Parques, feiras livres, monumentos históricos, bons vinhos e um churrasco de primeira: boas-vindas a Buenos Aires!
Você com certeza já ouviu falar das belezas da capital argentina. Estamos falando de um centro cosmopolita pulsante que presenteia os imigrantes com uma mistura incrível de tradição, modernidade, história e cultura.
É verdade que, no meio disso tudo, é fácil se perder na empolgação caso seja a sua primeira vez na cidade. A vontade é de conhecer cada centímetro do lugar, não é?
Mas, olha, sua viagem vai ficar mais tranquila e segura se você tiver um roteiro organizado. Para montá-lo, a sugestão é que você conheça de antemão o que Buenos Aires tem a oferecer e escolha as atrações que mais chamaram a sua atenção.
Então viemos te ajudar com isso! Neste conteúdo, separamos uma seleção de pontos turísticos imperdíveis, dicas sobre o que fazer em Buenos Aires e mais outras informações úteis sobre a cidade.
Aqui, você vai ler sobre:
Como é o clima em Buenos Aires?
Tour Guiado pelo Centro Histórico de Buenos Aires
Andar de bicicleta nas ruas de Palermo
Conhecer o Caminito e La Bombonera
Curtir bares e restaurantes históricos
Museus e monumentos para conhecer em Buenos Aires
Museu River e o Estádio Monumental de Nuñez
Mais pontos turísticos incríveis de Buenos Aires
Buenos Aires te convida para uma viagem apaixonante!
Onde fica Buenos Aires?
Buenos Aires fica numa área de pampas no centro-oeste do litoral Argentino.
Tecnicamente, a cidade é a capital de uma província de mesmo nome. É tipo o que acontece com São Paulo (estado) e São Paulo (capital). Para fazer essa diferenciação, é comum que se refiram à metrópole como Ciudad Autónoma de Buenos Aires (CABA) ou simplesmente Ciudad de Buenos Aires, para os íntimos.
A região recebe as águas do Rio da Prata, um rio muito largo que também passa pelo leste do Uruguai. Os habitantes de Buenos Aires – cerca de 2,9 milhões – são conhecidos como porteños, por causa da imensa importância que a economia portuária teve (e tem) por lá.
Como é o clima de Buenos Aires?
Antigamente, existia a crença de que o nome de Buenos Aires teria vindo de uma frase do capitão Sancho García, um expedicionário que explorou, lá no século XV, as terras que hoje fazem parte da Argentina.
Segundo essa história, García teria exclamado “que bons ares são os desse solo!” ao pisar na região de Buenos Aires. Em algum momento, a fofoca histórica foi desbancada: na verdade, o nome é uma homenagem a uma santa, Nuestra Señora del Buen Aire.
Mas há motivos para a versão fake ter perdurado por um tempo: é que os ares da cidade são realmente agradáveis de se respirar. Dá vontade de ficar na rua o tempo todo!
Como o clima é subtropical úmido, os verões costumam ser quentes (mas chuvosos) e os invernos são moderados e secos. Em geral, venta bastante e as temperaturas são amenas, o que faz com que passear pela cidade seja muito agradável.
Por isso, pode se animar: dá para visitar Buenos Aires em qualquer época do ano. Entretanto, os melhores períodos costumam ser as estações intermediárias: outono e primavera. Se você quiser evitar chuvas, pode ser uma boa viajar em maio, mês em que a média de dias chuvosos costuma ser menor.
Como chegar em Buenos Aires
Se você é daquelas pessoas que não abre mão de viajar com economia, Buenos Aires é um bom lugar para conhecer de ônibus. Além de a viagem ser bastante tranquila, você ainda economiza mais para aproveitar os passeios que vamos te mostrar por aqui.
Felizmente, Buenos Aires é um dos melhores destinos econômicos para se visitar de ônibus na América do Sul. Os ônibus saem de cidades do sul e do sudeste, como Floripa, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Foz do Iguaçu e outras.
Para dar uma noção de tempo: partindo de São Paulo, a viagem leva um pouco mais de um dia e meio. Agora, se você aproveita para embarcar mais para o Sul, como a partir de Foz, o trajeto deve durar pouco mais de 15h.
Se você quiser conhecer direitinho as rotas e escolher o melhor trajeto para você, dê uma conferida nessas passagens em promoção para Buenos Aires.
Aliás, dependendo da região onde você mora, pode ser que seja necessário chegar primeiro às cidades de partida que mencionamos acima. Então, se quiser, aproveite para checar também essas outras opções de passagens de ônibus
A principal rodoviária da cidade fica na Av. Antártida Argentina, Calle 10, e é conhecida como Terminal Retiro. Por ali mesmo você já encontra linhas diretas para diversos pontos da cidade, comércio e hospedagem.
