Teresina, PI: Guia para se Aprofundar na Cultura da Capital do Piauí

setastdp

Você já deve ter ouvido falar que Teresina, no Piauí, tem alguns apelidos carinhosos interessantes. 

“Cidade Verde”, “Terra da Cajuína” e “Mesopotâmia Brasileira” são apenas três dos muitos nomes dados pelo povo a essa cidade cheia de tradição, paisagens impressionantes e passeios turísticos variados. Portanto, se você quer passar uns dias em um destino com muitas atrações culturais, parques, mirantes, construções históricas e muito mais, chegou ao texto certo!

Aqui, vamos te conduzir pelo melhor de Teresina, com várias sugestões de programas legais para se fazer por lá e, é claro, todas as informações das quais você precisa para aproveitar ao máximo sua estadia na capital piauiense.

Então continua a leitura que vamos te apresentar

Onde fica Teresina? 

Como chegar em Teresina? 

Clima em Teresina 

Melhor época para visitar Teresina 

Alta temporada 

Baixa temporada 

O que fazer em Teresina: principais pontos turísticos 

Mirante da ponte Estaiada 

Museu do Piauí 

Troca Troca 

Igreja São Benedito 

Teatro 4 de Setembro 

Espaço Cultural Esperança Garcia 

Palácio de Karnak 

Pólo Cerâmico Artesanal do Poty Velho 

Onde ir em Teresina: mais lugares para conhecer e aproveitar 

Parque Encontro dos Rios 

Parque Potycabana 

Lagoas do Norte

Parque da Cidade 

Museu dos Rios 

Central de Artesanato Mestre Dezinho 

A capital do Piauí irá te garantir uma viagem maravilhosa! 

Onde fica Teresina? 

Teresina está localizada na porção noroeste do estado do Piauí. A distância de 343 quilômetros até o Oceano Atlântico faz dela uma cidade “diferentona”: em todo o Nordeste, é a única capital que não é banhada pelo mar. 

Mas não pense que estamos falando de terras secas. Teresina está situada entre os rios Poti e Parnaíba, que se encontram dentro da cidade e sempre foram importantíssimos para a economia local. Foi por meio da navegação fluvial que a cidade se desenvolveu a ponto de se tornar uma grande referência nas áreas de comércio, prestação de serviços, medicina, indústria têxtil e eventos culturais. Foi também por causa da localização entre rios que veio a comparação com o império mesopotâmico. 

Por estar bem na fronteira com o Maranhão, Teresina tem uma espécie de conurbação com a cidade maranhense de Timon, compondo a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, que hoje é lar de mais de 1 milhão e 220 mil habitantes.

Como chegar em Teresina? 

Muitos dos viajantes que vêm de longe escolhem chegar a Teresina por meio do Aeroporto de Teresina – Senador Petrônio Portella (THE), que é um dos principais em todo o estado. Mas quem acompanha a gente por aqui, sabe que adoramos falar de economia na hora de pegar a estrada. Por isso, os que preferem guardar uma graninha, podem viajar de ônibus. A cidade é facilmente acessível.

As viações que atendem a capital piauiense são muitas, com destaque para a Guanabara, Real Expresso e Progresso. É possível encontrar linhas que partem de pontos variados, inclusive fora da região Nordeste. Para te ajudar a ter uma noção melhor das distâncias, confira, abaixo, o tempo de estrada até Teresina saindo de algumas cidades famosas.

Fortaleza: 10h30

Belém: 18h

Recife: 19h

Salvador: 16h

Ao chegar, você vai descer no Terminal Rodoviário Lucídio Portela, responsável por movimentar 60 mil passageiros todos os dias. Ele fica na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro de Catarina, que tem muitas opções de hospedagem econômica.

E quando a hora de começar o roteiro, aqui também tem ótimas opções de passagens de ônibus para Teresina.

Clima em Teresina 

Ponte em Teresina iluminada pelo sol forte e céu azul sem nuvens.

