Quem não perde a oportunidade de passar alguns dias com os pés na areia com certeza já ouviu falar em São Sebastião, SP.
Dona de um lugar de destaque na lista de melhores lugares para viajar perto de São Paulo, a charmosa cidade atrai diariamente um grande número de visitantes para a porção norte do litoral paulista. Adorada pelos praieiros do Sudeste, São Sebastião é o destino perfeito para aqueles que desejam curtir praias de beleza paradisíaca sem se afastar muito da maior metrópole da América Latina.
É hora de deixar a correria do dia a dia de lado e sentir a brisa do mar tocando o rosto: hoje, vamos te levar para conhecer as maravilhas de São Sebastião. Entre paisagens estonteantes como as da Praia da Baleia, as relíquias históricas do Centro e tesouros naturais que vão de cachoeiras a formações rochosas ancestrais, esse destino certamente tem algo que vai te conquistar.
Vem com a gente, que você está prestes a descobrir tudo que precisa saber sobre São Sebastião para planejar a sua viagem de verão dos sonhos! Prepare-se para desvendar:
Conheça a história de São Sebastião
Saiba como chegar em São Sebastião
Entenda o que esperar do clima em São Sebastião
O que fazer em São Sebastião: explore pontos turísticos inesquecíveis
Igreja Matriz de São Sebastião
Centro Histórico de São Sebastião
Praias de São Sebastião para se refrescar:
Aproveite uma viagem única em São Sebastião com a passagem garantida pela ClickBus!
Conheça a história de São Sebastião
Sabia que, além de ser uma estrelinha do turismo nacional, São Sebastião foi também uma das primeiras cidades do litoral paulista?
Pois é, a colonização por lá começou ainda no século 16, um pouco depois que os portugueses pisaram no Brasil pela primeira vez. Antes disso, a região onde fica São Sebastião já era o lar de indígenas tupinambás e tupiniquins, que se organizavam em grandes aldeias ao redor da Serra de Boiçucanga. Em 1608, a área passou a ser administrada pelos portugueses João de Abreu e Diogo de Unhate, que receberam aquelas terras como sesmarias.
Eles estabeleceram um pequeno povoado que se sustentava por meio da pesca, da agricultura e dos engenhos de açúcar. A exuberância natural e a fertilidade do solo atraíram rapidamente um grande número de novos moradores para São Sebastião, que foi elevada à categoria de vila 1636. O status de município chegou mais tarde, em 1875, junto com a emancipação política.
Desde então, São Sebastião continuou seu desenvolvimento brilhante e ganhou grandes estruturas como o Porto de São Sebastião. Não demorou muito para que a cidade caísse nas graças dos viajantes que adoram uma boa diversão praiana. Hoje em dia, a rica bagagem histórica do município pode ser apreciada em um passeio pelo Centro Histórico, como te mostraremos já já.
Onde fica São Sebastião?
Parte do Litoral Norte de SP, São Sebastião fica a aproximadamente 200 quilômetros da capital, São Paulo.
A cidade faz fronteira com os municípios de Bertioga, Caraguatatuba e Salesópolis. Além disso, fica pertinho de outros destinos turísticos famosos: são apenas 73 quilômetros de São Sebastião até Ubatuba e 145 quilômetros até a carioca Paraty.
Ah, também vale mencionar que São Sebastião divide suas fronteiras marítimas com Ilhabela – considerada uma das mais belas ilhas do Brasil –, da qual está separada por uma travessia rápida. Por isso, a cidade é a principal porta de entrada para quem deseja conhecer as maravilhosas praias de Ilhabela. Fica a dica, hein?
Saiba como chegar em São Sebastião
Se você decidiu visitar São Sebastião, pode se preparar para cair na estrada!
Como a cidade não tem terminais aéreos, quem escolhe fazer uma parte do trajeto de avião precisa aterrissar em outros lugares. As opções com maior variedade de voos diretos são o Aeroporto de Guarulhos, a 150 quilômetros de distância de São Sebastião, e o Aeroporto de Congonhas, a 175 quilômetros. De qualquer forma, é preciso completar o percurso por terra, pegando a SP-070 (Rodovia Ayrton Senna), a BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) ou a SP-098 (Rodovia Mogi/Bertioga).
