A lista dos pontos turísticos de Recife tem o que há de melhor no Brasil – muita riqueza cultural, praias e gastronomia local

Como escolher os pontos turísticos de Recife? 

Capital do frevo e do maracatu, a metrópole pernambucana é ideal para quem deseja conhecer de perto as cores, beleza e diversidade do nosso Brasil. Por isso, nós preparamos uma seleção de lugares para você aproveitar o coração de uma das principais capitais do nordeste. 

Principais Pontos Turísticos de Recife

Recife Antigo

Recife Antigo - Marco Zero em Recife

Para começar seu tour pela cidade, o Centro Histórico de Recife, conhecido como Recife Antigo, tem muitas opções para quem deseja conhecer as tradições de Pernambuco. 

O ponto mais famoso é a Praça do Marco Zero, banhada pelo Rio Capibaribe, onde acontece o Carnaval da cidade e é marcada pela colorida e azulejada Rosa dos Ventos, do artista Cícero Dias. Em virtude de tais características, ela é perfeita para tirar fotos. 

Pertinho da praça também tem o símbolo vibrante de “Recife” bem instragramável para você marcar sua chegada à cidade. 

Por lá, outro ponto obrigatório é o Centro Cultural Cais do Sertão, que nos convida de forma sensível a entrar no universo da vida do sertanejo pernambucano, pois o acesso a fotos, obras, texto e música é liberado e precioso.

Ah, e o homenageado não poderia ser outro: Luiz Gonzaga! Afinal, “Minha vida é andar por esse país pra ver se um dia descanso feliz (…)”, como ele já dizia. É uma delícia mergulhar nas particularidades da cultura sertaneja nesse lugar. Todo bom viajante irá curtir o Cais do Sertão. 

Outra dica cultural, no Recife Antigo, é o Paço do Frevo, que como você pode imaginar é um museu dedicado à essa manifestação musical, típica da cidade e considerada patrimônio histórico imaterial da humanidade, pela Unesco. Portanto, é um dos principais pontos turísticos de Recife, se você deseja saber mais sobre as raízes recifenses. 

Por fim, conheça a Rua do Bom Jesus, com lindos traços de arquitetura colonial e onde fica a Embaixada dos Bonecos de Gigantes repleta dos tradicionais bonecos, movimento característico do carnaval de Recife e Olinda. São enormes e com detalhes impressionantes! 

Rio Capibaribe

Rio Capibaribe em Recife

Conhecida como “Veneza Brasileira”, por causa dos rios que atravessam a cidade, o Rio Capibaribe oferece um passeio ideal para curtir as águas fluviais de catamarã e ainda conhecer pontos turísticos de Recife de outro ângulo. 

O tour é famoso por atravessar muitas pontes e o mais legal é que a cada uma delas, todos os turistas têm que fazer um desejo e bater palmas, ou seja, é muito animado! Também uma opção para conhecer gente e também ver pontos marcantes.

O Marco Zero, o Parque das Esculturas de Francisco Brennand e o casario da Rua da Aurora, de outro lado da cidade, são exemplos de pontos turísticos contemplados por esse passeio. 

Ah, e, se você escolher fazer o passeio no final da tarde, então poderá aproveitar para apreciar um belo pôr do sol. 

Mercados tradicionais

Se você gosta de mergulhar na tradição local, então você precisa colocar dois mercados na sua lista dos principais pontos turísticos de Recife

Primeiramente, o Mercado da Boa Vista é parada obrigatória, onde há um delicioso “arrumadinho”, prato clássico recifense que mistura feijão verde, carne de sol, queijo frito, vinagrete e farofa. 

Mas, se você estiver a fim de experimentar outras opções gastronômicas, também tem sarapatel, dobradinha, galinhada, entre outras maravilhas. São tantos temperos e sabores particulares que dão água na boca! Ynhami! 

Enquanto que, se você gosta de variedade, o Mercado de São José é um bom destino. Sendo considerado o primeiro mercado municipal público do Brasil, está localizado em um galpão, onde a quantidade de lojinhas é surpreendente. 

Lá, você encontra de tudo: artesanato de palha, rendas, artigos em couro, cachaças, lembrancinhas da cidade, temperos e muito mais! 

Pontos Turísticos de Recife: Praias de Recife

Não dá para falar de Pernambuco sem citar as lindas e famosas paisagens à beira mar, não é mesmo? Por isso, nós fizemos um guia dos pontos turísticos de praia de Recife e próximas da região para você relaxar. 

Praia de Boa Viagem

Praia de Boa Viagem em Recife

Com longa faixa de areia, águas mornas e mar esverdeado, é a praia mais turística de Recife. E, apesar de ser linda, no verão pode atrair muitos turistas, não sendo um lugar tão paradisíaco.

Sempre muito movimentada, é ideal para fazer exercícios, caminhadas, andar de bicicleta na ciclovia ou apenas curtir as comidinhas e bebidas oferecidas pela infinidade de opções de bares do local. 

Com cautela, também é possível dar um mergulho, mas lembre-se de seguir as orientações locais: não passe do limite dos recifes, nem entre no mar com ferimentos. 

Praia do Pina

Localizada na região sul, é uma extensão da Praia de Boa Viagem e um dos mais conhecidos pontos turísticos de Recife

É marcada por uma grande faixa de areia dourada, coqueiros na orla e mar agitado. É uma boa opção para tomar sol, mas também para praticar atividades físicas como o kitesurf, caminhada, futebol ou um passeio de bike. 

Praia dos Carneiros

Praia dos Carneiros em Pernambuco

Localizada a 100 km de Recife (dá para ir de carro tranquilamente) é um destino que com certeza você não vai se arrepender de ir. Com paisagens exuberantes, a quantidade de coqueiros em seu entorno e águas cristalinas encantam qualquer um. 

De fato, é uma praia que agrada a todos – quem gosta de bebericar e relaxar até a quem prefere ter um dia mais agitado com passeio de catamarã, de caiaque e prática de stand up

Porto de Galinhas

Também pertinho de Recife, a cerca de 50 km da capital pernambucana, é uma das praias mais famosas do nordeste brasileiro. 

Se você tiver um tempinho para ir até esse paraíso, terá a chance de contemplar a beleza das jangadas coloridas que permeiam toda  a sua costa, mar cristalino e piscinas naturais ideais para relaxar e recarregar as energias com um delicioso banho de mar.

Isto é: fotos de tirar o fôlego e clima litorâneo são os atrativos dessa praia!  

Pontos turísticos de Recife à Noite

Pontos turísticos de Recife à Noite

Agora que você já sabe quais são as principais atrações para aproveitar o dia na cidade, nós preparamos uma rápida seleção com os principais pontos turísticos de Recife para você curtir durante a noite. 

Rua da Moeda

Sem dúvidas, um dos lugares mais badalados da noite recifense. Localizada no Antigo Recife, é cheio de bares que ganham contornos especiais graças à arquitetura dos prédios coloridos coloniais e agito dos jovens frequentadores dos bares locais. 

Entre eles, um destaque é o Burburinho, que oferece cerveja gelada, pastéis bem recheados e apresentações de artistas locais. Pois é, em todos os destinos, lugares como esse são atrativos!

Pina

Na região que percorre a praia do Pina, há opções de bares, restaurantes, baladas e música ao vivo. A Galeria Joana D’Arc, por exemplo, oferece lojas e lugares para comer que agradam todos os gostos. 

Se você está indeciso para escolher onde ir à noite em Recife, com certeza essa região, considerada uma das mais boêmias da cidade, não vai te decepcionar. 

Manhattan Café Theatro

Manhattan Café Theatro em Recife
Foto Meramente Ilustrativa

Que tal unir gastronomia, música e arte? No Manhattan, além do cardápio variado, há shows e apresentações de teatro, de acordo com a agenda de atrações do lugar. É uma opção divertida, agitada e diferente para curtir a vida noturna de Recife. 

Não vão faltar opções para rechear sua programação de o que fazer em Recife, hein? Afinal, pontos turísticos em Recife, praias, gastronomia e agito compõem a extensa lista do que fazer pela cidade. Prepare suas malas, veja quando ir a Recife e curta muito!

Tem alguma sugestão para nos dar? Conte pra gente! Adoramos Sugestões!

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

Porto Seguro: Guia De Viagem Completo
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
20 Acessórios De Viagem Para Facilitar O Seu Passeio
Dicas Com O Que Fazer Em Salvador Para Seu Roteiro De Viagem!
Quando Ir A Fortaleza: Melhor Época, Clima, Dicas E Mais!

Escrever um comentário