Em qualquer estação do ano, quem vai a Teresina precisa se preparar para sentir calor. O clima é do tipo tropical semiúmido, o que, na prática, significa que as temperaturas por lá costumam variar entre 26ºC e 31ºC, mas podem atingir marcas ainda mais altas durante o verão.

Teresina tem basicamente duas estações bem definidas: a época de seca, que corresponde ao inverno e à primavera, e a época chuvosa, que pega o verão e o outono. 

Melhor época para visitar Teresina 

Como mencionamos, nenhum planejamento de viagem conseguirá te fazer fugir do calor de Teresina. Por isso, há outros fatores que você pode levar em consideração na hora de decidir quando visitar a cidade. São eles que determinam a alta e a baixa temporadas turísticas, que a gente te explica melhor aqui embaixo. 

Alta temporada 

Apesar das temperaturas sempre altas, Teresina tem uma variação importante no índice pluviométrico ao longo do ano. A estação seca, que é a preferida dos turistas, dura 6 meses e vai de junho a setembro. O mês de julho costuma ser particularmente agitado por causa das férias escolares.

Se você quiser pegar temperaturas ligeiramente mais amenas e evitar que seus passeios sejam atrapalhados pelas chuvas, opte pelo período entre junho e agosto. 

Baixa temporada 

De dezembro a maio, Teresina é atingida por chuvas frequentes e muitas vezes fortes. Por isso, essa não é considerada a melhor época para quem deseja se movimentar livremente pela cidade e curtir os vários passeios ao ar livre que ela oferece. 

Mesmo no período de chuvas, é possível conhecer algumas atrações situadas em espaços fechados. Se você só puder viajar na baixa temporada, tente agendar sua estadia para o começo de dezembro ou o final de maio, em que as chuvas ainda não estão agressivas demais. Ah, nessa época, os serviços turísticos tendem a ficar mais baratos em Teresina por causa da baixa demanda. 

O que fazer em Teresina: principais pontos turísticos 

Quatro canoas de madeira flutuando na margem do Rio Poti, em Teresina. Ao fundo, a margem oposta do rio, com vegetação densa e um céu azul com nuvens.

Agora sim, é hora de tirar os óculos escuros da caixinha e sair para desbravar as atrações mais imperdíveis de Teresina. Abaixo, listamos alguns dos pontos turísticos e programas que não podem ficar de fora do seu roteiro se você realmente quiser mergulhar na atmosfera da cidade.

Cola na gente que você vai conhecer os cartões-postais da capital piauiense! 

Mirante da Ponte Estaiada 

Nossa lista de pontos turísticos de Teresina precisa começar com um dos espaços mais adorados pelos viajantes que visitam a cidade: o Complexo Turístico da Ponte Estaiada. Inaugurado em 2010, o lugar inclui uma ótima variedade de áreas verdes e espaços de lazer. Aqui, o rolê é caminhar pelo complexo, apreciar a vegetação e curtir uma boa caminhada a céu aberto. Se quiser, você pode ainda andar de bike e fazer trilhas.

Não deixe de conferir também a protagonista do espaço, que é a Ponte Estaiada. Ela tem um mirante de 95 metros de altura que vai te proporcionar uma vista panorâmica incrível da região central de Teresina. Para curtir a vista, o ingresso custa R$ 3,00.

O Complexo Turístico da Ponte Estaiada funciona de terça a sexta, de 11h às 19h, e das 10h às 18h nos fins de semana. Ele está localizado na Avenida Raul Lopes (s/nº).

Museu do Piauí 

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a trajetória de formação do Piauí, o melhor jeito de fazer isso é por meio do rico acervo do Museu do Piauí. 

A coleção de mais de 7 mil itens inclui desde fósseis e ferramentas pré-históricas até quadros, porcelanas e moedas antigas. É como uma grande cápsula do tempo que conta a história do estado e preserva sua memória com maestria. Pode ir com tempo, porque você vai querer conhecer todo o acervo!

