Confira as dicas para saber quando ir ao Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa

Para visitar a Cidade Maravilhosa na época certa, segundo seu estilo turístico é necessário ter informações sobre o clima, eventos e quais são os meses de alta e baixa temporada. Dessa forma, você decidirá quando ir ao Rio de Janeiro de forma assertiva!

Primeiramente, entenda o que essa viagem reserva para você!

Melhor época para viajar para o Rio de Janeiro

Melhor época para viajar para o Rio de Janeiro

A melhor época para viajar para o Rio de Janeiro depende do que você quer: a intenção é conhecer pontos turísticos e visitar as praias com tranquilidade ou aproveitar datas festivas, como  Ano Novo e Carnaval? 

Ao optar pela primeira alternativa, em que você irá visitar museus e lugares mais populares, você deverá ir ao Rio de Janeiro em épocas de baixa temporada, enquanto a segunda, marcada por datas especiais, implica ter paciência com um alto número de turistas no mesmo lugar, o que implica em muitas filas.

Outro fator que influencia em baixas e altas temporadas é o clima do RJ, portanto vamos às características do tempo na cidade.

Clima do RJ

Clima do Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o clima  Tropical de Altitude e Tropical Semi-Úmido. O primeiro pode ser encontrado na Serra Fluminense e o segundo, na Baixada Fluminense.

No verão, contemplado do período de dezembro a março, as temperaturas podem chegar aos 40ºC e, portanto, é mais movimentado, principalmente porque também é acompanhado das maiores festas, como Ano Novo e Carnaval. E, claro, também dá muita praia!

Além do calor intenso, essa estação do ano traz as pancadas de chuva, principalmente à tarde.

Já a primavera e  outono são compreendidos nos meses de setembro e dezembro e abril a junho, respectivamente. Enquanto a primavera já apresenta um período de transição para o verão, sendo marcada pelo aumento das temperaturas, o outono apresenta médias mais amenas, o que pode deixar os passeios menos cansativos e mais agradáveis!  

Agora, se você definitivamente quer fugir da muvuca, o inverno pode ser uma época interessante para viajar ao Rio de Janeiro. Entre os meses de junho e setembro, a cidade tem temperaturas bem abaixo das médias altíssimas do verão, ficando nos 23ºC.

Um ponto super positivo do inverno é que nesse período as chuvas não aparecem com frequência e em alguns dias é possível até ir à praia. Mas também é preciso lembrarfrisar que as frentes frias chegam com tudo, deixando os dias nublados, sem aquele brilho solar do verão.

Para quem deseja fugir da superlotação, há dicas especiais que irão fazer você aproveitar ainda mais o inverno no RJ.

Inverno no Rio de Janeiro

Inverno no Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa é o destino perfeito para todos os gostos, inclusive para quem deseja ter uma viagem romântica ou até mesmo quem prefere curtir um clima mais ameno.

Opções para esse tipo de viagem são visitar  restaurantes que ofereçam rodízio de fondues e sopas, passear pelo Jardim do Museu de Arte Moderna e viajar para cidades do interior, a exemplo de Petrópolis e Nova Friburgo.

Por esse motivo é interessante viajar de ônibus para o Rio de Janeiro. 

Ciente sobre o clima e suas características, agora é hora de saber sobre as temperaturas do RJ.

Temperatura no RJ

Apesar de no inverno as temperaturas registradas serem mais baixas, ao longo do ano são as elevadas temperaturas que prevalecem, sendo que as médias ficam entre 30ºC e 35ºC.

Dessa forma, as médias contribuem para que o turista não perca um dia e aproveite as praias, independente da estação do ano.

Que tal ficar por dentro dos melhores eventos e festas para marcar no seu calendário?

Eventos no Rio de Janeiro

Um ponto de atenção são os shows gratuitos que acontecem nas praias da cidade. Para acompanhar esse calendário, acesse o portal da prefeitura do RJ ou confira sites, como Sympla e Evenbrite.

Dois grandes eventos que acontecem no Rio de Janeiro são o Carnaval e a virada de ano, que sempre atraem muitos turistas, sejam aqueles que querem apenas curtir os bloquinhos de rua e a praia, sejam aqueles que preferem grandes festas.

E, por falarem festas, é bom saber quais são as mais conhecidas.

Festas no Rio de Janeiro

Rock in Rio, Baile da Favorita e Odara são três festas populares do Rio de Janeiro que contemplam diferentes estilos musicais. A primeira, como o próprio nome já diz, traz o melhor do rock e pop, a segunda tem como foco o funk e a terceira é um evento que homenageia o movimento tropicalista, sendo um prato cheio para quem é fã de música brasileira, mais especificamente MPB.

Além destas, há muito mais para se divertir na cidade do Rio de Janeiro!

Gostou das dicas de quando viajar para o Rio de Janeiro? Coloque o pé na estrada e conheça a cidade maravilhosa nas suas férias, feriado ou até mesmo em um final de semana.

Leia Mais no Tô de Passagem:

Quando Ir Para Campo Grande: Melhor Época, Clima, Dicas E Mais!
Quando Ir A Curitiba: Melhor Época, Clima, Eventos E Mais
Rio De Janeiro: Guia De Viagem Da Cidade Maravilhosa

Escrever um comentário