Nem só de Carnaval vive essa cidade; o que fazer em Salvador inclui muitos pontos turísticos, cultura, vida noturna e comida típica baiana

Lugares para ir em Salvador

A seguir, você irá conferir um roteiro com belas paisagens e pontos turísticos para você decidir o que fazer em Salvador e aproveitar cada segundo desse destino, que é um dos mais atraentes e cobiçados do Brasil.

Ou seja, depois dessas dicas, você estará pronto para organizar sua viagem! 

Pelourinho 

Pelourinho

Bom, para começar seu tour pela cidade, a melhor escolha é conhecer a região do Pelourinho, conhecido carinhosamente como “Pelô”. Cartão postal de Salvador, é marcado por construções antigas bem coloridas e vibrantes, lojinhas, igrejas e muita história sobre as nossas raízes africanas. 

Você pode conhecer a região sozinho, mas há outra opção: a Caminhada Salvador Negra, um passeio guiado com informações sobre a cultura preta.

Outra dica é: se a viagem for breve e não sabe o que fazer em salvador em 1 dia, então escolha o Pelourinho como ponto de parada! 

Também é por lá que você pode conhecer a Igreja e Convento de São Francisco, onde a arquitetura é uma verdadeira obra de arte – boa parte feita com exuberantes fios de ouro e em seu claustro há lindos azulejos portugueses. 

Inclusive, se você gosta mesmo de observar aspectos arquitetônicos, também pode aproveitar para conhecer a Catedral Basílica, com fortes traços renascentistas, e a Igreja da Ordem Terceira, uma das principais obras barrocas do Brasil. 

Além disso, para acrescentar mais cultura ao passeio, vale a pena visitar a Fundação Casa de Jorge Amado, local com muitos detalhes de sua literatura. 

Farol da Barra – Salvador

Farol da Barra em Salvador

É uma ótima opção na hora de decidir o que fazer em Salvador à tarde.

Com 22 metros de altura, equivalente a um prédio de sete andares, aproximadamente, está localizado na Ponta de Santo Antônio e é um dos mais antigos do continente americano. 

O Farol da Barra foi erguido a fim de guiar os navegantes dos séculos passados e, hoje, em seu interior há o Museu da Navegação, onde você tem mais informações sobre as embarcações que circulavam pela cidade. 

Por fim, vale a pena curtir o pôr do sol do alto do Farol da Barra. A vista é impagável e com certeza rende muitas e lindas fotos instagramáveis!

Assim, esse é um ponto turístico que deve, sem dúvidas, fazer parte da sua lista sobre o que fazer em Salvador!

Mercado Modelo de Salvador

Mercado Modelo de Salvador

Sabe o lugar perfeito para comprar lembrancinhas e artesanatos? Pois é, o Mercado Modelo, com quase 108 anos e arquitetura neoclássica, é o ponto certo para isso. 

Cheio de pequenas lojinhas, esse ponto é ideal, caso você esteja na dúvida sobre o que fazer em Salvador sozinho. Podemos garantir que a interação com os vendedores locais vai render bons papos sobre a cultura baiana e, de quebra, você poderá comprar vários “mimos” locais. 

Ah, e claro, não deixe de provar a culinária local. Para isso, há dois restaurantes super tradicionais: o Maria de São Pedro e o Camafeu de Oxóssi no Mercado. Que tal um acarajé? Afinal, não dá para ir para Bahia e não se deliciar com essa maravilha, né? Hmmm…

Basílica Santuário Senhor do Bonfim 

Quando as pessoas se perguntam sobre o que fazer em Salvador, provavelmente a primeira imagem que virá a cabeça da maioria será a das fitinhas coloridas do Bonfim. Tradicionais entre turistas e locais, são verdadeiras marcas de Salvador. 

Construída em 1974, com estilo neoclássico e fachada em rococó, de longe já é possível ver a grade que cerca a Basílica Santuário Senhor do Bonfim, cheia de fitinhas coloridas. É lindo demais! 

E o curioso é que, apesar do lugar ser católico e a origem das fitas ter ligação com o Senhor do Bonfim, cada cor delas simboliza um Orixá. Azul, por exemplo faz menção à Iemanjá e amarelo, a Oxum. 

Ah, e se você conseguir visitar a cidade em janeiro, mais precisamente na quinta-feira antes do segundo domingo após o Dia de Reis, tem que conferir a lavagem das escadarias do Santuário. 

É um evento tradicional no qual baianas jogam água de cheiro nos degraus e adro (terreno aberto do entorno) do local para retirar as energias negativas, ao som de emocionantes cânticos religiosos africanos. De fato a energia é de arrepiar!

Dessa forma, uma sugestão é começar a sua viagem por esse momento simbólico e depois decidir o que fazer em Salvador no final de semana

Solar do Unhão 

Solar do Unhão

É um sítio histórico do século XVIII, localizado na Baía de Todos os Santos. Um lugar recheado de história, onde fica a Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais privativo, aqueduto, chafariz, senzala e um alambique com tanques. E com muita cultura, também abriga o MAM (Museu de Arte Moderna). 

Se você tiver um tempinho extra, com uma lista de opções com o que fazer em Salvador em 3 dias ou mais, então vale muito a pena conhecer o Museu. 

Com arquitetura projetada por Lina Bo Bardi, a mesma artista que se dedicou à construção do MASP, em São Paulo, o espaço cultural apresenta muitas obras de artistas brasileiros renomados, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Di Cavalcanti. 

Enquanto na área externa, você poderá contemplar o Parque das Esculturas e obras contemporâneas de Emanoel Araújo, Mário Cravo Júnior e Bel Borba. 

Lugares para ir de Dia em Salvador 

Praias de Salvador

Praias de salvador

Entre os principais passeios do seu roteiro sobre o que fazer em Salvador, sem dúvidas apreciar a exuberâncias das praias baianas é um item essencial. 

Essa certamente é uma boa pedida para curtir os dias ensolarados ao lado da família, aproveitando a viagem e o clima litorâneo desse destino.

Baía de Todos os Santos

A Baía de Todos os Santos tem uma praia urbana, perfeita para aproveitar a maré mansa e pertinho da efervescência da cidade.

Com tais características, ela já foi considerada uma das melhores praias do mundo, segundo o jornal The Guardian! 

Praia de Itapuã

É uma das mais famosas praias de Salvador, com águas calmas esverdeadas e ponto de desova de tartarugas marinhas, onde há, inclusive um ponto do Projeto Tamar. 

Um cantinho memorável não só pelo charme de sua beleza, mas também graças à paixão de Vinicius de Moraes pelo local, expressa na música “Tarde em Itapuã”. 

Praia do Buracão

Agora, se você prefere mares mais agitados, então mergulhe nas águas da Praia do Buracão, um achado deserto e charmoso entre prédios e casas residenciais. É perfeita para quem quer ter privacidade, curtir uma linda paisagem e beber um drink à beira mar.

As praias de Salvador certamente vão te impressionar! 

Lugares para ir em Salvador à noite

Lugares para ir em Salvador a noite

Há lindos lugares para você decidir o que fazer em Salvador, conhecer e contemplar a cidade durante o dia. Mas também tem boas opções para aproveitar a vida noturna. Por isso, fizemos uma breve lista com três lugares para curtir a noite baiana. 

Rio Vermelho

É o bairro mais boêmio da capital da Bahia. Cheio de bares, restaurantes e baladas, o lugar nunca está vazio, sempre tem muito agito.

É uma opção boa para quem quer saborear a culinária baiana, com pratos, como acarajé e vatapá, e aproveitar a noite com bons drinks ou cerveja gelada. 

Elevador do Lacerda

Elevador do Lacerda em Salvador

Não perca a esplendorosa vista da Baía de Todos os Santos, por meio do Elevador Lacerda, que conecta a Cidade Alta com a Cidade Baixa. A paisagem é extremamente bonita, mas depois do pôr do sol, ganha contornos especiais devido à iluminação da região. 

Portanto, é uma atração interessante se você não sabe o que fazer à noite em Salvador

Santo Antônio Além do Carmo:

Pertinho do Pelourinho, é uma região que pulsa arte. Se a ideia é curtir a noite ao som de boa música, exposições e comida agradável, então é a melhor opção para você. É um lugar frequentado por artistas locais, além de ser um charme só!

Se não sabia o que fazer em Salvador atualmente, agora já pode decidir quais são os melhores passeios de acordo com o seu tempo de viagem e perfil. 

O clima baiano com certeza não decepciona, já que oferece muito mais do que o Carnaval, tem história, pontos turísticos e paisagens exuberantes. Essa, definitivamente, é uma viagem para ninguém colocar defeitos! Pode ir sem medo de ser feliz. 

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
Quando Ir A Salvador: Dicas Para Sua Viagem!
Pontos Turísticos De Salvador: Lugares Para Conhecer E Amar!

Dicas para sua viagem:

Viagem Para O Nordeste Com Crianças: Dicas De Destinos!
10 Dicas Sobre Como Planejar Uma Viagem Com Antecedência
Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?

Escrever um comentário