O Museu do Piauí fica na Rua Areolino de Abreu, 900. O funcionamento é das 8h às 17h30 de terça a sexta. Nos fins de semana, vai de 8h às 12h. 

Troca Troca 

Como você deve ter deduzido, o nome “Troca Troca” é bem autoexplicativo: trata-se de um ponto de comércio popular no qual rola muita permuta, isto é, troca de mercadorias por outras. O lugar é tradicionalíssimo em Teresina, consagrado como parte da cultura da cidade, e é simplesmente imperdível para quem curte feiras de rua.

Mesmo que você não queira comprar nem trocar nada, vale muito a pena visitar o Troca Troca, que fica bem na margem do Rio Parnaíba, para conhecer um pouco sobre a tradição. E se quiser levar uma lembrança da viagem, os itens que você vai encontrar na feira são bem variados: eletrodomésticos, discos de vinil, roupas, utensílios de cozinha e muito mais.

Desde que nasceu, em 1985, o Troca Troca acontece na Avenida Maranhão. 

Igreja São Benedito 

Imagem aérea da Igreja São Benedito, erguida no centro da praça Liberdade. Uma cruz branca marca o fim das escadarias de acesso à igreja

A Igreja São Benedito carrega uma história forte, marcada por resistência e luta. Ela foi idealizada e erguida em 1917 pelas populações negras que eram proibidas de frequentar outros templos. Logo, se tornou um ponto de convergência para vários grupos que não eram bem recebidos pela sociedade tradicional da época.

O nome do templo vem do santo que é considerado padroeiro dos negros. Desde sua inauguração, a Igreja São Benedito tem uma atuação importante nas iniciativas pela igualdade social. Além de visitá-la para aprender mais sobre essa relevância histórica, que tal assistir a uma missa por lá? Elas ocorrem às 6h30 e às 17h de segunda a sábado. Aos domingos, acontecem também no horário das 9h.

A Igreja São Benedito fica na Praça Liberdade, s/nº. 

Theatro 4 de Setembro 

No final do século 19, Teresina ainda estava se consolidando como centro de relevância cultural. Como parte desse processo, no dia 4 de setembro de 1889, alguns membros da alta sociedade teresinense abordaram o então governante da província com uma proposta: a construção de um teatro na cidade.

Hoje em dia, além de receber apresentações como peças, performances e shows, o Theatro 4 de Setembro chama atenção pela beleza de sua estrutura preservada. Portanto, não deixe de visitá-lo para apreciar a construção e, quem sabe, assistir a algum dos espetáculos. Se quiser conferir a programação, basta acessar a página oficial do teatro no Instagram. 

Ah, o endereço do Theatro 4 de Setembro é Praça Pedro II, nº 14. 

Espaço Cultural Esperança Garcia 

Os apreciadores da boa arte não podem deixar de visitar o Espaço Cultural Esperança Garcia. O lugar, que fica em um lindo casarão vermelho e branco, foi inaugurado em 2007 e costumava se chamar Memorial Zumbi dos Palmares. Depois de sofrer uma reforma, ganhou o nome de Esperança Garcia em homenagem à primeira advogada negra do Brasil.

Nesse espaço, as mais diversas linguagens artísticas se manifestam de várias formas: há exposições visuais, oficinas de música, mostras culinárias, shows, exibição de filmes e muitas outras atividades, que são majoritariamente voltadas para a preservação da ancestralidade afrobrasileira. 

O Espaço Cultural Esperança Garcia fica na Avenida Miguel Rosa, nº 3400. Para saber mais sobre a programação, você pode acessar o site oficial deles. 

Palácio de Karnak 

O Palácio de Karnak, prédio onde funciona a sede do Governo Estadual do Piauí, recebeu esse nome em homenagem a um templo que era importantíssimo no Egito Antigo. 