Bem, agora que a questão do trajeto está resolvida, é hora de descobrir os melhores jeitos de desbravar a cidade.
O que fazer em Buenos Aires?
Agora sim: é hora de você viver os encantos de uma das metrópoles mais singulares da América Latina!
As opções de coisas a se fazer em Buenos Aires são muitas, já que a cidade é bem grande e tem uma cena cultural efervescente. Em outras palavras, sempre vai ter algo acontecendo por lá.
Para se conectar com a movimentação da cidade, a dica é aproveitar o clima agradável para andar pelas ruas e conhecer livremente alguns dos pontos mais interessantes da capital, como você verá abaixo.
Tour guiado pelo centro histórico de Buenos Aires
Esse é, com certeza, um programa imperdível para quem visita Buenos Aires: circular a pé por uma das áreas mais ricas em história da cidade. É melhor ainda se você tiver a companhia de um guia turístico para te explicar a origem de cartões-postais como o famoso Obelisco.
O bom é que não é difícil encontrar alguém para te guiar durante o passeio, que deve durar umas duas horas (sem levar em conta os deslocamentos).
Andar de bicicleta nas ruas de Palermo
Depois de conhecer uma parte da história argentina a pé, que tal fazer um agradável passeio de bike?
Para isso, a melhor área é o bairro de Palermo, que conta com ruas amplas e muito bem asfaltadas e, de quebra, é cheio de parques lindos. Vale alugar uma bicicleta ou buscar grupos de ciclismo turístico, que são bem comuns por lá. No passeio, não deixe de passar no Rosedal de Palermo, um jardim repleto de belas roseiras.
Conhecer o Caminito e La Bombonera
Eis mais um passeio clássico de Buenos Aires: conhecer o Caminito. Localizado no singular bairro de La Boca, o lugar é conhecido pelas casinhas do século XIX que foram revitalizadas pela arte multicolorida de Boca Quinquela. Muitas delas, inclusive, abrigam ótimos bares e restaurantes.
Se você gosta de futebol, aproveite para fazer mais uma visita: La Boca é também o bairro onde fica La Bombonera, o estádio que é a casa do clube Boca Juniors.
Curtir bares e restaurantes históricos
Não é novidade que Buenos Aires é muito aclamada por sua excelente gastronomia e pelos vinhos diferenciados. Por isso, aproveite sua estadia para se deliciar nos bares, cafeterias e restaurantes da cidade.
Alguns deles carregam décadas de história, como é o caso do Café Tortoni, que marca a capital argentina desde 1858. O Bar El Federal também é uma boa pedida para tomar um drink e conhecer mais da história local ao mesmo tempo. Para provar as tradicionais empanadas argentinas, não deixe de visitar La Continental, no bairro de San Telmo.
Museus e monumentos para conhecer em Buenos Aires
Até aqui, já deu para perceber que Buenos Aires exala história, não é?
Por isso mesmo, para conhecer melhor a trajetória de formação da cidade, há alguns museus e monumentos históricos que são verdadeiras paradas obrigatórias. E a gente garante: as sugestões que você conhecerá abaixo agradarão os tipos mais diversos de viajantes.
Casa Rosada
Essa é uma das atrações mais importantes do centro histórico de Buenos Aires. É que além de carregar uma arquitetura única, a Casa Rosada é a sede presidencial argentina.
Lá, você caminhará por belos jardins e conhecerá elementos que são partes grandiosas da memória política e social do país, como a sacada em que Evita Perón discursava para o povo.
As visitas são gratuitas e precisam ser agendadas com umas duas semanas de antecedência por meio do site oficial.
Museu de Bellas Artes
Perto do famoso Cemitério da Recoleta fica o também aclamado Museu de Bellas Artes, que é um destino perfeito para quem gosta de passeios artísticos.
O precioso acervo conta com mais de 12 mil peças (sim, isso tudo!), uma coleção impressionante de arte argentina e europeia. Um dos destaques é a Floralis Generica, uma gigantesca flor de aço que se abre quando recebe luz do sol. Incrível, não é?
MALBA
Se você gosta mesmo de arte, não dá para deixar de visitar o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, conhecido como MALBA.
O local é um verdadeiro tributo à produção artística moderna e contemporânea da América Latina. O acervo conta com obras de artistas icônicos como a mexicana Frida Kahlo e a brasileira Tarsila do Amaral.
Museu River e Estádio Monumental de Nuñez
Assim como La Bombonera, esse é um passeio incrível para quem é fã de futebol. O Estádio Monumental de Nuñez é o lar do River Plate e da Seleção Argentina. Lá, você terá a chance de visitar as arquibancadas e conhecer o Museu River. O museu guarda inúmeras relíquias ligadas ao clube e à própria história do futebol no país.
É um passeio tão interessante que quase dá vontade de deixar de lado a rivalidade que o Brasil e a Argentina têm no gramado.