Mas todo mundo sabe que o melhor mesmo é curtir o caminho sem se preocupar com esses detalhes do trajeto. Por isso, a maioria das pessoas prefere chegar em São Sebastião viajando de ônibus. Além de prática, essa opção é a favorita dos praieiros econômicos, perfeita para quem deseja se deslocar pelo litoral paulista sem gastar muito. Também é possível encontrar ótimas rotas saindo de outros estados.
E o tempo de viagem? Descubra, abaixo, a duração da viagem de ônibus para São Sebastião saindo de algumas cidades famosas:
São Paulo: 4h10
Rio de Janeiro: 9h
Paraty: 3h10
Itaguaí: 6h20
Ao chegar, você vai descer no Terminal Rodoviário de São Sebastião, que fica no Centro. O endereço é Rua Minas Gerais, nº 221. Se quiser descobrir agora as melhores rotas para a sua viagem, aproveite para conferir essa seleção de passagens de ônibus para São Sebastião.
Entenda o que esperar do clima em São Sebastião
O clima em São Sebastião é do tipo subtropical úmido.
Na prática, isso significa que os dias ensolarados dividem espaço com as chuvas de maneira relativamente equilibrada. Em geral, o clima em São Sebastião tem temperaturas amenas durante o ano todo: mesmo no verão, que é a estação mais quente, os termômetros costumam ficar entre 22ºC e 27ºC. É o destino ideal para quem gosta de praia mas não é muito fã do calor intenso!
Apesar de concentrar os dias mais quentes, o verão também é a época mais chuvosa em São Sebastião. Ainda assim, é possível encontrar vários dias de sol – não é à toa que o período de dezembro a fevereiro corresponde à alta temporada turística no destino –.
Nossa sugestão é escolher a data da viagem de acordo com seu perfil: você curte agitação e vida noturna badalada? Pode agendar sua estadia para o verão. Prefere aproveitar as praias com mais sossego, sem tanta gente? Então fuja da alta temporada! Para a alegria de todos os viajantes, São Sebastião permanece linda o ano inteiro e pode ser visitada em qualquer mês.
O que fazer em São Sebastião: explore pontos turísticos inesquecíveis
Embora as praias de São Sebastião sejam todas espetaculares, elas não são os únicos atrativos que você terá a oportunidade de conhecer durante a viagem.
Na verdade, os pontos turísticos mais adorados da cidade incluem vários programas maravilhosos para quem gosta de turismo cultural, história, arquitetura e ecoturismo. E é por isso que, antes de começarmos nosso passeio praiano, queremos te apresentar nossas dicas favoritas sobre o que fazer em São Sebastião.
Praça Pôr do Sol
Quase toda cidade de interior tem aquela pracinha que é o principal point do lazer. Em São Sebastião, é a Praça Pôr do Sol.
Situada juntinho da Praia de Boiçucanga, ela está sempre agitada pela presença de famílias, grupos de jovens e turistas de todas as origens. Mas além de ser um ponto de encontro animado, a Praça Pôr do Sol também é o coração da vida cultural de São Sebastião: dona do título de Centro Municipal de Cultura e Arte, ela recebe várias programações gratuitas que vão de shows até exposições de arte e aulas abertas. O espaço conta também com pista de skate e jardins super charmosos. Por fim, como o próprio nome sugere, a praça é o lugar perfeito para assistir ao pôr do sol e encerrar o dia de passeios em grande estilo.
Igreja Matriz de São Sebastião
A Igreja Matriz de São Sebastião é um patrimônio tão lindo que costuma encantar até mesmo quem não tem muita proximidade com a religião.
Responsável por carregar vários séculos de história, ela é uma das construções mais antigas do Centro Histórico de São Sebastião. Erguido durante a época colonial, o templo passou por várias restaurações que mantiveram sua estrutura imponente preservada ao longo dos anos. Depois de contemplar as partes externa e interna dessa antiga relíquia, aproveite para fazer uma caminhada tranquila na adorável praça arborizada que fica ao redor da Igreja Matriz de São Sebastião. Quem sabe você não se anima para assistir a uma das missas?
Pedra da Cruz
Apesar de sua aparência simples, a Pedra da Cruz é um monumento que guarda uma história triste e encantadora.