Embora o palácio não tenha nenhuma ligação com os egípcios, a beleza de sua estrutura realmente remete à Antiguidade: com grandes colunas romanas e arquitetura de estilo neoclássico, a construção é de uma elegância ímpar. É possível visitar o interior do espaço e ver também uma incrível seleção de mobília e peças de arte, muitas das quais datam do século 17. Ah, durante a sua visita, não deixe de tirar algumas fotos no jardim principal, que foi projetado por Burle Max.

O endereço do Palácio de Karnak é Avenida Antonino Freire, nº 1450, e ele funciona nos dias úteis, das 10h às 18h. 

Pólo Cerâmico Artesanal do Poty Velho 

Peça de argila monta sobre uma estrutura giratória, enquanto um par de mãos trabalha na peça, moldando-a para que se transforme em cerâmica

Quem deseja fazer uma imersão verdadeiramente profunda na cultura de Teresina não pode deixar de visitar o Pólo Cerâmico Artesanal do Poty Velho. Estamos falando de um centro comercial inteiramente dedicado a uma das tradições mais importantes do Piauí: a arte cerâmica.

Criado em 2006, o pólo tem 25 lojas e ateliês, em que trabalham mais de 300 famílias que produzem itens diversos. Você vai encontrar cerâmica de altíssima qualidade em forma de esculturas, utensílios de cozinha, mandalas, vasos, joias e muito mais. Se você curte artesanato, fica o aviso: sua vontade vai ser de sair comprando tudo – afinal, além da grande variedade, os preços são excelentes –. 

O Pólo Cerâmico Artesanal do Poty Velho funciona de terça a sábado, das 8h às 18h. No domingo, vai de 9h a 14h30. Ele está na Rua Desembargador Flávio Furtado, s/nº. 

Onde ir em Teresina: mais lugares para conhecer e aproveitar 

Se até agora Teresina já parece fascinante para você, pode se animar ainda mais: nossa lista de passeios incríveis pela cidade ainda não acabou. 

Os lugares que te apresentamos já garantem uma viagem divertidíssima, mas por que não enriquecer ainda mais seu roteiro? Abaixo, separamos mais algumas sugestões de atrações que com certeza merecem um pouco do seu tempo quando você estiver na capital piauiense. 

Parque Potycabana 

Depois de passar o dia turistando por Teresina, que tal tirar o final da tarde para relaxar na grama de um parque tranquilo?

No Parque Potycabana, além de aproveitar a tranquilidade do espaço ricamente arborizado, você também poderá contar com uma estrutura que inclui pistas de skate, quadras esportivas, praça de alimentação e palcos que recebem shows diversos. É o lugar perfeito para passar umas horas de diversão com a família, já que as crianças costumam adorar.

O Parque Potycabana está aberto diariamente, das 6h às 22h, e fica na Avenida Raul Lopes, s/nº. 

Lagoas do Norte

Aqui está mais uma opção de parque super legal para quem curte matar tempo caminhando entre as árvores ou fazer um bom piquenique. Vale até aproveitar a oportunidade para dar uma corridinha, por que não? 

Depois de curtir o ambiente e as pistas de cooper e ciclismo, não deixe de se sentar em um dos banquinhos para apreciar a beleza do rio que cerca o parque – algo que se tornará especialmente agradável se você conseguir assistir ao pôr do sol por lá –.

O Lagoas do Norte fica na Avenida Boa Esperança, s/nº. Ele funciona diariamente, 24h por dia.

Parque Encontro dos Rios 

Imagem aérea do encontro dos Rios Poti e Paranaíba, com a cidade de Teresina ao fundo

Como mencionamos lá no começo do texto, o crescimento de Teresina sempre esteve muito relacionado com os dois rios que passam por ela, o Poti e o Parnaíba. Esses dois grandes corpos d’água, importantíssimos para a cultura e a economia do Piauí, se unem dentro da cidade e depois voltam a correr por caminhos separados.

