Planejando uma viagem, mas não sabe ainda quando ir a Pirenópolis? Então esse post foi feito para você, afinal, escolher a época certa para visitar certos destinos pode transformar cada passeio feito no local.

Localizado em Goiás, o município de Pirenópolis foi um dos primeiros oficiais do estado, assim, ele é considerado como um local histórico, repleto de construções importantes na fundação do município.

A seguir, confira mais informações sobre como chegar e qual a melhor época para ir a Pirenópolis e anote todas as dicas.

Como chegar em Pirenópolis

A cerca de 150 km de Brasília, Pirenópolis possui estradas boas e seguras e como no município não chegam voos comerciais, é importante se planejar para chegar até lá por via terrestre, como por ônibus de viagem. 

Quando ir para Pirenópolis

Ao pesquisar a melhor época para ir a Pirenópolis, é comum encontrar informações sobre a cidade ser ótima para visitar o ano todo, afinal, suas construções históricas são de tirar o fôlego seja qual for a época da sua viagem.

Porém, vale saber mais detalhes sobre a alta e baixa temporada na região, assim como o volume das chuvas e qual a época mais seca, como você vê a seguir.

Alta Temporada em Pirenópolis

Em geral, por ser um município próximo das capitais e de outras cidades mais movimentadas, é comum que Pirenópolis tenha um fluxo maior de visitantes aos fins de semana e feriados, com todos os restaurantes e lojas abertos. Além disso, para quem gosta de aproveitar as cachoeiras da região, é também nesses dias que o movimento por lá fica mais intenso. 

Baixa temporada em Pirenópolis

Como visto, todos os finais de semana e feriados em Pirenópolis costumam atrair um volume grande de turistas, assim, a baixa temporada no município podem ser considerados os os dias da semana (de segunda à sexta) que, se você prefere curtir o melhor da natureza e do ecoturismo com mais tranquilidade, essas são as melhores datas para conhecer Pirenópolis sem muitas aglomerações.

Melhor época para conhecer Pirenópolis

Melhor época para conhecer Pirenópolis

Basicamente, a melhor época para ir a Pirenópolis é ao longo de todo o ano, pois as celebrações por lá são constantes em datas comemorativas, como no Carnaval e também no Réveillon, mas os meses entre maio e setembro garantem dias mais especiais, com poucas chuvas na região e paisagens de tirar o fôlego. 

Além disso, a cidade em si é um charme e promete agradar a todos que reservem uns dias para visitá-la. Vale destacar ainda que, para aproveitar o melhor que Pirenópolis tem a oferecer, o ideal é passar entre 5 e 7 dias no local mas, se isso não for possível, aproveite cada minuto para passear por todos os lugares e provar o melhor da culinária regional.

Temperatura e clima de Pirenópolis

Em geral, as temperaturas máximas médias em Pirenópolis costumam ficar na casa dos 30°C o ano inteiro, enquanto as mínimas médias são de 19°C, podendo chegar aos 14°C nos dias mais frios do inverno.

E é durante o verão, entre os meses de novembro e fevereiro, que a época das fortes chuvas chega à cidade, deixando as cachoeiras bem mais volumosas – o que pode ser perigoso para quem não conhece bem o local. Mas, ainda que esses dias sejam mais chuvosos, a experiência de conhecer Pirenópolis ainda será inesquecível.

Eventos em Pirenópolis 

Eventos em Pirenópolis

Quando ir a Pirenópolis, não se esqueça de pesquisar sobre os eventos da cidade na época em que planejar uma viagem. Por lá, existem algumas festas famosas que marcam datas especiais, como é o caso da Festa do Divino Espírito Santo, que ocorre 50 dias após a Páscoa, enquanto a encenação das Cavalhadas – maior apresentação teatral de Pirenópolis, que dura três dias  – marca o fim da festividade.

Muito famosa pelas festividades após a Páscoa, uma das maiores do Brasil, é nessa época também que as hospedagens em Pirenópolis ficam mais caras, então, se desejar visitar a cidade nesse período, lembre-se de se planejar com antecedência para garantir os melhores preços.

Planeje já sua viagem para Pirenópolis

E agora que você já sabe qual a melhor época para ir a Pirenópolis e o que fazer em Pirenópolis, aproveite também para conhecer outros dos melhores destinos centro oeste do Brasil nas suas próximas férias. Que tal?

Além da cultura e culinária regional, as paisagens e arquitetura, sem dúvidas, ganharão seu coração, seja em Pirenópolis, na Chapada dos Guimarães, em Bonito, Brasília ou mesmo no Pantanal. 

Então, não espere mais para planejar sua próxima viagem e aproveite para explorar o melhor do Brasil, vivendo experiências singulares com sua família, amigos, ou em sua própria companhia e não se esqueça de tirar inúmeras fotos para ter para sempre essas memórias ao seu lado.

Veja também no Tô de Passagem:

Comidas Típicas Do Centro-Oeste Do Brasil: Conheça 16 Pratos!
15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!
22 Patrimônios Da Humanidade Que Ficam No Brasil

Escrever um comentário