Reza a lenda que, muito tempo atrás, uma jovem de São Sebastião se apaixonou perdidamente por um rapaz que morava em Ilhabela. Ele fazia a travessia de canoa todos os dias para vê-la, mas o namoro não durou muito tempo: para atender aos desejos do pai, a moça acabou aceitando o pedido de casamento de outro pretendente. Angustiado pelo amor impossível, o ilhabelense saiu sem rumo pelo mar de São Sebastião até que uma grande onda virou a canoa em que ele navegava. Dizem que o corpo do rapaz teria sido encontrado na Praia do Pontal da Cruz, bem onde a Pedra da Cruz foi construída.
A gente não sabe se a história é verdadeira, mas uma coisa é certa: o cenário litorâneo espetacular que rodeia a Pedra da Cruz vale uma visita. Não deixe de caminhar pelo píer e tirar muitas fotos!
Cachoeira da Serpente
Entre um dia de praia e outro, que tal se refrescar na água doce da Cachoeira da Serpente?
Para a alegria de quem ama contato com a natureza, São Sebastião tem várias cachoeiras sensacionais. A cidade faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar, uma área de preservação ambiental que protege trechos praticamente intocados de Mata Atlântica. Assim como a Cachoeira de Pedra Lisa, a Samambaiaçu e muitas outras quedas d’água lindíssimas, a Cachoeira da Serpente fica na Trilha do Ribeirão de Itu. É uma oportunidade incrível de caminhar em meio à flora e à fauna exuberantes do Litoral Norte, se refrescar nas águas cristalinas do poço e apreciar a cascata de 5 metros de altura.
Toca do Buraco do Bicho
Quem passa pela Rodovia Rio – Santos se depara com um detalhe que sempre gera curiosidade: a placa indicando o caminho para a Toca do Buraco do Bicho.
A sinalização fica no trecho da estrada que passa em frente à Praia do Guaecá. Ao seguir pelo caminho indicado, você vai se deparar com uma caverna que parece saída de um conto de fadas. Abraçada pelo verde da mata, a encantadora gruta de teto alto proporciona o cenário perfeito para sessões de fotos ou para um momento tranquilo de contemplação. E não precisa se preocupar com o nome: a gente garante que nenhum bicho estranho vai te surpreender durante sua visita à Toca do Buraco do Bicho!
Centro Histórico de São Sebastião
Andar pelo Centro Histórico de São Sebastião é um programa praticamente obrigatório para quem visita a cidade.
Com suas antigas casinhas de fachada colorida e ruas de paralelepípedo, o bairro está cheio de patrimônios históricos que proporcionam uma sensação única de voltar no tempo. Pode caminhar separar um tempo para caminhar sem pressa e apreciar as charmosas construções erguidas entre os séculos 17 e 18. Além da Igreja Matriz, alguns outros pontos do Centro Histórico de São Sebastião merecem uma parada, como a Casa de Câmara e Cadeia, o Museu de Arte Sacra da Capela de São Gonçalo e a Casa Esperança.
No Centro Histórico de São Sebastião, você também vai encontrar várias opções de bares, sorveterias, lanchonetes e restaurantes onde é possível aproveitar as delícias locais e a vista para Ilhabela ao mesmo tempo.
Praias de São Sebastião para se refrescar:
Sim, a gente sabe que você estava sentindo falta delas: as famosas praias de São Sebastião!
Mas acabou a espera. Agora, finalmente, você vai entender por que todo mundo diz que a cidade abriga algumas das melhores praias de São Paulo. Vai separando as suas melhores roupas de banho, que as praias de São Sebastião com certeza vão se tornar as grandes estrelas do seu roteiro. Bora lá?
Praia da Baleia
A Praia da Baleia é sem dúvidas uma das mais adoradas de São Sebastião.
E não é à toa: a extensa orla realmente tem tudo para agradar visitantes dos mais diversos perfis. Por causa de sua areia firme, ela é muito procurada por quem gosta de caminhada, vôlei, futvôlei e outras modalidades esportivas. O mar da Praia da Baleia é super democrático, já que tem trechos de águas agitadas – perfeitos para a prática de surfe – e outros bem rasos e tranquilos. Também não falta infraestrutura, então pode pedir uma água de coco ou uma cerveja gelada em algum dos quiosques e relaxar como se não houvesse amanhã!