O mais legal é que você pode ver de pertinho o ponto de encontro entre o Poti e o Parnaíba. É só visitar o Parque Ambiental Encontro dos Rios, que garante uma vista privilegiada desse fenômeno por meio de dois mirantes. Além disso, o espaço tem ótimas trilhas e iniciativas voltadas para a valorização da cultura teresinense, como barraquinhas de artesanato, restaurantes de comida típica e muito mais.

Localizado na Rua Desembargador Flávio Furtado, o Parque Encontro dos Rios funciona todos os dias, das 9h às 19h. Como ele fica na mesma rua do Pólo Cerâmico Artesanal do Poty Velho, vale a pena visitar os dois na mesma oportunidade. Fica a dica! 

Parque da Cidade 

Você já deve ter percebido que Teresina é uma cidade cheia de parques maravilhosos, não é mesmo?

Pois é, o apelido de “Cidade Verde” não é à toa: a capital piauiense tem realmente uma variedade muito grande de espaços verdes voltados para o lazer. E um dos mais queridos pelos locais é o Parque da Cidade, que é o lugar perfeito para se passar um dia ensolarado, aproveitar as trilhas, praticar esportes ou só curtir a rica flora do lugar.

O endereço do Parque da Cidade é Avenida Duque de Caxias, nº 3470. Ele abre das 6h às 21h nos dias úteis e das 6h às 18h30 nos fins de semana.

Museu dos Rios 

Lembra que te falamos sobre o Parque Ambiental Encontro dos Rios, onde fica o ponto de união entre o Poti e o Parnaíba?

Pois bem, se você tiver um tempinho bom durante a sua visita, além de subir nos mirantes e aproveitar a beleza do parque, dê um pulo no Museu dos Rios. Inaugurado em 2010, esse espaço apresenta aos visitantes a diversidade da fauna e da flora dos dois corpos d’água que são tão importantes para Teresina. O museu fica no interior do Parque Encontro dos Rios e segue os mesmos horários de funcionamento. 

Central de Artesanato Mestre Dezinho 

Fato: o Piauí é berço de muitas figuras importantes no mundo da arte. Um dos grandes artesãos de lá, José Alves de Oliveira, tem esculturas espalhadas pelo mundo todo. Ele era conhecido carinhosamente como “Mestre Dezinho”, nome adotado como homenagem pelo Centro de Artesanato Mestre Dezinho.

A central, que funciona no prédio onde antigamente ficava uma sede da Polícia Militar, não tem apenas lojas e oficinas de artes visuais. Ela também recebe eventos culturais variados e tem até uma escola de balé! É mais um passeio imperdível para quem gosta de conhecer as tradições locais.

Aberta das 8h às 18h de segunda a sexta, a Central de Artesanato Mestre Dezinho fica na Praça Dom Pedro II. Nos sábados, o funcionamento vai de 9h às 13h.

A capital do Piauí irá te garantir uma viagem maravilhosa! 

Rio Parnaíba com alguns prédios coloridos da cidade ao fundo. Entre o rio e os prédios está a vegetação típica e preservada

Você já deve ter percebido que Teresina é uma daquelas cidades que pegam a gente pelo coração, não é mesmo?

Essa cidade cheia de história e arte guarda o casamento perfeito entre tradição e modernidade, o que faz com que ela tenha atrações capazes de conquistar os mais diversos tipos de turistas. Ah, e tudo isso rodeado pela beleza dos poderosos rios Parnaíba e Poti. 

Seja curtindo a tarde em um lindo parque, conhecendo o artesanato típico ou visitando algum dos museus, você com certeza vai ter a oportunidade de viver experiências incríveis na capital do Piauí. E aí, está esperando o que para agendar sua viagem?

Enquanto você escolhe as atrações de Teresina que mais chamaram a sua atenção, a gente fica por aqui. Se você gostou da leitura, não deixe de conferir os nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem. Todos eles estão cheios de dicas que vão te ajudar a aproveitar o melhor das suas aventuras pelo Brasil e pela América Latina.

Boa viagem e até a próxima! 

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem