ponto turístico muito eficiente: ele te entrega uma das vistas mais incríveis da Região Serrana, e fica logo na entrada da cidade, pertinho da estátua da imperatriz.
A vista do mirante engloba a vista para a famosa montanha Dedo de Deus, que falaremos mais pra frente.
Ah, e para sermos justos, o mirante pertence ao município vizinho de Guapimirim, já que não chega a cruzar os limites oficiais de Teresópolis. Mas como é bem pertinho e vale cada segundo da jornada, achamos que não teria problema.
O lugar fica na BR 116, s/n, mas chegar lá não tem erro. Fica logo antes do trevo que marca a entrada da cidade.
Casa da Memória Arthur Dalmasso
Chegou a hora de um passeio cultural e cheio, mas cheio de história!
Em 1924, como uma homenagem do então prefeito José Lino a sua esposa, Cecília da Silva, foi inaugurado a Villa Cecília, construída sobre os escombros de uma das primeiras agências de correios do Brasil.
Muito tempo se passou e a Villa foi passando por reformas, além de receber outras responsabilidades como hotel, biblioteca pública e ginásio de esportes. Em 1989, após ser tombada como patrimônio histórico, a vila passou por uma grande reforma, para então abrigar a Casa da Memória Arthur Dalmasso, prestando homenagem ao médico, pintor e poeta teresopolitano.
A casa abriga grande parte da cultura local e histórias do período colonial e pós, traduzidos em documentos e objetos. As exposições são permanentes e podem ser visitadas de terça a domingo, das 10h às 17h, na Praça Baltazar da Silveira, 91.
Quando estiver por lá, aproveite pra conhecer o Palácio Teresa Cristina, onde hoje é a sede da prefeitura . Esse é mais um pedacinho do Centro Histórico de Teresópolis, e fica na Avenida Feliciano Sodré
Granja Comary
Aos amantes do futebol, esse é um destino certo, não é? Talvez até aqueles que não curtem tanto, vão querer dar uma passadinha pra conhecer a sede das seleções masculina e feminina de futebol.
Quer uma curiosidade? A Granja Comary, que também é conhecida como um bairro da região, foi comprada pela Confederação Brasileira de Futebol em 1978, do então proprietário Renato Aragão. Sim! O Didi era dono da área onde hoje se concentra a seleção.
Durante os finais de semana as instalações são abertas ao público, então é um passeio bem legal para fazer. Nem todas as áreas são abertas, mas os campos e áreas comuns ficam à disposição. Pra quem curte o esporte, rola algumas fotos boas pra atualizar o feed.
O endereço é Avenida Lucio Meira, 259.
Feirinha do Alto
Quem não gosta de uma boa feirinha de cidade, não é mesmo? Na verdade, feirinhas locais de artesanato, assim como mercados municipais, provavelmente são parte da alma de uma cidade.
A Feirarte, ou Feirinha do alto como é comumente conhecida, existe desde 1973/1974, e apoia mais de 600 expositores. O lugar é tão grande e tão famoso, que além das barraquinhas, conta com uma praça de alimentação completa e um espaço para eventos. Estamos falando da maior feira a céu aberto do país.
Quem gosta de comprar roupas de frio, lá é o lugar. Além do artesanato comum neste tipo de feira, as roupas de produtores locais são incríveis, cheias de qualidade e conhecidas em toda a região.
A Feirinha do Alto fica na Praça Higino da Silveira, e funciona aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Parc Magique
Essa é atração pra você levar a criançada e deixar elas aproveitarem muito o dia. O Parc Magique é um parque medieval com praça de alimentação temática, lojinhas de presentes, barco viking, cama elástica gigante, experiência de realidade virtual e mais um monte de coisas legais. São 15 brinquedos que vão deixar os pequenos entretidos.
O Parque faz parte do Resort Le Canton, que por sua vez também tem atrações e passeios que não acabam mais, caso você queira dar uma olhada no site oficial.
O horário de funcionamento do parque é terças e quintas, das 14h às 18h; sábados, das 16h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 17h. Os ingressos custam R$ 65 para crianças de 05 a 12 anos e R$ 75 para adultos e crianças a partir dos 13 anos.
O endereço é Rua Antônio Silva, 300.
Vila St. Gallen
Turismo cervejeiro? Não tem como não falar de Teresópolis. E se você também gosta do assunto, pode dar uma olhada no nosso conteúdo exclusivo sobre outros destinos para quem ama cerveja.
Mas voltando ao assunto: a Vila St. Gallen tem esse nome em homenagem a uma abadia suíça, considerada uma das primeiras produtoras de cerveja da Europa.
O lugar é lindo e rende aquelas fotos perfeitas pra quem gosta de atulizar o feed. Além de uma vila no melhor estilo alemão, o lugar tem bar com jardim interno e externo, para beber cerveja nos dias quentes ou frios, tem restaurante e tour cervejeiro para conhecer a produção e um pouco de história.
Vila St. Gallen fica na Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166. O horário de funcionamento é de quarta a sábado, das 12h às 22h, e domingo, das 12h às 18h.
Parque Estadual dos Três Picos
Chegou a vez dos apaixonados pelo Ecoturismo!
O Parque Estadual dos Três Picos é gigante e cheio de opções fantásticas para passeios diversos. Inclusive, ele ultrapassa as fronteiras de Teresópolis e abrange parte de Guapimirim, Silva Jardim, Macacu e Nova Friburgo.
Três Picos é um conjunto lindíssimo de formações rochosas e nascentes de água que abastecem a região. Para curtir a paisagem e ver de perto essas formações, o parque é cheio de trilhas de distâncias diferentes, mas que precisam de certo nível de preparo físico. Na verdade, é justamente por essas trilhas que o parque é tão conhecido e apreciado.
Entre as principais trilhas estão o Pico Menor e o Pico Médio; Caixa de Fósforo e Pico Cabeça de Dragão. Essa última é a mais procurada do parque, com 4,17 km de ida, e considerada de fácil acesso.
Se você estiver planejando conhecer o parque, saiba que existem opções de hospedagem baratas por lá mesmo, assim você consegue descansar e curtir mais algumas trilhas no dia seguinte.
O Parque Estadual dos 3 Picos fica no acesso pelo Km 46 da RJ-130 e a entrada é gratuita. Teresópolis tem linhas diretas de ônibus que te levam até lá!
O que aproveitar no Parque Nacional da Serra dos Órgãos?
Para não perdermos o ritmo dos aventureiros de plantão, nem só dos 3 Picos vive Teresópolis. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, assim como o anterior, também abrange mais de um município, e todos tem sua própria entrada e secretaria para informações. A mais conhecida, porém, fica mesmo em Teresópolis.
O Parque tem atrações para todos os gostos. Desde áreas perfeitas para um piquenique em família, até trilhas pesadas, mas bem recompensadoras.
Dedo de Deus
Dedo de Deus é uma formação rochosa deslumbrante, de mais de 1600 metros de altura. Ela pode ser vista através do Mirante do Soberbo, que falamos lá no comecinho, mas pelo parque a visão mais próxima é de tirar o fôlego.
Poço Dois Irmãos
O Poço Dois Irmãos também é uma cachoeira de água geladinha, que você tem acesso através de uma trilha leva de 150m. Ela é própria para banho, então o mergulho é garantido. Mas claro que você precisa verificar as condições do tempo, né?
Trilha Cartão Postal
A Trilha do Cartão Postal tem um nível de dificuldade moderado e duração de mais ou menos 2h. O caminho é bem tranquilo e sinalizado, então pode curtir o passeio sem se preocupar. E se você estiver se perguntando a razão do nome, não vamos estragar a surpresa, mas o final vai te deixar sem palavras.
Depois conta aqui pra gente o que achou, pode ser?
Trilha Mozart Catão
Aqui está outra lindíssima opção de caminhada, de leve a moderada. A trilha tem aproximadamente 1 km, leva cerca de 30 minutos e cruza vários pequenos cursos d’água. No final fica o Mirante Alexandre Oliveira, com vista para a cidade de Teresópolis.
Trilha Suspensa
Já imaginou uma trilha de quase 1,5km, construída em tablado de madeira, a até 8 metros de altura? Essa é a Trilha Suspensa, no final da estrada da Barragem, ainda dentro do parque. É comum ver alguns macacos prego brincando por ali, então fique com a câmera pronta. A vista de cima te deixa mais próximo das copas das árvores e a sensação é demais.
Trilha da Pedra do Sino
A trilha da Pedra do Sino tem 9 km no total, então dá pra dizer que tem que ter um bom preparo físico, certo? Acontece que a famosa Pedra do Sino fica bem no comecinho da trilha, então você não precisa fazê-la até o final. Para chegar na pedra, o tempo de caminhada é de 20 a 30 minutos.
O que levar para praticar ecoturismo em Teresópolis?
Agora que falamos bastante de todas essas belezas naturais, que tal um checklist pra você garantir que não vai esquecer nada?
- Leve protetor solar! Mesmo que os dias não estejam tão ensolarados, é sempre bom estar protegido;
- O mesmo vale para os óculos de sol e um bom chapéu;
- Use roupas leves e confortáveis! As trilhas podem exigir um pouco de você, então o conforto é fundamental
- Beba muita água, e leve a sua própria garrafinha. Ou mais de uma!
- Aquele kitzinho padrão com remédio para dor de cabeça e enjoo pode ser uma boa ideia. Você não vai querer estragar o passeio, vai?
- Garanta que o celular esteja carregado. Mesmo que você fique sem sinal, é bom tê-lo em mãos para fotos ou emergências;
- Tenha sempre um mapa ou outra forma de se localizar no local que você escolher pra curtir;
- Se estiver viajando solo, não esqueça de avisar pessoas próximas sobre o seu roteiro, e ande com contatos de emergência.
Teresópolis te convida para uma aventura daquelas!
E aí? O que achou desse pedaço incrível da Região Serrana do Rio? E por falar em aventura, a capital do estado também tem opções incríveis de ecoturismo, que você pode aproveitar para conferir nesse conteúdo sobre as cachoeiras do Rio de Janeiro.
Mas voltando a Teresópolis, é ou não é o destino perfeito pra um passeio, mesmo que tenha que ser curtinho? E como a gente costuma dizer sempre por aqui, viajar não precisa ser caro! Quando você escolhe pegar a estrada de ônibus, sobre muito mais para o rolê.
Esperamos que tenha gostado desse artigo, e queremos te ver mais vezes aqui no Tô de Passagem. Nossos conteúdos são exclusivos, e sempre com as melhores dicas de destinos. Aproveita e conta pra gente se já esteve em Teresópolis, e quais outros passeios não podem faltar em um roteiro.
Uma boa viagem e até a volta!