Apesar do grande número de visitantes, a Praia da Baleia é super preservada e limpa. Ela fica a aproximadamente 42 quilômetros do Centro de São Sebastião, com acesso pela Estrada do Camburi.
Praia de Camburi
Se você é do tipo que adora curtir a praia com o máximo de conforto, vai se apaixonar pela Praia de Camburi.
Ela é uma verdadeira campeã quando o assunto é infraestrutura, com uma variedade imensa de ótimos estabelecimentos “pé na areia” e hospedagens para todos os gostos. Você vai adorar os menus incríveis dos restaurantes distribuídos ao longo da orla! As areias macias da Praia de Camburi são banhadas por um mar agitado, muito procurado pelos surfistas. Para se banhar em águas calmas, você pode estender o passeio para a Praia de Camburizinho, que está separada da Praia de Camburi por um pequeno rio bem fácil de se atravessar.
A Praia de Camburi fica a 40 quilômetros do Centro de São Sebastião, e você pode acessá-la por meio da Estrada do Camburi.
Praia de Juquehy
A Praia de Juquehy (que às vezes também aparece como Juqueí) é o equilíbrio perfeito entre tranquilidade e infraestrutura.
Por estar situada em uma área residencial, ela tem uma faixa de areia menos movimentada do que a da conhecidíssima Praia de Maresias. Point favorito dos atletas, a orla tem três quilômetros de extensão que são ótimos para quem curte jogar bola, correr ou andar de bike. Na Praia do Juquehy, quem escolhe a vibe do rolê é você: caso decida ficar na porção mais central da faixa de areia, vai estar pertinho dos restaurantes e quiosques. Se quiser sossego absoluto, é só caminhar em direção ao lado esquerdo da praia, que é mais vazio e tem um mar calmo – ideal para quem está viajando com crianças –.
Para chegar à Praia de Juquehy, partindo do Centro de São Sebastião, a distância é de 52 quilômetros pela BR-101 (Rodovia Rio – Santos).
Praia de Maresias
Não se engane: apesar de aparecer por último na nossa lista, a Praia de Maresias é a mais badalada de São Sebastião.
O movimento por lá é tão intenso que muita gente até trata Maresias como se fosse uma cidade à parte! Ela ficou ainda mais famosa depois que suas ondas icônicas ajudaram a revelar o talento de Gabriel Medina, o surfista brasileiro mais conhecido da atualidade. Não é de se surpreender que a Praia de Maresias abrigue um dos melhores picos de surfe do litoral paulista, o Canto do Moreia. Caso você queira se aventurar nas manobras aquáticas, pode até alugar uma prancha e pedir uma aula experimental em alguma das escolinhas de surfe da orla.
Se os esportes radicais não são muito a sua praia, não se preocupe. Na enorme faixa de areia da Praia de Maresias, você também vai encontrar trechos incríveis para mergulhar e muitos estabelecimentos fantásticos. Depois que o sol se põe, a orla ganha uma energia diferente, já que a Praia de Maresias também reúne o melhor da vida noturna local.
A Praia de Maresias fica a 27 quilômetros do Centro de São Sebastião, e é possível chegar até ela usando a BR-101.
Aproveite uma viagem única em São Sebastião com a passagem garantida pela ClickBus!
Já deu para entender por que tanta gente se encanta por São Sebastião, né?
De fato, não é todo dia que você encontra um destino praiano com tantas opções de passeios e riquezas naturais tão preciosas. Da calmaria à adrenalina, a cidade proporciona experiências únicas capazes de agradar todo mundo. Por isso, a gente costuma dizer que São Sebastião é um destino à prova de erros: não importa se você pretende viajar para curtir com os amigos ou para relaxar em família, esse é um lugar que com certeza vai ficar na sua memória para sempre!
Ah, e se você quiser conhecer outras opções de destinos igualmente inesquecíveis, não deixe de conferir nossos conteúdos aqui no Tô de Passagem. A gente sempre posta sugestões de roteiro, dicas de viagem e outras informações preciosas para quem adora se aventurar pelo Brasil.