Mais pontos turísticos imperdíveis em Buenos Aires
A gente sabe que o roteiro até aqui já está incrível. Mas o melhor é que ainda não acabou a nossa seleção de passeios essenciais!
Há alguns outros pontos variados que capturam a essência da capital argentina e que são imperdíveis para quem realmente deseja conhecê-la a fundo. Confira as dicas aqui embaixo.
Teatro Colón
Mundialmente conhecido por suas excelentes características acústicas, o Teatro Colón é uma das casas de ópera mais importantes da América Latina. Localizado na Rua Tucumán, o teatro inaugurado em 1908 conta com uma arquitetura belíssima e recebe constantemente artistas grandiosos.
Para consultar a programação e a disponibilidade das visitas guiadas, basta acessar o site oficial do teatro.
El Ateneo
Os destinos culturais de Buenos Aires são tantos que as opções parecem não acabar. Essa aqui é a parada obrigatória para quem gosta de ler: a livraria El Ateneo.
A livraria ocupa uma construção erguida no começo do século XX que costumava ser um teatro. A estrutura original está toda conservada, então além dos livros disponíveis para consulta e compra, você ainda verá a arquitetura exuberante do local.
Cemitério de Recoleta
Esse é um ponto famoso que já foi citado lá em cima, quando falamos sobre o Museu de Bellas Artes. O Cemitério da Recoleta é muito visitado por turistas, principalmente porque guarda o túmulo de Evita Perón.
O lugar também é surpreendentemente bonito e arborizado, além de ter lápides e mausoléus muito elaborados que com certeza fazem valer a visita.
Feira de San Telmo
Lembra que falamos das empanadas deliciosas que você pode comer em San Telmo? Olha que sensacional: você pode aproveitá-las depois de conhecer outro destaque do bairro, a Feira de San Telmo.
Ela acontece todo domingo e conta com várias barraquinhas de artesanato e outros artigos. É o lugar perfeito para garantir os souvenires que você vai trazer de volta para os amigos e a família!
Além disso, a feira é mais um mergulho cultural fascinante: ao caminhar por lá, você vai se deparar com músicos tocando na rua e até apresentações do famoso tango argentino.
Madero Tango
Aliás, falando em tango…
Essa modalidade de dança, tão típica do país, pode ser vista espontaneamente pelas ruas. Mas quem quer vê-lo num contexto bem turístico, vale assistir o Madero Tango, a apresentação mais famosa do gênero.
O esquema é de reserva de mesas e tem mais de uma opção de programação. Se quiser, por exemplo, você pode desfrutar de um sofisticado jantar antes de assistir às elaboradas coreografias do show.
Puerto Madero
O show de Madero Tango é apenas uma das atrações de um dos bairros mais aclamados da cidade, Puerto Madero. Na década de 1990, a região, que antes era um porto fora de uso, recebeu uma revitalização que devolveu o movimento à área.
Não deixe de caminhar por lá! Aproveite para tomar um café e conhecer alguns dos destaques do bairro, como esse que vamos te mostrar aqui embaixo.
Puente de La Mujer
A Puente de La Mujer é um dos vários tesouros arquitetônicos de Buenos Aires. Ela foi o primeiro projeto do grande arquiteto Santiago Calatrava na América Latina.
A estrutura peculiar da ponte é um símbolo de Puerto Madero e rende fotos espetaculares.
Galerias Pacífico
As Galerias Pacífico foram erguidas em 1889 com o objetivo de imitar as clássicas galerias parisienses.
Ao longo dos séculos, a construção já abrigou o Museu Nacional de Belas Artes e até um escritório de uma importante companhia ferroviária. Nos dias atuais, o prédio de arquitetura detalhada e impecavelmente conservada funciona como uma espécie de shopping center, com lojas bem variadas e praças de alimentação.
Buenos Aires te convida para uma viagem apaixonante!
Depois dessa seleção, não tem como não ficar ansioso para vivenciar as belezas de Buenos Aires, não é?
Em geral, os roteiros mais comuns para conhecer a cidade costumam ter entre cinco e dez dias. Mas o importante mesmo é que você pense em quais atrações desta lista realmente são interessantes para você. A partir daí, dá para montar seu próprio itinerário. O bom é que, como comentamos, dá para ver mais de uma coisa num dia só, basta se planejar direitinho.
Esperamos ter ajudado você nesse planejamento. Quais dos lugares da nossa seleção mais fisgaram você? Conta pra gente aqui nos comentários!
Aliás, se você gosta de desbravar o Brasil e a América Latina, acompanhe o Tô de Passagem. No nosso blog, você encontra vários conteúdos fresquinhos, que vão te ajudar a criar planejamentos para todos os tipos de passeios.
Boa viagem e até a próxima!